Seguidores google+

domingo, 15 de março de 2020

BOTAFOGO F.C. DÉCADA DE 20

 





 A Festa Venesiana em Botafogo Está annunciada para o próximo dia 14 do corrente, a realização, na magestoso enseada de Botafogo, da festa veneziana. em homenagem aos augustos soberanos da Bélgica gloriosa. Será ao certo uma noite memorável essa em Botafogo. É a homenagem dos sportsmen nauticos ao Rei-Sportsman expressiva, como foi a dos terrestres. A animação reinante em nossa sociedade para essa encantadora noitada, é um dos factos que nos deixam prever para ella um brilho raro e extraordinário ainda nunca visto no Rio de Janeiro e no Brasil. O glorioso Club de Regatas Botafogo, nessa noite, reabrirá também os seus salões para uma festa dançante, que emprestando o concurso do seu brilho á festa veneziana, ao certo que para elle conqüistara mais uma victoria para sua muito brilhante vida social.

Fonte: Jornal Sport Illustrado nº 5 de 04 de julho de 1920

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

6 a 1 FOI O RESULTADO DO ENCONTRO BOTAFOGO x PALMEIRAS 

Já era esperada a victoria do glorioso Botafogo sobre o Palmeiras. Nos primeiros 45 minutos de jogo o Benjamin da Primeira Divisão oppoz seria resistência aos constantes ataques contrários. Isso não impediu, porém, que Arlindo conquistasse 2 goals e Petiot 1 para o club cia rua General Severiano.

No segundo tempo o Botafogo tomou francamente a offensiva, marcando mais tres pontos por intermédio dos players Vadinho Arlindo e Petiot. O único ponto do Palmeiras foi devido a uma facilidade do half Pollice.

Nos segundos e terceiros foi vencedor o Botafogo por 8 a 0 e 8 a 1 respectivamente.


Fonte: Jornal Sport Illustrado anno 1 de 07 de agosto de 1920

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

16º anniversario do Botafogo F. C. 

0 sport carioca festejou no dia 12 do corrente o anniversario do Botafogo F.C., sociedade de glorioso passado, a quem muito deve o "football" nacional pelo muito que fez e tem feito pela sua inmplantação em nosso meio. 

O Botafogo, uma das mais queridas aggremiações, dispondo de uma pleiade valorosa de jogadores, honra sobremodo o nosso sport, onde desfruta com justiça o mais elevado conceito. 

Aos rapazes do laureado pavilhão, e principalmente aos Drs. Renato Pacheco e Samuel de Oliveira, deitamos aqui as nossas saudações. 

Fonte: Jornal Sport Illustrado nº 02 de 14 de agosto de 1920

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O INICIO DO TORNEIO INFANTIL DA LIGA METROPOLITANA

Time infantil do Botafogo F.C. que empatou com o C.R.F. Flamengo

Conforme estava annunciado, efectuou-se domingo passado, pela manhã, no campo do Andarahy A. C. preparada para esse fim o inicio do torneio infantil da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres. O match, que se realisou entre as equipes representativas do C.R. do Flamengo e do Botafogo, foi revestido de lindos e apreciáveis lances. No embate preliminar foi vencedor o Botafogo, pelo score de 3x1. A pugna dos quadros principaes transcorreu em perfeito equilíbrio, terminando com um empate de 1 goal. A nova regulamentação desse torneio deixou bôa impressão na assistência, excepto a extensão do campo de jogo que foi considerada pequena. O próprio autor da regulamentação, o prestigioso elienista Dr. F. Esposei, achou-o de poucas dimensões e pretende apresentar, em occasião opportuna, um projecto modificando essa situação. Os teams do Flamengo eram os seguintes:  Asensi, José Manoel e Newton; Cláudio, Mamede (cap.) e Serrado II; Amynthas, Renato, Otto, Serrado I e Ricardo. que jogou com o Botafogo 2º team - Espozel (cap.); Lentz e Rokfeller; Ribeiro, Durval e Thomaz; Rooscvell. João Luiz. Orlando. Mesquita e Rebelo. Reserva: José Penna.


Fonte: Jornal Sport Illustrado de 04 de setembro de 1920
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Torcida do Botafogo F.C. setembro de 1920

Fonte: Jornal Sport Illuystrado de 18 de setembro de 1920
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Desfile no campo do Fluminense F.C. em honra a SS.MM. o rei Alberto e a rainha Elizabeth outubro de 1920

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 02 de outubro de 1920
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Publicamos hoje, em nossa capa, o retrato do afamado back Alfredo Monti do glorioso Botafogo F.C.
Novo ainda no foot-ball, onde impoz-se pela admirável destreza com que o pratica.
Monti é actualmen te uma das principaes figuras do team alvi-negro que disputa o Campeonato da Cidade

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 16 de outubro de 1920
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
1 – Os teams do Bangu e do Botafogo antes do início do jogo. 2 – Uma defesa do quadro local de um ataque do Botafogo. 3-4 – Dois aspectos das archibancadas do Bangu vendo-se os sportmen Paulo Lyra e Oldemar Martinho, este “mortinho” para gosar um goal do “glorioso”. 5-6 – Dois perigosos ataques do quadro local vendo-se o referee sr. A. de Miranda, “mirando” a situação preta do alvi-negro

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 04 de dezembro de 1920
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nosso homenageado de hoje é o symphatico e querido “forward” do Botafogo F.C., conhecido nas rodas sportivas por Petiot.

Augusto de Menezes joga pelo “glorioso” de há muitos annos, tendo-se feito jogador desde menino na defesa das cores alvi-negras.

É de notar a grande correção com que cultiva o sport ao par do cavalherismo com que trata os eventuaes adversários em campo. Muito commum em nossos clubs e principalmente no Botafogo, o facto de os rapaz\es de uma mesma família se succederem nas posições e nos teams de suas predileções; assim de relance notaremos os irmãos Joppert, Roca e Sodré, culminando em Mimi, um perfeito forward do campeão de 1910; os irmãos Vinhaes, Auler e Menezes Cantuária no S. Cristóvão, aureolados em João Cantuaria o mais completo sportman dos nossos campos; os três irmãoes Carneiro de Mendonça no Améria e depois Fluminense e tantos outros.

Luiz de Menezes afastou-se há pouco do sport, deixando vaga para seu mano, um promettedor garoto que hoje actua nos teams infantis do glorioso; Petiot continúa ainda na linha alvi-negra, onde é um elemento de primeira ordem, pela segurança do shout, inteligência nos passes e precisão no dribling.

Prestando-lhe a homenagem da nossa capa, rendemo-la a um tempo, às gentis torcedoras do Botafogo F.Club, que tem em Petiot um devotado às glórias do “glorioso” e aos corações de todas ellas...

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 11 de dezembro de 1920

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



A nossa capa ostenta hoje o retrato do conhecido e valoroso jogador de bola ao cesto, Oscar P. de Almeida (Francesinho), centro do quadro do glorioso Botafogo F. C.  o sympathico esportista é considerado, com toda a justiça, o mais elegante e leal dos nossos cultuadores do magnífico esporte, pelo seu bello estylo de jogo e impeccavel cavalheirismo.
Possuidor de grande agilidade, optimo arremesso e excellente golpe de vista Francezinho, que é, também, dos melhores remadores de C. R. Guanabara, figura, sem nenhum favor e com merecido destaque, nessa seleccionada regiáo de jogadores de escola que fazem o nosso orgulho. Ao brilhante esportista temos muito prazer, portanto, em prestar a nossa homenagem.

Fonte: Jornal Sport Illustrado 16 de abril de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
O BOTAFOGO EM JUIZ DE FORA 
Regressou, segunda-feira, ultima de Juiz de Fora a Embaixada do Botafogo F. C. que para ali seguira á convite do Sport Club, afim de tomar parte na festa sportiva organizada para commemorar a inauguração do campo official do grêmio local. Na estação central onde fomos aguardar a chegada dos nossos jogadores, tivemos a ocasião de trocar algumas palavras com o dr. Paula e Silva, chefe da Embaixada, que nos disse ter ficado profundamente sensibilizado com a manifestação carinhosa que reçebera do povo de Juiz de Fora. Disseram-nos que o trem chegou pela madrugada que na estação uma multidão do povo aguardava o desembarque que foi feito animadamente, por entre vivas e hurrahs que partiam de todos os cantos e de todos os peitos numa expressão carinhosa de camaradagem. Em seguida um enorme prestito pôs se em movimento pelas ruas principaes da cidade até o hotel onde foram os da comitíva alvo de uma espontânea manifestação de carinho e sympathia que a todos verdadeiramente sensibilizou. O Vadinho que sempre conhecemos como um rapaz "calmo" e refractarios  "às tentações de cupido", deitou verbo e em palavras de vibrante enthusiasmo falou das moças e principalmente de uma linda morena que o deixou tonto, disse até que irá mudar de vida e casar.... O Petiot, "menino de ouro", coração do Botafogo " boquinha de ouro" como é conhecido também voltou exhausto... a linda Didi não sabe talvez os apuros em que deixou .o sympathico "meia"... no entretanto pode descansar que o rertato vae e elle por cá se arranja.
har a palavra. . . O Nilo, meu Deus, é incrível... não vae mais aos bailes do " Club familiar das mocas de cor", vive sonhando com a menina do signahinho que o deixou até " machucado"; elle voltará no dia 29 á Juiz de Fora com instrucções de seu pae de família. O Nestor, o capitão, que sempre foi dengoso, por lá se ajeitou de maneira tal que vive tomando “massagens" para amaciar a "cutis" porque Didinha recommendou. O Leite, coalhou o coração... voltou soffrendo de emoção amorosa e com uma complicação amorosa no polmão como disse o Babá. Nequinho, o extrema "moroso" ficou peior que o trem da Serra do Mar.
 Serra do Mar"... trouxe o retrato da menina até de pernas pr'a cima. .. Allemão, ainda pouco trenado nos esportes terrestres pouco andou: Palamone, não fez fé, porque não sei. Alfredinho, foi um colosso, pegava, agitava e mandava á bola na trave do lado da archibancada; voltou sereno, delicado e todo cheio de vio letas: Colo, que dizem, era o mais feio da Embaixada, trabalhou um pedaço e voltou colo cado... Police, inutilizado... é casado: Elviro, Fred. Babá. Ciodario, o chronista Sterlling, o Pimentel e os outros actuaram noutro campo...

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 7 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.- 
 Jogo entre Botafogo F.C. e América F.C. em maio de 1921

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 14 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
BOTAFOGO X ANDARAHY 
Realisou-se este encontro no campo do Botafogo, á rua General Severiano. Pela manhã, sob forte aguaceiro, feriu-se a pugna dos terceiros quadros, em que sahiu vencedor o quadro botafoguense. A partida dos segundos teams foi realisada ja sem chuva, mas com o tempo ameaçador, tendo terminado com um empate de 1 x 1. Devido á falta do juiz escalado, que só teve conhecimento dessa circumstancia depois das 4 horas da tarde, quando se achava em seu club, e que só poude chegar no campo ás 4.30. o jogo teve inicio justamente na occasião em que devia ser começado o 2º meio tempo, do que resultou não poder o mateh ser terminado por falta de luz, cinco minutos após o inicio da segunda phase. O jogo em si não nos agradou, pois a equipe do Andarahy jogou mal, dando-nos a impressão de um quadro fraco. Pode ser que o team de Otto estivesse num dos seus máos dias, pois a defesa cedia terreno a todo momento e a linha dianteira, tendo tido occasiões magníficas para conquistar pontos, nada fez. A esquadra botafoguense, ao contrario do seu antagonista, jogou sempre bem e com firmeza, fazendo jús aos 3 x 0 com que o jogo foi suspenso. Foi juiz o Sr. Arthur de Moraes e Castro (Lais), do Fluminense F. C.
Petiot e Elviro
Fonte: Jornal Sport Illustrado de 21 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
1 e 2 Aspectos da assistência apreciadora do esporte bretão e... da Caxambú. 3 - Haroldo, o sympathico arqueiro do glorioso. 4 - O inegualavel zagueiro Palamone. 6 - O estimado arqueiro do tricolor, Gerdal. 7 -  Welfare, capitao do quadro do Fluminense e grande admirador da Caxambu. 5 – Grande defesa do botafoguense Haroldo. 8,9,10 e 12 – Legião de torcedores, que não passam sem a Caxambú. 11 – O simpático zagueiro tricolor Moreira.

Fonte: Jornal Sport lllustrado nº 43 de 28 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Botafogo x Flamengo juvenis em jogo de maio de 1921

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 21 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
FLUMINENSE X BOTAFOGO

 Colossal foi a assistência que affluiu ao stadium da rua Guanabara para assistir ao grande embate entre o Fluminense e o Botafogo. Sempre que esses veteranos se encontram, enorme é a anciedade que se apodera do nosso meio esportivo, pois é certo que a luta será renhida e emocionante. Ainda dessa vez verificou-se a mesma cousa; tanto o Botafogo como o Fluminense empenharam-se com ardor na peleja e quando o juiz fez trilar o apito, dando o match como terminado, não havia vencedores nem vencidos, pois o score era de 1 x 1. Manda, entretanto, a verdade dizer que o jogo correu mais favorável ao Botafogo, pois desenvolveu technica superior a do seu rival, merecendo mesmo vencer a partida, mas ainda assim o quadro botafoguense agiu com uma certa precipitação que muito o prejudicou. Se o valoroso team alvi-negro tivesse jogado com mais calma e cohesão, teria fatalmente sahido vencedor, pois o seu adversário ficou desmantelado durante quasi todo o match, só se firmando nos últimos momentos em que o adversário esmoreceu. Os botafoguenses fizeram cargas valentes, mas estas eram desfitas pela defesa tricolor, especialmente o goal-keeper e pela precipitação com que eram arrematados os tiros finaes.
 Emfim, foi um bom jogo. Serviu de arbitro o acatado e competente sportman R. L. Todd, do S.C. Brasil que agiu impecavelmente.
1 -  A rapaziada do Botafogo F C, admiradora enthusiasta da Caxambú : em pé, Ciodaro, Petiot, Nilo, Vadinho, Nequinho e Elviro ; sentados, Almir, Alfredinho e Euclydes. 2 - Quem é a interessante figura? Dá-se um prêmio a quem descobri-la. Prêmios : um prato de baba de moça e uma garrafa de Caxambú.3 -  A digna directoria, do Sport Club da "Princeza de Minas" - toria, do Sport Club da "Princeza de Minas" - O primeiro sentado é symphatico e querido Abril

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 28 de maio de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Haroldo
De um salto, - com a mesma facilidade com que apanha no alto uma bola difficil e depois sorri para os torcedores de seu club, como a perguntar, — gostaram desta pega- dat — galgou Flaroldo Joppert de guardião do infantil ao do juvenil Botafogo, deste ao 3" quadro official e, finalmente, d'ahi á defesa do ultimo reducto, no 1º quadro official do Botafogo, onde vem actuando de uma fórma verdadeiramente notável. Se dissermos que, apesar de tão longa bagagem esportiva, Haroldo Joppert ê o mais novo dos guarda-vallas cariocas, talvez poucos o acreditem, tal a perícia e a agilidade com que actua. só attingida após muitos annos de tirocinio no esporte. J. C.

Fonte: Revista Sport Ilustrado de 11 de junho de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Botafogo x Flamengo

  Lulú Rocha, em grande parte, é devido o successo de nossa actuação, disse-nos Alfredinho foi verdadeiramente emocionante o encontro de domingo ultimo entre os dois antigos e leaes adversários Botafogo e Flamengo, que de modo brilhante disputam o campeonato da Metro. O campeão da cidade, que desde os primeiros jogos mantém a vanguarda da tabeliã, e o Botafogo, cuja actuação na temporada actual tem sido admirável, são, sem duvida, os mais respeitados e perigosos concorrentes ao  titulo de campeã da cidade e d'ahi o interesse que despertou em nosso meio esportivo a medição de força entre os dois valorosos clubs, que não desmentiram ao publico que assistiu e applaudiu o honroso conceito em que sao tidos. E no intuito de sempre trazer aos nossos leitores as surpresas de uma nota sensacional resolvemos ouvir a impressão do centro médio do Botafogo sobre o importante prelio. Alfredinho, cuja actuação no jogo de domingo mereceu as mais justas e elogiosas referencias da unanimidade de nossa imprensa, assim nos falou: - Como recebeu você o resultado do jogo?  O resultado do encontro entre o meu club e o campeão da cidade não recompensou os nossos esforços; a nossa actuação, não ha quem o negue, obedeceu mais á technica que a do nosso adversário e, embora não contássemos nós com as honras de favorito, logramos pela efficiente harmonia do nosso conjunto e applauso da assistência e o elogio da imprensa, que confirmaram ter sido nossa a victoria que a sorte nos roubou.

- A que attribue você não ter o seu team triumphado?  Só é exclusivamente ao " azar " que nos persegue e que tem sido vantagem para os que ocupam as primeiras collocações da tabela: não fosse a "guigue", a nossa situação seria invejável, mas tenho fé que no returno ella ha de acompanhar a quem mais delia necessitou.

- Como recebeu os elogios á sua actuação? Foram excessivamente generosos os elogios que recebi dos jornaes e a pequena parte que delles me coube, recebi-a como um conforto pelo muito que fiz e o nada que obtive; no nosso " team " não ha nomes  a destacar todos nós somos um só e por isso a todos nós, e não só a mim, attinge a benévola referencia da imprensa.

- O Flamengo era o favorito e porque não venceu? O Flamengo não obteve victoria sobre o nosso "team" porque encontrou nelle o que não esperava, pois a harmonia do conjunto e a precisão da technicá valem sempre mais do que o valor pessoal ele elementos heterogêneos; nós não possuímos um arqueiro assombroso, não contamos com o auxilio de valorosos médios, não está conosco o "príncipe dos dribling", alfim do nosso lado se encontra apenas a resistência da vontade, a forca do esforço  o harmonioso conjunto da vontade e do esforço còllectivos.

- O que attrihue você a actuação admirável de seu team este anno? Exclusivamente a Lulú Rocha devemos nós o successo que temos obtido; Lulú não é só o entraineur ranzinza e intransigente, mas um abnegado amigo do meu club, que tem nelle um elo seus mais fervorosos defensores Eu sou um dos quie mais estrilam com o Lulú nos ensaios, mas estou convencido e faço justiça  a elle deve o Botafogo ter conseguido com amadores obediência ao regime a que todos nos submettemos, de bom gosto e por vontade.

- Quaes os melhores jogadores do team rubro-negro ? Kuuz e Junqueira; os outros regulares e Nônô sempre violento nada produziu.

- E do Botafogo?  Os backs e os meias em primeiro plano; os demais não quebraram a harmonia do conjuncto,  se me permitte a modéstia, direi que o heroi da tarde foi o nosso arqueiro, que nada ficou devendo a Kunz, pois todo o mundo diz que a linha do campeão é a perigosa e que a da "creche", como nos chamam os adversarios nada vale e, se de facto é assim, ao Haroldo cabe as honras ele heróe. 

- Que me diz da inclusão do Montti?  Foi auspiciosa a entrada do Montti e com elle o nosso "team" ficou o "bom" e muitas surprezas ha de fazer no returno.

E, para terminar  disse-nos o Alfredinho  com creança que não cançà é que tudo se alcança.

 Resultados de domingo

 BOTAFOGO x FLAMENGO 

 O campo da rua General Severiano apanhou uma enchente colossal para assistir o grande match Botafogo x Flamengo. Todos os que presenciaram essa pugna não se arrependeram pois ella foi emocionante e proporcionou momento de verdadeira emoção. As defesas pratciadas pelos keepers Kunz e Haroldo, nas condições difficies em que o foram, arrancaram muitos e merecidos aplausos da multidão. Os ataques do Flamengo e do Botafogo, algumas vezes foram verdadeiramente formidaveis e davam a impressão que iam resultar em pontos, mas se desfaziam ante a perícia dos arqueiros ou ás tiradas magistradas dos jacks. Durante o primeiro half-time o team botafoguense conduziu melhor que o seu adversario, atacando com mais persistência e impetüosidade, mas no segundo meio-tempo, coube o Flamengo aqui com mais firmeza a fazer grande pressão ás barras alvi-negras que afinal foram transpostas ao finalizar a partida, igualmente os pontos de 2 a 2, quando a victoria já sorria ao Botafogo por 2x1. Além dos kepers, é ele justiça que se saliente o center-half Alfredinho, que jogou como mestre e que se mantiver essa performance, será o primeiro em sua posição nos campos cariocas. Serviu de juiz o sr. Atalmiro Mourão dos Santos que procurou sempre agir com imparcialidade. Nos terceiros teams venceu o Flamengo por 4x2 e nos segundos o Botafogo por 3x1.

 Fonte: Jornal Sport Illustrado de 11 de junho de 1921

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

A direita o 2º quadro do glorioso que venceu o do Flamengo e a esquerda uma vista das archibancadas do Botafogo
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Fonte: Jornal  Sport Illustrado de 18 de junho de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
1 — O valente quadro alvi-negro. 2 — Curioso flagrante da torcida botafoguense. 3 — Um aspecto das archibancadas. 4 - O esportista Altamiro Mourao dos Santos, juiz da pugna, ladeado pelos bandeirinhas. 5 — Um florido grupo no privativo de sócios do Botafogo. 6 — Uma torcida do Flamengo vendo as cousas pretas.

O máo tempo não conseguiu desfazer, embora empanasse, o bello êxito mundano que coroou o successo da tarde sportiva de domingo ultimo na zona sul. 
As distinetas archibancadas do "glorioso" apresentavam garrido aspecto de elegância, belleza e enthusiasmo, tão comnuns á multidão de "torcedoras" (que ali accorreu afim, de applaudir, com risonho calor, os sympathicos heróes dos queridos Botafogo e Flamengo, que, com o Fluminense, forma a trindade de clubs predilecta do coração das mais finas e encantadoras " sporhyomen" cariocas.
E o quanto de attração e vivacidade ellas emprestaram ao sensacional "match" Botafogo x Flamengo não é preciso encarecer táo conhecida é a influencia que os seus gritinhos nervosos e palmas frenéticas exercem no animo dos jogadores em luta da mesma forma que a elegância e a variedade das suas toilletes embellezam e perfumam o ambiente. 
E também essa disputa sensacional de estímulos e acclamações aos alvi-negros e rubro-negros, entre as torcedoras de uns e de outros, terminou por um merecido empate, repartindo-se por Alfredinho e Kuuz, Palamone e Dino, Haroldo e Rodrigo, Petiot e Junqueira, Riva e Syclney. 
Entre as senhoritas que estiveram domingo no Campo do Botafogo vimos; uma Couto Guillon, Elvenara Còrdovil, Dilah Soares, Cecy e Zuzú Bastos, Nair Quintella, Nazinha, Arina e Herminia Fernandes Lima, Esther Cabral, Fagundes, Iracema e Lourdes Nelson Machado, Edith e Ruth Soares, Sylvia Tavares, Nair Cruz Santos, Dagmar e Zara Braga, Dora Passos, Lavinia e Gonçalina Shilling, Nair Raposo, Duque Estrada, Jussara Pimentel, Nadeia Rezende, Abigail Quintella, Maria e Cenira de Oliveira, Maria e Santuzzà Cabral Menezes, Hilda Helena e Hermengarda Souza Mattos, Neneta Candiota, Aurora Quaresma, Gilda Sant’Anna, Carmen Borda, Regina Trindade, Lúcia Monteiro, Stella Villela, Olga e Paula Moudt,  Henriette Winderfeld, Lygia Murtinbo, Regina Nascentes, Hermengarda Mamed, Laís de Albuquerque, Ruth Mancebo, Rosalita Cândido Mendes, Zoraide Pederneiras, Helena Flores, Carmelita Tavella. 
FESTAS
Por iniciativa das senhoras Oldemar Murtinho, Francisco Romano, Antenor Las Casas e Bernardino de Carvalho está sendo preparada para o dia 24 do corrente na sede do valoroso Botafogo F. C. uma brilhante festa, de grande significação para o sympathíco  alvi-negro.
Essa solemnidade festejará a entrega ao Botafogo F. C. de uma rica bandeira de seda, que será conduzida pela mimosa senhorita Lygia Murtinbo e que terá como madrinha a prendada senhorita Lúcia Monteiro, filha do sr. Arthur Monteiro, 1º vice-presidente do clube, como padrinho o dr. Bernardino de Carvalho, 1º secretario. 
Por occasião do desfraldar do pavilhão será cantado, pela primeira vez o hyimno "Glorioso", musica de Eduardo Souto e letra de Octacilio Gomes.

Fonte: Jornal Sport Illustrado nº 45 de 11 de junho de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Realizou-se domingo ultimo, na confortável praça de sports do Botafogo Football Club o torneio inicio do Campeonato Interno de Football. 
Ás 15 horas, perante enorme e selecta assistência, tiveram inicio os jogos, que foram disputados com muito ardor pelos quadros combatentes, merecendo de todos os mais calorosos applausos. 
O jogo que mais interesse despertou á assistencia foi entre os teams" dos laureados "' footballers" Rolando de Lamare e Oswaldo Pessoa. 
O quadro alvi-negro, que era sem duvida o mais forte concorrente ao titulo de campeão, teve os seus esforços mal recompensados por uma decisão errada do juiz do "goal". No fim do torneio foi proclamado campeão o "team" Jorge Martins, que foi o favorecido pelo erro do juiz. 
Ás 5 horas, tiveram inicio as dansas, que se prolongaram animadas até ás 10 horas. 
Entre as innumeras senhorinhas presentes, notámos: Dilah Soares, madrinha do "team" Dr. Rolando de Lamare; Jussara Pimentel, madrinha do "team" Armando Burlamaqui; Cecy Bastos, madrinha do "team" Oswaldo Pessoa; Zuzú Bastos, Elvenara Cordovil, Vera Gurgel Ferreira, Rejane Pinho, Djanira Madureira, Dagmar Braga, Maria e Cândida Braga, Dora Passos, Ophelia e Zezé Paninhos, Helena Flores, Maria Hylda Azevedo, Zuleika e Eugenia de Barros, Conceição e Cecilia Paiva, etc, etc. 
O Dr. Paulo Lyra, capitão do "team" Dr. Rolando de Lamare, offereceu á senhorinha Dilah Soares, madrinha do "team", uma rica "corbeille" de flores naturaes.

Fonte: Jornal Sport Illustrado nº 51 de 23 de julho de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Palamone Botafogo F.C.

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 06 de agosto de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Resultados de domingo: 
FLAMENGO X BOTAFOGO
No campo do Flamengo e perante grande assistencia teve logar este encontro, Nos terceiros quadros venceu o Botafogo por 3 x 2. Nos segundos teams o Flamengo sobrepujou o adversário por 4x3. No embate principal o quadro rubro negro actuando com mais energia e cohesão, conseguiu derrotar o Botafogo por 3x1. Foram autores dos goals Candiota 2 e Leite do Botafogo. Serviu de referee o Sr. Pedro Santos que agiu bem.

Fonte: Jornal Sport Illustrado de 27 de agosto de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
1 - O 1º quadro do Botafogo F.Club, vencedor do jogo por 4x0
2 - Torcidas  3 - A senhora Carlos Pimentel preparando-se para torcer 4 - Um aspecto das arquibancadas 5 - Haroldo, keeper do Botafogo 
6 - Palamone, capitão do quadro vencedor 7 - Um aspecto privativo do privativo dos sócios e duas lindas torcedoras 8 - Uma defesa de Mattos 9 - Um grupo de torcedores 10 - o "team" do Bangu

Fonte: Jornal Sport Illustrado nº 49 de 09 de julho de 1921
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-




1°- O forte team do Flamengo que venceu o Botafogo domingo ultimo por 3 x 1. 2º — Uma phase do jogo. 3º -" Lindas Flamengas"
torcendo pelo seu club. 4º — Candiota do Flamengo autor de dois "goals". 5º — Pegada de Quns..

Jornal Sport Illustrado nº 56 de 27 de agosto de 1921
-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Botafogo 1 x 1 Britânia 
Jogo realizado no campo do Botafogo F.C. no mes de dezembro de 1922
Delegação do Britânnia


Equipe do Britannia

Equipe do Botafogo F.C.

Assistência do jogo



Fonte: Jornal O Malho nº 1057 de 16 de dezembro de 1922
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Campeonato Carioca 

Amadorismo 

CAMPEONATO CARIOCA - 1907 

Jogos - Fluminense (0 a 3 e 4 a 2), Internacional (2 a O e WO), Paissandu (5 a 3 e 3 a 1). Total de jogos 5, vitórias 4, derrota 1. Gols pró 14, contra 9, saldo 5. Jogaram: Raul Teixeira Rodrigues (5), Otávio Werneck (5), Normann Hime (5), Luís Martins da Rocha (5), Flávio Ramos (5), José Ataliba Sampaio (5), Gilbert Hime (5), Emanoel Sodré (5), Álvaro Werneck (4), António Werneck (3), João Batista Canto (3), Eurico Viveiros de Castro (1), F. H. Millar (1), Ernest Coggin (1), C. Monteiro de Barros (1), Rolando de Lamare (1). Total: 16 Jogadores. Artilheiros: Flávio Ramos (6), Emanoel (3), Raul (2), Ataliba (1), Canto (1), Gilbert (1). 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphiniu

Fonte: Revista Grandes Clubes Brasileiros nº 13 de 1972



Nenhum comentário:

Postar um comentário