Seguidores google+

quarta-feira, 11 de março de 2020

HOLLYWOOD ROCK 1975 - ESTÁDIO DE GENERAL SEVERIANO





 Foram alguns dias do festival, intercalados por semanas. O evento foi organizado por Nelson Motta com a colaboração de Erasmo Carlos. Seguia o astral bicho-grilo da época, num tempo em que rock era coisa de roqueiro. O local do evento foi o campo do Botafogo, no bairro do mesmo nome, no Rio de Janeiro, a essas alturas se despedindo da condição de cidade-estado da Guanabara.

 O evento foi iniciado no dia 11 com Rita Lee & Tutti-Frutti, o primeiro grupo da cantora depois da sua saída dos Mutantes (então convertido em rock progressivo). Na semana seguinte, dia 18, os próprios Mutantes, sem Rita e somente com Sérgio Dias Baptista como integrante original, se apresentaram no evento, além do Veludo, ex-Veludo Elétrico.

No dia 25, foi a vez de O Peso, Vímana - grupo que teve em sua última formação Lobão, Ritchie e Lulu Santos, este ex-integrante do Veludo Elétrico; apenas Lulu tocava no grupo nessa época - e o grupo progressivo O Terço (que em sua trajetória teve Vinícius Cantuária e Flávio Venturini como integrantes). O Vímana não chegou a tocar todo o material, por causa dos problemas na aparelhagem.

Finalmente, no dia 01 de fevereiro, Celly Campello, Erasmo Carlos e Raul Seixas eram as atrações.

Segundo Nelson Motta, o evento chegou a contar com 10 mil espectadores.

Fonte: cincomeiasete.blogspot.com

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O empresário Nelson Motta (que já estava envolvido com o rock dos Brazões e dos Novos Baianos alguns anos antes, e apresentava o programa Sábado Som, na TV Globo) surge com o projeto “Hollywood Rock”, realizado no campo do Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Foram 4 fins de semana de som, cada um deles com atrações diferentes. O primeiro, em 11 de janeiro, teve como atração principal Rita Lee & Tutti Frutti. No dia 18 (coincidindo com o segundo dia do Festival de Águas Claras em Iacanga), estavam previstas apresentações do Veludo e dos Mutantes. O público, de aproximadamente 18.000 pessoas, lotava o espaço do campo. Após a apresentação do Veludo, os Mutantes sobem ao palco e logo são recepcionados por uma tempestade de verão, que destruiu o palco e acabou com a apresentação. Isso prejudicou muito a banda, que teve equipamentos danificados e os tirou da apresentação no Festival de Águas Claras (eles iriam direto do Rio para Iacanga, após o show, para se apresentarem no Festival de Águas Claras). No dia 25, as atrações eram O Peso, Vímana e O Terço (que tinha sido um dos headliners em Iacanga no fim de semana anterior). O Vímana foi prejudicado por uma falha no som durante parte do show e chegou a ser vaiado; já os dois outros shows levantaram a moçada. O derradeiro concerto da série recebeu dois artistas já históricos de nosso rock – Celly Campelo e Erasmo Carlos, além do emergente Raul Seixas. Erasmo Carlos vinha acompanhado de um supergrupo, batizado de Cia. Paulista de Rock, contando com os ex-Mutantes Liminha e Dinho Leme. Existe um “falso” registro em áudio de parte do festival, com as músicas de estúdio das bandas que se apresentaram, acrescidas de barulhos de platéia, e um registro raro em vídeo (chamado “Ritmo Alucinante”, cujo registro em vídeo pode ser visto aqui), infelizmente com baixa qualidade de som e imagem, de alguns trechos dessas apresentações, que pelo menos vale pra se ter uma idéia d’O Peso e do Vímana no palco. Houve tentativas da parte de Motta para levar o evento a outras capitais mas não deu certo. A Souza Cruz, patrocinadora do evento, inclusive, já tinha se comprometido com uma versão paulista do festival, que ocorreria no autódromo de Interlagos. Contudo, uma batida policial no hotel em que produção do evento estava hospedada encontrou drogas no local e a Souza Cruz retirou-se da jogada, inviabilizando o evento. Recentemente, foi descoberto no arquivo público do Estado do Rio de Janeiro o relatório de um agente do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) que esteve infiltrado no campo do Botafogo ao longo dos 4 fins de semana, tomando nota da loucura local. Uma de suas anotações destaca: “Inúmeros jovens de ambos os sexos apresentavam sinais de se encontrarem sob dependência psíquica; uns dançavam e contorciam-se no chão: olhos esgazeados, avermelhados, balbuciando frases desconexas.”

Fonte: https://www.consultoriadorock.com/2017/02/17/artigos-especiais-rock-brasileiro-1974-1976-parte-2/

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-






Imagine um tempo no qual o Brasil não era visto nem de longe como um destino interessante para grandes concertos internacionais. Imagine ainda que equipamentos de som vibrantes e potentes e instrumentos musicais de qualidade não eram uma constante por aqui. Acrescente a isso o fato de o país estar vivendo uma realidade política que não encorajava muito a realização de eventos com grandes proporções.

Pois saiba que este foi o cenário enfrentado pelo jornalista e produtor cultural Nelson Motta quando decidiu realizar, em 1975, o primeiro Hollywood Rock, no Rio de Janeiro. Ainda que não oficial e bem mais modesto quando comparado às edições que se seguiriam a partir de 1988, este primeiro festival conseguiu reunir um público médio de 10 mil pessoas em cada um dos quatro sábados nos quais se realizou.

Sediado no estádio do Botafogo em General Severiano, o Hollywood Rock 1975 contou com a participação de nomes consagrados do rock nacional, como Celly Campelo, Erasmo Carlos, Os Mutantes, as bandas Vímana e O Peso, além de Rita Lee & Tutti-Fruti e Raul Seixas (talvez o artista mais lembrado desta primeira edição).

O fato de não ter sido oficial não impediu o sucesso do primeiro Hollywood Rock, que rendeu ainda um álbum em 1976 e o raríssimo documentário “Ritmo Alucinante”, considerado o primeiro filme nacional sobre o tema. De certa forma, o Hollywood Rock 1975 serviu como um laboratório para que, 10 anos depois, fosse realizado aquele que até hoje é considerado o maior festival de Rock realizado no país: o primeiro Rock In Rio – que muito contribuiu para colocar o Brasil no circuito internacional de grandes eventos da música.

Valeu, Hollywood Rock! Valeu, Nelson Motta!

Fonte: https://webradiovintage.com/noticia/552091/o-primeiro-hollywood-rock-1975







Nenhum comentário:

Postar um comentário