Seguidores google+

segunda-feira, 9 de março de 2020

MOURISCO MAR





De acordo com seu plano de expansão, o BOTAFOGO tem agora, em rápido andamento, a construção da nova sede no Mourisco.

Essa nova sede, das mais modernas, denominada MOURISCO-MAR, não trará nenhum ônus para o clube, eis que esta sendo inteiramente financiada por uma empresa comercial, que terá em troca o direito de explorar durante quinze anos um posto de gasolina no local (Posto MANEQUINHO).
Aprovada pelo Voto unânime do Conselho Deliberativo do BOTAFOGO, a sua construção já. vai bem adiantada, da qual constará de uma piscina suspensa, com as dimensões oficiais de cincoenta metros por vinte e cinco, um restaurante de luxo, de interesse turístico, um bar, "playground" e garagem para barcos e lanchas, além de embelezar a paisagem local, proporcionando um nôvo centro de recreação e divertimento para os sócios.
Na parte da frente, completamente isolado das dependências sociais, ficará, então, o pôsto de gasolina, com dez bombas, não sendo, porém, permitido boxes para lavagem e lubrificação. Êsse pôsto: será explorado pela ESSO BRASILEIRA DE PETRÓLEO, durante quinze anos, mediante ainda o pagamento mensal de dez salários mínimos, o qual, depois dêste período, reverterá ao BOTAFOGO. Tôda a construção da nova sede esta hoje orçada em mais de dois milhões de cruzeiros novos e, como dissemos, totalmente financiada pela ESSO, iniciativa inédita no Brasil.
O MOURISCO-MAR não só enriquecerá consideravelmente o patrimônio do clube, como dará ao BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS uma grande fonte de receita com a exploração dos 150 boxes da garagem para 'barcos e lanchas, hoje grandemente valorizados naquela orla marítima da Guanabara, sem considerar ainda o bar e o restaurante.
Ao ensejo da conclusão das fundações da futura sede, a CONSTRUTORA FARMO LTDA. ofereceu recentemente um churrasco, no canteiro das obras, com a presença de grande número de convidados.
Como se verifica, a nova sede será, muito em breve, um enorme empreendimento do BOTAFOGO, que, assim, ficara em ótimas condições para recuperar inteiramente a sua situação financeira.

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 220 de novembro de 1969
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O QUE É A NATAÇÃO NO BOTAFOGO 
O Botafogo, em janeiro de 1971, ganhou o privilégio de ser o único clube particular do mundo a dispor de uma piscina olímpica com aparelhagem eletrônica. 
Além de termos enriquecido o nosso patrimônio, e colaborar para o avanço da natação brasileira, centralizando a partir de então todos os grandes acontecimentos aquáticos cariocas e brasileiros. 
O "Estádio Aquático Paulo Azeredo" foi inaugurado oficialmente com a realização do "Troféu Brasil 1971", quando o Botafogo superou a hegemonia da natação brasileira, vencendo brilhantemente o troféu.
 Atualmente a piscina olímpica é utilizada para treinamento de todas as equipes do clube: mirim, petizes, infantis, juvenis e adultos, funcionando desde 6.30 até às 20 horas. Além de nossas equipes que totalizam algumas centenas de nadadores, mantemos um curso de aprendizagem e aperfeiçoamento, destinado aos associados e demais interessados. 
A direção das equipes e dos cursos está sob a responsabilidade dos profissionais Roberto de Carvalho Pavel, George Green Mathews, Waldir Mendes Ramos, Amauri Machado, Paulo Barroso e Hélio Rodrigues. Esta estrutura, no seu primeiro ano de funcionamento, colocou a natação do Botafogo em destaque e em 1972 já estamos concretizando alguns velhos sonhos de nossa agremiação. 
Iniciamos em 1972 com um honroso "vice-campeonato" no Troféu Miguel Martinez, que representa o Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil, onde participaram quase cinqüenta clubes de todo o Brasil. 
Em fevereiro, bisamos o feito de 1971, vencendo em Juiz de Fora o "Troféu Brasil", que é o acontecimento máximo da natação brasileira. Durante a realização desse troféu, foi formada a equipe brasileira para participar do Campeonato Sul-Americano, em Arica, onde o Botafogo contribuiu com sete nadadores: Lucy Burle, Rosemary Ribeiro, Ana Cecília Freire, José Sílvio Fiolo, Carlos Antônio Azevedo, Eduardo Alijó Netto e Paulo Beckehozig. Mais uma vez foi o treinador da equipe Roberto de Carvalho Pavel. 
Neste Campeonato, o Brasil manteve a hegemonia continental e os nadadores botafoguenses tiveram atuação destacada. Lucy e Fiolo receberam da CONSANAT troféus pelos resultados alcançados e Rosemary Ribeiro igualou o recorde Sul-Americano na prova de 100 metros golfinho com 1.09. 
Representado em quase sua totalidade pelos nossos nadadores infanto-juvenis, conseguimos enriquecer nossa sala de troféus com 16 exemplares conquistados nas travessias em que participamos neste início de ano. 
Retribuindo o honroso convite do Exército Brasileiro, participamos da IIl Olimpíada do Exército Brasileiro, em Porto Alegre, e conseguimos vencer o maior número de provas.
Continuando nossa série vitoriosa, vencemos o Torneio de Juvenis Júniors, numa disputa vibrante, na qual vencemos com uma diferença de 5 pontos para o segundo colocado. 
A Guanabara se fez representar no Festival de Desportos do Recife, vencendo brilhantemente a competição. O Botafogo cedeu à equipe carioca o treinador Amauri Machado e mais 6 atletas. 
No maior evento do desporto mundial, que se realizará em Munique e atrairá as atenções de todo mundo, quatro nadadores botafoguenses envergarão o uniforme olímpico brasileiro, feito este dificílimo, em virtude do índice técnico estabelecido pelo C.O.I.: Lucy Burle, José Sílvio Fiolo, Paulo Beckehozig e Carlos Antônio Azevedo. 
Pela segunda vez consecutiva, será treinador de nossa equipe olímpica, nosso técnico Pavel. 
Embora muitos julguem a natação botafoguense no seu apogeu, o Vice-Presidente Dr. Roberto Dreux e a diretora deste departamento, D. Matilde Ascher de Paiva, afirmam que vencemos mais algumas etapas e que muitas ainda virão. 
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA GUANABARA 
Nº 614 — 1º Sec. Em 6 de junho de 1972. Ao BOTAFOGO F.R. 
Tenho a honra de comunicar que a Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara, em sessão do dia 5 do corrente, aprovou requerimento de autoria do Senhor Deputado ÍTALO BRUNO, cujo texto anexo por cópia. Valho-me do ensejo para reiterar protestos de elevada consideração e apreço. Atenciosamente Deputado SEBASTIÃO MENEZES 1º Secretário 
REQUERIMENTO REQUEIRO à Mesa, na forma regimental, seja submetida ao Plenário um voto de congratulações com o Botafogo F. R., que se sagrou campeão no I Torneio de Juvenis de Natação. Sala das Sessões, 5 de junho de 1972. 
ÍTALO BRUNO JUSTIFICAÇÃO: Após uma competição renhida, que só foi definida no revezamento, venceu o Botafogo o Torneio de Juvenis de Natação. Essa vitória veio demonstrar o grande preparo de seus atletas e deixa antever um futuro promissor para o querido clube da estrela solitária. À direção do Botafogo e a esses jovens desportistas que aplicam o seu tempo em atividades nobres e sadias, fazendo renovar as nossas esperanças nos dias que hão de vir, apresento cumprimentos em meu nome e no do povo que represento nesta Casa. Endereço: Botafogo F. R. Av. Venceslau Braz, 72 — ZC-82. 
O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS possui uma sede náutica das mais importantes do país. Sob a denominação de MOURISCO-MAR, o conjunto reúne uma piscina suspensa de grande efeito panorâmico, com as dimensões oficiais de cinqüenta por vinte e cinco metros, um restaurante de luxo, de interesse turístico, um bar, um "playground" e uma garagem para 150 barcos ou lanchas. A sua execução foi inteiramente financiada pela ESSO BRASILEIRA DE PETRÓLEO e representa uma iniciativa pioneira no Brasil. O uso e gozo do empreendimento é integralmente facultado aos sócios do BOTAFOGO, aos quais proporciona recreação e divertimento, constituindo património do Clube. 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Revista Oficial do BFR nº 1 de maio a junho de 1972
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


TODA FINANCIADA A OBRA DA «SEDE MOURISCO MAR»
 
É o seguinte o relatório da Comissão Técnica designada pelo Conselho Diretor, sobre estudos preliminares, estimativa de custo e projetos referentes à próxima construção da nova sede social do "Mourisco Mar", no espaço compreendido entre a piscina olímpica e a enseada do Botafogo: "Senhor Presidente: Em atendimento a solicitação do Conselho Deliberativo que nos foi transmitida por V. Sa., relativa aos estudos preliminares para projeto e construção da "SEDE MOURISCO MAR", referente aos itens: 
1) — Resultado das sondagens; 2) — Conseqüente cálculo estrutural; 3) — Orçamento de custo da obra; 4) — Cronograma físico-financeiro, cumpre-nos informar. 
1 — RESULTADO DAS SONDAGENS 
Apresentamos em anexo, xerox do Relatório de Sondagens Geológica elaborado pela firma Geotécnica S.A., pelo qual se pode conhecer o tipo de solo encontrado na área do Mourisco Mar, orientadora do sistema de fundação  a ser previsto para as obras, construídas e que se venham a construir na área. Pelo número de pontos sondados, no total 27 e de acordo com a legislação em vigor no município do Rio de Janeiro, tal sondagem revela-se inteiramente significativa para as obras pretendidas, SEDE MOURISCO MAR, devendo ser oportunamente anexada ao processo do Departamento de Edificações, conforme Lei n.0 242, caso se delibere pela construção do prédio em causa. 
2 — CONSEQUENTE CALCULO ESTRUTURAL 
Atendendo a solicitação em causa, juntamos a planta de locação e carga dos pilares da estrutura, elaborada pelo escritório de cálculo do Professor Aderson Moreira da Rocha. 
Esclarecemos, outrossim: 
2.1 As cargas dos pilares constantes da planta, foram obtidas considerando-se, carga permanente e cargas VIVAS previstas para as mais desfavoráveis condições de utilização (baile de carnaval nos dois últimos pavimentos) além dos coeficientes de segurança recomendada pela NB-1 da ABTN. 
2.2 — Com base nas informações do item anterior e no resultado das sondagens, item 1, conclui-se pela viabilidade técnica e de segurança da execução da obra. 
2.3 — 2 de praxe que nesta fase de estudos de viabilidade técnico-econômica não se desenvolver os projetos estruturais, bem como os de instalações elétricas, hidráulicas, e outros, os quais estão listados no item 01, serviços iniciais, constantes do "Orçamento do custo da construção" apresentado em anexo. 
2.4 — O desenvolvimento dos projetos citados no item anterior, levaria o clube a dispender razoáveis recursos, com o risco de perdê-los, tendo em vista o estágio em que são conduzidos os trabalhos, ou seja, ESTUDOS PRELIMINARES, para fins de aprovação da construção da SEDE pelo Conselho Deliberativo. 
2.5 — Para amplo esclarecimento, salientamos que o não detalhamento dos projetos, não nos Impede de apresentar um orçamento estimativo com razoável grau de precisão. Lembrando-se que o preço definitivo, será nele apoiado, porém variável de acordo com os fatores de concorrência das empresas licitantes. 
— ORÇAMENTO DE CUSTO DA OBRA 
Valor: Cr$ 16.604.412,00. Se acha anexo, tendo sido elaborado de acordo com consulta de preços junto às empresas especializadas no ramo. assim como de elementos de custo obtidos através da RP outubro de 1970, obedecendo-se plenamente a DINS-140 da ABTN, Lei número 4.591, de 16-12-1965. 
4 — CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO 
Conforme cópia heliográfica anexa, foi obtido com apoio no item 3, estimando-se o prazo total de 12 meses para execução da obra. Sr. Presidente, além de atender o solicitado pelo Conselho Deliberativo, e admitindo-se o advento da nova sede do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS no local em estudo, consideramos: 
a) — GARAGEM DE LANCHAS NO TÉRREO 
Admitindo-se a disponibilidade de area no térreo do prédio em estudo e tendo em vista pesquisa efetuada junto ao Iate Clube do Rio de Janeiro, apresentamos a planta heliográfica da citada área, posicionando na mesma diferentes tipos de lanchas com a seguinte distribuição: 
10 lanchas de 12'; 121 lanchas de 17' 26 lanchas de 22'; 8 lanchas de 26', totalizando 165 embarcações, e mais 107 armários para guarda de material esportivo dos proprietários das embarcações. 
b) — VALOR DAS VAGAS 
De acordo com os praxes vigentes no Iate Clube, para financiamento de vagas estima-se uma receita de   Cr$ 8.470.000,00 para uso e gozo enquanto for sócio proprietário do clube e possuidor de embarcação. Além disso, futuramente novas receitas poderão ser auferidas, ou sejam, taxas de estadas e taxas de transferência. 
e) — VENDAS DE TITULOS DE SÓCIO PROPRIETÁRIO 
Admitindo-se a disponibilidade de cerca de 500 títulos de sócio proprietário para venda, acreditamos que com o advento da nova sede e das vagas de lanchas, o clube poderá auferir Cr$ 10.000.000,00. Concluindo, julgamos que somados os valores dos itens B e E, realizaremos Cr$ 18.470.000,00 tornando-se a obra da "SEDE MOURISCO MAR" totalmente financiada, podendo-se, inclusive, se deslanchar o processo de  renda de títulos e vagas o mais rápido possível, compatibilizando-se a arrecadação com o cronograma físico-financeiro. 
É o que nos cabia relatar. 
Atenciosamente. 
a) Júlio Maria Veríssimo Theophillo; a) Engenheiro Rogério Carneiro; a) Engenheiro Araken de Carvalho 

Acervo particular Marcelo Serafim
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 226 de dezembro de 1976
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

CENTRO DE EXCELÊNCIA NO BOTAFOGO 
No Mourisco-Mar, foi inaugurado o "Centro de Excelência Brigadeiro Jeronymo Baptista Bastos", que tem por finalidade dar aos atletas integrantes dos diferentes setores do Clube condições para desenvolverem suas potencialidades. É um ginásio de musculação muito bem instalado, com sala de recepção, depósito de material, salão de equipamentos móveis, sala de atendimento médico, salão de fisiologia e salão de repouso. O Centro, pelo Regimento aprovado atenderá prioritariamente os atletas dos departamentos desportivos do Botafogo e, nas horas ociosas, atenderá ao quadro social e ao público em geral, mediante pagamento de uma taxa, estipulada pelo Clube. Ao ato de inauguração, compareceram o Brigadeiro Jeronymo Bastos, Presidente do CND, também Benemérito do Botafogo, além do Presidente Charles Borer e senhora, e toda a Diretoria do Clube. E, assim, mais um melhoramento promovido pela atual administração, valorizando ainda mais as instalações do Mourisco-Mar, onde se encontra a nossa belíssima piscina olimpica. Nossos parabéns ao Vice-Presidente de Natação, Rogério L. Carneiro, por mais essa obra de engrandecimento alvinegro.

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 231 de out dez de 1977
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
PREPARAÇÃO FISICA DOS ATLETAS DO BOTAFOGO 
COMO FUNCIONA O "CENTRO DE EXCELÊNCIA BRIGADEIRO JERONYMO BASTOS", NO MOURISCO-MAR - OBRA DE MAGNIFICO RESULTADO DENTRO DAS NOSSAS LIDES ESPORTIVAS  
                              (Reportagem de LUIZ FELIPE) 

                                     Aparellho Apolo

O Centro de Excelência, instalado na atual administração, tem lutado para obter o seu lugar ao sol através de luzentes esforços de suas equipes de trabalho. Afastando toda a sorte de antagonismos, buscando alcançar o estágio de desenvolvimento compatível com as suas imensas potencialidades, desdobrando as suas atividades, vencendo abatimentos mentais e fadigas físicas, os setores do Centro, intimamente ligados, têm conseguido extrair dos atletas do BOTAFOGO o seu máximo rendimento e o seu melhor desempenho na consecução do condicionamento físico que se espera dos atletas. Assim é que os resultados vão se acumulando e o desenvolvimento das atividades de preparação dos atletas vai atingindo o final da fase de implantação do novo sistema de serviço ao desporto de alto nível. Aproximadamente trezentos (300) atletas utilizam as dependências do Centro e um crescente número de associados e convidados vem se incorporando aos programas elaborados pela equipe do setor de condicionamento físico. Todos antes passam por um rigoroso "check-up” no setor de fisiologia  do esforço humano, cuja equipe é chefiada pelo competente Dr. Alexandre Merheb, mestrado em Nutrologia pela Faculdade de Medicina da UFRJ, com tese defendida na área de Medicina Desportiva sob o título "o Papel do médico nutrólogo na Medicina Desportiva". O Centro de Excelência Brigadeiro Jeronymo Bastos é subordinado diretamente à Comissão de Desportos do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, composta dos VicePresi-dentes: Henrique Lucena (Remo), Jarbas Murta de Mello (Desportos Terrestres), Rogério Carneiro (Desportos Aquáticos), Rogério Correia (Futebol) e do Coordenador Geral de Esportes, Prof. Aylton da Conceição. O Centro tem atendido a todos os seus atletas em média Ires vezes por semana, numa atividade que já vem sendo encarada como parte integrante da vida desportiva do clube. Também o quadro social e seus convidados tem encontrado nos setores do Centro, lugar de destaque onde, a preços condizentes, podem obter adequadas atividades físicas compatíveis com sexo, idade e proporção corporal. 
                                    Bicicleta ergométrica

TAMBÉM PARA OS ASSOCIADOS E CONVIDADOS 
Para os associados, o setor de condicionamento físico prevê as seguintes atividades: ginástica para executivos — um programa dirigido ao homem ocupado e que num curto espaço de tempo possa obter um melhor desempenho cardio-pulmonar, e um bom desenvolvimento muscular, melhorando com isto a sua aparência estética. Orientado pela experiência dos Professores Roberto Américo dos Reis e Jorge Luiz Herculano, o primeiro, antigo Diretor de Atletismo do BFR, quando da conquista do Hexa-Campeonato, Professor cursado em Condicionamento Físico (Body Conditioning) e cuidados e Prevenção de Lesões do Treinamento Atlético (Atletic Training), Organização e Administração de Educação Física Estatística, Testes e Avaliação de Educação Física, pela Universidade de Nova Iorque, na Faculdade de Cortland. Diretor de Esportes e Chairman de Educação da Escola Americana do Rio de Janeiro durante doze anos, antigo atleta do BOTAFOGO (onde inclusive, obteve o destaque de atleta mais eficiente da I Olimpíada Botafoguense), várias vezes campeão de Atletismo como atleta e técnico, treinador de Natação, preparador físico de Remo, preparador físico de Natação, Roberto Carlos Américo dos Reis tem encontrado em Jorge Luiz Herculano — seu auxiliar técnico — a experiência de um Campeão de Pólo-Aquático e Remo pelo BOTAFOGO e a colaboração necessária à obra que ora vem aflorando como magnífica dentro de nossas lides. Cada atleta, uma vez identificadas as suas necessidades de condicionamento, quer sejam elas básicas ou específicas, encontra nas formas de trabalho físico dos seus programas, os meios para alcançar excelentes resultados. O setor de condicionamento físico, busca aperfeiçoar os distintos parâmetros das qualidades exigidas pela atividade desportiva na qual o indivíduo está envolvido. Valendo-se de todos os recursos disponíveis, materiais, pessoais ou didáticos, os meios empregados no trabalho são: Trabalho com cargas localizadas, onde a meta principal é melhorar a função muscular. É feito um teste de avaliação da Força Máxima Isotônica, visando a execução de uma repetição de exercícios no sofisticado equipamento Apoio e inicia-se então, o trabalho de eliminação da gordura intramuscular. Este trabalho ocasiona o desenvolvimento de: Potência, Força e Resistência Muscular Geral e Localizada. Nos atletas infantis, são aplicados os trabalhos com implementos leves (medicine-ball) ou com o peso do próprio corpo como carga adicional. Valendo-se do princípio da Sobrecarga, periodicamente o trabalho é reavaliado e novas cargas são utilizadas, o chamado teste de carga. 
                                     Cadeira de Benett

EXERCICIOS ANALITICOS 
Em exercícios analíticos dos métodos de ginástica calistênica, francês e sueco, encontram os atletas os meios necessários para o desenvolvimento da flexibilidade, não só pelo aumento da mobilidade muscular, mas também através da obtenção de melhor elasticidade muscular. Com estes meios o atleta obtém também, a coordenação e o equilíbrio, importantes para o seu desempenho. Melhora a impulsão horizontal e vertical, aumenta a força, velocidade e conseqüente potência, atingindo a resistência muscular localizada. Os técnicos podem então encontrar a base tão necessária para o desempenho técnico, tendo que perder menos tempo na formação física de seus atletas. 
Uma vez identificada a captação máxima de oxigênio de um indivíduo em esforço, através da cicloergometria ou de teste de Cooper, são traçados programas aeróbicos para que os atletas melhorem o seu Máximo Volume de Oxigênio (VO2Mx.). Estes programas prevêm cicloergometria, corrida ou natação. Com eles os atletas atingem através do aumento das cavidades internas do coração e da rede capilar, sem um grande esforço (o coração fica entre 140 -160 batimentos por minuto), não havendo portanto acúmulo de ácido latico, resultando na melhoria de sua resistência orgânica e tornando o fluxo sanguíneo capaz de atingir em um só batimento, um maior número de fibras musculares, através da nova e mais extensa rede de vasos sanguíneos. Com isto o atleta não aumenta de peso, e torna-se mais eficiente quer física, quer organicamente. Várias reuniões individuais com to-os os desportos, são realizadas numa tentativa de solucionar problemas que afetem o desempenho do Centro e das equipes. Nestas reuniões comparecem os técnicos e dirigentes, havendo  além da discussão e estudo sobre o Desporto, análise do condicionamento físico e acompanhamento fisiológico. 
                             Aparelho Apolo multiplas funções

PARA A MULHER BOTAFOGUENSE 
Para a mulher botafoguense e suas convidadas, o Centro prevê atividades de ginástica feminina, que procurem eliminar os problemas estéticos de gordura superficial ou panículo adiposo, através de exercícios aeróbicos de corrida, bicicleta ergométrica, natação e para a gordura interna do músculo, ginástica localizada, com ou sem utilização de aparelhos como o mini-apoio, o Apolo (da família dos Gladiadores, Nautilus, Espartacus, etc.). Tanto o programa masculino, como o programa feminino, procuram dar aos usuários um trabalho adequado de condicionamento aeróbico e anaeróbico, tornando-os assim indivíduos mais capazes de se desincumbirem suas tarefas do cotidiano. Essa é a nova organização que está funcionando com o maior sucesso no Mourisco-Mar. 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 233 de março a junho de 1978
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
NOVO MELHORAMENTO! CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE ATLETISMO 

Estão em conclusão, os trabalhos de construção de uma pista de iniciação de Atletismo no BOTAFOGO. Como é sabido, estivemos desaparelhados nesse setor durante algum tempo. Tornou-se uma necessidade imperiosa, a reestruturação deste esporte em nosso Clube, devido ao fato de ser o GLORIOSO um tradicional grêmio disputante do esporte base. Possuímos grandes equipes, nas mais diferentes épocas de nossa vida — Campeãs Cariocas, Brasileiras e Sul-Americanas de se ressaltar também, que as instalações que serão entregues à preparação de nossas equipes, superarão em muito às anteriores, tudo levando a crer que retornaremos muito breve, à liderança do Atletismo em nossa cidade. 
A referida obra, constará de uma caixa de salto em altura; instalações para salto em distância, salto e/ vara, arremesso de peso, além da pista de 100 metros c/ 4 raias (pista esta, que será utilizada nos treinamentos de velocio-dade, explosão e treinamento de baro-reiras de 110 e 400 metros). 
A obra em curso, está sendo feita em nossa Sede do Mourisco-Mar, na área contígua ao Estádio de Natação Paulo Antonio Azeredo. As corridas de média e longa distância, serão realizadas em trechos pré-determinados da praia ao lado. 
No aspecto de infraestrutura, estão sendo providenciados vestiários para as equipes femininas e masculinas, além de aparelhos para ginástica. Toda esta obra, possui a função precípua de formar uma base sólida. Com um sério planejamento, nosso Diretor de Atletismo, Sr. Rodrigo de Jesus Andrade, auxiliado pelos treinadores, Sônia Ricetti e Anunciato da Silva Gomes, tenciona formar equipes Infantis e Juvenis — nosso forte durante toda a década de 60. A entrega da obra completa está prevista para ainda este mês de março e no nosso próximo número, traremos uma cobertura completa da cerimônia de inauguração, além de maiores detalhes sobre o empreendimento e nossas equipes de Atletismo para a temporada que ora se inicia. A inauguração oficial já ocorreu no dia 23 de março, com a presença de Charles Borer, Brigadeiro Jeronymo Bastos e autoridades do atletismo. 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte; Boletim Oficial do BFR nº 235 janeiro a março de 1979
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

RESOLVIDO O TERRENO DO MOURISCO - MAR

Despacho definitivo que autoriza a cessão, aforamento, do terreno do Mourisco-Mar assunto há muito nessa dependência:

SECRETARIA GERAL
PORTARIA NF 224, DE 27 DE JUNHO DE 1984

Autoriza a cessão, sob o regime de aforamento, do terreno que menciona, situado na Cidade e Estado do Rio de Janeiro.

O SECRETÁRIO-GERAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, usando, nos termos do Decreto no 83.843, de 14 de agosto de 1979 -  da competência que lhe foi subdelegada pela Portaria no 160, de 28 de fevereiro de 1930 - do Ministro da Fazenda e tendo em vista o disposto nos artigos 1o  e 2o  do Decreto-lei n.° 378, de 16 de fevereiro de 1967, RESOLVE:

Art. 1o  - Fica o Serviço do Patrimônio da União autorizado a promover a cessão, sob o regime de aforamento, ao Botafogo de Futebol e Regatas, do terreno de acrescidos de marinha, com a área de 5.470,90 m2 (cinco mil quatrocentos e setenta metros quadrados), situado na confluência das Avenidas Nações Unidas e Pasteur, Município e Estado do Rio de Janeiro, de acordo com os elementos constantes do processo protocolizado no Ministério da Fazenda, sob o n.° 0768-37.727, de 1976.

Art. 2o - O terreno a que se refere o artigo 1o  destina-se à, implementação das atividades sociais e desportivas do cessionário, podendo, para consecução dessa finalidade, ser dado em hipoteca alienado ou arrendado até 80% (oitenta por cento) de seu domínio útil, inclusive benfeitorias a ele eventualmente aderidas.

Art. 3o  - Fica o cessionário isento do pagamento do preço correspondente ao valor do domínio útil do terreno e dos respectivos foros, enquanto lhe estiver o mesmo aforado, bem como dos Iaudêmios, nas transferências que vier a efetuar.

Art. 4o  - A cessão tornar-se-á nula, independentemente de ato especial, sem direito o cessionário a qualquer indenização, inclusive por benfeitorias realizadas, se ao terreno vier a ser dada destinação diversa da prevista no artigo 2o desta Portaria ou ainda, se ocorrer inadimplemento de cláusula do contrato, a lavrar-se em livro próprio do Serviço do Patrimônio da União.

Art. 5o - À presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
(Of. No  162/84)

MAILSON FERREIRA DA NÓBREGA
Diário Oficial, de 29/6/84) 

O terreno onde fica situada a nossa piscina olímpica, apesar de já  estar de posse e uso do Botafogo ha cerca de 16 (dezesseis) anos, não possuía, por incrível que pareça, a indispensável “carta de aforamento" agora legalizada.
Estamos convencidos que a construção e funcionamento da marina, será, a médio
e longo prazo, a redenção do Botafogo. Sem dúvida, pela viabilidade do projeto e o local privilegiado em que a nossa testada marítima está situada a rentabilidade e o empreendimento é, praticamente, certa e altamente rendosa.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial BFR nº 244 de novembro de 1984
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
A atual administração vem trabalhando de forma incansável na recuperação do patrimônio do Clube. Foram realizadas obras de infraestrutura no Mourisco-Mar e Mourisco-Pasteur, que custaram alguns milhares de cruzados aos cofres do Clube, mas que se faziam necessárias pela deteriorização em que se encontravam aqueles locais. No Mourisco-mar, entre outras obras, foram realizadas: 
— Recuperação total dos filtros da casa de máquinas; colocação de aparelhagem completa de cloração; redistribuição de carga elétrica; reforma geral no vestiário masculino; colocação de espelhos no vestiário feminino, colocação de relógios na piscina e sala de musculação; colocação de ventiladores na sala de ginástica; marcação de raias; recuperação total das ferragens; recuperação e impermeabilização da marquise; reforma da sala de administração, etc... 

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial BFR ano 1 nº 2 de 1987
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
PARA A HISTÓRIA DO BOTAFOGO

UM AGRADECIMENTO TODO ESPECIAL AO EX-MINISTRO DA MARINHA, ALMIRANTE MAXIMIANO DA FONSECA

Como já informamos o terreno onde fica a nossa piscina olímpica ou melhor o Mourisco-Mar, apesar de já estar de posse e uso do Botafogo há 16 anos, esse terreno não possuía até hoje a necessária "carta de aforamento", o que impossibilitava o Clube de fazer ali qualquer melhoria ou construir sua Marina, a tanto desejada. Só agora, na atual diretoria, é que o assunto foi devidamente resolvido, conforme resolução publicada em outro local desta Revista.
A título de história e reconhecimento de todos os botafoguenses, vamos transcrever todo o expediente havido a respeito, onde se pode constatar a melhor boa vontade por parte do Ex-Ministro da Marinha, Almirante Maximiano da Fonseca, comunicando-se, inclusive, diretamente com o presidente Maninho, dando ciência das providências, imediatas tomadas sobre o assunto, que culminaram com o despacho exarado no processo, deferindo o nosso pedido.
Assim, no inicio do ano, precisamente no dia 28 de fevereiro deste ano, o presidente do Clube entendeu-se, em Brasília, com o Ministro da Marinha, nos -seguintes termos:
"O Botafogo de Futebol e Regatas projeta construir uma marina no local onde se encontra situada a sua piscina olímpica no chamado "Mourisco-Mar".
Esse projeto considerado por técnicos idôneos como perfeitamente exeqüível, alem de representar uma obra de maior valia para o Clube, beneficiará, em local apropriado (na Enseada de Botafogo), toda a comunidade de desportistas e homens do mar que são proprietários de embarcações de pequeno porte, e que hoje vêem, no cais do Iate Clube do Rio de Janeiro, um local congestionado e até certo ponto defasado em termos de tecnologia. moderna.
Para a execução desse projeto o BFR já se dirigiu à, Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, dai resultando o documento anexo por cópia.
Mas no Serviço do Patrimônio da União (SPU) - pois se trata de terreno da marinha - e apesar da boa vontade de seu digno Diretor, Dr. José Alfredo Nunes de Azevedo a respectiva "carta de aforamento” (Proc. SPU n.° 47.727/76) vem sofrendo entraves de ordem burocrática.
O BFR, confiante e respeitosamente, solicita, espera e agradece uma possível atuação do Almirante Maximiano da Fonseca junto à Capitania dos Portos e ao Serviço de Patrimônio da União a fim de conseguir o seu intento.

 -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Pois bem, logo no dia seguinte, o presidente do Botafogo recebia de Brasília, do próprio Ministro Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, o seguinte cartão a ele endereçado nominalmente: “Conforme prometi, junto a cópia da carta que enviei hoje ao Diretor do Serviço do Patrimônio da União. Cordialmente. Maximiano Eduardo da Silva Fonseca - Ministro da Marinha.”

A carta mencionada pelo ministro da Marinha está assim vasada:
Ilmo. Sr.
Dr. JOSE ALFREDO NUNES DE AZEVEDO
MD. Diretor do Serviço do Patrimônio da União
Ar. Presidente Antônio Carlos 375, 5o  andar - Castelo
20.020 - Rio de Janeiro - RJ

Como é do conhecimento de V. Sa. encontra-se no Serviço do Patrimônio da União um pedido do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, de aforamento de terreno de Marinha, processo SPU no 37.727/76, para construção de uma marina.
A Capitania dos Portos do Estado do Rio de Janeiro, pelo Ofício no 3.185 de 12 de agosto de 1983, cuja cópia segue anexa, já deu, no que diz respeito aos interesses da Marinha, parecer favorável à execução do projeto em questão estando o mesmo na dependência da concessão pelo SPU do aforamento pretendido.
Levo ao conhecimento de V. Sa. que a Marinha não se limita apenas a dar um parecer favorável para a execução do referido projeto, pois, na realidade tem grande interesse no mesmo, uma vez que ele contribui, sem dúvida, para o desenvolvimento de nossos esportes náuticos que, como é sabido, constitui um fator da mais alta importância para desenvolvimento da mentalidade marítima de nosso povo especialmente de nossa mocidade, portanto, do fortalecimento do nosso Poder Marítimo.
Tendo em vista o exposto acima, solicito a. V. Sa. um interesse especial para um despacho favorável do aforamento pretendido pelo Botafogo de Futebol e Regatas.

                                                     Muito cordialmente,

                         MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA
                                                    Ministro da Marinha

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Como se verifica, muito contribuiu para solução desse nosso problema, de tantos anos, o ex-Ministro da Marinha, a quem o Botafogo fica muito agradecido pela sua atenção toda especial dispensada para a concessão da "carta de aforamento" do terreno do Mourisco-Mar.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 244 de novembro de 1994
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-









Ex-nadador Alexandre Popov posa com a camisa do Botafogo

Entrada da piscina olímpica

Sala de musculação

Rampas de acesso para a piscina olimpica



Fotos tiradas do Miranto do Pasmado em abril de 2023


Matheus Santana

Fora das piscinas, Matheus Santana chama atenção pelo físico. Aos 16 anos, o garoto impressiona pelo corpo forte, de 83 kg, e 1,88m de altura, embora diabético. Dentro da água, o nadador do Botafogo se transforma numa das principais apostas da natação brasileira para a Rio-2016. Especialista nas provas dos 50m e 100m livre, o que lhe rendeu o apelido de novo Cielo, Matheus sonha, de braçada em braçada, garantir vaga nas Olimpíadas.

— Por enquanto, a Rio-2016 é só um sonho. Vou ter que correr atrás para chegar lá. Meu objetivo é continuar melhorando meu rendimento e chegando no topo dos campeonatos brasileiros — diz o jovem.

Do primeiro pódio, em 2009, aos mais recentes, Matheus Santana vem mostrando uma evolução digna de um futuro campeão olímpico. Há dez dias, no Troféu Chico Piscina, o atleta não só venceu os 50m livre com 23s01 e os 100m livre com 51s26, como bateu seus recordes pessoais e os da competição. Na prova mais curta, Matheus superou Cesar Cielo, que era dono do melhor tempo (23s29) desde 2003.

São os resultados expressivos que fazem o atleta do Botafogo ser constantemente comparado ao astro da natação brasileira, apesar das trajetórias diferentes. Matheus começou a praticar o esporte aos 5 anos por recomendação médica, a fim de aliviar a congestão nasal que o incomodava nas mudanças de tempo. Aos 8, o menino descobriu ser diabético, depois de sentir tonturas durantes os treinos e chegar a ter um apagão. Hoje, a doença já não o atrapalha mais na piscina, embora o obrigue a fazer quatro aplicações diárias de insulina e uma visita ao Hospital Geral de Bonsucesso a cada três meses para exames.

— Em comum com o Cielo, só tenho as provas. Não levo a comparação muito a sério. Não penso em ser o novo Cielo, quero ser o Matheus Santana — afirma, categórico, o nadador, cujos ídolos são Alexander Popov, Michael Phelps e Ian Thorpe.

O nadador ganha 'empurrãozinho' dos amigos na piscina

O nadador ganha 'empurrãozinho' dos amigos na piscina 
Foto: Nina Lima / Extra / Agência O Globo

Convite para treinar no exterior

Em janeiro de 2013, Matheus Santana pode passar três semanas treinando na Suíça com o ex-técnico de Popov, Guennadi Tourestky. O convite veio em março, quando o russo se impressionou com o nadador durante o Multinations, na Grécia. Na ocasião, o garoto bateu o recorde do torneio nos 100m livre com 51s63. O Botafogo ainda busca patrocínios para viabilizar a viagem.
É com a mesma naturalidade com que cai na água que o carioca encara a pressão de ser uma promessa. Tranquilo, ele conta que nunca fica nervoso antes de competir.

— Ele é tão relaxado que até deu uma cochiladinha sentado no banco enquanto esperava a final dos 100m no Chico Piscina. Um outro menino que o acordou — entrega o técnico Rodrigo Roque.

— A única coisa que me deixa ansioso é prova de matemática! — admite Matheus, aluno do segundo ano do ensino médio.

Fonte: Extra / Agência O Globo
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O Mourisco-Mar abriga as equipes de natação e pólo aquático, assumindo assim a tarefa de representar o Botafogo de Futebol e Regatas nas competições dessas modalidades. O Botafogo, sendo uma marca secular e com grande tradição no esporte, foi o clube fundador, em 1887, da Federação Metropolitana de Natação, hoje Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ). O Alvinegro foi e continua sendo berço e celeiro de grandes atletas aquáticos. O clube já foi hexacampeão do Troféu Eficiência da modalidade. Com os trabalhos nas raias do Mourisco-Mar, grandes atletas continuam sendo revelados, enquanto nadadores experientes do Master também fazem parte da equipe gloriosa. Atualmente, as equipes são comandadas pelo Diretor de Esportes Aquáticos Luiz Cláudio Fetterman Guimarães (Ique) e pelo Diretor de Natação Rodrigo Pian.

Principais conquistas
Campeonatos Estaduais

+ Bi-Campeão Estadual Adulto - 2005/2006
+ Bi-Campeão Estadual Junior - 2005/2006
+ Tri-Campeão Estadual Juvenil - 2003/2004/2005
+ Tetra-Campeão Estadual Infantil - 2002/2003/2004/2005
+ 3° Lugar no Estadual Sênior - 2010
+ Campeão Estadual Petiz - 2006
+ Campeão Estadual Juvenil - 2010
+ Vice-Campeão Estadual Infantil – 2010
+ Vice-Campeão Estadual Júnior - 2010
+ Campeão Estadual Sênior de Verão 2015

+ Campeão Estadual Master 2015
+ Campeão Estadual Master 2016

Campeonatos Brasileiros

+ Campeão da Copa Sudeste Infanto-Juvenil - 2010
+ 3° Lugar no Campenato Brasileiro Juvenil - 2010
+ 3º Lugar no Campeonato Brasileiro Infantil - 2010
+ 5º Lugar no Ranking Brasileiro de Clubes – 2010

Outros:

+ Campeão Sul-Americano Juvenil com a atleta Larissa Simões representando o Brasil - 2011

+ Vice-Campeão Brasileiro Master 2016

Fonte: Site Oficial do Botafogo F.R.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



Nenhum comentário:

Postar um comentário