Seguidores google+

sexta-feira, 13 de março de 2020

FUTSAL

Futsal do Fogão



FUTSAL, A NOVA FORÇA ALVINEGRA


Uma equipe de futebol de salão com 75 atletas. Essa é a maior conquista do Departamento Terrestres do BOTAFOGO este ano. Segundo o Vice-Presidente de Desportos Terrestres, Carlos Maciel Castrancho, a recém-formada equipe só virou realidade - a idéia já era antiga - graças a uma parceria entre o clube e a iniciativa privada. Um casamento, onde o BOTAFOGO entrou com a camisa e o nome, a empresa Play-Off Eventos e Promoções Ltda com a comissão Técnica e os jogadores. A terceirização do futsal envolve também o Clube Pioneiros, em Niterói, com quem foi feito contrato para utilização das dependências para treinos, e o Clube Fonseca, contratado para abrigar os jogos. Nesta soma de esforços, até a prefeitura de Niterói entrou na dança: é ela quem custeia o transporte dos atletas.

Além da equipe, o BOTAFOGO montou a escolinha de futsal, que já tem 60 alunos inscritos e também funciona no Pioneiros. Segundo o diretor da Play-Off, Paulo Sergio de Souza, a meta é chegar a 200 alunos em junho, já que a procura tem sido grande. “O fato do futsal estar sediado em Niterói vem atraindo alvinegros daquela região. O salão vem sendo um agregador de torcedores em Niterói", enfatiza.

EXPERIÊNCIA

Das sete categorias existentes nesta modalidade, o BOTAFOGO já conta com cinco: as três de base - fraldinha (de seis a oito anos), pré-mirim (de nove a dez anos) e mirim (de 11 a 12 anos), e mais juvenil e adulto. Cada uma tem cerca de 15 atletas e três profissionais. E todas elas já começaram a trabalhar. Na primeira rodada do Campeonato Metropolitano de 95, nas categorias fraldinha e prémirim o BOTAFOGO foi o primeiro colocado. Os mirins ficaram em segundo lugar. "No juvenil, que ainda está disputando a primeira fase, dependendo da divisão de chaves, dá para brigar pelo título. Merece destaque desde já goleiro André, destaca Paulo Sergio. No adulto as expectativas são ainda melhores: o BOTAFOGO pode ter alguns de seus atletas na seleção carioca de 95.
Entusiasmado com os planos para BOTAFOGO, Paulo Sergio ressalta que ela é resultado da união das experiências de pessoas que atuavam no esporte e buscavam uma nova filosofia de trabalho, encampada pelo Clube. A próxima etapa é atrair patrocinadores para obter recursos em prol do aperfeiçoamento da equipe. o Carrefour já fechou contrato com a Play-Off para utilização de espaço publicitário no Pioneiros. Que venham outras...

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Revista Ofical do BFR no 247 de 1995
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O BOTAFOGO REESTRUTURA O FUTSAL


O futsal do BOTAFOGO renasceu. Sob o comando do diretor Mauro Makluf, o futsal do BOTAFOGO se reestruturou. Sem medo da crise e confiante no potencial desta modalidade, Makluf saiu em campo e firmou duas parceiras importantíssimas para a sua modalidade. Com a Associação Atlética Tijuca conseguiu o ginásio, onde o BOTAFOGO treina e joga. Com a EMBRATEL garantiu o suporte financeiro indispensável para o desenvolvimento das atividades do futsal alvinegro.
 Makluf, que já havia sido diretor de futsal do BOTAFOGO em 96, retornou ao cargo a convite do VP de Futebol, Dr. Alberto Macedo, que integrou o futsal ao Departamento de Futebol. Para gerenciar o futsal, Makluf contratou o prof. José Carlos dos Santos (Tata); para a supervisão, Marco Antônio Brandão.
 Para o Diretor, “a primeira meta era tirar o futsal de General Severiano, para que houvesse mais tempo para preparação e treinamentos da equipe, uma vez que no Ginásio do BOTAFOGO já treinam as equipes do vôlei e do basquete, que demandam muito tempo de uso da quadra”.
 Este objetivo foi alcançado com a intermediação do sr. Francisco Campos, representante do BOTAFOGO na Federação de Futsal e conselheiro da Associação Atlética Tijuca. Ele manteve contatos com o Presidente da AAT, Sr. Roberto Webler, que recebeu o Departamento de Futsal do BOTAFOGO nas dependências de seu clube, de braços abertos.
 A parceria com a AAT foi fundamental para o êxito do trabalho. O espaço da AAT é como uma nova casa para o futsal do BOTAFOGO. Tem um ginásio muito bom e um público familiar. Os jogadores se integraram sem problemas ao clube.
 Sobre o patrocínio da EMBRATEL, Makluf esclarece, através do coordenador técnico do BOTAFOGO, Sérgio Sapo, conheceu Luiz Fernando Rodrigues, que é presidente da MCI, principal acionista da EMBRATEL. Luiz Fernando se revelou um grande botafoguense. Graças ao seu apoio, o BOTAFOGO teve a possibilidade de criar uma estrutura de futsal em alto níveI. Começam a surgir os primeiros frutos da reestruturação do Futsal. O BOTAFOGO montou um time e uma comissão técnica excelentes, que vêm brilhando no Campeonato Carioca. A equipe terminou a primeira fase invicta, classificando-se para a segunda em primeiro lugar da chave C, com sete Vitórias e um empate.
A intenção do BOTAFOGO é se classificar pelo menos entre os quatro primeiros colocados.
Makluf tem projetos de levar o BOTAFOGO à elite de futsal brasileiro, classificando-o para disputar a Liga do ano que vem.

A Campanha

1a Fase - Turno:
13/04 - Hebraica 3x4 Botafogo
19/04 - América 2x2 Botafogo
23/04 - Botafogo 10x3 Fonseca
26/04 - Botafogo 10x3 AABB-Niterói
1a Fase - Returno:
30/04 - Botafogo 9x2 Hebraica
07/05 - Botafogo 7x1 América
12/05 - Fonseca 3x7 Botafogo
14/05 - AABB-Niterói 2x4 Botafogo 

2a Fase - Returno
21/05 - Botafogo 8x5 Vila Isabel
25/05 - Camari 3x4 Botafogo
28/05 - Flamengo 9x6 Botafogo
01/05 - Botafogo 2x8 Vasco
07/06 - America 4x7 Botafogo

2a Fase - Returno
Tabela a ser divulgada pela Federação

Elenco                               

JOGADORES FUNÇÃO IDADE
Anderson Claudio da Silva                       Goleiro     21
Maximino da Mota D. Siqueira (Max)       Ala            30
Robson da Silva Costa                             Fixo           26
Marcos Aurélio F. Cunha (Masquinhos)  Pivô          26
Márcio Fonseca Menezes (Rochinha)     Ala            27
Paulo Roberto T. de Souza (Paulão)       Fixo           23
Sérgio Braga Rodrigues (Serginho)       Ala             32
Filipe Villaça da sILVA (Pulga)                Pivô           27
José Carlos da Gama P. Júnior ( Tatu)  Goleiro      25
Marco Antonio M. Augusto (Tom)          Ala             27
Renato Groisman (Renatinho)               Ala             28
Owaldo Duarte Junior                             Pivô          35
Rafael Mazza Couto (Rafinha)                Ala            19
José Tavares Araujo Neto (Zeca)          Ala             20
Fábio Siqueira de Figueiredo                Goleiro      31

Comissão Técnica 

Mauro Maklufe                                             Diretor
José Carlos D. dos Santos (Tata)              Gerente
Marco Antonio de Souza Brandão            Supervisor
Francisco Campos (Chicão)                      Representante na Federação
Rodrigo Almeida                                         Assessor de Imprensa
Marcelo Rogério Memere                          Técnico
César Ismael Teixeira Pinto                      Preparador Físico
Marcos Antonio M. Pinheiro
 (Marquinho)                                      Preparador de Goleiros
Jorge Carlos Gomes da Silva                    Massagista

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Revista Oficial do BFR no 254 de 1999
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



O futsal nasceu em solo brasileiro ou uruguaio com o nome de ‘futebol de salão’ e em 1989 passou a denominar-se ‘futsal’ quando passou para a tutela da FIFA.
 Há narrações sobre o futsal ter surgido na década de 1930 na ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu e que o seu criador ora o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, em 1996.
 Outra corrente afirma que a modalidade surgiu na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em quadras de basquetebol. Independentemente do país onde foi criado, o futsal foi regulamentado e iniciou os seus primeiros passos no Brasil.
 Nesta modalidade destaca-se, em São Paulo, Habib Maphuz, o qual muito contribui para o futsal nos seus primórdios. Foi este atleta que fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços, e, logo após, tornou-se o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.
 Em 1954 foi fundada a primeira federação de futsal em todo o mundo, designada por Federação Metropolitana de Futebol de Salão, actualmente com o nome de Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSRJ).
 Dois anos após a fundação da federação no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, apoiado por Habib Maphuz, elaborou o 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada em todo o mundo.
 Na década de 2000 o Botafogo chegou a possuir seis escalões de futsal, desde o ‘fraldinha’ até ao ‘adulto’.

Fonte: mundobotafogo.blogspot.com 09 02 2008
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Extinto no clube por quase uma década, o futsal do Botafogo foi resgatado em fevereiro de 2010. A união com a Casa de España, tradicional clube do bairro de Humaitá, deu toda a estrutura para as cores alvinegras brilharem no topo do pódio em todas as categorias, incluindo futebol feminino. A fusão de dois grandes clubes rendeu frutos logo no início da parceria.
Em 2010, o Botafogo/Casa de España sagrou-se campeão carioca nas categorias Sub-15 e no Adulto. Em pouco tempo, o futsal alvinegro tornou-se referência e, em 2011, o Sub-15 faturou o título do Campeonato Brasileiro, uma conquista histórica. Ainda em 2011, o Glorioso conquistou o Estadual nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Adulto. Com um trabalho de formação irretocável nos dois primeiros anos de parceria, havia chegado a hora de o clube alçar voos maiores. No início de 2012, o Botafogo/Casa de España, em parceria com a prefeitura de Macaé, anunciou a sua participação na Liga Futsal 2012, a principal competição do futsal brasileiro. No ano de 2016, em parceria com o Helênico, o Alvinegro alcançou o tricampeonato estadual. Em março de 2018, Botafogo e Casa de España reataram a antiga parceria com o objetivo de aumentar a integração entre o futebol e o futsal.

 Juntos entre 2010 e 2015, Botafogo e Casa de España retomaram a parceria que fez sucesso. O novo projeto do Futsal de Base será apresentado nesta quarta, às 19h30, no Auditório da Casa de España do Rio de Janeiro e terá como coordenador o Professor Roberto Ponte.
      O bom trabalho executado rendeu atletas ao futebol do Glorioso na base e no profissional. Também motivo de orgulho, títulos como o da Taça Brasil Sub-17 e estaduais do Sub-11 à categoria Adulto foram conquistados no período vitorioso.  Hoje a parceria retorna ainda mais forte, com integração total e metodologia padrão. Cartão de reapresentação, os alvinegros triunfaram no Torneio Abertura Sub-14, em fevereiro, e deram mostras do que está por vir.

Fonte: Site Oficial do Botafogo FR 2010
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Competições internacionais
CBF - Taça Brasil.svg 1 Mundialito de Clubes de Futebol 7 Masculino Adulto: 2012*
Brasil Competições nacionais
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 Liga Fut 7 Liga Nacional Masculino Adulto: 2012
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 Campeonato Brasileiro Masculino Adulto: 2012
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 Copa Campeões do Brasil Masculino Adulto: 2016
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 "Desafio dos Campeões" Super Campeão Brasileiro Masculino Adulto: 2012
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 Campeonato Brasileiro 2ª Divisão Masculino Paraolímpico: 2011*
Cbf brazilian championship trophy 02.svg 1 Campeonato Brasileiro Feminino Adulto: 2013
Rio de Janeiro Competições estaduais
1 Campeonato Carioca Masculino Adulto: 2016
1 Campeonato Carioca 3ª Divisão Masculino Adulto: 2009*
1 Copa Interligas Masculino Adulto: 2010
1 Campeonato Carioca Masculino Veterano: 2010
1 Copa Rio Masculino Veterano: 2010
1 Campeonato Carioca Masculino Sub-20: 2016
1 Torneio Início Carioca de Base (Copa Lula Calamares) Masculino Sub-20: 2016
1 Campeonato Carioca Masculino Sub-17: 2010
1 Copa Rio Masculino Sub-17: 2016
1 Campeonato Municipal Masculino Adulto: 2010
1 Campeonato Municipal 2ª Divisão Masculino Adulto: 2010*
3 Campeonato Carioca Feminino Adulto: 2000, 2012/2013
1 Copa Rio Feminino Adulto: 2014
1 Copa SUDERJ Masculino Sub-9: 2019
Outras conquistas
1 Copa Liga Challenge Masculino Adulto: 2010*
1 Desafio Carioca (Duelo de Titãs) Masculino Adulto: 2009
1 Desafio Rio x Baixada Masculino Adulto: 2010
1 Torneio Aberto de Futebol Fla-Carioca de Futebol de 7 Masculino Sub-11: 2012
1 Taça Niterói de Futebol 7 Masculino Adulto: 2014
1 Circuito Interestadual de Futebol 7 - Espírito Santo Masculino Adulto: 2014
1 1º Turno Campeonato Carioca Masculino Adulto:2016
1 Copa O-Live de Futebol de 7 Masculino Adulto:2017
1 Campeão do quadrangular da Federação de Fut7 do RJ Masculino Adulto: 2018 · Invicto
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

ENTREVISTA AO FUTSAL DO BOTAFOGO

Januário da Silva Costa e Carlos Alexandre dedicaram um pouco de seu tempo para contar à torcida botafoguense e aos amantes de Futsal, o dia-a-dia e o projeto do Futsal do Botafogo.

ER: Januário, pode nos contar um pouco de sua trajetória até chegar a diretor de Futsal do Botafogo?

JC: Na verdade, sou Diretor de Futsal da Casa de España, onde ia apenas como pai de atleta. Pela necessidade de apoio ao diretor da época, Luís Gustavo, comecei a auxiliá-lo em 2010, quando então tomamos conhecimento que o Botafogo procurava um parceiro que pudesse aos poucos ir reintroduzindo este esporte no clube. O principal objetivo da parceria era que através do Futsal fizéssemos uma passagem para o campo, pois todos os clubes de camisa do Rio de Janeiro têm o Futsal como abastecedor de futuros jogares para o futebol de campo. Acabei ficando encarregado de buscar este contato e na época foi através do Professor Miguel Ângelo da Luz, diretor de esportes olímpicos, que auxiliou, e muito, neste contato com o Botafogo e seu Presidente Maurício Assunção. Começamos então uma parceria de muito sucesso, pois a partir daí, começamos a conquistar títulos. Em 2011 e 2012 culminamos por conquistar títulos estaduais e duas Taças Brasil de clubes, sendo em 2011 com a categoria sub-15, e em 2012 com a categoria sub-17. Temos hoje parceria em 8 categorias do Futsal, começando no Chupetinha (sub-07), sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto. Já no ano de 2011, outra pessoa se juntou a este projeto e é hoje o Diretor da categoria Adulto, Carlos Alexandre. Ele é o principal responsável pelo Botafogo estar disputando a Liga Nacional em parceria com a Prefeitura de Macaé e a Casa de España. Hoje, já temos diversos atletas que saíram do Futsal e estão no campo, e com certeza outros atletas sairão do salão e irão para o campo do Botafogo, fortalecendo cada vez mais esta parceria.

ER: O time do Botafogo na verdade é uma parceria entre Botafogo, Casa de España e Macaé Sports. Qual o papel de cada um destes três clubes no time?

CA: A parceria Botafogo / Macaé / CDE ocorre apenas no adulto. Nas demais categorias, a parceria é apenas Botafogo /CDE.

ER: Qual o objetivo da equipe para 2012? O time já venceu o Campeonato Metropolitano...

CA: Os Principais objetivos traçados no planejamento para 2012 da equipe adulta do Botafogo / Macaé / CDE passavam por ganharmos o Campeonato Carioca, onde certamente acreditávamos estar entre os favoritos para a conquista, nos classificarmos para a segunda fase da Liga Futsal (objetivo bem difícil pela complexidade da competição e pela nossa possibilidade de investimento), disputarmos com muita chance de conquista a Liga Sudeste, que classifica para a Superliga do ano que vem, fazermos novamente um ótimo papel no Campeonato Estadual e uma grande campanha na Taça Brasil de Clubes, que será disputada no último mês do ano, após a Copa do Mundo de Futsal em novembro e que reunirá as principais equipes do país em Joinville (SC). Até a data o planejamento está muito bem sucedido, tendo o Botafogo conquistado o Campeonato Carioca (bicampeonato), passado a segunda fase da Liga Futsal e liderar seu grupo neste momento na segunda fase.

ER: O Botafogo hoje tem um elenco mais forte que o Petrópolis e é favorito ao título estadual?

CA: Não, o Botafogo não tem um elenco mais forte que o Petrópolis. Os elencos têm a mesma potencialidade e ainda temos outras equipes, sobretudo o Imperial / Fluminense que fazem ótimo trabalho e podem conquistar o título estadual.

ER: Como você vê o Fluminense investindo pesado na modalidade e o Flamengo correndo atrás também? A chegada dos grandes clubes é boa para o futsal do Botafogo?

CA: A chegada dos grandes clubes de camisa não é boa para o Botafogo apenas. É muito boa para a modalidade como um todo. Tivemos uma transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV de seis partidas do Campeonato Carioca. Isto já não acontecia há muito tempo. Isto se deu pelo retorno dos grandes clubes de camisa à competição. Acredito que Flamengo e Vasco necessitem se estruturar mais para darem passos mais largos não só na competição, mas também no cenário do futsal nacional. São dois gigantes com relação às marcas, mas não têm o foco devido no esporte ainda por parte das respectivas diretorias. O Vasco em um campeonato com nove clubes foi o nono no semestre passado.

ER: Financeiramente falando, o Futsal dá lucro ou prejuízo ao Botafogo?

CA: O Futsal não dá nenhum lucro mas tampouco prejuízo financeiro ao Botafogo. Dá sim uma grande visibilidade da instituição no cenário nacional como um todo, sobretudo pela campanha que vem realizando.

ER: O projeto terá continuidade em 2013?

CA: Esperamos que sim e com maior nível de investimento. Estamos planejando a Liga Nacional de 2013 desde já e acreditamos que por isso teremos maior sucesso na captação de recursos para termos uma estrutura e equipe ainda melhores em 2013.

ER: O que falta ao Futsal do Rio fazer frente ao de São Paulo e do Sul?

CA: Falta competência, investimentos e vontade de fazer as coisas certas. São Paulo e sul, na maioria dos casos, têm fortes equipes em cidades do interior, com prefeituras ajudando fortemente, infra-estruturas fantásticas e grande envolvimento da população com o futsal da cidade. Os patrocinadores apoiam o ‘xodó’ da cidade que é o Futsal e assim ficam muito perto dos consumidores. No entanto, com muita transpiração e alguma inspiração, dá para fazer melhor do que é feito hoje no futsal carioca.

ER: O Vasco da Gama quando tinha um grande time no início dos anos 2000 lotava o Maracanãzinho. Faltam craques ao Futsal do nosso estado?

CA: Nesse ano citado, o Presidente Eurico Miranda, em uma iniciativa isolada no estado, investiu pesado no seu ‘projeto olímpico’ e trouxe para o Vasco da Gama, nas mais diversas modalidades, muitos atletas de renome nacional. Dentre eles, uma grande e cara equipe de Futsal, que sagrou-se campeã da Liga Nacional. Foi muito legal, mas não tinha consistência alguma e em seguida se desfez, inclusive com muitos débitos com atletas e profissionais ficando pela estrada. Agora, se tivermos craques de visibilidade em uma equipe de camisa, certamente o Maracanãzinho ficaria pequeno em jogos de grande apelo. O Futsal é o segundo esporte na preferência dos cariocas. Só perde para o futebol e também traz grande audiência nas transmissões de TV.

ER: Está nos planos do Botafogo ter equipes femininas também?

CA: Por enquanto não. Talvez ano que vem.

ER: O Campeonato Metropolitano (Carioca) é praticamente a mesma coisa que o Campeonato Estadual. Você concorda com este calendário da federação? Quais mudanças você faria nele?

CA: Eu concordo com o calendário. Não concordo com a mecânica do último campeonato e o mesmo será rediscutido em conjunto na federação.

ER: Deseja deixar um recado final à torcida alvinegra?

CA: Além de um recado, gostaria de deixar um agradecimento por toda a força que a torcida do Botafogo tem dado à sua equipe de Futsal, seja no Campeonato Carioca ou na Liga Futsal. Agradecemos especialmente a Fúria, que muito tem nos ajudado com seu incentivo nos jogos no Rio, lotando o Tio Sam. Como recado, estejam certos que o Botafogo vai brigar muito para passar às próximas fases e ficar entre os oito na Liga Futsal e que o trabalho continua na busca de outros títulos no segundo semestre. No Rio de Janeiro hoje, Futsal é com o Fogão!


Fonte: mundobotafogo.blogspot.com - 04 10 2012
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

BOTAFOGO CAMPEÃO DA XXXI TAÇA BRASIL CORREIOS DE FUTSAL SUB-20 MASCULINO - DIVISÃO ESPECIAL

O Botafogo sagrou-se hoje (27.07.2013) campeão da XXXI Taça Brasil Correios de Futsal Sub-20 Masculino – Divisão Especial, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e disputada no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, ao empatar na final com a Associação Carlos Barbosa de Futsal por 1x1, após prorrogação.
O Botafogo sagrou-se campeão porque levava para a prorrogação a vantagem do empate devido ao seu melhor índice técnico no decorrer da competição. Eis as súmulas da Gloriosa campanha:

1ª FASE
 - Botafogo/Casa de España 3x2 ADC Ágape/MT Futsal SESC (Ceará)
» Gols: Gustavo, aos 3:54, Sávio, aos 4:55 e Pedrinho, aos 14:40 (Botafogo); Filho, aos 16:51 e Haroldo, aos 19:25 (Ágape)
» Data: 21.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Telmo Moraes Teixeira (RS); Árbitro 2 Ricardo Amaral Messa (RS); Anotador – Marcelo Endrigo de Oliveira; Cronometrista – Elton Nélio Neimann (RS); Representante – José Carlos dos Santos (SP)
» Disciplina: -
» Botafogo: Rubão, Ryan, Anderson, Sávio e João Pedro. Entraram: Gustavo, Zé, Pedrinho, Vargas, Marcelo, Yuri e Lucas. Técnico: Sandro Correia da Cruz.
» ADC Ágape: Orelha, Tantan, Wendel, Ian e Filho. Entraram: Leanderson, Janderson, Toró, Haroldo, Herbert e Bruninho. Técnico: Danilo Cunha Ribeiro.

- Botafogo/Casa de España 1x3 Clube Passense de Natação (Minas Gerais)
» Gols: Pedro Vargas, aos 4:41 (Botafogo); Luquinha, aos 3:28, Kevyn, aos 15:37 e Henrique, aos 37:44 (Passense)
» Data: 23.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Luiz Sérgio Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Elvio Kertelt Legnani (PR); Árbitro 2 – Enemir Corozzola (SC); Anotador – Elton Nélio Neimann (RS); Cronometrista – Jackon Franzoni (PR); Representante – José Carlos dos Santos (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – Ryan, Sávio, Pedro Vargas e Zé (Botafogo); Luquinha, Fabrício e Richard (Passense); cartão vermelho – Rubão (Botafogo)
» Botafogo: Rubão, Ryan, Anderson, Sávio e João Pedro. Entraram: André, Pedro Vargas, Zé, Gustavo, Pedrinho, Marcelo, Lucas e Yuri. Técnico: Sandro Correia da Cruz.
» Passense: Henrique, Luquinha, Fabrício, Bim e Mamão. Entraram: Marquinhos, Richard, Gustavo Rocha e Gil. Técnico: Renner Gustavo Correa.

- Botafogo 7x3 União Independente de Pais e Atletas (Paraná)
» Gols: Anderson, aos 22:18, 24:06, 24:29 e 37:31, Ryan, aos 7:36, Sávio, aos 12:59 e Gustavo, aos 21:45 (Botafogo); Juninho, aos 3:44 e 5:16 e Rodolfo, aos 33:28 (UIPA)
» Data: 24.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Luiz Sérgio Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Ademir Ludvig (SC); Árbitro 2 – Emerson Fernandes Rorato (Brasileiro); Anotador – Jackon Franzoni (PR); Cronometrista – Marcelo Endrigo de Oliveira (RS); Representante – José Carlos dos Santos (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – Rodolfo, Kappa e Cris (União Independente); cartão vermelho – Juninho, Kappa e Cris (União Independente)
» Botafogo: André, Zé, Anderson, Sávio e João Pedro. Entraram: Ryan, Gustavo e Pedrinho.Técnico: Maurício Ferreira de Souza.
» União Independente: Negão, Juninho, Rodolfo, Kappa e Cris. Entraram: João, Papão, Léo e Douglas. Técnico: Luciano Santos Nascimento.

- Botafogo 2x0 Associação Carlos Barbosa de Futsal (Rio Grande do Sul)
» Gols: Anderson, aos 9:04 e 10:32
» Data: 25.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Luiz Sérgio Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Ademir Ludvig (SC); Árbitro 2 – Enemir Corozzola (SC); Anotador – Jackson Franzoni (PR); Cronometrista – Fabrício José da Purificação (SC); Representante – José Carlos dos Santos (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – João Pedro (Botafogo); Índio (Carlos Barbosa)
» Botafogo: André, Pedrinho, Gustavo, Anderson e Sávio. Entraram: Pedro Vargas, João Pedro, Zé, Matheus, Marcelo, Ryan e Yuri. Técnico: Maurício Ferreira de Souza.
» Carlos Barbosa: Arnaldo, Índio, Edu bertoldo, Uesler e Gabriel. Entraram: Kauê, Léo, Guilherme, Fernandinho, Matheus, Júlio, Andrei e Rena. Técnico: Micuim.

SEMIFINAL

- Botafogo/Casa de España 4x3 Jaguará Futsal (Santa Catarina)
» Gols: Anderson, aos 23:29 e 29:29, Sávio, aos 18:19 e Zé, aos 27:05 (Botafogo); Taynan, aos 3:32, Assis, aos 6:03 e Raul, aos 36:50 (Jaguará Futsal)
» Data: 26.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Luiz Sérgio Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Telmo Moraes Teixeira (RS); Árbitro 2 – Ricardo Amaral Messa (RS); Anotador – Elton Nélio Neimann (RS); Cronometrista – Marcelo Endrigo de Oliveira (RS); Representante: José Carlos dos Santos
» Disciplina: cartão amarelo – Sávio e Zé (Botafogo); Assis, Raul e Taynan (Jaguará Futsal); cartão vermelho – Taynan (Jaguará Futsal)
» Botafogo: André, Pedrinho, Anderson, Sávio e João Pedro. Entraram: Zé, Yuri, Pedro, Ryan, Pedro Vargas e Rubão. Técnico: Maurício Ferreira de Souza.
» Jaguará Futsal: Jean Reis, Assis, Raul, Guilherme e Taynan. Entraram: Tarek, Batista, Didi, Matheusinho e Donato. Técnico: Augustinho Ferrari.

FINAL

- Botafogo/Casa de España 1x1 Associação Carlos Barbosa de Futsal (Rio Grande do Sul)
» Gols: Pedrinho, aos 29:12 (Botafogo); Uesler, aos 19:45 (Carlos Barbosa)
» Data: 27.07.2013
» Local: Centro Municipal de Eventos Luiz Sérgio Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
» Arbitragem: Árbitro 1 – Emerson Fernandes Rorato (Braisleiro); Árbitro 2 – Elvio Kertelt Legnani PR); Anotador – Fabrício José da Purificação (SC); Cronometrista – Jackon Franzoni (PR); Representante – José Carlos dos Santos (SP)
» Disciplina: cartão amarelo – João Pedro e Gustavo (Botafogo); Índio, Venâncio e Grabriel (Carlos Barbosa)
» Botafogo: André, Zé, Sávio, Anderson e João Pedro. Entraram: Gustavo, Yuri, Pedrinho e Ryan. Técnico: Maurício Ferreira de Souza.
» Carlos Barbosa: Arnaldo, Índio, Venâncio, Uesler e Gabriel. Entraram: Guilherme, Edu Bertoldo e Léo. Técnico: Micuim.

Síntese: 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 18 gols a favor e 12 gols contra.

Os campeões: Atletas – Anderson, André, Gustavo, João Pedro, Lucas, Marcelo, Matheus, Pedrinho, Pedro Vargas, Rubão, Ryan, Sávio, Yuri e Zé. Técnicos: Maurício Ferreira de Souza e Sandro Correia da Cruz.

O sítio oficial da Confederação Brasileira de Futebol de Salão noticiou deste modo o resumo da final:

“Na grande final da XXXI Taça Brasil Correios de Futsal Sub-20 Masculino – Divisão Especial, que aconteceu neste sábado (27/7), em Carlos Barbosa, o Casa de España/ Botafogo (RJ) segurou o Carlos Barbosa (RS) e com o empate de 1 a 1 na prorrogação saiu do Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra como o grande campeão da competição.

Por ter alcançado um melhor índice técnico, a equipe do Botafogo jogava pelo empate no tempo extra.

Primeiro tempo

As duas equipes se enfrentaram na primeira fase, melhor para o Botafogo que na ocasião venceu por 2 a 0 e conquistou uma vaga na semifinal. Para o Carlos Barbosa este novo encontro não tem nada a ver com o anterior.

De fato, a partida começou mais cadenciada, as duas equipes se estudavam esperando o melhor momento para dar o bote.

O confronto que até então era jogado na bola, começou a ficar com mais cara de final. A arbitragem teve de intervir para não perder o controle da partida.

Com mais posse de bola, o Botafogo trocava passes e tentava chegar pelo meio. Enquanto o Carlos Barbosa se fechava e saia de forma vertical para o setor ofensivo.

Quando parecia que o placar não seria modificado, Uesler antecipou a defesa e empurrou para o fundo do gol. A equipe do Carlos Barbosa foi para o vestiário com a vantagem de 1 a 0.

Segundo tempo

O confronto reiniciou pegado e muito nervoso. A cada lance mais ríspido, os jogadores tentavam pressionar a arbitragem.

Precisando de pelo menos um empate, o Botafogo tomava mais iniciativa. Com a tática de colocar o goleiro mais adiantado, o time alvinegro tentava fura o bloqueio gaúcho.

Aos 6 minutos, o Botafogo saiu jogando errado, Gabriel, camisa 8 do Carlos Barbosa, viu o goleiro adiantado e tocou de cobertura, mas André foi ágil e fez linda defesa.

Aos 9 minutos, Anderson recebeu na entrada da área e soltou a bomba, Arnaldo fez a ponte e espalmou para escanteio.

A pressão botafoguense continuou e aos 10 minutos, depois de confusão na área, Pedrinho tocou para o fundo do gol, deixando tudo igual.

Com tudo empatado, Carlos Barbosa saiu mais para o ataque e a partida ficou mais aberta. Venâncio arriscou da entrada da área e quase fez.

Em resposta, Zé recebeu a bola com o gol escancarado, mas concluiu para fora. Faltando 15 segundos para o fim, falta perigosíssima para o time do Carlos Barbosa. Venâncio foi para a cobrança, mas a defesa abafou para escanteio.

Final do tempo normal. Com empate no placar de 1 a 1, o jogo foi para o tempo extra.

Prorrogação

Jogando pelo empate, o Botafogo se fechou em sua defesa. Já o Carlos Barbosa foi com tudo para o ataque.

Faltando 22 segundos para o fim do jogo, a equipe do Carlos Barbosa teve a chance, mas na hora da conclusão, Venâncio não alcançou a bola.

Final de jogo, festa do Botafogo que jogava pelo empate na prorrogação para sair da cidade de Carlos Barbosa com o título da XXXI Taça Brasil Correios de Futsal Sub-20 Masculino – Divisão Especial.”

Fonte: mundobotafogo.blogsport.com - 27/07/2013
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Casa de España/Botafogo se sagra campeão da Taça Brasil de Futsal sub-20

O Casa de España / Botafogo é o grande campeão da Taça Brasil de futsal sub-20 (Divisão Especial). A equipe bateu na decisão os donos da casa, o Carlos Barbosa/RS.  No tempo normal as equipes empataram em 1 a 1. Já na prorrogação persistiu o empate desta vez em 0 a 0. Como tinha vantagem de jogar pelo resultado igual no tempo extra por ter feito melhor campanha até a final, o alvinegro conquistou o título. Pedrinho marcou o dos cariocas. Sávio marcou contra para o Carlos Barbosa. 
O jogo começou muito estudado com as equipes trocando passes e esperando o melhor momento para finalizar. O Casa de España/Botafogo detinha a posse de bola e por duas vezes levou perigo ao gol de Arnaldo. A primeira com Sávio, chutando de média distância. Depois com João Pedro, que fez boa jogada pela ala direita e chutou cruzado, muito próximo a trave esquerda do camisa 1 laranja. 
Quando parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, a 20 segundos do fim os donos da casa abriram o placar. Após jogada pela esquerda, Venâncio cruzou pro meio da área e Sávio acabou jogando contra o patrimônio: 1 a 0.
O Casa de España/Botafogo voltou para o segundo tempo melhor e com a tática do goleiro-linha. Entretanto, os gaúchos marcavam bem e não davam espaço para os cariocas finalizarem. Coube então a Anderson, um dos destaques do alvinegro mudar o cenário da final. Após bom drible na ala esquerda, o camisa 10 deu passe no meio para Pedrinho, que tocou para o fundo do gol empatando a partida.
A partir daí o jogo voltou ficar equilibrado. Cada time ainda teve uma boa chance de fazer o gol. Os laranjas tiveram com Venâncio, mas seguro, André fez boa defesa. Já para os cariocas, Zé perdeu em chute rente a trave, após passe no segundo pau do goleiro-linha. 
A partida foi para a prorrogação e a vantagem do empate era do time carioca. No primeiro tempo as equipes pouco criaram. Já na segunda etapa, precisando vencer para ficar com o título, o Carlos Barbosa colocou o goleiro-linha com um minuto. Bem postada, a defesa do Casa de España/Botafogo não deu espaços para finalização. Na única bola boa dos gaúchos, Venâncio furou dentro da área. Os alvinegros seguraram a pressão no fim e se sagraram campeão da maior competição de base do país. 
Muito festa após o jogo para alegria do treinador Maurício Souza, considerado o melhor treinador da nova geração do futsal no país.
- É o campeonato mais importante da categoria. Jogamos com algumas das melhores equipes do país. Fiquei muito feliz por ver o nível altíssimo da competição o que nos trás esperança de renovação.  O jogo foi digno de uma grande final, com o Carlos Barbosa com a proposta de nos esperar atacar e a gente buscando o jogo. Culminou com uma partida bastante estudada onde nenhuma das duas equipes podia falhar. Jogamos contra um time pronto e isso valorizou demais nossa conquista – disse o comandante, que exaltou os jogadores e comissão técnica pela conquista. 
- Sou um sortudo por trabalhar com pessoas que fazem tudo por mim. Somos um grupo que joga um pelo outro, seja em quadra ou fora dela. Quem assumiria o lugar do treinador como minha comissão técnica nos dois primeiros jogos como eles fizeram, já que não pude estar presente? Eu tenho muito orgulho destes caras: Márcio Campos (Preparador físico), Sandro Cruz (Preparador de Goleiros), Paulo Alexandre (Fisioterapeuta), Rodrigo Nunes (Supervisor), Léo Borges (Assessor de Imprensa) e Januário Costa (Diretor). E não poderia ser diferente do grupo de jogadores e da diretoria do clube. Obrigado a todos – concluiu o treinador.
Esse é o terceiro título nacional de base da Casa de España/Botafogo. Em 2011, a equipe conquistou o título da Taça Brasil sub-15, em Caxias do Sul. Já no ano passado, o título veio através do sub-17, em Teresópolis.

Fonte: blogdojucajunior.blogspot.com - 29/07/2013
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

BOTAFOGO CAMPEÃO ESTADUAL DE FUTSAL  ADULTO




A equipa mista Botafogo / Helênico / Casa de España sagrou-se campeã estadual de futsal adulto masculino, no dia 19 de dezembro de 2015, no Ginásio do Olaria AC, vencendo o ADDP / Cabo Frio na finalíssima por 3x1.

Participaram da competição os seguintes clubes: ADDP / Cabo Frio, Arraial do Cabo Futsal, CP Bonitão / Rio Bonito, Liga Desportiva de Macaé e TRN / Cruz Vermelha Futsal (Chave A); Loteria do Meia Meia / Futsal VR, Itaperuna / Muriaé Futsal, EC Resende, Piraí Futsal, Barra Mansa / São Luiz e Liga de Futsal Resendense (Chave B); Iguaçu BC, EC Correas, PMERJ, Olaria AC e Projecto Toca e Sai / Magé TC (Chave C); Botafogo / Helênico / Casa de España, EC Dourados, EC Garnier, AVD/RJ e Master FC (Chave D).


Eis a campanha do Glorioso:

1ª FASE

Botafogo/Helênico/Casa de España 10x3 EC Garnier
» Data: 22.08.2015
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Helênico/Casa de España 25x0 AVD/RJ
» Data: 30.08.2015
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Helênico/Casa de España 4x3 EC Dourados
» Data: 02.09.2015
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Helênico/Casa de España 11x1 Master FC
» Data: 13.09.2015
» Local: Ginásio do Piedade TC

2ª FASE

Botafogo/Helênico/Casa de España 11x4 EC Garnier
» Data: 20.09.2015
» Local: Ginásio do EC Garnier

Botafogo/Helênico/Casa de España 26x1 AVD/RJ
» Data: 04.10.2015
» Local: Ginásio do Botafogo FR

Botafogo/Helênico/Casa de España 6x5 EC Dourados
» Data: 17.10.2015
» Local: Ginásio do Mello TC

Botafogo/Helênico/Casa de España 6x0 Master FC
» Data: 24.10.2015
» Local: Ginásio do Helênico AC


QUARTAS-DE-FINAL

Botafogo/Helênico/Casa de España 2x3 EC Correas
» Data: 04.11.2015
» Local: Ginásio do Clube Laginha

Botafogo/Helênico/Casa de España _x_ EC Correas
» Data: 12.11.2015
» Local: Ginásio da Casa de España

SEMIFINAIS

Botafogo/Helênico/Casa de España 1x0 Arraial do Cabo Futsal
» Data: 23.11.2015
» Local: Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto

Botafogo/Helênico/Casa de España 8x1 Arraial do Cabo Futsal
» Data: 28.11.2015
» Local: Ginásio da Casa de España

FINAIS

Botafogo/Helênico/Casa de España 2x2 ADDP/Cabo Frio
» Data: 12.12.2015
» Local: Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto

Botafogo/Helênico/Casa de España 3x1 ADDP/Cabo Frio
» Gols: Renato (2) e Fuste (Botafogo/Helênico/Casa de España); Wellington (ADDP/Cabo Frio)
» Data: 19.12.2015
» Local: Ginásio do Olaria AC

Síntese: 14 jogos, 12 vitórias, 1 empate e 1 derrota; saldo de gols: 115-24.

Fonte: mundobotafogo.blogspot.com - 25/12/2015
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

         Botafogo e Casa de España oficializaram o retorno da parceria na noite desta quarta-feira, no Clube de identidade europeia. Com a presença do atleta Ezequiel, do Diretor de Futebol das Categorias de Base Manoel Renha, e membros da comissão técnica, Roberto Ponte comandou a apresentação do novo projeto Futsal de Base.
O primeiro ponto abordado na apresentação foi o passado recente de glórias, com títulos da Taça Brasil em três categorias e estaduais. Outro ponto forte lembrado foi a integração, citada como um dos objetivos principais do projeto, para o campo. Não menos importante, a formação do atleta como cidadão também foi exaltada e ganhou força nas palavras de Manoel Renha. Em desfile breve, os uniformes oficiais para a temporada 2018 foram apresentados, empolgando as crianças. O Coordenador Roberto Ponte agradeceu a oportunidade e revelou expectativas para a retomada da parceria.

Fonte: fogaonet.com.br 09 03 2018
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



TÍTULOS DO BOTAFOGO FR

Competições internacionais

1 Supercopa América de Futsal Masculino Sub-12: 2015
1 World Futsal Championships (EUA) de Futsal Masculino Sub-14: 2018

Brasil Competições nacionais

1 Copa Minas/Espírito Santo de Futsal Feminino: 2010
1 Super Liga Futsal Sub-20: 2010
1 Taça Brasil de Clubes de Futsal Sub-15: 2011
1 Taça Brasil de Clubes de Futsal Sub-17: 2012
1 Taça Brasil de Clubes de Futsal Sub-20: 2013
Rio de Janeiro Competições estaduais
1 Super Liga de Futsal Rio Adulto: 2010
1 Super Liga de Futsal Rio Sub-20: 2009
3 Campeonato Carioca Adulto: 2011/2012, 2016
1 Copa Rio Adulto (1a fase da Liga Metropolitana): 2001
2 Campeonato Carioca Sub-20: 2012/2013
2 Campeonato Carioca Sub-17: 2011/2012
3 Campeonato Carioca Sub-15: 2010/2011, 2013
1 Campeonato Carioca Sub-13 Série Prata: 2014
1 Campeonato Carioca Sub-09 Série Bronze: 2016
4 Campeonato Estadual Adulto 2011/2012, 2015/2016
1 Campeonato Estadual Adulto Feminino: 1997
1 Taça Cidade do Aço (Volta Redonda) Adulto Feminino: 1997
1 Campeonato Estadual Sub-17: 2011/2012
2 Campeonato Estadual Sub-20: 2013, 2016
2 Campeonato Estadual Sub-15: 2010, 2012
1 Campeonato Estadual Sub-13: 2011
1 Campeonato Estadual Pré-Mirim Sub-11: 2003
1 Torneio de Futsal em Araruama Sub-09: 2011
1 Torneio de Futsal em Araruama Sub-13: 2011
1 Desafio Intermunicipal de Futsal Adulto Feminino: 2014
C60-1.jpg Futevôlei
Brasil Competições nacionais
CBF - Taça Brasil.svg 1 Liga Nacional de Futevôlei: 2011

2011

+ Torneio de Futsal em Araruama - Sub-09

+ Torneio de Futsal em Araruama - Sub-13

+ Campeão Carioca - Sub-13

+ Campeão Carioca- Sub-15

+ Campeão Brasileiro- Sub-15

+ Campeão Carioca - Sub-17

+ Vice-campeão Carioca - Sub-20
+ Campeão Carioca - Adulto
+ Campeão Estadual - Adulto

2012
+ Taça Brasil Sub-17
+ Campeonato Carioca Sub-17
+ Campeonato Carioca Sub-20
+ Campeonato Carioca Adulto
+ Campeonato Estadual Adulto

2013
+ Campeão Carioca Sub 15
+ Campeão Carioca Sub-20
+ Campeão da Taça Brasil Sub-20
+ Campeão Estadual 2010
+ Campeão Carioca - Sub-15
+ Campeão Carioca - Adulto (Super Liga)
+ Vice-campeão Estadual- Sub-20

2015
+ Campeão Estadual Adulto

2016
+Bicampeão Estadual Adulto
+Tricampeão Estadual Adulto
+Campeão Carioca Sub-20
+Campeão Série Bronze Sub-9
+Campeão Série Bronze Sub-13

2018
+World Futsal Championships Sub- 2014

Fonte: Site Oficial do Botafogo FR
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Sub-9 e Sub-11 do Botafogo/Casa de España disputam, domingo, as finais do Carioca de Futsal


A molecada do futsal alvinegro está mandando bem na disputa da série ouro do Campeonato Carioca de Futsal! Após grandes campanhas durante todo o torneio, as equipes Sub-9 e Sub-11 do Botafogo/Casa de España estão nas finais das competições e disputarão, neste domingo (07/07), os títulos de suas categorias. 

Na decisão do Sub-11, o confronto será contra o Vasco da Gama, às 9h. Um pouco depois, é a vez da final do Sub-9 contra o Fluminense, às 11h30. Ambas as partidas acontecerão no Grajaú Country Club e terão os portões abertos para público.

Comandado pelo treinador Bruno Pereira, o Sub-9 alvinegro mostra um espírito elevado de competição e chega com moral à final após vencer o Vasco por 4 a 2 no placar agregado, com uma vitória por 2 a 0 em casa e um empate por 2 a 2 em São Januário. Já o Sub-11 do treinador Arthur Bonini, que se manteve invicto até os últimos jogos e também possui grandes expectativas por conta da ótima campanha realizada, do trabalho sólido e padrão de jogo moderno apresentado. 

Sem título
Gol de Noah, do Sub-9, na semifinal contra o vasco, em São Januário.

- Estou muito satisfeito que o sucesso do trabalho desenvolvido no futsal de base alvinegro está dentro da metodologia implantada no clube, hoje funcionando com uma integração muito forte com o futebol de campo. Nossas comissões técnicas recebem a oportunidade de fazerem parte do processo e não realizam nada fora dos procedimentos planejados pelo clube. Criamos diversos processos na formação, na avaliação, nos treinamentos e na transição para o campo. E para isso acontecer, o apoio do diretor Manoel Renha, do gerente Tiano Gomes e do coordenador Ricardo Perlingieiro, tem sido fundamental para o bom desenvolvimento da integração futsal/campo, visando a formação de futuros atletas para o Glorioso. - avaliou o coordenador do futsal Botafogo/Casa de España, Roberto Ponte.

Que o domingo seja de muitas alegrias para essa garotada alvinegra e que as duas taças em disputa venham para o Fogão. Boa sorte e para cima deles, molecada!

Fonte: Site Oficial  do Botafogo 06 07 2019
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Futsal: Sub-11 do Botafogo/Casa de España vence Flamengo por 4 a 1 e conquista Estadual


A molecada do futsal do Fogão está on! Na tarde deste sábado (27/02), a equipe Sub-11 do Botafogo/Casa de España venceu o Flamengo por 4 a 1 no Ginásio Miécimo da Silva e se sagrou campeão do Campeonato Estadual de Futsal. Com a conquista, o Glorioso será o representante do Rio de Janeiro na Taça Brasil 2021.


Em um grande jogo da molecada alvinegra, o Fogão abriu o placar ainda no primeiro tempo com Caio Batista. Na segunda etapa, o rival empatou. Mas Caiozinho marcou o segundo do Glorioso. Em seguida, Caio Batista marcou mais uma vez e Yuri Gonzalez fechou o placar. 4 a 1 e taça garantida para o Alvinegro.

“Fizemos uma partida fantástica. A equipe está de parabéns. Hoje o Botafogo mostrou o quanto a sua formação é forte e o quanto o nosso trabalho está consolidado nesse sentido. Enfrentamos um grande adversário no Miécimo da Silva e conseguimos uma superioridade muito grande. Estamos muito felizes com a conquista desse título”, afirmou o coordenador do futsal alvinegro, Roberto Ponte.
Elenco Campeão Sub-11 Botafogo/Casa de España:
Brayan Azevedo
Nicolas Mendonça
Victor Hugo
Arthur Braz
Caio Batista
João Bernardo
Pedro Medeiros
Rodrigo Balula
Caio Nóbrega
Yuri Gonzalez
João Victor
Antônio Pedro
Márcio Júnior
João Pedro
Enzo Starlin
Jair Ventura Neto
João Ventura
Juan Luna
Robert Rafael

Comissão Técnica:
Roberto Ponte – Coordenador
Maria Ediane – Supervisora
Arthur Bonini – Treinador
Bruno Pereira e Gustavo Miliole – Auxiliares técnicos
Marcio Aragão – Preparador de goleiros
Dr. Paulo Alexandre e Dr. Rui Christo – Fisioterapeutas

Fonte: Site FogaoNet




Nenhum comentário:

Postar um comentário