Seguidores google+

quarta-feira, 11 de março de 2020

GINÁSTICA MODERNA FEMININA


 GINASTICA MODERNA FEMININA 

Em um ano de grandes realizações, como foi o de 1957, uma das mais notáveis iniciativas, foi, certamente, a efetivada por inspiração da Professora Marise Macedo Ribeiro, com a criação do curso de ginástica feminina moderna. 

Nossa querida Marise, grande atleta, toda ela formada à sombra do pavilhão alvi-negro, com uma pertinácia digna de nota, não socegou enquanto não obteve de nossos dirigentes a autorização para inscrever o BOTAFOGO na competição de ginástica dos Jogos da Primavera. 

Entregue a parte de ginástica individual aos cuidados do Professor Hans, indicado por Margarida Leite, Marisi dedicou-se de corpo e alma ao preparo do conjunto, iniciando suas aulas a 19 de setembro, tendo ao piano D. Dulce. 

E, até 8 de novembro, tres vezes por semana, das 18 às 19 horas, com admiráveis constância e paciência. Marise encheu de alegria os salões de nossa sede, congregando em torno de si, lindas e graciosas atletas, que vieram a exibir-se magnificamente, quer na festa do encerramento de nossa I Olimpíada, quer na competição da Primavera, quando lograram o título de vice-campeãs, contrariando e surpreendendo a todo o público, que proclamou-as campeãs de fato e de direito. 

Efetivamente, Marise, Margariuda, Guiomar, Ivany e Lúcia, nossas abnegadas defensoras, reunidas às nova, Maria Antonia, Simei, Leila, Euse, Marília, Mariusa Melo Coelho e Heloisa, formaram um maravilhoso conjunto, pela leveza e perfeição dos movimentos e pela graça com que se exibiram, arrancando estas palavras de "Jornal dos Sports": — "Blusas e saiotes brancos, uma estrela solitária num escudo negro, que todas traziam ao peito. Bolas que quicavam uníssonas, que se cruzavam em simetria, que deslizavam paralelas, que trocavam de mão automáticamente, num mesmo instante de passo, gesto e respiração: BOTAFOGO F. R." Entusiasmada pelo sucesso alcançado, nossa Diretoria inseriu em ata um voto de louvor à sua grande defensora e nós aqui exclamamos profunda-ente gratos por mais êste notável serviço.

Muito obrigado, Marise! 

Acervo particular Roberto Castro Barbosa

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 134 de janeiro de  1958

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Nenhum comentário:

Postar um comentário