Seguidores google+

terça-feira, 10 de março de 2020

JOGOS INFANTIS




Encerraram-se os Jogos Infantis do "Jornal dos Sports", dos quais o   BOTAFOGO, por iniciativa exclusiva do abnegado alvinegro Angelino  Couto  Simões, participou com um brilho que excedeu a  qualquer  expectativa,  dada  a falta de tempo que houve para o preparo de nossos pequenos e valorosos atletas.
De qualquer forma acendeu-se o fogo sagrado, o que era importantíssimo e nada mais deterá a secção infantil do Glorioso, que irá irresistivelmente para  grandes  conquistas,  sob o extraordinário comando do nosso Simões e com  a  colaboração  preciosa  de  sua  dedicada auxiliar Margarida Leite.
Foram estes os últimos resultados verificados:

BASKETBALL - Nosso quadro masculino, de 13 a 15 anos, estreou a  4  de  junho, contra o Bangu, em jogo que foi suspenso, por defeito nos cronômetros, quando perdíamos por 7 x 2, tendo sido anulado.
Posteriormente, o Bangu entregou os pontos, obtendo o BOTAFOGO   derrotado  o C.I.B. a 11 de  junho, por  40 x 12, com Paulo  19, Doroteu 6, Luiz 5,  César  6,  Claudio,  Antonio 4, Eldir, Edmar e Carlos;
A 13, vencemos o Flamengo, por 16 x 11, jogando  Paulo  3,   César  5,  Carlos   6,  Luiz  1 e Lorepen 1 e a 15, perdemos para o Grajaú T.C. por  29 x 23,  com  Doroteu  1,  César 3, Paulo 13, Antonio 2, Luiz 1 e Eldir. Prosseguindo, para classificação:  vencemos a 21 de junho,  por W.O. a A.A. Grajaú e, a 22, perdemos para o América por 19 x 15, atuando Paulo 9, César  2.  Antonio  1,  Doroteu 3, Claudio e Eldir.

FUTEBOL DE BOTÕES
Na série de 7 a 9  anos,  efetuada  a  18  de  junho,  obtive­mos  o  vice-campeonato,  vencendo  o  Vila  Lage por 3 x 0 é o Canto do Rio por 3 x 1 e perdendo para o América por 6x3.
Na classificação global, compreendida as: outras séries colocamo-nos em quarto lugar com 15 pontos.

ENCERRAMENTO - A festa de encerramento, efetuada a 29 de junho, o BOTAFOGO compareceu com linda representação recebendo  suas  medalhas   os    valorosos   campeões dos Pequenos Jogos - Maria Regina, a garotinha prodígio  que,  com  seus  quatro anos de idade, logrou três primeiros lugares, enchendo  de  alegria seu  abnegado  pai,  o nosso Simões, assim como Luiz Fernando, o outro rebento valoroso de nosso grande diretor e que foi o atleta mais eficiente dos Jogos de 1956, bem como outro vitorioso - o pequeno Eduardo Egg Pereira.
E no dia seguinte, atendendo a gentil convite  do  Tijuca  T.C., o   BOTAFOGO enviou  bonita  representação  ao  desfile  de aniversário daquele  brilhante  co-irmão  -  apresentando sensacional  surpresa, Maria Regina - ainda - que   fez   "misérias"   como baliza, deixando  seu  querido  pai,  que  ignorava tais qualidades meio aturdido...
Estão, pois, de  parabéns  o BOTAFOGO   - Angelino Couto Simões e   todos  os nossos  minúsculos   e  bravos  defensores, certamente   futuros   campeões   que   nos   darão as maiores satisfações.

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 129 de agosto de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O DESFILE DOS JOGOS INFANTIS 


Entusiasmada e em francos preparativos acha-se a gurisada alvi-negra para a disputa dos VIII. Jogos Infantis de "Jornal dos Sports", tendo o Presidente Paulo Azeredo confiado, como se esperava e se impunha, a direção de nossa equipe a êstes extraordinários botafoguenses que são insofismavelmente Angelino Couto 
Simões e Margarida Tereza Nunes Leite. Com o seu habitual dinamismo e com absoluto desprendimento, Couto Simões se completa com a abnegação e a eficiência da Professora Margarida Leite e esta dupla notável, que requisitou a dedicada colaboração de Alexandre Madureira Freire, chefe de nosso Departamento Técnico, certamente realizará mais um extraordinário esforço pelas nossas legiões do futuro, conduzindo as a grandes realizações. Um pequeno exemplo foi dado por ocasião do monumental desfile inaugural, efetuado no domingo, 20 de abril, no estádio de São Januário, quando nossos dirigentes, dispondo de muito pouco tempo para a organização de nossa equipe, conseguiram, assim mesmo, reunir nada menos que 127 petizes botafoguenses, que olimpicamente uniformizados, dentro das inquebrantáveis tradições do Clube, desfilaram garbosamente, conseguindo com 637,5 pontos, a nona colocação entre vinte e sete clubes.
 
Destaque-se ainda, e sem injustiça, a nossa porta-bandeira, Elizabeth Pereira Simões, linda em seu impecável uniforme de veludo preto e que entre vinte e quatro, logrou uma honrosa 4 classificação, com 38 pontos, quando as duas empatadas em primeiro lugar, marcaram quarenta e a terceira, 39. E também sua minúscula irmã, nossa queridíssima Maria Regina, a menor baliza do mundo, que lindamente uniformizada e muito mais moça do que as outras doze concorrentes, obteve o sétimo lugar com 189 pontos, sendo que dessa vez, pelas reações imprevistas de seus quadro aninhos, encabulou durante parte do desfile, para finalmente brilhar com suas incríveis evoluções. 
Saliente-se, também, que nossos 127 pequenos atletas foram tratados com o maior carinho pelo abnegado Couto Simões que teve o cuidado de providenciar alimentos e refrigerantes para os mesmos, os quais foram especialmente servidos por um garçon do restaurante do Clube que para tal fim deslocou-se a São Januário. 
Breve serão iniciadas as competições e a garotada botafoguense já começou os seus ensaios com invulgar animação, pelo que podemos confiar em resultados compensadores, sendo mesmo magnifico o aspeto da quadra de Wenceslau Braz, todas as tardes, com a enorme afluência de pequenos atletas. 
Gesto simpático foi o do querido América F.C., reunindo em um carro, em seu desfile, as fotografias de um crack falecido de cada clube carioca, entre os quais, Belfort Duarte (América), Cantuária (S. Cristóvão), Mano (Fluminense), Nery (Flamengo) e Luiz Maia de Bittencourt Menezes, pelo que ficamos muito gratos.

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
 Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 138 de maio de 1958
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

JOGOS INFANTIS

Botafogo - Campeão dos Pequenos Jogos

A 10 de maio, na Praça Paris, o BOTAFOGO consagrou-se esplendidamente Campeão dos Pequenos Jogos logrando o que valorosamente vinha objetivando há dois anos, sob o abnegado comando de Angelino  Couto Simões.

Fomos campeões no masculino e no feminino, o que redundou em uma vitória absoluta que encheu de alegria delirante, os minúsculos defensores botafoguenses e seus prezados progenitores.

Dos porfiados duelos verificados, salientamos aqui, o que ocorreu entre duas botafoguenses - Maria Regina e SueIy que há três anos competem juntas, pela nossa bandeira e das quais, como aliás, de todos os outros nossos caros defensores, muito esperamos em grandioso futuro.

Foram êstes os resultados ocorridos:

MASCULINO - 7 a 9 anos

Rema-rema - 2o lugar, Paulo Sergio Teixeira Gomes. Competiram Adão Pinto da Silva e Jorge Ramos de Azevedo.

Velocípede - Campeão - Paulo Sergio Teixeira Gomes 3o lugar, Wanderley Oliveira Barbosa -  Competia  Eduardo Pinto da Silva.

Patinete - 2o lugar Paulo Sérgio Teixeira Gomes; 6o,  Adão Pinto da Silva. Competiu José Ramos de Azevedo.

MASCULINO - 5 a 7 anos


Velocípede - 2o lugar, José Roberto Garrido; 3o, Jorge Fernandes dos Santos. Competiu Alexandre Pinto da Silva.

Rema-rema - Campeão, José Roberto Garrido. Competiram José Marinho Feijó e Alexandre.

Auto de pedal - 2o lugar, José Roberto Garrido.  Competiram Alexandre e Jorge F. dos Santos.

FEMININO -  7 a 9 

Velocípede -  6o lugar, Eliana Vasconcelos Machado. Competiram Nadja Maria Rodrigues Lopes, e Norma  Lúcia Alves Teixeira.

 Patinete - 5o lugar, Eliana Vasconcelos Machado. Competiram Nadja e Elvira Maria Andrade Gomes.

Rema-Rema -  5o lugar, Nadja Maria Rodrigues Lopes. Competiram Eliana e Elvira Maria.

FEMININO - 5 a 7 anos

Velocípede -  Campeã, Maria Regina Pereira Simões; 2o lugar, Suely Teixeira Gomes.

Auto de pedal - Campeã, Maria  Regina Pereira Simões Competiu Suely.

Rema-rema - 2o lugar, Maria Regina Pereira Simões; 39, Suely Teixeira Gomes.

CONTAGEM FINAL

Masculino - Campeão, BOTAFOGO, 69 pontos; 2o lugar Vasco da Gama, 57; 3o Flamengo, 33; 4o Nova América  20; 5o  Natação Penha, 8; 6o Magnatas 3; 7o, Lagoa 1.

Feminino - Campeão, BOTAFOGO, 52 pontos; 2o  lugar Nova América, 50; 3o Vasco da Gama, 47; 4o Flamengo, 31; 5o, Natação Penha, 10..

BASKETBALL MASCULINO - 11 a 13 anos 

As provas de basketball tiveram um detalhe interessantíssimo e que honrou a tradição botafoguense - a estréia, em defesa de nossas cores, de dois netos -Antonio Azeredo Neto e Antonio Carlos Azeredo e dois sobrinhos netos - Flávio Aurélio Pinheiro e Antonio Carlos Pinheiro, do grande Presidente Paulo Azeredo, que acompanhou entusiasmado as valentes exibições desses botafoguenses netos, cuja estréia foi vitoriosa, a 7 de maio na quadra do América, quando abateram o Magnata por 8x7, com Antonio Carlos (4), Cesar (2), Flávio (2), Antonio e Eduardo.

Posteriormente, perdemos para o C. I. B. por 9x7, mas ganhamos os pontos, pois que o nosso adversário colocou em sua equipe um elemento acima da estatura regulamentar e a 19 de maio, fomos vencidos pelo Madureira T C. por 22x13.

ATLETISMO FEMININO

Concorrendo apenas na classe de meninas de 13 a 15 anos, a 31 de maio, o BOTAFOGO brilhou esplêndidamente, logrando o vice-campeonato global, com os seguintes resultados:

50 Metros Rasos - Campeã, Círene Teixeira Gomes, 7s4.

Revezamento - 4x50 - Campeã, turma do B.F.R., com Marina C. de Melo, Cirene Teixeira Gomes, Marilena M. Bianchi e Elizabeth Pereira Simões, em 31s1.
Salto em Altura - Campeã, Elizabeth Pereira Simões, 1m25; 2o lugar, Marli Gomes Marinho, 1m20.

Salto em Distância -  Campeã, Cirene Teixeira Gomes, 4m32; 3o lugar, Marilena Morandini Bianchi, 4m14. 

Contagem Final -  1o lugar, Flamengo, 84 pontos; 2o, BOTAFOGO, 78; 3o Fluminense, 70,5; 4o, Vasco da Gama, 60; 5o, Magnatas, 45; 6o, Nova América, 29,5; 7o, Penha, 15.

Parabéns pois às jovens campeãs e ao seu grande dirigente - Nadim Marreis. 

FUTEBOL DE BOTÕES - A 31de maio, representado por Luiz Fernando Pereira Simões, na classe de 11 a 13 anos, o BOTAFOGO venceu o Raio de Sol por 1x0 e perdeu para o Vasco por 8X2.

Fonte: Boletim Oficial do BFR no 151 junho 1959
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário