Seguidores google+

quarta-feira, 11 de março de 2020

HALTEROFILISMO




Campeonato Carioca de Halterofilismo
Realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro na sede do C.R. do Flamengo, o Campeonato Carioca de Halterofilismo de 1953.

Adolpho Maranhão, peso-galo, Campeão Metropolitano de 1953 e recordista sul-americano de arremesso, com 1071/2 kgs.
Foram duas noites de gala para o pesismo carioca. A sedo do Flamengo esteve repleta de um público vibrante, que acompanhava o desenrolar do campeonato.
Ricardo Calmon, peso meio-pesado. Campeão Metropolitano de 1953 e 4º colocado no ultimo campeonato mundial em Stocolmo. Este atleta está executando um "esquat" com 150 kgs.

Participaram do evento máximo da cidade os seguintes clubes: Botafogo F.R., C.R. do Flamengo; Social Ramos Clube, Ginásio Universitário de Pesos e Alteres.

Luiz Aguiar, peso-pesado. Campeão Metropolitano de 1953. Arranco com 1051/2 kgs.

Ronaldo Cumplido, peso-médio. Campeão Metropolitano de 1953, vencedor da tabela "Hoffman". Arrancou com 105 kgs.

Coube a vitória a equipe botafoguense composta de seis valorosos campeões, vencedores de suas respectivas classes, tais como: peso-galo Adolpho Maranhão; levíssimo Rosálio Nascimento; leve Pantaleão Rinaldi; médio Ronaldo Cumplido; meio pesado Ricardo Calmon e peso-pesado Luiz Aguiar.

Devemos destacar a atuação de Pantaleão Rinaldi e Ricardo Calmon, que conseguiram superar três recordes Metropolitanos, cabendo a Pantaleão o recorde de arranco com 92 ½ e 120 kgs. Para o arremesso e a Ricardo Calmon, 107 ½ para o desenvolvimento.

Acervo particular Alceu de Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 100 de fevereiro e março de 1954
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Do Botafogo a melhor  equipe do país de levantamento de pêso 

Com grande brilho foi realizada noites de 1 e 2 de abril, na séde do Glorioso, o encontro amistoso entre as equipes do Botafogo F. R. e a do S. E. Palmeiras.
Assim, coube este ano ao nosso clube iniciativa na promoção de um encontro entre campeões, de vêz que o Palmeiras foi o campeão paulista de 1953. Ofertada nosso querido Botafogo foi colocada disputa a taça Dr. Paulo Azerêdo ao melhor levantador, e, por oferta da Federação Metropolitana de Halterofilismo na pessôa de seu digníssimo Presidente Leônidas Cumplido, a taça Ibsen de Rossi a equipe vencedora. 
No dia 1 foram realizadas as competições entre as classes de Levíssimos vencida pelo nosso consagrado campeão Rosálio do Nascimento, a de Leves  vencida pelo atleta internacional Américo Ayala, campeão paulista, secundado pelo nosso representante Pantaleão Blanc Rinaldi, a de Médios  onde, mais uma vez coube ao botafoguense Ronaldo Cumplido trazer para o alvi-negro os louros da vitória. Cumpre destacar aqui a atuação marcante do nosso atleta Rodolpho Bezerra, de volta aos tablados. 
No dia 2 assistimos ao desenrolar disputas das classes restantes, em novos triunfos trouxeram para o Glorioso os seus atletas, Luiz Aguar e Ricardo Calmon. Como fêcho da noite o excelente atleta bandeirante Bruno Barabani, classe de pesadíssimos, logrou superar o recorde brasileiro para o arremesso levantando 162,50 quilos, marcando também novo recorde nacional com um total de 400 quilos. Desta forma pela contagem de 29 pontos contra 21 do Palmeiras, o Botafogo de F. R. reafirmou a sua invencibilidade no setor de Halterofilismo. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 103 de junho de 1954
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil anos e era praticado em diversas culturas. Há muitos indícios de povos da China, Egito, Grécia que tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganharem músculos e força física. O exército também logo aderiu à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais preparados e tivessem maior resistência física. O halterofilismo passou a ser praticado pelos soldados do exército e, na Grécia, passou a ser considerado um esporte.

O objetivo deste esporte é levantar uma barra muito pesada, do chão até a cabeça. Cada atleta tem três oportunidades de erguer a barra mais pesada possível. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é vencer o atleta mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.
Durante o século XIX, o halterofilismo chega na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos. O halterofilismo entrou nas Olimpíadas em 1896.
Para homens e mulheres, as competições são organizadas a partir de importantes critérios. Há três disciplinas, com movimentos-padrão: arranco (arranque), arremesso com duas mãos. Quando se soma os maiores pexsos, em cada uma das modalidades de provas, se determina o total a combinar. Nesse caso, o total é mais interessante que a disciplina individual. O arranco tem um grau de dificuldade maior que o arremesso.

Arranco: é a primeira prova, quando se levanta a barra do solo até acima da região da cabeça. O movimento é feito sem pausa. A barra não pode ser apoiada no corpo e permanece em formato horizontal na frente das pernas do atleta. Em seguida, agarrada com as mãos para baixo e puxada em um único movimento até ficar erguida. O levantador se agacha ou dobra as pernas, ergue-se e fica estável por dois segundos. Espera o sinal da arbitragem e ao sinal de “abaixar” a barra, fica imóvel com todas as partes do corpo.

Arremesso: executado em dois momentos. Com a barra colocada em formato horizontal na frente das pernas. Agarrada com as palmas das mãos, à altura do ombro e por cima do peito. O levantador se agacha e dobra as pernas. Depois, ergue-se e fica alinhado. No segundo momento, usa a força conjunta das pernas e braços e levanta a barra acima da cabeça. Faz um movimento de tesoura e se realinha até ficar estável durante dois segundos e aguardar o sinal da arbitragem.

Fonte: https://www.colegioweb.com.br
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


HALTEROFILISMO

A seção de halterofilismo do Botafogo, sob a direção do notável atleta Adolpho Maranhão Bucker de Aguiar, obteve um invicto e inigualado título de undecacampeão carioca, entre 1953 e 1963.
Maranhão, campeão e recordista sul americano, faleceu quando já era Grande Benemérito do Clube.

Na foto, Adolpho Maranhão defendendo nossas cores.

BOTAFOGO: O MAIS ANTIGO CLUBE MULTIESPORTIVO DO BRASIL!

CAMPEÃO DE TRÊS SÉCULOS!


Fonte: BFR Esportes Gerais/facebook
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Do Botafogo, aos seus Campeões 

As 13 horas de sabado, 10 de Dezembro, o Botafogo homenageou os seus valorosos campeões de 1955, dos sete esportes amadoristas que pratica atualmente, com explendido almoço de 133 talheres, no salão restaurante da séde, finamente ornamentado de flores e bandeiras alvinegras, pelo gesto requintado do dedicado casal Rubem Braga. 
Presente o Presidente Paulo Azeredo; o Dr. Geraldo Starling Soares, Presidente da F.M.F. ; o Dr. Osmar Cunha, dignissimo Prefeito de Florianopolos; o Dr. Sergio Darcy, o Dr. Flavio Ramos, o Dr. Henrique Carlos Meyer, Dr. Alceu Mendes de Oliveira Castro e senhora, Dr. Rubem Pereira Braga e senhora, Clovis Soares Dutra e senhora, General Edgard Soares Dutra, Dr. Manoel Maria de Paula Ramos, Roberto Dreyfus, Cidio Carneiro, Coronel Antonio Soares Dutra, Dr. Altair Fonseca, os bravos campeões e inumeros consocios, decorreu o almoço com a maior alegria e cordialidade, tendo, ao final, usado da palavra o Dr. Paulo Azeredo, que agradeceu aos atletas os esforços denodados com que se empregaram em defesa de nossa bandeira, cobrindo-a de honras, embora sem quadra, sem piscina e enfrentando as maiores dificuldades. 
Ao microfone, o Dr. Alceu de Oliveira Castro fez a chamada dos campeões que, intensamente aplaudidos, receberam os seus premios das mãos de nosso Presidente de Ouro que, novamente com a palavra, enalteceu as figuras do Vice-Presidente Sergio Darcy, encarregado do setor amadorista do clube e de Roberto Dreyfus, o nosso grande Diretor do Departamento Técnico, aplaudido em delirlo por seus valarosos pupilos e por todos os presentes. Ouviu-se, em seguida, a palavra vibrante do Dr. Sergio Darcy, saudando a Imprensa e a do Snr. Pilar Drumond, agradecendo em nome dos jornalistas presentes. 
Por ultimo, em nome dos premiados falou magnificamente o Dr Celso Juarez de Lacerda, campeão do remo, frizando que os agradecimentos deveriam ser dirigidos pelos atletas aos dirigentes, pois que era facil vencer, tendo os dirigentes que eles, campeões, tinham a felicidade de possuir. 
Alem dos 101 premios conferidos pelo clube — numero que honra os nossos abnegados amadores — cuja relação vai abaixo, outros foram entregues pela fidalguia de consocios e tambem os conferidos pela F. M . N. aos vencedores de natação (Maria Lucia) e water-polo. Assim, o querido consocio Wilker Carneiro ofertou medalhas as nossas inegualaveis campeãs de basket-ball e ao técnico Charles Borer; o bravo remador Fernando Pessôa Branco, belissimas plaquetes de prata, representando um out-riger a oito, a campeões de Remo e ao Diretor Clovis Dutra; e o Dr. Alceu Mendes de Oliveira Castro, medalhas as atletas Eliana, Ivan, Lucia, Margarida e Neuma Cunha e ao timoneiro João da Costa Côrtes, como vitoriosos campeões em provas de remo dos Jogos Primavera de 54 — 55. 
As 16 horas, ainda no salão restaurante iniciaram-se as danças que decorreram animadissimas, entre todos os nossos jovens campeões, encerando-se as 19 horas esse inovidavel de reconhecimento e de glória, não sem que, e aqui consignamos isso, Dr. Alceu de Oliveira Castro declarou que, abusando da autoridade que lhe conferia sua tradicional amisade a secção Feminina, sentia-se a vontade, aprovado que fora antecipadamente pela mais estrondosa ovação do banquete, merecidamente a dirigida, para proclamar, como de fato clamava — como Atleta Nº 1 da Secão Feminina do Botafogo durante o ano 1955 — YVONNE DE ARAUJO SANTOS — que foi grande ,no basket, como foi de no volley, atuando sempre com abnegação, eficiencia e disciplina exemplares.
 RELAÇÃO DOS ATLÊTAS E DIRIGENTES PREMIADOS 
HALTEROFILISMO — CAMPEÕES DA SEGUNDA CATEGORIA — Medalhas de vermeil: 
1 - Antonio Pereira da Silva; 2 — Aroldo Mendes de Araujo; 3 — Damião da Silva Rabelo; 4 — Herminio de Azevedo; 5 — José Augusto Adnet; 6 — Osmar Fernandes de Nogueira; 7 — Renato Euripedes Nascimento; 8 — Wilson R. da Silva; 9 — Diretor Adolfo Maranhão. 

Acervo Particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 111 de janeiro de 1956
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
HALTEROFILISMO BOTAFOGO, TRI-CAMPEÃO CARIOCA 

Confirmando sua fama de que só conhece a vitória, desde sua instalação no BOTAFOGO a Secção de Halterofilismo, campeã carioca de 1953 e 54 (no ano passado não se realizou o certame) vem de levantar magnificamente a Campeonato de 1956. Parabens, pois, ao Diretor Adolpho Maranhão, ao técnico José Alves Reis e aos bravos campeões, cuja ação é apreciada no seguinte relatório: 
Em 12 de setembro de 1956 
"Ao Sr. Diretor do Departamento Técnico: 
Venho por intermédio dêste relatório, comunicar, que o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS levantou o tituo de TRI-CAMPEÃO CARIOCA, nos dias 4, 5 e 6 do corrente, realizado no Carioca Sport Clube, pela contagem de 30 (trinta) pontos contra 26 (vinte e seis) pontos do 2º colocado.
Foram os seguintes atletas que participaram desta vitória: 
1º ADOLPHO MARANHÃO — (1º lugar "CLASSE DOS GALOS") 
2º — CELSO LOPES DA SILVA — (2º lugar "CLASSE DOS GALOS") 
3º — JOSE AUGUSTO ADNET (1º lugar "CLASSE DOS LEVISSIMOS) 4º — OSWALDO LEÃO (2º lugar "CLASSE DOS LEVES") 
5º — PEDRO MENNA B. FILHO —(3º lugar "'CLASSE DOS LEVES")
6º - PANTALEÃO B. RINALDI — (11º' lugar "CLASSE DOS MÉDIOS)
7º — OSMAR F. D. NOGUEIRA —( DESCLASSIFICADO) 
8º — LUIZ AGUIAR (1º lugar "CLASSE DOS MEIOS PESADOS" ) 
9º — ANTONIO PEREIRA (2º lugar "CLASSE DOS PESADÍSSIMOS") 
Merecendo louvores os seguintes atletas. OSWALDO LEÃO, JOSÉ AUGUSTO ADNET e OSMAR FERNANDO NOGUEIRA, por terem subido de classe, para garantir a vitória. Aproveito a oportunidade de lembrar que ADOLPHO MARANHÃO, PANTALEÃO B. RINALDI e LUIZ AGUIAR, conseguiram obter 3 (três) vitórias consecutivas nêstes três últimos anos. Sem mais, espero continuar merecendo todo o apóio desta Diretoria. 
a) José Alves Reis — Técnico
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
BOTAFOGO CAMPEÃO DE ESTREANTES 

Nossa gloriosa secção de halterofilismo, sob o comando de seu dedicado diretor Adolpho Maranhão Buker de Aguiar e a direção técnica de José Alves Reis, vem de levantar brilhantemente o Campeonato de Estreantes de 1956, efetuado a 29 de julho último. 
Consagraram-se campeões: Celso Lopes da Silva, primeiro lugar em pêso galo, record de arranco de 70 kg. e considerado o melhor levantador; José Warmuth Teixeira, segundo em levissimos; Leonidas Cumplido e Carlos Augusto Manhães, primeiro e segundo, respectivamente, em peso leve. 
Sôbre a brilhante façanha, o BOTAFOGO recebeu o seguinte ofício da F.M.H. subscrito por seu Presidente, o eminente vereador Dr. Anibal Espinheira: 
"Ilmo. Sr. Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas; Vimos, por meio dêste, apresentar ao glorioso clube Botafogo de Futebol e Regatas, nossas congratulações pela brilhante vitória alcançada por sua equipe na conquista do Campeonato Metropolitano de Levantamento de Pêsos de Estreantes de 1956, realizado no dia 29 de julho p. passado. 
Cumpre-nos, também, ressaltar a atuação do Levantador alvi-negro, o pêso galo Celso Lopes da Silva, que logrou bater o record existente na 3ª categoria para posição de Arranco, e que constituiu o título de o melhor levantador da competição, fazendo jús aos nossos mais entusiásticos cumprimentos.
 Sem mais, na esperança de que o B. F. Regatas continuará a trilhar seu caminho de glórias no esporte, aproveitamos o ensejo rara reafirmar nossos protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente 
a) Anibal Espinheira Presidente" 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 119 de outubro de 1956
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
CAMPEONATO BRASILEIRO 

Magnífica foi a atuação de nossos atletas no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo, efetuado em São Paulo, como se conclue da comunicação abaixo, de nosso técnico José Alves Reis: 
Rio de janeiro, 25 de setembro de 1956 
"Ao Sr. Diretor do Departamento Técnico: 
Conforme Comunicação já fetia pela Federação Metropolitana de Halterofilismo, solicitando a V. As., permissão para quatro atletas e o técnico da Secção de Halterofilismo participarem do Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 do corrente mês, venho relatar-lhe a atuação dos mesmos. 
1 — ADOLPHO MARANHÃO — Campeão Brasileiro na classe dos galos, confirmando o record carioca de total, com 257,5 kg. em sua posse. 
2 -- OSVALDO LEÃO — Bi-Campeão B-2- brasileiro na classe de levíssimos, igualando  record sul-americano no desenvolvimento 95 kg., batendo o record brasileiro e carioca do total com 285 kg. 
3 -- PANTALEÃO B. RINALDI - Campeão Brasileiro na classe de médios. 
4 — PEDRO MENNA BARRETO FILHO - Por motivo particular, não tomou parte. 
Com estes resultados, fica provada a eficiência técnica de cada atleta. 
Cordiais saudações 
a) José AIves Técnico de Halterofilismo

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungbsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 120 de novembro de 1956
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O Botafogo FR na temporada de 1956 levantou os seguintes títulos:
- Campeão Carioca (tri-campeão)
- Campeão de Estreantes
- Vice-campeão de 2ª categoria

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 123 de fevereiro de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
BOTAFOGO - Bi-campeão de Estreantes 

Sob o comando do diretor Adolpho Maranhão Bucker de Aguiar e a direção técnica do Professor José Alves Reis, o Botafogo acaba de consagrar-se, brilhantemente, Bi-Campeão Carioca de Estreantes em competição efetuada na séde do C. R. do Flamengo, a 23 e 24 de abril último. 
Assinalamos os seguintes resultados: 
Classe de Galos —Campeão Nilton Silva, _om 202,5 kg de total (10 pontos); 2º lugar, José Garrido Rodrigues, com 200 kg (7 pontos). José Garrido em tentativa extra, igualou record existente para espaduamento e arremesso, com 90 kg. 
Classe de Levíssimos — Campeão Jean Perakis, com 227,5 kg, total (10 pontos). 
Classe de Leves — Campeão William Pinheiro de Lima, com 230 kg. (10 pontos). 
William igualou o record de desenvolvimento com 70 kg. 
Classe de Médios Campeão, Carlos Maia, com 227,5 total. 
RESULTADO POR EQUIPES: Campeão, Botafogo F. R., 37 pontos; 2º lugar, Academia Titã, 10; 3º lugar, C. R. Flamengo, 5. 
O melhor levantamento foi Jean Perakis, Botafogo, com 2.047,5, de índice técnico e com o total de 227,5 kg, com péso corporal de  58.150 kg. 
Não tomaram parte, por ordem técnica, os atletas Ayrson Ribeiro e José Fabiano do C. Lemos, que estavam classificados como reservas, ficando ambos destinado ao campeonato do próximo ano.
Encerramos esta noticia com os maiores parabens aos jovens campeões do difícil desporto e aos seus dedicados dirigentes, aguardando novas façanhas em breve prazo. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 127 de junho de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Campeão da 3ª  Categoria

Sobre nova façanha da gloriosa secção de halterofilismo, eis o relatório de seu dedicado técnico Professor José Alves Reis.
''Venho por intermédio deste, comunicar-lhe que o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS sagrou-se Vice-Campeão do II Interclubes, e Campeão da 3ª Categoria de 1957 respectivamente, com a participação de dois clubes: Clube de Regatas  do  Flamengo e o BOTAFOGO  DE FUTEBOL E REGATAS, realizado no Grêmio Cultural e Esportivo  Chaim Weizman no dia  8 do corrente mês de Junho às 17 horas, com a seguinte contagem de pontos:

INTER-CLUBES - 1º C.R. Flamengo, com 69 pontos; 2° BOTAFOGO F.R., com 46 pontos.
3ª CATEGORIA - 1°  BOTAFOGO F.R. com 47 pontos; 2º C.R. Flamengo, com 17 pontos.

Foram os seguintes atletas do BOTAFOGO F.R. que participaram no II INTERCLUBES, com as respectivas colocações e pontos:

GALOS - 2° lugar, Celso Lopes da Silva, 7 pontos.
LEVISSIMOS - 1º lugar, José Augusto Adnet, 10 pontos; 2 lugar, José Warmuth Teixeira, 7 pontos.
LEVES - 1º lugar,  Oswaldo  Leão, 10 pontos; 2º lugar; Hermínio de Azevedo, 7 pontos.
MEDIOS - 3º lugar, Osmar Fernando D. Nogueira, 5 pontos.

TOTAL: 46 pontos.
E, na 3ª categoria, foram os seguintes atletas: . .
GALOS - 1° lugar, José Garrido Rodrigues, 10 pontos; 2° lugar, Nilton Silva, 7 pontos.
LEVISSIMOS - 1º lugar , Jean Perakis,  10  pontos.
LEVES - 1° lugar, William Pinheiro de Lima, 10 pontos.
MEDIOS - 1º lugar, Carlos Maia, 10 pontos.
TOTAL - 41 pontos.

O  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS apresentou, mais uma vez, "OS  MELHORES ATLETAS"   deste campeonato,  respectivamente  da  1ª e 3ª Categorias: Oswaldo Leão e Jean Perakis, ambos merecendo elogios pela grande  atuação.
Por motivos particulares deixaram de participar neste campeonato, os seguintes atletas da 1ª categoria: Pantaleão B. Rinaldi, Adolpho Maranhão B. Aguiar e Pedro Augusto M. Barreto Filho, com isto perdemos 25 pontos certos.

RECORDES OBTIDOS PARA, O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
GALOS - José Garrido Rodrigues, igualou com 90 kg. o de arremesso para 3ª.  
LEVISSIMOS - Jean Perakis, bateu com 95 kg. o de arremesso para a 3ª.
LEVES - Oswaldo Leão, igualou  com 95 kg., bateu com 97,5 ,kg., e, em 4ª tentativa extra, aumentou-o para 100 kg. no desenvolvimento para 1ª categoria.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 129 de agosto de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 133 de outubro de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-







Fonte: Gentilmente cedidas Instagran Marcílio Figueiró
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
BOTAFOGO EXTRA-CAMPEÃO CARIOCA
Nossa gloriosa seção de halterofilismo praticamente invicta desde sua criação em outubro de 1953, acaba de lavrar novas façanhas e de conquistar outros títulos, dentre os quais, o maior de todos — Campeão do Rio de Janeiro, no caso, Tetra-Campeão cobrindo de louros seus notáveis atletas, e abnegado diretor Adolpho Maranhão Bucker Aguiar, também, tetra-campeão e o eficiente técnico Professor José Alves Reis. 
Melhor do que ninguém, o Professor Reis define, em seus relatórios, as façanhas da secção.
-Comunico-vos que; nos dias 11 e 12 do mês de novembro, foi realizado no Carioca Sport Clube (Jardim Botânico, 650), com inicio às 21 horas, o Campeonato Metropolitano de 1ª Categoria da F.M.H., de 1957 com vitória estrondosa do B.F.R. contra o C.R.F.,  com isso o B.F.R. conseguiu o TETRA campeonato, nessa modalidade de esporte amador; totalizando 92 pontos contra 14 do C.R.F.
O motivo que levou a essa grande diferença de pontos, foi a falta da comparecimento de alguns atletas adversários, e pela "PODEROSA EQUIPE" campeã apresentada, pelo B.F.R.. Outrossim, comunico-vos que o B.F.R. apresentou mais uma vez, o melhor atleta deste campeonato pela "Tabela Hoffman", o Sr. Oswaldo dos Santos Leão, e o mesmo conseguiu bater o seu próprio record, no estile DESENVOLVIMENTO, na classe de Leves, que era 100 quilos, para 100,650 (acusado pela balança). Seguem as colocações e contagem de pontos dos atletas participantes do B.F.R.. 

GALOS — 1º lugar, Adolpho Maranhão B. Aguiar, 10 pontos; 2º Celso Lopes da Silva — 7. 
LEVISSIMOS — 1º lugar, José Ganido Rodrigues, 10 pontos. 
LEVES — 1º lugar, Oswaldo Santos Leão, 10 pontos; 2º lugar, Pedro Augusto M. Barreto Filho, 7, 3º Herminio de Azevedo, 4; 4º Wallian Pinheiro de Lima, 3. 
MEIO-PESADOS — 1º lugar, Luiz Pereira Aguiar, 10 pontos. PESADISSIMOS — 2º lugar, Antonio Pereira da Silva, 7 pontos. MEDIOS -  1º lugar, Pantaleão Mane Rinaldi, 10 pontos; 2º lugar, Osmar Fernando D. Nogueira, 7; 3º Sylvio Pereira Lima, 4; 4º Carlos Maia. 3.
"Comunica-vos que o B.F.R. acaba de se sagrar CAMPEÃO no 3º Inter-Clubes; CAMPEÃO no de 2ª Categoria e VICE-CAMPEÃO no de 3ª Categoria, com 81 pontos contra 44 do segundo colocado, com 47 pontos sem adversário e 10 pontos contra 10 desempatando pela TABELA HOFFMAN, favorável ao C. R. do Flamengo, respectivamente. 
Foram seguintes atletas participantes do III INTER-CLUBES, com as seguintes colocações e pontos, nas respectivas categorias e classes do B.F.R., realizado nos dias 26 e 30 de setembro e 1 de outubro, na séde do C. R. Flamengo, às 21 horas: 
Ill INTER-CLUBES
 GALOS — 1º lugar, Adolpho Maranhão B. Aguiar, 10 pontos; 2º, Celso Lopes da Silva, 7; 3º, José Garrido Rodrigues, 4; 4º, José Augusto Adnet, 3. 
LEVISSIMOS — 1º lugar, Jean Perakis, 10 pontos; 2º, Nilton Silva, 7. 
LEVES — 1º lugar, Oswaldo Santos Leão, 10 pontos; 2º Pedro Augusto M. B. Filho, 7; 3º, Willian Pinheiro de Lima, 4. 
MEDIOS – 1º lugar, Silvo Pereira Lima, 10 pontos; 3º Osmar Fernando D. Nogueira, 4; 4º Damião da Silva Rabello, 3; 5º Carlos Maia, 2. 
TOTAL: — 81 pontos. 
SEGUNDA CATEGORIA 
GALOS — 1º lugar, José Garrido Rodrigues, 10 pontos. 
LEVISSIMOS – 1º lugar, Jean Perakis 10 pontos; 2º Nilson Silva, 7. 
LEVES — 1º Willian Pinheiro de Lima, 10. 
MEDIOS – 1º lugar, Carlos Maia, 101 pontos. 
TOTAL — 47 pontos. 
TERCEIRA CATEGORIA 
MEDIOS – 1º lugar, Damião da Silva Rabello — 10 pontos. 
Nesta categoria, venceu o C. R. Flamengo pela tabela Hoffman, pois haviam empatado por pontos "em classes diferentes, prevalecendo o peso corporal multiplicados pelo total.
Mais uma vez o B.F. R. conquistou dois records neste campeonato: Oswaldo Santos Leão igualou o total na classe dos Leves  com 297,5 quilos na Primeira Categoria e pelo atleta Jean Pérakis que também obteve o total na classe de Levíssimos com 247,5 na Segunda Categoria com isto quebrando o record que era de 246 quilos. 
O B. F. R. apresentou o melhor atleta do III Inter-Clubes pela tabela Hoffman, com Oswaldo Santos Leão e, na Segunda Categoria, com o atleta Jean Perakis.

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 134 de janeiro de 1958
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Eis o relatório do Professor José Alves Reis comunicando novas proezas da valorosa secção:
Relatório técnico do 1º TORNEIO INTER CLUBES de todas as categorias de 1958 (Dias: 29 e 30 de maio de 1958).

Levo ao vosso conhecimento, que a secção de halterofilismo sagrou-se mais uma vez campeã desse Torneio e Vice-campeã na 35 categoria, conforme a relação em anexo.

Outrossim, Comunico-vos a contagem final por equipes:

1º lugar - Club de Regatas do Flamengo ............ 56 pontos
2º lugar - Club de Regatas do Flamengo .............57 pontos
3º lugar -  Agremiação Aspirante Nascimento ... 10 pontos 

PARA A 3ª CATEGORIA:
1° lugar -  Clube de Regatas do Flamengo......... 56 pontos
2º lugar - BOTAFOGO F.R......................................52 pontos
3º lugar - Agremiação Aspirante Nascimento ....16 pontos

Foram os seguintes recordes conquistados pelo B.F.R.:

240 quilos de total, para 3ª Categoria, na classe de levíssimos, pelo atleta Miltoncíles Ferreira da Silva.

105 quilos no desenvolvimento para a 1ª categoria, pelo atleta Hermógenes da Encarnação Gouveia.

O atleta Míltoncíles conseguiu quebrar também o recorde no arremesso com 97,50, e ser o melhor atleta da noite na 3ª categoria.

O B.F.R. apresentou o melhor atleta do torneio: Oswaldo Santos Leão.

Sem mais, espero continuar merecendo todo  o apóio dessa Diretoria.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 1958.

as.) Prof. José Alves Reis - Técnico da Secção

PARA O TORNEIO

RELAÇÃO NOMINAL DOS ATLETAS COM AS RESPECTIVAS COLOCAÇÕES PARA O TORNEIO

Galos

Adolpho Maranhão B. Aguiar  1º lugar 10 pontos
Celso Lopes da Silva 3° lugar 04 pontos
Marcelo José Geiger 4º lugar 03 pontos
Ayrson Ribeiro 5º lugar 02 pontos

Levíssimos 
Miltonciles Ferreira da Silva 1º lugar 10 pontos
José Warmuth Teixeira 3º lugar 04 pontos

Leves

Oswaldo Santos Leão 1° lugar 10 pontos
William Pinheiro de Lima 2º lugar 06 pontos
Hermínio Azevedo 3º lugar 04 pontos
Amaro Cavalcante da Silva 4° lugar 03 pontos

Médios

Hermógenes da Enc. Gouveia 1º lugar 10 pontos
Pantaleão Blanc Rinaldi         2º lugar 06 pontos
Sílvio Pereira Lima         3º lugar 04 pontos
Damião da Silva Rabello         4º lugar 03 pontos
Carlos Maia 5º lugar 02 pontos
Djalma Pereira Victoria 6º lugar 01 pontos
        TOTAL 82 pontos

PARA A 3ª CATEGORIA 

Galos

Marcello José Geíger 1º lugar 10 pontos
Ayrson Ribeiro 2º lugar 06 pontos

Levíssimos

Miltonciles Ferreira da Silva 1º lugar 10 pontos

Leves

Amaro Cavalcante da Silva 1º lugar 10 pontos

Médios

Damião da Silva Rabello         1º lugar 10 pontos 
Djalma Pereira Victoria 2º lugar 06 pontos
        TOTAL 52 pontos

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 140 de julho de 1958
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
HALTEROFILISMO 

Do professor José Alves Reis, técnico da Secção de Halterofilismo, recebemos as seguintes comunicações: "Levo ao vosso conhecimento que o BOTAFOGO F. R. acaba de vencer por "W. O.", o 2º Torneio Inter-clubes de 1ª  categoria, do corrente ano, por não comparecimento dos atletas adversários á hora exata da pesagem como é de rotina. Estavam inscritos os, seguintes clubes: Club de Regatas do Flamengo e a Agremiação Aspirante Nascimento. 
Por êste motivo, não foi necessário a pesagem de nossos atletas, o referido campeonato foi marcado para os dias 4 e 5 de agosto, sendo realizado no Clube Leblon. 
Outrossim, comunico-vos que o BOTAFOGO F. R. foi representado no, primeiro dia pelo atleta José Warmuth Teixeira, na classe dos Levíssimos e, no, segundo dia, pelo atleta Oswaldo dos Santos Leão, na classe dos Leves. Sem mais, valho-me do ensejo para renovar a V. Sa. protestos de minha estima e consideração. 
Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1958. 
as.) Prof. José Alves Reis Técnico da Secção de Halterofilismo 
Campeonatos das 2ªs e 3ªs Categorias, realizados no C. R. F.. em 17 e 18 de setembro, de 1958: 
Levo ao vosso conhecimento que o B. F. R. acaba de vencer os referidos campeonatos, com grande brilhantismo, uma vez que concorreu apenas com 4 atletas, contra 7 do Club de Regatas do Flamengo, conseguindo sobrejujar tecnicamente seus adversários. 
Fiz a distribuição de um atleta por classe, para melhor conquista, tendo os nossos atletas se mostrado superiormente técnicos e a prova está que todas as primeiras colocações foram por nós conseguidas. 
A contagem final para as 2ª e 3ª categorias, foi a seguinte: 
1º lugar, B. F. R., com 40 pontos; 2º lugar, C. R. F., com 39 pontos. Disputaram estes campeonatos os seguintes atletas: 
GALO — Marcelo José Geiger, 1º lugar, 10 pontos. 
LEVISSIMOS -  Miltonciles Ferreira da Silva, 1º lugar, 10 pontos. LEVES — Amaro Cavalcanti da Silva, 1º lugar, 10 pontos. 
MEDIOS - Damião da Silva Rabello, 1º lugar, 10 pontos e Leonidas Cumplido (desclassificado). 
Total: 40 pontos. 
Por êste motivo, peço-lhe que seja consignado na ficha de cada um destes atletas, um VOTO DE LOUVOR, por esta grande conquista. Apezar de estar afastado das atividades halterófilas, o atleta Leonidas Cumplido foi convocado e tomou parte, para abrilhantar a nossa gloriosa secção, mas, infelizmente, não teve sucesso nas suas tentativas de arremesso, sendo, por isso, desclassificado; não de-xarei, contudo de registrar o grande espírito de equipe deste nosso atleta, que se fez merecedor do mesmo voto. Devido ao seu estado de saúde, não competiu o atleta Djalma Victorio. 
RECORDES CONOUISTADOS PELO BOTAFOGO F. R.: 
Na classe dos Levíssimos, foi conquistado o recorde de arremesso com 100 quilos, para a 3ª categoria, e o mesmo igualado para o de 2ª, pelo atleta Miltonciles Ferreira da Silva; ainda este mesmo atleta conseguiu bater o recorde de total da 3ª categoria, que era de 240, para 247,500, sendo êste mesmo total recorde de 2ª categoria. Está de parebens, portanto, êste grande atleta, pelo seu brilhante índice técnico. 
Mais uma vez o Botafogo F. R. apresentou o melhor atleta destes Campeonatos pela Tabela Hoffman, o grande Miltonciles Ferreira da Silva. 

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 143 de outubro de 1958
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Brasil Campeão Sul-Americano

Encerrando com chave de ouro o ano magistral de 1958 em que se consagrou nos mais diversos certames mundiais e continentais, o Brasil vem de levantar magistralmente o I Campeonato Sul Americano de Halterofilismo,  efetuado em Buenos Aires, com inicio a 18 de dezembro último.

E o BOTAFOGO que, através seus atletas; e dirigentes, contribuirá decisivamente em inúmeras das conquistas nacionais, aos nomes gloriosos de Nilton Santos, Didi, Garrincha, Zagalo, Paulo Amaral, Neuci, Marlene, LourivaI, Baianinho, Antenor Soneghuettí, Nadim, Murilo, Quaresma e outros, ligou mais alguns, os de seus bravos multicampeões cariocas de halterofilismo.

A delegação brasileira teve em sua chefia o desportista e atleta botafoguense Leonidas Cumplido, antigo diretor do Mourisco e, como técnico, o nosso Professor José Alves Reis, que dirigiu estupendamente a equipe nacional, vencedora com 26 pontos contra 23 da Argentina e 10 do Peru. 
Adolpho Maranhão Bucker de Aguiar, nosso grande diretor e campeão e Oswaldo dos Santos Leão, o querido Cangate, foram, além disso, campeões individuais, já que se consagraram vencedores em primeiro lugar em suas respectivas categorias e Hermógenes da Encarnação Gouvêa foi vice-campeão de médios.

Maranhão, em pêso galo, obteve 82,5 em força + 85 em arranque + 105  m "envion" = 272,5; Oswaldo, em leves, 105 + 95  + 120 = 320  Hermógenes, em médios, 297,5 quilos. Disse Leonidas Cumplido ao "Jornal do Brasil", de 25-12-58: "Adolpho Maranhão, na categoria de Galos, venceu por grande margem de pontos. Leves foi a competição mais bonita e Oswaldo Leão, ao vencer a prova, derrotando o argentino Paz, verdadeiro ídolo na Argentina, tornou-se o Ievantador que melhor impressão causou durante todo o campeonato".
Parabéns, pois, aos nossos grandes campeões sul-americanos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial BFR nº 146 janeiro 1959
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
I TORNEIO INTERCLUBES

São os seguintes os relatórios do Professor Reis, sobre nossas últimas competições:

Senhor Presidente

Comunico-vos que o B.F.R. venceu o I Torneio Interclubes de 1959, da 1ª categoria, no dia 2-4-59 realizado na sede social B.F.R.
Foram os seguintes clubes inscritos para o referido torneio: B.F.R., C.R.F., Grêmio da Escola Naval e o Clube de Regatas Santa Luzia; estes últimos não compareceram ao torneio.
A contagem final foi a seguinte:

1º lugar - B.F.R. com 39 pontos e, em 2º lugar, o C.R.F. com 24 pontos; foram os seguintes atletas que tomaram parte  neste campeonato.

GALOS
1º lugar - Adolpho Maranhão Bucker Aguiar - 10 pontos - total: 235.
2º lugar «Celso Lopes da Silva -  6 pontos - total: 210.

LEVISSIMOS
2º lugar - Miltonciles Ferreira da Silva - 6 pontos - total: 247,5.
3º lugar - Marcelo José Geiger - 4 pontos - total  205.

LEVES
1º lugar - Amaro Cavalcanti da Silva - 10 pontos - total 225.
Desistiu, com permissão técnica, o atleta Oswaldo dos Santos Leão.

MÉDIOS
2º lugar - Damião da Silva Rabello - 6 pontos - total 270.
4º lugar - Carlos Maia - 3 pontos - total: 225.

MEIO PESADO
Desistiu com permissão técnica o atleta Ricardo Calmon.

Sem mais, subscrevo-me mui atenciosamente,

a) Prof. Jose Alves Reis, técnico da Secção de Halterofilismo.

Campeonatos de Estreantes de 1959 de Ievantamento de Pesos

Competição a 9-4-59

Senhor Presidente:

Venho por intermédio deste relatar o desenvolvimento técnico obtido pelos nossos atletas participantes no referido campeonato.
Apesar de poucos meses de treino, os atletas estreantes do B.F.R. apresentaram o melhor nivel técnico, conforme será esplanada, seguindo abaixo a classificação geral:

GALO
O  B.F.R. não apresentou atleta nesta classe e o C.R F. 1 atleta.

LEVÍSSIMO
O B.F.R. não apresentou atleta nesta classe, e o C.R.F 3 atletas. (notando-se que dois atletas, 2º e 3º lugares, competiram sem condições técnicas).

LEVE
2º lugar, João da Silva, 6 pontos; 3° Francisco das Chagas Freire, 4 pontos; (o C.R.F. apresentou um primeiro lugar.

MÉDIO
2º lugar, Francisco Ferreira Filho, 6 pontos; este atleta empatou com o 1º, mas como era mais pesado ficou em 2º lugar. O C.R.F. colocou um primeiro e um terceiro, este último não tinha condições técnicas para competir.

MEIO-PESADO
2° lugar - Joaquim Osório M. Ferreira, 6 pontos: o C.R.F. colocou um primeiro lugar.

PESADO
1° lugar, David Monteiro Gomes, 10 pontos; foi o melhor atleta da noite, com 8 records quebrados. O C.R.F. não apresentou atleta nesta classe.

Como vimos o B.F.R. deixou de apresentar atletas nas classes de galo e Ievissímos e o C.R.F. não apresentou na classe de pesado, tendo lançado mãos em atletas veteranos com mais de cinco anos de peso (na verdade nunca competiram), como os das classes de galo, leve e de meio-pesado, ficando portanto absoluto nessas Categorias, defrontando-se com os verdadeiros estreantes (novatos) do B.F.R., que souberam enfrentá-los com todo o espírito de luta desportiva e técnica, estando portanto merecedores do voto de Iouvor pelas suas brilhantes atuações.
O B.F.R. concorreu com 5 atletas contra 8 do C.R.F., totalizando o B.F.R. 32 pontos Contra 64 do C.R.F.

Sem mais, espero continuar merecendo todo o apoio da diretoria.

Rio, 10 de abril de 1959.

a) Prof. José Alves Reis, técnico.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 150 de maio de 1959
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

A 7 de maio ultimo, nova vitória dessa gloriosa secção, assim comunicada pelo seu eficiente técnico.
"Venho por intermédio deste comunicar-lhe a vitória do B.F.R. no II Torneio Inter-Clubes da 1ª Categora, realizado no dia 7 do corrente, na Escola de Educação Física do Exército, às 20:30 horas, pela contagem de 45 a 8, contra o Clube de Regatas do Flamengo.
Estão todos os atletas de  parabéns,  pelo grande índice técnico apresentado, uma vez que todos melhoraram suas marcas individuais, salientando-se o campeã o sul-americano da classe de leves, pelo motivo de ter igualado o record sul-americano brasileiro ,e quebrado o carioca, que já lhe pertencia, no primeiro levantamento  olímpico (DESENVOLVIMENTO)   com   110  quilos,   e   quebrando  o total  carioca  que  também   já era  seu com 325 quilos.
Foram os seguintes atletas que disputaram o referido torneio, com os respectivos  lugares  e  pontos.
Foi classificado o melhor atleta da noite pela tabela Hofman, o Sr. Oswaldo dos Santos Leão.
Outrossim, comunico-vos que a grande diferença, na contagem final, foi motivada por falta de material de competição dos atletas adversários.
Sem mais, espero continuar merecendo   todo  o   apoio  dessa diretoria.

Rio de  Janeiro,  15  de  maio ele 1959
a )  Prof.  José Alves Reis Técnico de Secção

LEVÍSSIMOS
1º - Lugar - José Marcelo Geiger 10 pontos.

LEVES
1º Lugar - Oswaldo dos Santos Leão 10 pontos.
2º Lugar - Amaro Cavalcanti da Silva  6 pontos.

MÉDIOS
1º - Lugar - Damião da Silva Rabello     10 pontos.
2º - Lugar - William Pinheiro de  Lima  6 pontos.  
4º - Lugar - Carlos Maia  3 pontos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 151 de junho de 1959 
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O BOTAFOGO recebeu o seguinte ofício da Federação Metropolitana de Halterofilismo e Culturismo,  sob nº 69-60 e datado de 1-8-60:

"Ilmo. Sr. Presidente do BOTA FOGO DE FUTEBOL E REATAS:

A Federação Metropolitana de Halterofilismo e Culturismo, comunica que o atleta OSWALDO DOS SANTOS  LEÃO  do  BOTAFOGO  F. R. fez  o  índice  estipulado  pelo  C.O.B. no  dia  10    de   julho  do  corrente ano, com esplêndidas marcas, estando portanto, o BOTAFOGO F. R. de parabéns por ser o único clube do Estado  da  Guanabara  a  se  fazer  representar   nas   Olimpíadas    de    Roma, no nobre esporte de  ferro.
Foram as  seguinte s marcas:

DESENVOLVIMENTO   - 117.5 acusou na balança 116,900, constituindo recorde carioca - brasileiro sul-americano e a melhor marca pan-americana.

ARRANCO - 105 - acusou  na balança 104,700, constituindo recorde carioca e brasileiro .

ARREMÊSSO    - 137,5 acusando na balança 137.600, constituindo recorde carioca.

TOTAL - 355, com os seguintes parciais: 117,5 - 102.5 - 135.

Como o índice estipulado era de 360, o atleta conseguiu fazê-lo em quartas tentativas, no arranco e arremesso, com as marcas já mencionadas, o total, também constituiu recorde carioca e brasileiro.
Aproveito a oportunidade para reiterar a V.Sª, os protestos de mais alta estima e respeitosa consideração.

a) Prof. Antonio Carlos Ponde de Leon - Diretor Técnico de Levantamento

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 166 de setembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

NOVOS TRIUNFOS

A 25 de agosto, no Campeonato de Exercício Básico de 2° categoria, o BOTAFOGO participou com um único atleta - Ionnes Perakis, que logrou um lindo primeiro lugar na prova de Ieves (100 - 50 - 175 - 192,5) - 517,5 sendo que fez 175 no agachado e 192,5 no levantamento de terra sendo ambos também de 1a categoria.

Levantamos lindamente o Campeonato da 2ª Categoria de levantamento de pesos com os seguintes resultados: 

LEVÍSSIMOS

1º lugar - Walter Soares Zoel (60-65-70). Total - 195 (B.F.R.). - 10 pontos.

LEVES 

1º lugar - Ionnes Perakís (85-82,5-115). Total - 282,5 -(B.F.R.).- 10 pontos.

3° lugar - Francisco das Chagas Freire (60-65-80). 

Total - 205 (B.F.R.) - 4 pontos.

DESCLASSIFICADO - Mauro Gomes Nízzo (60-X-75) - B.F.R.)

MEDIO

1º lugar - José Szczerbacki (8.-72,5-100). Total.- 252,5 (B.F.R.) - 10 pontos.

PESADO

1° lugar - David Monteiro Gomes (92,5-87,5-115). Total - 295 (B.F.R.) - 10 pontos.

O atleta Ionnes Perakís fez em 4ª tentativa no ARREMÊSSO, 117 quilos conseguindo quebrar o record de 115.

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES: 1º lugar, BOTAFOGO F. R. 44 pontos; 2° C. R. Flamengo, 6 pontos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 167 de outubro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
HONRA À FIDELIDADE

Como nos anos anteriores, no monumental desfile que inaugurará sua Olimpíada Interna, o BOTAFOGO fará a solene entrega do Prêmio Honra à Fidelidade, e criado em 1954,por ocasião do Cinquentenário, para enaltecer os amadores que então estivessem em atividade, com dez temporadas sucessivas, em defesa do pavilhão alvinegro.
Posteriormente, em 1957, a Diretoria tornou o prêmio permanente, regulamentando-o, mas ficou uma falha, quanto à temporada para a contagem inicial, que, nas condições existentes, era a de 1945, quando o mais justo seria fazer retroagir tal contagem, a partir de 1943, ano primeiro do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS. 

Aprovada tão equitativa sugestão, beneficia ela, um único atleta, que cessou suas atividades antes de 1954,  o veterano Domingos César Cãmara (Mingote), nosso bravo defensor em remo, natação e water-polo, que esteve em ininterrupta atividade, de 1940 a 53, e agora receberá sua medalha de prata.

Dos novos, temos Efrânio Caboudy, que se iniciou em 1951, nos Jogos Infantis do "Jornal dos Sports" e prosseguiu, primeiro na natação e, depois, no basket, até hoje.
E, com quinze temporadas - medalha de ouro - o extraordinário e dedicadíssimo atleta Nadím Severo Marreis, que tendo estreado em 1946, reúne em seu acervo os títulos por equipe, de campeão de novíssimos de 1946 e carioca de 48-49-50-51; campeão carioca individual de disco em 47-48-49-50-51 e 52 - novíssimos de 46 e juniores de 46-47; campeão carioca de peso em -47-48-49-50-51; de novíssimos em 46 e de juniores em 46 e 4:7; campeão carioca de martelo em 1949 e de novíssimos em 46: campeão brasileiro de disco em 49, 51 e 56 e de peso em 49 e 51, com 56 primeiros lugares e 33 segundos em defesa das cores botafoguenses.

Nadim possui, ainda, os seguintes resultados:

DISCO

23-6-46 - Carioca - 42m69
28-7-46 - Carioca - 43m58
24-8-46 - Carioca - 45m01
14-9-46 - Juniors - 41m30
30-10-46 - Juniors - 40m26
30-8-47 - Juniors - 43m88
9-11-47 - Juniors - 44m80
19-6-47 - Brasileiro - 46m46
20-6-48 - Brasileiro - 46m81

PÊSO

23-6-46 - Novíssimos - 13m82
12-9-47 - Troféu Brasil - 14m03
21-3-48 - Carioca e Brasileiro - 14m83
11-11-50 - Troféu Brasil - 14m55

MARTELO

23-6-46 - Novíssimos e Juniores - 44m37

Portanto, 29 títulos de campeão e 11 records reúne o querido Nadim que, na secção de atletismo, é o nosso mais vitorioso atleta de todas as épocas.

Com os novos premiados, fica assim constituído o invejável Quadro "Honra à Fidelidade":

- OURO -

1 - Adhemar Cecílio Manes; 2 - Fernando Pinto Dias; 3 - Margarida Tereza Nunes Leite; 4 - Nadim Severo Marreis.

- PRATA -

1 - Álvaro Roma Filho; 2 - Armando Caetano; 3 - Ariel Léo Rosemberg; 4 - Domingos César Câmara; 5 - Edinaldo Cavalcanti Ramalho; 6 - Efrânio Caboudy; 7 - Hermes Krohne; 8 - Ilo Monteiro da Fonseca: 9 - Irwin Steinberg; 10 - Ivany Benita Rivera; 11 - Jose Augusto Didier Barbosa Viana; 12 - José Roberto Haddock Lobo; 13 - Julien Gomes de Oliveira; 14 - Manoel Adolfo Pereira Gomes Filho; 15 - Marise Ribeiro Brito Freire; 16 - Mauricio de Toledo; 17 - Nuno Álvares Linhares Veloso; 18 - RauI  Gonçalves Soares; 19 - Ricardo Osborne Manso da Costa; 20 - Samuel Schemberg; 21 - Vercingetorix de Souza Rosas; 22 - William Scheimberg.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 167 de outubro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Confirmando  suas  espetaculares  intervenções  anteriores,  desde que foi criada, nossa invencível secção  de  halterofilismo  vem  de  levantar galhardamente   o Hepta  Campeonato  da  Cidade,  glorificando  seus bravos atletas, o diretor Adolfo Maranhão e o técnico Professor José Alves Reis.
A competição  foi  efetuada  a  25  e  26 de  outubro,  logrando  nossos denodados campeões, os seguintes resultados:

CAMPEONATO CARIOCA DE LEVANTAMENTO DE PESOS - Dia 25-10-1960.

GALOS
1º lugar  - Celso Lopes  da  Silva (70 - 70 - 87,5) = 227,5 - 10 pontos.
2º lugar  - Marcelo José Geiger  (75 - 65 - 82.5) = 222,5  - 6 pontos.

LEVISSIMO
1º lugar - Mintonciles Ferreira da Silva (77,5 - 85 - 107.5)  - 210 -10 pontos.

LEVE
1º lugar - Ionnes Perakis (87,5 - 85 - 115)  - 292,5 - 10 pontos.
2º lugar - Herminio  Azevedo - (7,5 - 70 - 95) - 245 - 6 pontos.

MÉDIO
1º lugar - Willian Pinheiro de Lima (95 - 80 - 107,5) - 282,5 - 10 pontos.
2º lugar - José Szczerbacki (75 - 75 - 95) = 215 - 6 pontos.
Desclassificado: Carlos Maia

PESADO 
1º lugar - David Monteiro  Gomes (97,5 - 82,5 - 10.5) -  285 - 10 pontos.

PESADÍSSIMO
1º lugar - Jorge Pereira Maltez (95 - 92,5 - 115) = 302,5 - 10 pontos.

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º lugar - BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 59 pontos.
2º lugar - Club de Regatas do Flamengo -  20 pontos.

CAMPEONATO CARIOCA DE EXERCÍCIOS BÁSICO - Dia 26-10-60

LEVES
1º lugar - Ionnes  Perakis  (100 - 50 - 70 - 190) = 510 - 10 pontos.
4º lugar - Marcelo José  Geiger (92,5 - 45 - 105 - 140) - 382,5 - 3 pontos.

CLASSICAÇÃO POR EQUIPES

1º lugar - Olímpico Clube, 30 Pontos; 2º BOTAFOGO DE FUTEBOL E   REGATAS, 13 pontos,  3º, Academia  Penha de Pesos e Halteres, 6  pontos.
RECORDES OBTIDOS DURANTE A competição
. .
202,5 quilos, conseguido pelo atleta Ionnes Perakis do BOTAFOGO F.R. em 4ª tentativa extra, no exercício de levantamento de terra.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 169 de dezembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

CAMPEONATO DE 3ª CATEGORIA DE E. BÁSICOS

Concorremos com um único atleta ao Campeonato de Exercícios Básicos de 3ª categoria, efetuado a 29 de junho, em nossa sede. David Montero Gomes, que obteve o 2º lugar na prova de pesados (95 - 57,5 - 175 - 215), com 542,5, tendo também, com 175 quilos em agachado, batido o record de 3ª 2ª e 1ª categorias.

Eis a contagem final - 1º lugar, Bangu, 33 pontos; 2°, Academia Osmar Nogueira, 6; 3º BOTAFOGO, 6; 4°, A. Penha, 6; 5° A. Abolição. 4.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 190 de setembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
CAMPEÃO CARIOCA DE EXERCÍCIOS BÁSICOS 

O BOTAFOGO vem de levantar magnificamente o Campeonato Carioca de Exercícios Básicos, efetuados a 30 de outubro, na sede do Olímpico, obtendo os seguintes resultados: 
LEVES 
1º lugar — Miltonciles Ferreira Silva — (105-55-160-200) 520 10 pontos 4º lugar — Marcelo José Geiger (105-50-110-160) 425   3 pontos 
MÉDIOS 
2º lugar — William P. de Lima (105-55-155-200) 515   6 pontos 7º lugar — Carlos Maia (80-40-145 180) 445   O pontos 
PESADOS 
1º lugar — Jorge P. Maltez (127,5-72,5-167,5-215) 582,5   10 pontos 4º lugar — Eduardo S. R. Costa (157,5-60-140-170) 527,5   3 pontos 
Contagem geral: 1º lugar, BOTAFOGO F.R, 32 pontos; 2º Academia Oscar Nogueira, 18; 3º, Academia Penha de Pesos e Halteres, 12; 4º, Bangu A. C., 9; 5º, Ginasium Portuário, 3. 
RECORDS CARIOCAS CONQUISTADOS PELO BOTAFOGO 
LEVES — Miltonciles Ferreira Silva, com 200 quilos no levantamento de terra. 
PESADOS — Eduardo Sivan Ribeiro, com 157,5 quilos no supino. 

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 181 de dezembro de 1961
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Octa-Campeão Carioca 

A 11 de dezembro, na sede do Carioca E. C., nossa invencível equipe de halterofilismo levantou esplendidamente o OctaCampeonato de Levantamento de Pesos. Glória, pois, aos seus bravos atletas, ao Diretor Adolpho Maranhão Bucker de Aguiar e ao grande técnico Professor José Alves Reis que, mais uma vez, souberam honrar o Pavilhão Alvi-Negro. Foram os seguintes os nossos resultados técnicos: 
GALOS 
1º lugar, Celso Lopes da Silva (70-65-85) Total: 220 - 10 pontos. 
2º lugar, Marcelo José Geiger (755-60-80) Total: 215 - 6 pontos. 
PLUMAS
1º lugar, Waldomiro Pessanha (80-20-100) Total: 260 - 10 pontos 
LEVES
1º lugar, Miltoncicles Ferreira Silva (95-90-115) Total: 300 - 10 pontos. 
MÉDIOS 
1º lugar, William Pinheiro de Lima (92,5-85-110) Total: 287,5 - 10 pontos. 

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES 
1º lugar   BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS — 46 pontos. 
2º lugar — C. R. Flamengo — 19 pontos. 

Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 182 de janeiro de 1962
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Chegamos   ao   fim   de   mais   uma temporada desportiva, cujos resultados impõem um alto conceito  aos  dirigentes  e  atletas  botafoguenses pela   viva    fé nas nossas  cores, em todos os momentos de ação.
Estamos evoluindo a passos largos e há no ambiente GLORIOSO uma verdadeira inclinação atlética, fortalecida pela esperança de produção mais   evidente no corrente ano, muito embora o findante tenha sido construtivo, favorecendo-nos ensinamentos amplos e variados, tanto nos setores   amadoristas   como  no profissional.
É um  conforto   verificar  a   marcha   dos números  no  apanhado  que  se  segue,  facultando-nos  comprovar   a  inabalável  crença   dos atletas botafoguenses de todas as categorias, cuja fibra  corresponde  plenamente às  diretrizes traçadas pelos dirigentes.
Bons resultados evidenciam saúde, preparo integral, perseverança, disciplina, dedicação "inteligência, fatores esses comuns ao conjunto de atletas em perfeita correspondência com a firmeza da Administração do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS nos mais simples problemas.

PARABÉNS GLORIOSO!

HALTEROFILISMO
Levantamento de Pesos

Torneio Aberto "Caracu" - estreantes - 2° lugar
Torneio Aberto Caracu - Qualquer Classe - vencedor
Torneio Aberto Caracu - geral - vencedor
Campeonato Metropolitano - octa-campeão

Exercícios Básicos
Campeonato de estreantes - campeão
Campeonato 3ª categoria - campeão
Campeonato cidade do Rio de Janeiro - campeão

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 184 de março de 1962
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
CAMPEÃO DE ESTREANTES DE LEVANTAMENTO DE  PESOS 
A 30 de março último, na sede social do Grajau Ténis Clube, o BOTAFOGO levantou galhardamente o Campeonato de Levantamento de Peso para Estreantes com os seguintes resultados: 
LEVES 
— 2º lugar, Joel Djahjah (62,5-70-90). Total: 212,5 — 10 pontos.
 MÉDIOS 
— 1º lugar, Waldomiro Miranda Lins Gouveia (82,5-65-90). Total: 237, 5 —10 pontos
- 2º lugar, Abel Francisco Rodrigues (75-70--90). Total: 233 — 6 pontos. 
- 4º lugar, Augusto Francisco da Silva (80-60-90. Total: 230 — 3 pontos. 
MÉDIO-PESADO — 1º lugar, Rodney Américo dos Reis (80-80-110). Total: 270 -10  pontos.
PESADO — 1º lugar, Eduardo Sivan Ribeiro Costa . Total: 295 — 10 pontos.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES — 1º lugar,  BOTAFOGO F. R., com 49 pontos; Bangu A. C., com 16 pontos. 
Recordes Conquistados durante o Campeonato de Estreantes MÉDIOS — Waldomiro Miranda Lins Gouveia igualou com 82,500 no desenvolvimento e o atleta Augusto Francisco da Silva igualou em 4º tentativa, também com 82,500 no desenvolvimento. 
MEIO PESADO — Rodney Américo dos Reis igualou o arranco com 80 quilos e bateu o de arremêsso com 110 quilos e meio, também de 3ª categoria.
PESADO — Eduardo Sivan Ribeiro Costa bateu com 105 quilos o de desenvolvimento, também para 3ª e 2ª categorias, no arranco igualou com 80 quilos e, no arremêsso bateu com 110 quilos e meio, também de 3ª categoria, e no total com 295 quilos bateu também, sendo de 3ª categoria. 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 188 de julho de 1962
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Campeonato de 2ª categoria de exercícios básicos

A 6 de setembro, na sede social do Sete de Setembro F.C., efetuou-se este campeonato, no qual obtivemos os seguintes resultados:

Leves

2º lugar - Waldemiro Peçanha - (90-45-135-170) - Total: 440  -  6 pontos.

3º lugar - Hermínio Azevedo - (80-40-100-50)- Total: 370 - 4 pontos.

Médios

2º lugar - Carlos Maia (90-50-140-180) - Total: 460 - 6 pontos.

Record - Carlos Maia bateu, com 150 quilos o de agachado 2ª categoria.

Pesados

2º lugar - Eduardo Sivan Ribeiro Costa (165-65-155-195) - Total: 580 - 6 pontos.

Record - Eduardo Sivan Ribeira Costa bateu, com 165 quilos, o de Supino, de 2ª e 1ª categorias.

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPE

1º lugar - Campeão - Bangu Atlético Clube, com 30 pontos.
2º lugar - Vice -  BOTAFOGO F. R., com 26 pontos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 193 de dezembro de 1962
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Enea Campeão de Levantamento de Peso
Bicampeão Carioca de Exercícios Básicos
Vice-Campeão de Levantamento de Pesos da 2.a Categoria

A Federação Carioca de Halterofilismo e Culturismo, no sentido de melhor divulgar o halterofilismo, houve por bem realizar no ginásio do trabalhador da Companhia Siderúrgica Nacional - Volta Redonda, em 19 de dezembro último, os campeonatos Cariocas de Levantamento de Pesos, de segunda e qualquer categoria da temporada passada.

No campeonato da segunda categoria atingiu nosso Clube o vice-campeonato,
enquanto no de qualquer classe, como já é hábito, o BOTAFOGO conquistou a láurea da vitória, o que faz pelo nono ano consecutivo. O resultado final foi esmagador, isto se devendo ao trabalho extraordinário do técnico José Alves Reis, a magnífica orientação do nosso diretor Adolpho Maranhão Bucker Aguiar e atuação precisa e cheia de fibra dos nossos valorosos atletas. Anteriormente. no dia 17 de novembro passado, no Carioca Esporte Clube, foi realizado o Campeonato Carioca de Exercícios Básicos para Qualquer Categoria, no qual o BOTAFOGO depois de árdua luta com o aguerrido Bangu AC., vitoriou-se pela pequena margem de três pontos, obtendo um representativo Bi-Campeonato.

Aos atletas da gloriosa secção, apresentamos nossos agradecimentos pelo muito que vêm fazendo pela crescente projeção do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS.

RESULTADOS TÉCNICO
Campeonato Carioca de Exercícios Básicos
Qualquer Categoria

1ª prova - leves -1º lugar, Miltonciles Ferreira Silva (100-55-142,5-130) - Total - 477 kg,5; 3°, Hermínio Azevedo (65-45-110-160) - Total - 400; 4°, Marcelo José Geiger (90-50-105-150). Total: 395.

2ª prova - Médios - 2º lugar, Carlos Maia (95-50-I55-192,5). Total: 492kg,5.

3ª prova - Pesados - 1º lugar, Eduardo Sivan Ribeiro da Costa (165-70-165-205). Total: 605 kg; 4°, David Montero Gomez (95-60-170-200), total: 525.

Obs. Eduardo Sivan Ribeiro da Costa igualou o record carioca, com 165 quilos no supino e superou o de total, com 605 quilos.

Resultado final: 1º lugar, BOTAFOGO F.R. (bi-campeão), 36 pontos; 2º lugar, Bangu A. C. 33 pontos.

CAMPEONATO CARIOCA DE LEVANTAMENTO DE PESOS

2ª Categoria

2° prova - Leves - 19 lugar, Levy Figueira Lima (65-60-85). Total: 210 kg; 
3ª prova - Médios - 2º lugar, Abel Francisco Rodrigues (80-70-95), Total: 245 kg; Nelson da Silva Pires foi desclassificado. 
4ª prova - Meio-pesados - 1º lugar, Eduardo Sívan Ribeiro Costa (107,5-80-110), total: 297,5; 2º, José Sczerbascki (85-75-100), total: 260; 3º, Rodney Américo dos Reis (75-75-100), total: 250.

Obs - O atleta Eduardo Sivan Ribeiro da Costa quebrou o recorde da categoria, de desenvolvimento, com 107kg,5.

Resultado final: 1º lugar, Bangu A.C., 40 pontos; 2º lugar, BOTAFOGO F.R., 36
pontos (Vice-campeão).

Campeonato carioca de Levantamento de Pesos - Qualquer Categoria

1ª prova - Galos - 1º lugar, Celso Lopes da Silva (70-72,5-90), total: 232 kg; 2º, Marcelo José Geiger (75-60-80), total: 215.

2ª prova - Plumas - 1º lugar, Waldomiro Peçanha (80-70-90), total: 240 kg.

3ª prova - Leves - 1º lugar, Miltonciles Ferreira Silva (90-85-115) total: 290 kg; 2º, Orlando da Silva Machado (80-75-100), total: 255; 3º Levy Figueira Lima (65-80-65), total: 210.

4ª prova - Médios - 1º lugar, Pedro Augusto Menna Barreto (90-80-110), total: 280 kg; 2º, Carlos Maia (85-75-109), total: 260; 4º, Abel Francisco Rodrigues (80-70-95), total: 245.

5ª prova - Meio-pesados -  1º lugar, Eduardo Sívan Ribeiro da Costa (107,5-80-110), total: 297kg5; 2º, José Sczerbaski (85-75-100), total: 260; 3º, Rodney Américo dos Reis (75-75-100), total: 250.

6ª prova - Pesado Ligeiros - 1º lugar, David Montero Gomez (100-90-115), total: 305 kg.

Resultado Final: 1º lugar, BOTAFOGO F.R. (Eneacampeão), 95 pontos; 2º, Bangu A. C., 19 pontos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 194 de janeiro de 1963
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
TÍTULOS DO ANO DE 1962

Campeonatos de Exercícios Básicos:

2a  Categoria -  Vice-campeão.
1a Categoria -  Vice-campeão.

Campeonatos de Levantamento de
Pesos :

Estreantes -  Campeão.

3a  Categoria - Campeão

2a  Categoria - Vice-campeão

1a  Categoria -  Campeão.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 195 de fevereiro de 1963
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

HALTEROFILISMO

Recordes e medalhas de ouro internacionais

Ø Gold medal blank.svg 1 Medalha de Ouro Individual - Peso Galo (272,5 Kg no total) por Adholfo Maranhão Bucker Aguiar - Buenos Aires (Argentina): 1958
Ø Gold medal blank.svg 1 Medalha de Ouro Individual - Peso Leve (320 Kg no total) por Oswaldo dos Santos Leão ("Cangate") - Buenos Aires (Argentina): 1958
Ø 1 Recorde Sul-Americano em Arremesso de Peso - Peso Galo (107,5 Kg) por Adholfo Maranhão Bucker Aguiar Rio de Janeiro: 1953

Rio de Janeiro Competições estaduais

Ø 11 Campeonatos da Cidade do Rio de Janeiro de Levantamento de Pesos Masculino: 1940,1953/1954/(1955 não houve)1956/1957/1958/1959/1960/1961/1962/1963
Ø 5 Campeonatos Carioca de Levantamento de Pesos Masculino de 2ª Categoria: 1955, 1958/1959/1960, 1963
Ø 5 Campeonatos Carioca de Levantamento de Pesos Masculino de 3ª Categoria: 1957, 1959/1960, 1962/1963
Ø 6 Campeonatos Carioca de Levantamento de Pesos Masculino de Estreantes: 1956/1957/1958, 1960, 1962/1963
Ø 1 Campeonato da Cidade do Rio de Janeiro de Exercícios Básicos Masculino: 1961
Ø 1 Campeonato Carioca de Exercícios Básicos Masculino de 2ª Categoria: 1963
Ø 2 Campeonatos Carioca de Exercícios Básicos Masculino de 3ª Categoria: 1961, 1963
Ø 2 Campeonatos Carioca de Exercícios Básicos Masculino de Estreantes: 1961, 1963

Fonte: Wikipédia
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
CAMPEÃO CARIOCA DE EXERCÍCIOS BÁSICOS NA CATEGORIA ESTREANTES

A 10 de maio ultimo na se sede do Cortume Carioca Social Clube, o Botafogo levantou esplendidamente o Campeonato Carioca de Exercícios Básicos para Estreantes com os seguintes resultados:

Leves

1º lugar - Orlando da Silva Machado (105-50-145-170). Total: 470kg-10 pontos
2º lugar - João Silva (90-50-115-165) Total: 420kg-6 pontos
4º lugar - Levy Figueira Lima (90-50-115-145). Total: 400kg-3 pontos

Médios

1º lugar - Abel Francisco Rodrigues (110-55-130-202,5). Total: 497,5kg-16 pontos
3º lugar - Nelson da Silva Pires (110-50-140-195). Total: 495kg-4 pontos

Classificação por equipes

1º lugar - Botafogo FR - 33 pontos
2º lugar - Bangu A.C - 10 pontos
3º lugar - Academia Penha de Pesos e Halteres - 9 pontos

Recordes conquistados durante o campeonato

Leves - Orlando da Silva Machado igualou em quarta tentativa os seguintes recordes de estreantes: 150 kg no agachado e 180 kg de Terra, tambem igualando no total com 470kg (soma dos quatro exercícios). 
Médios - Abel Francisco Rodrigues bateu os seguintes recordes nas pedidas normais: com 202,5 kg (estreantes 3ªe de 2ª), no levantamento de Terra, e no total (soma dos quatro exercícios) com 479 kg (estreantes 3ª e de 2ª)

Levo ao conhecimento de V.Sa. que a Seção de Halterofilismo fez uma demonstração de Levantamento Olímpicos e de exercícios básicos, de acordo  com a solicitação do Suruí Atlético Clube, no dia 8 do corrente mês às 20,00 horas em sua sede social à rua Manoel Cavanelas, 280 - Brás de Pina.
A demonstração foi dividida em duas partes: Teórica e Prática. A Teórica foi feita por mim, durante a prática pelos seguintes atletas:
1) Orlando da Silva Machado, demonstrou o levantamento estilo alemão "SQUAT", no arranco e no arremesso.
2) Carlos Maia, demonstrou o levantamento, desenvolvimento e o Exercício Básico, o levantamento de Terra.
3) Eduardo Sivan Ribeiro Costa, demonstrou o levantamento desenvolvimento, e os Exercícios Básiico, Supino e Rosca Direta.
4) Miltoncilles Ferreira da Silva, demonstrou o levantamento estilo Americano "SPLIT" no Arranco e no Aremesso.
5) João Silva, demonstrou o levantamento de Arremesso em estilo "SPLIT" e o Exercício Básico, o Agachado.
Atenciosamente: Prof. José Alves Reis - Técnico

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial BFR nº 200 julho de 1963
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Campeão de Levantamentos Olímpicos e Exercícios Básicos da 2ª Categoria


O BOTAFOGO conquistou, esmagadoramente, os campeonatos de Levantamentos Olímpicos e de Exercícios Básicos, realizados na sede do Carioca E. C. e em nossa sede, respectivamente, nos dias 26 de setembro e 21 do outubro, estando de parabéns os nossos brilhantes halterofilistas, que se
conduziram, tecnicamente, conforme vai abaixo:

LEVES

1º lugar: João Silva (80-70-95) Total: 245 - 10 pontos
2º lugar: Carlos Alberto Marques de Oliveira (70-55-75) Total: 200 - 6 pontos.

MÉDIOS

1º lugar: Nelson da Silva Pires (90-80-110) Total: 280 - 10 pontos
2º lugar: Carlos Alberto Costa (90-75-95) Total: 260 - 6  pontos.

PESADOS LIGEIROS 

1º lugar: Eduardo Sívan R. Costa - (105-85-110) Total: 300 - 10 pontos.
2º lugar: Antônio José da Silva (82,5-65-90) Total: 237,5 - 6 pontos.

Classificação por equipes

1º lugar: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, com 48 pontos. 
2º lugar: Bangu A. C. com 18 pontos.

Campeonato de Exercícios Básicos

LEVES:

1º lugar: Miltonciles Ferreira da Silva (105-60-160-205) Total: 530 - 10  pontos.
2º lugar: Waldomiro Pessanha (90-50-160-200) Total: 500 - 6 Pontos.

MÉDIOS:

1º lugar: Eduardo Sivan Ribeiro Costa (167,5-67,5-185-200) Total: 619 - 10 pontos.

PESADOS:

Desclassificado: Jorge Pereira Maltez - (140-75-145-x).

Recordes conquistados durante o Campeonato

LEVES: Miltonciles Ferreira da Silva, com 205 de Terra, sendo de 2ª e 1ª categoria.

MÊDIOS: Abel Francisco Rodrigues com 520 de total, sendo de 2ª categoria.

Classificação por equipes

1º lugar: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS com 42 pontos.
2º lugar: Bangu Atlético Clube com 27 pontos.


Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial BFR nº 205 de dezembro de 1963
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
TÍTULOS DO BOTAFOGO FR
Campeonato Estadual de 1963
Campeonato Estadual de 1962
Campeonato Estadual de 3ª Categoria de 1962
Campeonato Estadual de Estreantes de 1962
Campeonato Estadual de 1961
Campeonato Estadual de 1960
Campeonato Estadual de 1959
Campeonato Estadual de 1958
Campeonato Estadual de 1957
Campeonato Estadual de 1956
Campeonato Estadual de 1954
Campeonato Estadual de 1953

Fonte: esporterio.blogsport.com
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-




Nenhum comentário:

Postar um comentário