Seguidores google+

segunda-feira, 9 de março de 2020

SACOPÃ REMO

REMO:
GUARNIÇÃO CAMPEÃ CARIOCA
CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE NO SAGOPAN

Mais uma brilhante vitória conseguiu a nossa seção de Remo, no domingo, 1.° de agosto. Com uma guarnição composta de atletas oriundos da Escolinha, conquistamos o Campeonato Carioca de Junior, na prova de QUATRO COM PATRÃO.

Sobre a conquista, ouvimos o treinador campeão, Arnaldo Brant Correa, que assim se expressou:

_ Quero aqui ressaltar o esforço desses valorosos remadores, que se dedicaram a fundo, inclusive treinando a noite, quando assim era necessário. Considero a persistência e a união como os fatores fundamentais para chegarmos ao nosso objetivo.

Arnaldo diz que, na primeira regata, o resultado não foi muito bom, tendo em vista o retorno das férias.

- Na segunda, foi formado um Quatro sem timoneiro, que, apesar de ser bastante pesado, já apresentou bons resultados. Nesta regata, o barco do Vasco da Gama abalroou por três vezes a nossa guarnição, mas o juiz, apesar de haver desclassificado o infrator, não paralisou a prova. Mas, na terceira regata, ficamos em 2o lugar, com pouca diferença do Flamengo.

0 treinador conta que, na quarta regata, em que é dado o titulo ao Clube e ao atleta por tipo de barco, surgiu a idéia de colocar a equipe no barco QUATRO COM TIMONEIRO.

_ Para nós foi mais vantajoso, porque o barco era bastante leve, um barco de fabricação estrangeira (italiano) e devido a isto conseguimos chegar ao tempo esperado, de 5 minutos e 19 segundos.

Eis a equipe campeã.:
Timoneiro: Ricardo de Toledo. Remadores: Cláudio Cavalcante de Carvalho, Vinicius D'Antonio, Carlos José de Campos Matos e Carlos Eduardo Câmara L.Pinto.

Desta equipe, segundo Arnaldo, apenas Cláudio Cavalcante de Carvalho não poderá disputar por esta categoria em 1977, devido ao fato de haver completado o limite de idade, passando a disputar na categoria de Aspirantes.

A PALAVRA DOS CAMPEÕES

Fomos, então, ouvir a opinião dos jovens campeões.

Primeiramente, o timoneiro Ricardo de Toledo, o "General", que tem apenas 13 (treze) anos de idade, mas já tem personalidade e estuda na 7a série do Instituto Souza Leão.

- A turma, disse ele, é legal; eles não falam muito durante a prova, pois eu sempre digo que, no barco, só quem comanda é o timoneiro. E sou sempre respeitado.

Para concluir:

- O que eu quero mesmo é ser remador.

Já. o Vinicius Duantonio, que e o voga da guarnição (aquele que da o ritmo), carioca, 16 anos e aluno da Escola Técnica Federal e Carlos Eduardo Câmara L. Pinto, falaram:

- Tínhamos fé na vitória, mas a certeza só veio depois dos 1.000 metros. Cláudio Cavalcante de Carvalho, o sota-voga da guarnição (o que dá imediato apoio ao voga), carioca, de 17 anos, cursando o 2o ano cientifico e Carlos José de Campos Matos, também de 17 anos e aluno da Escola Técnica Federal, opinaram igualmente:

-Achamos Arnaldo um excelente técnico, que muito apoio nos tem dado. Para nós, treinar de manha não e problema, tendo a grande vantagem da maior pureza do ar. Agradecemos o total apoio que nos foi dado pela Diretoria do BOTAFOGO e
aconselhamos a todos aqueles que queiram ser campeões como nos, a ingressar na Escolinha de Remo do BOTAFOGO.

O mérito da vitória também deve ser outorgado a estes colaboradores:

- Baltazar (mestre armador); Antonio (preparador físico); Gauchinho (assistente técnico); Irineu, Gil, Toninho e Nivaldo.

A todos, as congratulações do BOTAFOGO, cuja Diretoria promete, para breve, o inicio das obras de sua sede no Sacopã, com belíssimas instalações para seus remadores e alunos. 

CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE

A construção da nova sede será o reerguimento do nosso Remo, sem a.qual não podemos competir em igualdade de condições com os nossos valorosos co-irmãos, que desde há muito tempo possuem suas sedes náuticas em perfeitas condições de funcionamento.

A segunda etapa será a reformulação da nossa flotilha de barcos, atualmente, em estado muito deficiente. Esperamos que, com a construção da nova carpintaria e com a ajuda que pleitearemos dos órgãos Governamentais (CND e OBD), possamos solucionar todos os problemas no setor de remo. 

É bom que se repita que o belo projeto de construção da sede do Sacopan é de autoria do Engenheiro e abnegado botafoguense Dr. Nelson Ramos, inteiramente de graça, e que prevê: nova. garagem, dormitório, vestiário, refeitório, banheiros, carpintaria, etc.

Parabéns, também, ao Vice-Presidente de Remo, Henrique José Pereira de Lucena., que muito tem trabalhado nesse setor do clube, enfrentando todas as dificuldades ora existentes.

E, ainda, agora, na quinta regata do Campeonato Carioca de Remo, o BOTAFOGO ganhou a prova SINGLE-SKIFF aspirantes A, com o magnífico atleta Paulo Cesar Dworakowshi, 2.000 metros, em sete minutos e vinte segundos. O barco "Regulus”, que estreava nessa regata, foi recentemente batizado pela Sra. Eugenia Borer, sua madrinha.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-





REMO

NOVO TANQUE DE TREINAMENTO



Neste início de temporada, nossas guarnições vêm obtendo excelentes resultados, graças ao eficiente e dedicado trabalho realizado no Sacopã e que conta com a incansável direção do Vice-Presidente de Remo, Henrique Lucena e o Diretor, Antonio Carlos A. Azevedo. O treinador botafoguense é Arnaldo Brand Correa, responsável pelas nossas equipes há alguns anos.
Foi motivo de bastante alegria na , Sede do Sacopã, a recente inauguração de um novo e moderno tanque de treinamento dos remadores alvinegros, o que vem proporcionando um maior desenvolvimento das qualidades do nossa equipe. Novos melhoramentos serão proporcionados na sede da Lagoa Rodrigo de Freitas, de acordo com  os recursos proporcionados pelo CND.
Já foram realizadas até o presente momento, três regatas das dez programadas pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), para a temporada náutica de 1978. Na 1a  Regata, realizada na manhã do domingo, dia 19 de março, o BOTAFOG0 participou de três provas, vencendo a 8a - Extra-2  sem timoneiro - Aspirante A - Prova de Velocidade - 500 metros - com o tempo de 1'35 e os seguintes remadores participantes:
Ricardo Pilz Vieira e Bráulio de Nazaré. Obtivemos ainda, dois segundos lugares, na 4.a prova - Single Scull- Junior B - 1.500 metros e na 7a  prova - 4 sem timoneiro - Junior B - 1500 m, ficando bem próximo dos respectivos primeiros colocados. Na 4a prova remou José Grynfogiel que obteve o tempo de 6’12. Na 7a  disputa, remaram pelo ALVINEGRO, Rodolfo Ernesto Prellwitz Junior. Ricardo Ramos de A. Carvalho, Roberto de Moraes Mendes e Luiz Carlos Guedes Valente
- tempo de 5’45. Colocamo-nos em 3o lugar na 1a  Regata.
Na 2a  Regata do Campeonato de Remo, realizada em 9 de abril, melhoramos nossa participação, obtendo três primeiros  lugares, dois segundos e um terceiro. Na primeira prova do dia - 4 com timoneiro - Aspirantes A - 2.000 m - vencemos brilhantemente com esta equipe: 
Timoneiro: Nilton Silva Alones Remadores: Ricardo Pilz Vieira, Samir dos Santos Xavier e Bráulio de Nazaré. Na segunda prova, novo triunfo da ESTRELA, SOLITÁRIA (Prova Extra-Double Scull - Infantis -  500 m) com os remadores: Sergio Fernando de Souza e Carlos Eduardo Borges da Fonseca. Na quarta prova dia disputa, Single Scull - Juniors A - 1.000 metros - repetiu-se a vitória, botafoguense, com o remador Mario Jorge Martins da Cruz Santos. Na oitava prova do Programa (Prova Extra - Single Scull -  SEM VITÓRIA - 2000 metros) alcançamos a segunda colocação com a participação do remador Cid Renan da Silveira Lobão. Na prova seguinte, novo segundo lugar dos botafoguenses, na Double Scull  - Juniors B - 1.500 metros, com o remadores Ricardo Ramos Aragão de Carvalho e José Grynfogiel. No encerramento do programa (Outrigger a oito remos - Juniors B – 1.500m), nossa guarnição: Timoneiro; Willy Pedro Vasconcellos Prellvritz; Remadores Ernesto Prellwitz Junior, Jacques Waldmann, Camilo Simon Espth Pedroso, Oscar José Azeredo Evangelista, Amir Szklo , Roberto Kuster Filho , Roberto de Moraes Mendes e Luiz Carlos Guedes Valente. Obtivemos a 3a colocação na Contagem  Geral desta Regata. Esclareça-se que conquista de  Provas Extras, não contam ponto para a Regata em disputa e nem para os diversos campeonatos e troféus.
Na cinzenta manhã do domingo dia 7 de maio – realizou-se na Lagoa Rodrigo de Freitas, a 3a Regata  do Campeonato de 1978. Novamente nossa equipe apresentou-se muito bem. A equipe que tem o comando do treinador Arnaldo Brant Correa, alcançou a vitória em quatro provas do Programa, três segundos lugares e um 5° lugar. É de se ressaltar, o belo desempenho botafoguense em todas as provas nas quais foram inscritas guarnições do alvinegro clube. 
Nosso primeiro triunfo, deu-se na segunda prova (Extra-2 com Timoneiro Nilton Silva  Alonso: Remadores: Ernesto Becker e Celmo Montovani.
Na  quarta prova do Programa -  Prova  Clássica Imprensa Carioca, fizemos  “ponta e dupla", com o belíssimo triunfo de Paulo César Dworakowskí no barco "B" e Sérgio Brasil Sztancsa (2o  lugar) no barco “A”.  Paulo César obteve o tempo de 8’36 e Sérgio Sztancsa, perfez a distância em 8’42.  Na prova seguinte (Extra - Single Scull - Infantis - 500 metros), a primeira colocação ficou com o botafoguense Sérgio Fernandes de Souza. Em quinto lugar, outro remador alvinegro Carlos Eduardo Borges da Fonseca, no barco “B”. Na sétima prova do dia - o 4 sem Timoneiro – Júnior  “B” -  1500 metros  chegamos em 2o  lugar, com os seguintes remadores: Rodolfo Ernesto Prellwitz  Junior, Ricardo Ramos Aragão de Carvalho, Roberto de Moraes Mendes e Luiz Carlos Guedes Valente. O tempo obtido foi de 5'29.  Na 3a prova novo sucesso do "VOVÔ DOS ESPORTES NAUTICOS" - Prova Extra-2 sem Timoneiro-Seniors até 15 pontos - Prova de Velocidade – 500 metros; tempo de 1'45 e os remadores Virgílio Augusto de Andrade e Vicente Paulo Resende. Na décima e ultima prova. (Outrigger a oito - Aspirantes B - 2.000 m) colocou-se o BOTAFOGO em 2o  lugar com o tempo de 7’6. O Timoneiro foi Milton Silva Alonso e os remadores foram: Paulo Cesar Dworakowskí, Gustavo L. de Lima Câmara, Ricardo Pilz Vieira, Fernando Santos Xavier, Samir dos Santos Andrade, Jose Grynfogiel, José Eduardo Dias Almeida e Bráulio de Nazaré.
Todos os vencedores da 3a  Regata, estão classificados para a disputa da 4a  Regata  em Campos (RJ), no dia 4 de Junho vindouro. A próxima Regata (5a) a ser realizada no Rio de Janeiro, será. no próximo dia 2 de julho.
Contamos com o incentivo de todos os adepto-s da causa botafoguense, para que cada vez mais sejam alcançados os resultados a que faz jus um clube tradicional como é o BOTAFOGO FR.
Fonte: Boletim Informativo do Botafogo no 233 de março junho de 1978
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
PROGRAMA DOS FESTEJOS COMEMORATIVOS DO SESSENTENÁRIO DO C.R. BOTAFOGO E DO CINQUENTENÁRIO DO BOTAFOGO F.C., DE 1º DE JULHO A 15 DE AGOSTO



Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 103 de junho de 1954
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



Nenhum comentário:

Postar um comentário