Seguidores google+

segunda-feira, 9 de março de 2020

MEIO SÉCULO DE GENERAL SEVERIANO

MEIO SÉCULO DE GENERAL SEVERIANO

Por Alceu Mendes de Oliveira Castro

 A 5 ele janeiro de 1937, o  Conselho  Deliberativo  do  Cube  elegia  Presidente  um  jovem de 34 anos, antigo integrante de nossas equipes infantis de 1916  a  18 - Sergio Darcy, fazendo o merecido elogio de Paulo Azeredo, que terminava a sua impressionante administração de onze anos, com a conquista do Decreto  nº 289.

Sergio Darcy, moço, ardoroso, cheio de fé, iniciou sua dinâmica e brilhante administração,  encarando,  incontinente,  o indispensável problema da construção do estádio e a Diretoria, em sessão de 12 de janeiro, nomeou uma comissão composta dos Drs. Eduardo V. Pederneiras,  Arthur  Cesar  de Andrade e Mário Maria, para exame de propostas e projetos de construção.

A 15 de fevereiro, a Diretoria criou um Conselho Consultivo destinado a com ela colaborar nos grandes empreendimentos que se iniciavam, nomeando para o mesmo os dedicados botafoguenses Paulo Azeredo, Luiz Aranha, Rivadavia Corrêa Meyer, Joaquim Antonio de Souza Ribeiro, Robert'o Lyra, Mário Duque Estrada de Barro , Hugh Edgar Pullen, Rolando de Lamare, Normann Hime, Edmundo Perry, Emanuel Sodré, Eurico Viveiros de Castro,  Mário de  Paula  e  Silva, Edgard  Soares Dutra e José Dolabela.

A 30 de março realizou-se uma sessão do Conselho Deliberativo, autorizando o Presidente  Sergio  Darcy  a  aumentar  de seiscentos e  sessenta  contos de   réis, o empréstimo que o Clube  tinha na Caixa Econômica, e o concedendo, por proposta de  Paulo  Azeredo,  amplos  poderes à Diretoria  para que o     necessário fosse. Concedeu, ainda, ao    deputado Urbano Castelo Branco, o titulo de Sócio Honorário,  pelos  relevantes  serviços prestados ao Clube ; na questão do terreno contíguo.

Como nos tempos heróicos, frente a Tróia, os gregos, para  impedir  a  retirada,  haviam incendiado a própria frota, Sergio Darcy,  em pleno dissídio esportivo, com rendas reduzidíssimas, com nosso quadro social diminuído para perto de trezentos sócios quites, tomava a mais ousada resolução e, em gesto de loucura sublime, fazia demolir sumariamente as velhas arquibancadas de 1913 a 17.

Reafirmava -se, ainda, uma vez, o Clube Da Capa e Espada, o  D'Artagnan do século XX! Não era  mais possível  o recuo  e Sergio Darcy, com seus desassombrados companheiros, enfrentou a situação brava e resolutamente.

A  15  de   abril,  Sergio  Darcy  inaugurava a  Campanha  do Cimento, com a  instituição de um  livro  de  ouro,  no  qual  todos  os grandes botafoguenses  deixaram  sua   contribuição.

A 25 de abril efetuou-se a Festa da Gratidão, com um grande almoço oferecido a Paulo Azeredo e contrariando todos os seus desejos, a inauguração de seu retrato onde ainda hoje, para nosso orgulho e nessa alegria, se encontra isolado - a sala de sessões da Diretoria.

Sergio Darcy pronunciou belíssima oração e Paulo Azeredo agradeceu emocionado, frisando o quanto o seu inesquecível pai - Senador Antonio Azeredo, desaparecido  em  1936, fizera pela consolidação do patrimônio do BOTAFOÇO. Falaram, também, Nilo Murtinho Braga, Roberto Lyra, Rivadavia Corrêa Meyer  e Togo  Renan  Soares,  declarando este último,  o desassombro, penitenciar-se de, em tempos idos, ter feito oposição Paulo Azeredo, o maio, botafoguense de todos os tempos. A 4 de maio, prosseguindo em sua intensa  atividade a  Diretoria nomeava, na vaga de Mário  Maia,  na  comissão  de  exame  de projetos,  nosso  antigo defensor Alberto Cavalcanti  que, a 1º de junho,  comparecia à   sessão para opinar, em nome da aludida comissão, pela escolha do magnífico  projeto  do arquiteto Raphael Galvão,   outro veterano botafoguense, projeto este aprovado em sessão conjunta,  pela  Diretoria  e  pelo  Conselho Consultivo, incrementando a Campanha do Cimento.

Em julho, Sergio Darcy tomava outra importantíssima resolução, consagratória de sua inesquecível presidência, ao aceitar o pacto de pacificação geral dos esportes, proposto pelo América e pelo Vasco da Gama, sendo a 29 de julho fundada a atual F.C.F., sob a denominação de Liga de Football do Rio de Janeiro.

Era iniludivelmente, mais uma  grande vitória do BOTAFOGO e da C.B.D.,  pois que o referido pacto, em linhas gerais, adotou o que propúnhamos desde o começo de 1934 e que fora desdenhosamente rejeitado.

Após mais de quatro anos de lutas incruentas, a C.B.D. mantinha-se,  como  até hoje, a dirigente máxima da futebol Nacional, desaparecendo a famosa Liga Carioca. Era mais uma proeza do Clube da Capa e Espada, que podia, agora, ante novas perspectivas, atacar a fundo o grande ideal da construção de seu estádio.

Assim a 10 de agosto, a Diretoria, nomeava uma comissão de obras,  presidida  por  Sergio Darcy e constituída por Paulo Azeredo, Alvaro Catão, Luiz Aranha, Mário de Paula e Silva, Carlos Martins da Rocha e Henrique Carlos Meyer e,  a  30  de  setembro,  aceitava a proposta de Cavalcanti Junqueira &  Cia. para execução integral do projeto Raphael Galvão, fornecendo, o Clube, os materiais e pagando, à firma, de administração, o  máximo de 10% sobre o custo da construção.

As obras entraram  em  ritmo  acelerado, tendo a Diretoria, a 11 de janeiro de  1938, tomado conhecimento da primeira prestação de contas da Campanha do Cimento  de  excelentes resultados.

A 20 de abril, a bandeira botafoguense cobriu-se de crepe, com o repentino falecimento de nosso 2º Vice-Presidente Mario Pinto Guimarães, aos 42 anos de idade, o diretor admirável que, há  treze  anos,  desde  27 de julho de 1925, servia ininterruptamente ao BOTAFOGO, com incomparável eficiência e inigualável dedicação.

E  General  Severiano  viveu  o  seu  mais triste dia, com o salão nobre da  sede  que  Mário Pinto ajudara a construir, com o  braço direito do grande Presidente Paulo Azeredo,transformado em câmara ardente daquele que foi, em nosso Clube, um exemplo de abnegação.

Prosseguiam  decisivamente   as   obras  e no gramado  verde, nossos cracks   já  se  exercitavam,  sendo  que  a  24  de  julho,  foi oferecido um  churrasco  à imprensa , pelo Dr. Luiz Aranha, com a presença do Dr. Edison Passos, secretário da Viação e Obras da Prefeitura.

Improvisou-se um jôgo  entre cronistas e paredos e  veteranos  botafoguenses, triunfando equipe de casa,  com a seguinte equipe: Homero, Enio Daudt e Sergio Darcy,  Cyro Ramos, Carlito e Rogério, Nelson, Vargas Neto, Nilo,Juca e Alarico Maciel, tendo arbitrado, Luiz de Paula e Silva.


O aniversário do Clube  foi  comemorado a 7 de agosto, com linda festa de esportes e nosso Conselho Deliberativo reuniu-se a 17 de agosto, reverenciando a memória inesquecível de Mário Pinto Guimarães e proclaman­ do Benemérito do BOTAFOGO o grande Presidente Sergio Darcy.

Finalmente, na tarde memorável de  28  de agosto  de  1938,  o BOTAFOGO   inaugurava, em verdadeira festa de toda  a  cidade, o "Estádio mais bonito do Brasil", como foi desde logo denominado pois, embora inacabado, oferecia belíssima impressão e acomodava 25.000 pessoas.

Construção moderníssima para a época, o campo foi edificado em plano superior aos primeiros  degraus  das  arquibancadas  e  cercado por um alambrado, mudando sua antiga direção,  para  ficar,  como  ainda se  acha,  com os goals dos lados  do  Asilo  (Av.  Lauro  Sodré) e da Saúde Pública. ao inverso do  que existira  desde  1912,  com  as  cabeceiras  dos lados de General Severiano e da Avenida Venceslau Braz.

No centro o gramado foi colocado um grande mapa do Brasil, com pequenos furos para receber terras de todos os Estados, em cerimônia que provocou a emoção e o entusiasmo  de enorme assistência, sendo vários Estados da   União    representados    por alguns de seus mais eminentes filhos, como o Rio Grande do Sul, pelo Ministro Oswaldo Aranha e São Paulo, pelo lnterventor  Adhemar de Barros.

Seguiu-se um belíssimo encontro  amistoso com o  Fluminense,  que  o  BOTAFOGO  venceu  lindamente  por  3x2,  goals  de  Patesko  2 e Perácio, o deste  com  formidável  tiro  de  fora da área, que fulminou Batatais.

José Ferreira Lemo (Juca) foi o juiz e os quadros se apresentaram: BOTAFOGO - Aimoré,   Bibi  e  Nariz,  Zezé  Moreira, Martin (Del Popol ) e  Canali, Théo, Paschoal  (Nelson), C. Leite,  Perácio  e  Patesko.  Fluminense: Batatais, Moisés e Guimarães (Machado), Sancamaria, Brant e Orozimbo, Bioró, Romeu, Sandro, Tim e Hercules.

Foi  a  seguinte  a   grande  Diretoria  que  teve a honra de inaugurar o estádio: Presidente: Sergio Darcy; 1º vice-presidente, Eduardo Trindade; 2º vice-presidente,  João  Lyra  Filho; 3º vice-presidente, Enio Carvalho qe Oliveira; secretário geral Alarico  Maciel; 1º Secretário , Manoel Maria de Paula Ramos; 2º Secretário.  Joel  Presidio; tesoureiro  geral, Sebastião Mota Ribeiro de Vasconcelos; 1º tesoureiro, Cyro Ramos; 2º tesoureiro, Luiz Dias; diretor geral de educação física, Carlos Martins da Rocha; diretor social, Alberto Woolf Teixeira.

Serviram na Diretoria, antes da inauguração, o inolvidável vice-presidente Mario Pinto Guimarães, João Quintino Caliera, Henrique Sadok de Sá e Jose Carlos Ribeiro de Campos.

A  5  de  Janeiro de 1940, assoberbado pelas suas funções de advogado do Contencioso do Banco do  Brasil,  do  qual  é  hoje  o  ilustrado é infatigável  Chefe,  Sérgio  Darcy  renunciou à Presidência do Clube, sem ter conseguido concluir as obras do Estádio, para as quais, entretanto deixou um plano magnífico de financiamento com a criação de cadeiras cativas, que, infelizmente, por circunstâncias várias, não foi cumprido.

Em princípios de 1941, na presidência João Lyra Filho, o BOTAFOGO  obteve,  em  momento angustiante, extraordinário benefício, que consolidou sua propriedade de General Severiano.

É que, por um lapso da  tesouraria, os foros não foram pagos, o que   importava em comisso e no arbitramento  de um novo valor para o foro, que certamente seria muito majorado.

Foi   quando o  saudoso  Paulo Lyra, agindo com notável dedicação e    eficiência, obteve do   governo   Getúlio   Vargas, o  Decreto Lei de 21 de  março de  1941 isentando  o Clube do pagamento de foros e consolidando, em definitivo, a propriedade de General Severiano, e pelo que, a 28 de março,  com a maior justiça, o Conselho Deliberativo proclamou-o Benemérito do BOTAFOGO.

Correram os  anos.  O  Botafogo  F.C. pela fusão de 8 de dezembro de 1942  com   o Club de  Regatas do  Botafogo tornou-se BOTAFOGO  DE  FUTEBOL  E  REGATAS, até que em 1946, na Presidência do Grande-Benemérito Adhemar Bebiano, surgiu nova grandiosa aspiração para o estádio  de  General Severiano.

E,  em agosto, Adhemar Bebiano, sempre progressista,  anunciou  sensacional  novidade: a decisão de dotar o estádio da mais moderna e eficiente  iluminação  para   jogos noturnos, confiando a execução das obras à Empresa Brasileira de Engenharia S.A., dirigida pelos botafoguenses Armando Rodrigues Teixeira, Celso Coelho de Souza e Vasco Bebiano. As obras   foram    orçadas    em   cêrca    de Cr 150.000,00 e sua fiscalização confiada a dois de nossos   antigos   defensores, o  benemérito Luiz  Maia de Bittencourt  Menezes e Otto Willman,  iniciando-se algum  tempo após.

A 2 de janeiro de 1948, foi empossado na presidência do Clube, a extraordinária figura  do  Grande  Benemérito  Carlos Martins da Rocha que, desde  logo, na primeira reunião de sua Diretoria, a 7 de janeiro, enfrentou o problema da terminação das obras de iluminação, que se arrastavam, em   virtude da crise financeira que assolava o Clube, desde a presidência anterior  de Oswaldo  Costa.

E à noite de 29 de maio  assinalou novo marco memorável na história do  BOTAFOGO e de General Severiano, com a festiva inauguração da então  moderníssima iluminação obra grandiosa que custou cerca  de Cr$ 1.400.000,00 e que foi decidida e iniciada pela administração Adhemar Bebiano.

Este Grande Benemérito, que modestamente se ocultara na geral, foi dali arrebatado pelo Presidente Carlito Rocha para oficialmente ligar as chaves, inaugurando a iluminação.

Uma feérica e mágica chuva de fogos de artifício, alegrou essa noite  inesquecível, em que o BOTAFOGO, na disputa da taça "Adhemar Bebiano", empatou com o forte esquadrão do Atlético Paranaense, por 0x0, apresentando-se com Oswaldo, Gerson e Nilton Santos, Marinho, Avila e Juvenal, Nerino (Paraguaio), Geninho, Heleno, Pirilo (Octavio) e Reinaldo.

O árbitro deixou de assinalar um tento legitimo  de  Octavio  que  o   famoso.   goleiro Cajú puxou de dentro de sua cidadela e o inesquecível Heleno de Freitas despediu-se sentimentalmente da camiseta alvinegra, que defendia  há  dez  temporadas, para transferir­se, dias depois, para o Boca Juniors, de  Buenos Aires.

Antes, em março, General  Severiano fora dotada de sua pista de atletismo por doação do Grande-Benemérito Rivadávia Corrêa  Meyer o que possibilitou a magnífica conquista do tetra campeonato do esporte base, sob o comando do diretor Roberto Dreyfus e do técnico Ernani Costa.

Depois,  a  12   de   dezembro,   General   Severiano viveu talvez o seu mais festivo dia esportivo, com a magistral conquista do Campeonato Carioca de Futebol de 1948, naquela tarde em que o BOTAFOGO, sob a arbitragem de Mário Viana, se impôs ao poderoso esquadrão do Vasco da Gama por 3x1, goals de Paraguaio, Braguinha e Octavio, para as suas cores e de Ávila, contra, em infeliz cabeçada, para o Vasco da Gama.

Nosso esquadrão de aço formou com Oswaldo, Gerson e Santos, Rubinho, Ávila e Juvenal, Paraguaio, Geninho, Pirilo, Octavio e Braguinha contra Barbosa, Augusto e Wilson, Ely, Danilo e Jorge, Friaça, Ademir, Dimas, lpojucan e Chico.

Foi a seguinte a grande Diretoria que tanto brilhou em 1948: Presidente, Carlos  Martins da Rocha; Vice Presidentes lbsen  De Rossi, Paulo Antonio Azeredo e Joaquim Antonio de Souza Ribeiro; Diretores de Departamentos -  Comunicações, Alceu Mendes de Oliveira Castro; Propaganda, Oswaldo Guimarães Palmeira; Finanças, Sebastião Mota Ribeiro de Vasconcelos; Patrimônio, Henrique Carlos Meyer; Social, Luiz de Paula e Silva; Jurídico,  Luiz  Carlos  de  Oliveira;  Técnico Administrativo, Nelson Cintra.

A  22 de   novembro   de   1948,  atendendo a um pedido formulado na reunião de todos os sócios, que sempre promovia, o Presidente Carlito Rocha autorizou a criação da Comissão Pró-Estádio, com o objetivo de angariar fundos para o término das obras do mesmo.

A referida Comissão trabalhou com entusiasmo, mas os resultados não foram   compensatórios, sendo dissolvida em 1950. É que surgira, também, a atual   era do Maracanã, para a disputa de todas as grandes competições e,  conseqüentemente,  como  campo  de futebol,  General  Severiano   perdia   o   seu valor.

Em 1952, na presidência Ibsen De Rossi, o BOTAFOGO  cedeu  à  Prefeitura  uma   pequena  faixa  de  terreno,  do  lado  da   Avenida Wenceslau Braz, para possibilitar o alargamento da Avenida Lauro Sodré.

Em   1953,   o  muro  desse  local  foi reconstruído pela Prefeitura, de forma a oferecer excelente aspecto e nesse mesmo ano, encontrando-se no exercício  da presidência, o Vice Presidente Paulo Azeredo, com a ajuda de seu inseparável companheiro de lutas, Henrique Carlos Meyer e de Raphael Galvão Junior,  respectivamente  Diretor  e  Sub-Diretor do Patrimônio, iniciou obras importantes.

Como consequencia, a família botafoguense empolgando-se novamente com a figura ímpar  do  Presidente   de  Ouro  de  1926  a 36, impos-lhe a presidência do Clube,  até  hoje, com cinco eleições e posses nos biênios iniciados em 1954, 56, 58, 60 e 62, em extraordinária repetição do primeiro decênio de progresso espantoso para  o  nosso  querido Clube.

Contando  com  o  decisivo apoio de Henrique Carlos Meyer mantido  no  cargo  de  Diretor do Patrimônio e de Raphael Galvão Junior, Sub-Diretor  do  mesmo,  Paulo  Azeredo  pode   inaugurar  em  1954,  ano   famoso  do Cinqüentenário    de  fundação do Botafogo F.R. as obras importantíssimas iniciadas no ano anterior.

Sob a tribuna social e sob as  arquibancadas, no ângulo formado pela rua General Severiano e Avenida  Lauro Sodré, surgiram, como que por encanto, vastas dependências destinadas a todos os setores administrativos do Clube - Secretaria, Tesouraria,  que,  desde 1928, funcionavam nas já exíguas  pérgolas do terraço da sede, e Departamento Técnico, com moderna Casa Forte e instalações sanitárias.

O  túnel  que  liga  o  jardim  da  sede  à  tribuna social, foi  todo  pavimentado  por  lagiotas  de cimento, sendo construída uma série  de boxes em toda a sua extensão.

O edifício da sede entrou em pinturas para completa restauração. A tribunal  social  foi  toda pintada; o muro da geral elevado e finalmente terminadas as duas torres  do  estádio, ao lado de General Severiano.

A 1º de julho de 1954, data comemorativa do sexagésimo aniversário  de  fundação do antigo C.R. Botafogo, tivemos a inesquecível cerimônia da  inauguração  no  jardim da sede, do mastro monumental, oferta do  Ministério     da Marinha.

Hasteou  o  Pavilhão  Nacional,  o Almirante Renato  Guilhobel, Ministro  da  Marinha, que fez linda saudação ao BOTAFOGO, agradecendo Paulo Azeredo, com comovidas palavras. Paulo Azeredo hasteou o pavilhão do Clube; Benjamin Sodré, o do antigo Botafogo Football Club e Tasso Moreira, o do velho Club de Regatas Botafogo.

No mesmo momento, Paulo Azeredo recebeu o Aviso nº 402, de 30-6.54, do Ministério da Saúde, cujo Ministro, nosso benemérito Miguel Couto Filho, comunicava que tomara todas as providências para o cumprimento da Lei n° 289, de 29-10-36, relativa à entrega ao Clube, do terreno contíguo, já desnecessário aos Serviços de Saúde Pública Federal, o que, infelizmente, estando o mesmo ocupado pela Prefeitura, até hoje não se concretizou.

Em 1955, sob a assistência direta do Presidente Paulo Azeredo, prosseguiram importantes obras, tendo o Departamento do Patrimônio, sempre sob a abnegada direção de Henrique Carlos Meyer, recebido, a partir de agosto a dinâmica colaboração de um novo sub-diretor  - Cídio da Silveira  Carneiro,  que é hoje e desde janeiro de 1960, o Diretor do aludido departamento.

A 27 de novembro, foi inaugurado o esplêndido reservado da imprensa e rádio,  talvez o melhor da cidade, localizado nas  torres do estádio, do lado de  General  Severiano; foram concluídas as marquizes  laterais do estádio, que lhe completaram o belo aspecto; o bar do túnel  e  o  emboço  do  muro da Avenida Lauro Sodré, além da impermeabilização do terraço da sede.

Em 1958, o Departamento Técnico foi instalado no vasto salão que desde  1954,  lhe era destinado,  construído sob  a  tribuna social e onde vinha funcionando a concentração dos jogadores.

Foi também melhorada e dotada de iluminação, a pequena quadra de volleyball existente junto aos fundos da sede, que, infelizmente, não tendo  as  dimensões  legais,  somente serve para treinos.

Em 1960 prosseguiram obras de conservação e melhoramentos, tendo o BOTAFOGO recebido a inestimável colaboração de Adolpho Schermann, nomeado seu superintendente, em 18 de julho.

Foi  remodelada   a   pintura   e   modernizada a iluminação de nossas dependências administravas; feito o calçamento em pedras portuguesas do passeio do lado da Avenida  Wenceslau Braz e  o  calçamento  geral  do  lado  da rua Gen. Severiano; calçamento em "brocket" na entrada  de  sócios  de  General  Severiano; placas indicativas em todos os setores e moderno vestiário de volleyball feminino.

E este ano, a  8  de  janeiro,  já  tivemos  a  1ª satisfação de assistir à  inauguração  do  ginásio Ibsen  De  Rossi,  excelente  realização  de Adolpho Scherman destinado à gloriosa e invencível Secção de Halterofilismo.

Termina aí a história do Meio Século de General Severiano, na qual surgem quase todos os grandes nomes da própria História do Botafogo que, com sangue, suor e lágrimas, conquistaram o terreno com um velho casarão em ruínas, na época em que Alfredo Couto e seus heróicos companheiros ouviam revoltados a frase terrificantes "O BOTAFOGO MORREU, ACABOU", e transformaram-no em um patrimônio que o inigualável Presidente Paulo Azeredo consolidou em definitivo, de valor inestimável, objeto de ulterior transformação, para melhor aproveitamento, nas circunstâncias hodiernas, dentro do sonho grandioso de Cidio Carneiro, tão bem recebido pelo Presidente de Ouro e por todos os botafoguenses.

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 189 de agosto de 1962


Nenhum comentário:

Postar um comentário