Seguidores google+

domingo, 15 de março de 2020

GALERIA DE HONRA LETRA T

 TEREZINHA LEITE DA SILVA 

Elegante, esguia e simpatica, Terezinha Leite da Silva, a nossa querida "Tê" — T. Leite — iniciou-se na pratica dos desportos pela natação, garotinha, em Niterói, nadando peito e crawl pelo tradicional Grupo de Regatas Gragoatá. 

Mas o volley-ball fascinava-a e logo a seguir Terezinha deixou-se totalmente empolgar por ele, disputando os campeonato niteroiense de 1951, pelo Gragoatá e de 1952, pelo Icarai Praia Clube, quando, a 29 de março no Mourisco, enfrentou o Botafogo, em quadrangular Rio x Niteroi, sentindo pelas nossas cores uma inrresistivel atração. 

E, nos Jogos da Primavera, naquele mesmo ano de 52, juntamente com Idalina, sua companheira no I.P.C., Terezinha veio defender o nosso Pavilhão, estreando a 23 de Setembro, na quadra do Sirio, vitoriosamente, contra o America, impressionando excelentemente pelas suas cortadas, de muito pouca força, mas de incrível precisão, caindo sempre nas partes desguarnecidas do campo adverso. 

Contra o fluminense, jogo durissimo, que perdemos por 2 x 1, Terezinha fez explendida partida e ninguém mais deixou-a no Botafogo até que ela assinasse a transferência de Niteroi para a ''cidade maravilhosa", integrando-se oficialmente no plantel alvi-negro, tendo ainda em 52, disputado a Taça Tabajara e vencido o Club Central, de Niteroi em amistoso interestadual. 

Em 1953, excursionou a Cambuquira, onde teve oportunidade de derrotar o Flamengo e o Pinheiros e disputar o campeonato Carioca, formando otima dupla com Idalina. 

Nos jogos da Primavera, logrou a terceira colocação, decidida em sensacional cotejo com o Tijuca T. C., na noite de 10 de Outubro, em tablado armado no estadio do Maracanã. 

Em 1954, novamente excursionou a Cambuquira, onde derrotou a forte representação do Atletico Mineiro, de Belo Horizonte. 

Brilhou durante toda a temporada, quer no campeonato carioca, onde obteve a terceira colocação, quer em amistoso, tendo r. 24 de Junho, em festejos do aniversario do C. R. Icarai, derrotado este clube, jogando como levantadora — posição em que revelou-se magnifica e que dai em diante passou revezar com a de cortadora. 

Participou com grande intensidade dos festejos de nosso Cinquentenario, sendo vice-campeã do famoso "Troféu João Lyra Filho", vice-campeã do torneio interclubes da 1ª divisão; campeã identico torneio da 2ª visão e campeã do torneio interno do Cinquentenario, como capitã da equipe vencedora. Em 1955, Terezinha prosseguiu na linda carreira, tornando-se vice-campeã da de tendo disputado todos os jogos do campeonato, ora como levantadora, ora como cortadora. V

ice-campeã do Torneio Inicio, pela terceira vez brilhou em Cambuquira e também nos jogos da Primavera, quando logrou magnifica vitoria sobre o Machenzê, multi-campeão mineiro, jogando, nessa noite memoravel, como diabolica cortadora — com suas mansas caracteristicas que lembram as de Acyr, nossa grande campeã do cessado. T. Leite sentiu as maiores emoções de a vida esportiva, quando estreou no Botafogo, na Primavera de 52, e quando derrotou sensacionalmente, no campeonato de 1955, as formidaveis equipes do Flamengo e do Fluminense, que o Botafogo não tinha satisfação de vencer, em jogos oficiaes, desde o returno de 1950: nossa Têsinha vibrou e, cheia de fé, espera muito mais para 1956. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 111 de janeiro de 1956


Nenhum comentário:

Postar um comentário