Autobol é um tipo de esporte coletivo disputado por alguns clubes do Rio de Janeiro durante a década de 70. Foi o médico Mário Marques Tourinho que criou esse esporte. Na época o médico era diretor do serviço médico do América Football Club e também médico da Associação Carioca de Volantes de Competição. No final da década de 60, Tourinho, fã de futebol e automobilismo, teve então a ideia de juntar as duas coisas.
Equipes de América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco foram formadas e disputaram o Campeonato Carioca de Autobol, e alguns jogos de autobol tiveram a sua bilheteria esgotada, tendo assim em alguns casos mais torcedores que os jogos de futebol. A maior parte dos jogos foi disputada no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma, e também no Campo do Colégio Santo Inácio.
O objetivo do jogo era acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em traves oficiais de futebol. O veículo mais usado era o Dauphine que, além de barato tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.
Com a crise do petróleo a competições automobilísticas no Brasil foram severamente prejudicadas, sendo o autobol proibido. Por isso, o esporte deixou de ser praticado.
Campeonato Carioca de Autobol
O sucesso dos primeiros jogos foi tamanho que, em 1973, foi instituído o Campeonato Carioca de Autobol, disputado por equipes representando Fluminense, America, Flamengo e Vasco. No ano seguinte, o Botafogo entrou no lugar do America. Os carros eram pintados com as cores dos clubes, e possuíam os escudos e os números, como se fossem as tradicionais camisas do futebol.
Com o estouro da grave crise mundial do petróleo, a fase do Milagre Econômico acabou, as competições automobilísticas sofreram severas restrições no Brasil, e a prática do Autobol cessou definitivamente.
Vencedores
1973 - Fluminense
1974 - Botafogo
Fonte: Wikipedia
RIO DE JANEIRO – Foto e relíquia compartilhada pelo Dú Cardim no Facebook. Campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, anos 70: Fluminense x Botafogo, o mais antigo clássico do futebol brasileiro – tanto que é chamado de “Clássico Vovô” – disputado na modalidade Autobol, popularíssima naqueles tempos.
Sem autódromo (igualzinho a hoje, só que numa situação até mais privilegiada porque havia onde construir um) e em tempos de Maracanã quase sempre lotado, o carioca se divertia em prosaicas partidas do violento esporte bretão transformado em partidas com carros comprados no ferro-velho. As coqueluches eram os Renault Gordini e os VW Zé do Caixão, porque segundo se dizia na época, os carros com frente quadrada conduziam melhor a enorme bola de couro disputada a parachoque, como se vê pelo instantâneo.
O Fluminense e o Botafogo tinham como rivais, além do Vasco e do Flamengo, o América. Os jogos – disputadíssimos e cheios de gols, aliás – chegaram a ser transmitidos na televisão e a reunir bom público. Alguns escretes, como o do Flu, tinham o requinte de possuir em campo o lendário Willys Interlagos. O Campeonato Carioca de Autobol infelizmente durou pouco, mas o tricolor das Laranjeiras foi pioneiro até na modalidade em quatro rodas: ganhou o primeiro título em 1973 e só não repetiu a dose no ano seguinte – já que o Botafogo foi o campeão – porque a partir de 1975, por conta da crise do Petróleo, não houve mais campeonato.
Esse tal de Autobol… podia voltar, hein? Que fosse no interior, mas podia voltar.
Fonte: rodrigomattar.grandepremio.com.br
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A ideia do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Tourinho, que juntou num só desporto o futebol e o automobilismo.
Formaram-se diversas equipas que se reuniam num gramado meio destruído do América e no campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Os carros tentavam acertar numa bola de 1,20 metros e com 12 quilos, conduzindo-a ao gol. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato, tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as manobras necessárias.
Claro que, como se observa na foto, os automóveis acabavam bem amassados, mas o desporto era muito divertido.
O Botafogo conquistou invicto os três turnos da competição, marcando 32 gols e sofrendo apenas 13. Após vencer o 1º turno, o Botafogo conquistou também o 2º turno no dia 26 de agosto de 1974 ao vencer o Fluminense de goleada por 4x1.
O Botafogo alinhou com Paulo Alvarenga, Antônio José, José Luís e Ronaldo César Coelho (irmão do conhecido árbitro de futebol). O Fluminense apresentou-se com Fernando David, Ivan Santana, Alfredo e Paulo Jorge.
O 3º e último turno realizou-se a 17 de Novembro de 1974, sagrando-se o Botafogo campeão carioca de autobol – não oficial – ao derrotar o Fluminense por 3x1 no campo dos Funcionários do Horto Florestal.
O Botafogo alinhou com Zé Luís (dois gols), Paulo Alvarenga, Marcelo e Ronaldo César Coelho (1 gol). O Fluminense apresentou-se com Iva Sant’anna, Alfredo, Paulo Jorge e Fernando Davi.
Fonte: blog mundobotafogo
Vamos fortalecer os esportes olímpicos do Botafogo.
ResponderExcluirShow de bola, Angêlo!! Matéria muito interessante e completa! Valeu! Saudações Alvinegras!
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