Seguidores google+

sexta-feira, 13 de março de 2020

OS INTERESTADUAIS DE 1905 -1916 - 11º e 12º JOGOS

 OS INTERESTADUAIS DE 1906-1916 – 11º JOGO

11º jogo — S. Paulo Athletic x Botafogo. Data: 7 de maio de 1911 — Local: S. Paulo. — Resultado: Athletic, 2x1. 

Foi assim descrito pela imprensa paulista época o encontro supra: — "Dia a dia o football apresenta-se cheio de suprezas e bem dificil se pode vaticinar a vitória deste ou daquele clube, tal o entusiasmo que se nota por parte da nossa mocidade em prol do sort bretão. Conforme prevíamos, o resultado de ontem  veiu mostrar que S. Paulo se esforça por se tornar vitorioso nos encontros que a Liga Paulista proporciona aos clubes da nossa capital, com os da Liga Metropolitano do Rio de Janeiro. Ontem, por exemplo, o match despertara enorme interesse, pois se encontravam pela primeira vez, este ano, o club campeão do Rio de Janeiro, o Botafogo Football Club, com o São Paulo Athletic Club, que no ano passado empatou por 4 goals. 

Às 2 horas da tarde, já se achavam repletas as arquibancadas do Velodromo, destacando-se o belo sexo que emprestava um aspecto encantador ao local, com suas toilettes chics e elegantes. Em cada semblante estampava-se a ansiedade pelo início do jogo. De um lado era uma jovem, admiradora do Palmeiras, que propendia pela  vitória do Athletic; de outro, uma carioca, nervosa e inquieta, retorquia que o Botafogo ganharia, pois os ingleses foram batidos pelo Palmeiras e este havia sido derrotado pelo Botafogo. Puro engano! Ignorava, certamente, a partidaria do Botafogo, que a vitória deste sobre o Palmeiras, fôra simplesmente uma obra do acaso, pois no dia anterior o seu competidor havia infligido uma derrota de cinco goals a um aos ingleses. Há bem poucos dias, o Club Athletico Paulistano encontrava-se pela primeira vez com o Fluminense Football Club, resultando disso um belíssimo empate de 2 goals a 2. 

Às 3 e 15 da tarde, os teams do Botafogo e do Athletic, acompanhados do referee, sr. Hutchison, davam entrada no campo, debaixo de uma prolongada salva de palmas. Coube o place-kick aos do Botafogo que, em magnifica combinação se aproximam dos backs Astbury e Hammond sendo repelidos imediatamente. Nova tentativa de Abelardo, Décio e Mimi, é coroada de êxito, sete minutos depois: Abelardo Delamare recebendo um passe de Décio, marcava o primeiro goal para o Botafogo, entusiasticamente aplaudido pela seleta concorrência. Os ingleses, percebendo que os cariocas estavam convencidos da vitória, desenvolveram um magnífico jogo de passe, conseguindo aproximar-se do goal sob a guarda de Coggin, onde Bradfield e B Boyes, obrigam C. Villaça a cometer um penalty-kick. Shoo-tado por Astbury, é varado pela primeira vez o goal do Botafogo. Recomeçado o jogo, Décio e Mimi procuram vazar o goal sob a guarda de Morrow, donde Astbury repele. Registra-se um corner-kick contra o Athletic, sem resultado. Hammond defende um shoot de Delamare e passa a bola a Roberts que, sem perda de tempo, remete a Colston, que shootando fá-la sair pela esquerda. Registra-se um corner contra o Botafogo, ocasionando um foul contra o Botafogo. Emanuel, Lauro e Mimi investem contra o goa! do Athletic, onde Decio dá um formidável shoot, defendido brilhantemente por Morrow. Décio não desanima: driblando admiravelmente shoota, mas, com tanta infelicidade, que a bola sai pela esquerda. Mimi e Lauro, que não perdem tempo shootam a torto e a direito, sendo as bolas sempre defendidas por Morrow que, numa dos investidas do Botafogo, provoca um incidente de pouca importância, ficando Morrow e Decío ligeiramente machucados, motivo por que o jogo foi suspenso por cinco minutos. Recomeçado o jogo, registra-se um corner a favor do Botafogo, sem resultado, indo a bola aos pés de Bradshaw que shoota saindo pela direita. Boyes e Roberts avizinham-se do goal do Botafogo, de onde Dinorah rebate brilhantemente. Registra-se um foul favor do Athletic. Robert e Banks, bem combinados, vencem Rolando e passam a bola Boyes que, num certeiro shoot, vara pela segunda e última vez o goa! do Botafogo. Roberts, Boyes, Bradfield e Banks, que haviam dominado por completo o team do Botafogo, avançam resolutamente, quando o juiz dava o sinal de off-side. Lulu shoota indo o bola ter aos pés de Boyes que, em belissima escapada, aproxima-se do goal do Botafogo perdendo uma magnífica ocasião de marcar mais um goal. Minutos depois, o referee dava sinal de half-time, com o seguinte resultado: Athletic, 2 goals. Botafogo, 1 goal. 

Apesar do S. Paulo Athletic ter dominado por completo o team carioca, esperava-se a revanche isto é, que o Botafogo recuperasse o ânimo, aplicando aos ingleses uma derroto. Nada disto, porém, Decio e Delamare, bem combinados, aproximam-se do goal adversário, mas lá estava Astbury, que shootava rebatia, com belíssimas cabeçadas, todos os esforços dos incansáveis forwards. Mimi e Lauro, um tanto desanimados, investem novamente contra os ingleses, sem obter resultado, pois Astbury, tirando a bola passa-a a Colston que, por sua vez, a envia a Boyes. Boyes, perseguido por Dinorah e Viliaça, remete-a a Roberts, o qual dá um excelents shoot que é defendido maravilhosamente por Coggin. Banks aproveita um centro de Bradfield e shoota sem resultado. Em seguida, juiz puniu um dos jogadores do Botafogo, resultado um segundo "penalty-kick" a favor do Athletic. Astbury shoota, indo a bola ter na trave do goal, sem resultado. Novas peripécias de Mimi e Décio que, ora passando a Emanuel, ora a Benjamin, avizinham-se pela última vez do goal dos ingleses, sem contudo receber a recompensa de seus esforços. Do Botafogo, muito se destacaram Dinorah, Rolando, Delamare, Décio, Mimi e Villaça, que, mesmo enfermo, portou-se admiravelmente". 

NOTAS — Foi este o nosso quadro: Coggin, Villaça e Dinorah; Rolando, Lulú e Delamare; Emanuel, Abelardo, Décio, Mimi e Lauro tendo nele estreiado Carlos Villaça, vindo America e que radicar-se-ia entre nós como um de nossos maiores defensores. 

— O Athletic venceu o campeonato paulista de 1911 com destacada atuação

12º jogo: Botafogo x Palmeiras. — Data: 11 de junho de 1911 — Local: Rio. Resultado: Palmeiras, 4x2. 

“Jornal do Comércio", assim descreveu esse jogo, o primeiro da taça "Salutaris": Uma concorrência talvez superior a 3.000 pessoas presenciou, ontem, no ground do Botafogo, um dos mais empolgantes matches que se tem efetuado nesta Capital. Em contraste com a tarde fria e humida, soprada por um vento cortante, tivemos um jogo belo e movimentado, no qual logo de princípio se notou, a par da grande superioridade do Palmeiras, a indecisão e falta de combinação do Botafogo. A chuva que caiu pela madrugada encharcou completamente o ground deixando-o em lastimável estado e improprio para o importante match. Pouco depois das 3,30 pm, acompanhados do referee, entraram em campo os footballers sendo recebidos por prolongada salva de palmas. Urbano, o captain dos paulistas, ganha o "toss' de Rolando e o Palmeiras decide defender o goal perto da rua, jogando a favor de fraca viração. Logo após a saída começa a cair uma garoa que, com algumas estiadas, prolonga-se pelo resto da tarde. 

lrineu, center dos paulistas, dá o “kick-off”, dele não tirando vantagens. Os jogadores, emocionados, movimentam-se indecisos, conservando a bola pelo meio do campo entre habeis forwards adversários, sem que se note nenhum feito de importância. Lauro recebe um passe de trás, escapa e centra sem resultado. Outro tanto acontece a Mimi e o Palmeiras, pouco depois, organiza a sua primeira investida ao goal carioca, resultando um corner kick que não deu resultado. Não desanimam porém, os paulistas e 9 minutos após o "kick-off", Eurico, recebendo passe da esquerda, vaza pela primeira vez o goal carioca.  Posta de novo a bola ao centro, ataca Botafogo carregando pela ala esquerda, porem, sem resultado, devido à ativa vigilância de Andrew e Salerno que, sempre colocados, cortavam com calma e precisão os passes e as intenções dos forwards cariocas. Lauro, numa cabeçada infeliz recebe um "kick" no rosto, sendo medicado na assistência do clube. Recomeçada a luta, após 5 minutos deste incidente, continua o Palmeiras atacando sempre. Como resultado, nota o juiz um corner contra os cariocas, que é perdido por Andrew. Cabe, a vez, ao Botafogo atacar e seus forwards levam a bola pela ala direita até o meio do campo adversário, onde Rolando apodera-se dela, dribla os adversários e shoota a goal. A curva descrita pela bola é acompanhada com ansiedade por milhares de espectadores. Rachou, a última barreira dos paulistas, pula para ver se num último arranco ainda salva o seu goal, porém a bola cobrindo-o vai aninhar-se na rede, registrando o primeiro goal para o Botafogo.

A resposta dos paulistas não se fez esperar e, como resultado, Coggin faz boa defesa escorando belo shoot de Deodoro, a pequena distância. Devolvida a bola aos forwards do Botafogo, estes organizaram uma investida pelo centro, não dando, porém, resultado, devido a um "off-side" de Mimi. Salerno tira o "free-kick" fazendo passe a Deodoro, este escapa e centra. Villaça perdendo o shoot, ocasiona um comer que bem tirado por An-drew é melhor escorado por Octavio Egydió, que com bela cabeçada, marca sob geral ovação, o 2º ponto para a equipe alvi-negra de S. Paulo. Cinco minutos depois estava o match novamente empatado com um magnífico goal de Mimi. Abelardo escapa com a linha e shoota, e Rachou defende, e rebaten-o manda a bola para a frente de Mimi que não exita em enviá-la à rede com certeiro kick rasteiro. Um minuto mais e termina o primeiro half-time, estando, no intervalo, as equipes empatadas com resultado de 2x2. 

O jogo, que no primeiro tempo estava mais ou menos equilibrado, notando-se pequena superioridade no Palmeiras, mudou por completo, no segundo tempo, ficando o Botafogo completamente desnorteado diante da estupenda combinação dos forwards do Palmeiras. O jogo neste half-time resumiu-se num contínuo ataque do Palmeiras, cujos forwards auxiliados pelos halves, punham o goal sob a guarda de Coggin em constante perigo. Uma ou outra vez os cariocas conseguiam um ataque às barras sob a guarda de Rachou, porém Urbano e Salerno, sempre bem colocados, desfaziam calma e facilmente a fraca e desorganizada combinação dos forwards do Botafogo. A saída coube ao Botafogo, que não se aproveitou dela. O juiz nota dois off-sides, um de Emanuel e um de Deodoro, tiradas sem resultado e logo em seguido, o Botafogo leva a bola em passes entre Mimi e Lauro, pela ala esquerdo. Na linha de gool, Lauro centra a bola atravessa o campo e perde-se no ala oposta, sem ser aproveitada. Solemos numa defesa infeliz, perde o kick, motivando um corner tirado pelo half Rolando, que bate na trave e volta ao campo. Abelardo rebate, porém o bola passa longe do gool. 

Tirado o goal-kick, os forwards paulistas, em belo combinação, levam a bola em rush até a área de penalty adversário, onde Godinho shoota violentamente. Lefévre rebate, porém com infelicidade e a bola, roçando em seu pé, desvia-se e vai ter à rede sob demorados aplausos da assistência emocionada. Um minuto mais e mais um goal feito por Eurico com formidável kick, a grande distância. Haviam passado apenas 10 minutos de jogo, a superioridade do Palmeiras era agora notável. Depois da marcação desses dois pontos, que deram a vitoria aos paulistas, os jogadores do Botafogo esmoreceram e desanimaram por completo. Suas investidas não passavam do meio do campo, ao passo que o seu adversário sustentava continuos e cerrados ataques, magnificamente dirigidos sobre o goal guardado por Coggin. O resto do tempo passou-se sem maiores incidentes, havendo um ou outro kick a goal e alguns corners e belas defesas que não alteraram o resultado do belo match que terminou com o seguinte score: Palmeiras, 4 goals. Botafogo, 2 goals. O glorioso team do A. A. Palmeiras, que ontem obteve a magnifica vitória sobre o seu competidor, jogou acima de qualquer elogio. A combinação de sua linha de forwards foi admirável. Tanto na defesa como no ataque não há nomes a salientar. Outro tanto não podemos dizer do seu adversário, onde apenas salientamos Mimi e Villaça. Referee: Victor Etchegaray - Liinesrnen: Raul Guimarães e Arthur Cabral. Teams rivais: 

"Palmeiras": Rachou, Urbano e Salerno; Andrew, Collet e O. Egydio; Godinho, Whateiy, Irineu, Eurico, Deodaro. 

"Botafogo": Coggin, Villaça e Lefévre; J. Couto, Lulú e Rolando; Emanuel, Abelardo, Brisleâ II, Mimi e Lauro." 

NOTAS: — O Botafogo já não contava com o concurso de Décio Viccori, que voltou a residir em S. Paulo defendendo as côres de seu antigo club, o Americano. — Improvisou-se centro avante, Antonio Luiz dos Santos Werneck, o grande center-half de 1907, que de há muito não jogava e que não querendo ver o seu nome nos jornais, combinou com os cronistas esportivos curioso nome de "Brisley II".

 — É interessante reproduzir-se aqui, como os programas impressos pelas águas minerais ""Salutaris" apresentaram nossos bravos defensores: 

"Emanuel, campeão (1906, 1907, 1910) — Estreou em 2 de junho de 1906 v. F. F. C.— Leve, ligeiro, habil, voluvel. 

Abelardo, campeão (1909, 1910) — Estréa em 28 de junho de 1908 v. 2º T. do A.F.C., primeiro forword do team, vaza qualquer goal-keeper - inegualável, assombroso. 

Antonio, campeão (S. Paulo) — Estréa em 16 de junho de 1907, no 1º T. v. P.C.C. conhecedor profundo do "Association". 

Mimi, campeão (1909, 1910) — Estréa em 31 de maio de 1908, no 2º T., R.F.C.  — pequeno e forte — corajoso; tem a facilidade de multiplicar-se — cavador, ligeiro e veloz. 

Lauro, campeão (1909, 1910) — Estréa em 26 de junho de 1908 v. A.F.C. Centra admiravelmente — veloz e ativo — combina muito bem com Mimi.

Rolando, campeão (1906, 1907  e 1910) - Estréa em 28 de maio de 1905, v. Colégio Militar. Calmo, infatigável — extraordinário as vezes.

Lulú, campeão (1910) — Estréa em v. B. A.C. Alto, elegante, é o baluarte inespugnável do Botafogo — tem um raio de ação de 10 m.

Juca, campeão (1909, 1910) — Estréa 14 de junho de 1909 v. 2º T. do F.F.C — half esplendido — perseverante e tenaz, sendo considerado o terror dos extremas. 

Lefevre, campeão (S. Paulo-Rio, 1910) - simpático, delicado, destro, forte na defesa.

Villaça - Estréa em 14 de maio de 1911 — novo no clube; contudo é de uma dedicação rara — excelente full-back, ligeiro, seguro e infalível. 

Coggin, campeão (1909, 1910) — Fleumático, agil, desenvolto, correto. Estréa em 2 de junho de 1907, v. 2º T. do F.F.C. - É a última e difícil barreira.

 Os campeonatos referidos são, quer de primeiros, quer de segundos quadros. 

                                            Alceu Mendes de Oliveira Castro 

Acervo particular Alceu de Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 83 de agosto de 1949


Nenhum comentário:

Postar um comentário