Seguidores google+

domingo, 1 de março de 2020

XIX JOGOS ABERTOS DE CAMBUQUIRA

Brilhou o BOTAFOGO nos XIX Jogos Abertos de Cambuquira

Eis o relatório do Dr. Alceu de Oliveira Castro sôbre a referida competição:

27 de abril de 1959

Senhor Presidente:

Mais uma Vez honrados com a indicação de nosso nome para a chefia da delegação de voleyball masculino e feminino que excursionou  a Cambuquira, participando com raro brilhantismo dos XIX Jogos Abertos daquela Istância de águas minerais, vimos apresentar-lhe o nosso relatório que, em forma de diário, é o seguinte:


Margarida à frente do nosso desfile

18 DE ABRIL - SABADO

Às 6 e trinta da manhã, em esplendido ônibus da Empresa de Turismo Saturín, especialmente fretado, deixamos a sede do Clube, com a delegação assim constituída Chefe - Alceu Mendes de Oliveira Castro; diretores: José Carneiro Filippe Filho e Cláudio Pontual da Costa Ribeiro; atletas - Margarida Tereza Nunes Leite, Ivany Benita Rívera, Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Sara Maria Mac Dowell de Brito Pereira, Carmen Valéria de Carvalho Gama, Ingeborg Ingrid Crause, Elma da Costa Martins, Georgia e Mercês Vieira Santos, Margarida Seibel, Celi Verran Pimentel, Antonio José Clemente, José Augusto Martins Filho, Eduardo Mac Dowell de Brito Pereira e Roque Mídle Maron: acompanhantes - Sra. Romacild Maria Roma Carneiro Felippe e sua filhinha Elízabeth Regina; Sras. Crause, Santos, Martins e Seibel. José Isidr Teixeira Leite Filho, o árbitro Chapinha e a srta. Flora Paíva Meira.

Às 7 e 35 paramos na Belveder para um café, seguindo às 8 e 30, e às 12 e 50, estacionamos em Caxambú, onde almoçamos no Bar Restaurante "307", prosseguingo  às 14 30,para chegarmos à Cambuquira, após esplêndida viagem às 16 horas.

Em Cambuquira aguardavam-nos-o nosso diretor Wilcker Moreira Carneiro, dirigente dos logos Abertos e o casa José-Marise Brito Freire, que havia viajado de avião, ficando a delegação feminina instalada, como habitualmente, no EIite-Hotel e a masculina, no Hotel Globo, situado ao lado do primeiro.

Às 23 e 30 chegaram do Rio, no automóvel do atleta Aldo José Caneca, o técnico Hekel Miranda Raposo; e sua senhora e os atletas Luiz Serpo Coelho Júnior (Lulú) e Mario  Burger Rego Monteiro. 


Hekel, Elma, Lúcia, Mercês, Ing, Valéria, Margarida II, Margot, Celi, Marise, Ivany, Géo e Sara

19 DE ABRIL - DOMINGO

Às 8 e 15, com tôda a delegação a postos, para o grande desfile pelas ruas da cidade, as meninas estreando seus novos belissimos agasalhos e os rapazes com absoluta linha, tendo, durante o mesmo; conduzido impecavelmente o nosso paviíhão, a grande campeã Margarida Leite.

Nossa representação alcançou extraordinário sucessco e formada com as demais, no campo de futebol junto ao parque, teve a satisfação de ver a masculina proclamada vencedora do desfile, cabendo ao clube, por tal motivo, uma linda medalha de vermeil, recebida, no momento, pelo diretor Carneiro Felippe.

Seguiu-se, no mesmo local, engraçadissima ginkana em charretes na qual obtiveram as segunda a terceira colocações, respectivamente as  nossas duplas Marise-LuIú e Valéria- Roque, tendo todos os quatro recebido medalhas participando, também Ingeborg, Atonio, Lúcia e Hekel Raposo, Georgia e Aldo.

Às 13 e 30, acompanhados de Carneiro Felippe, Cláudio Pontual, Hekel Raposo e Margarida Leite, comparecemos ao congresso das Jogos, efetuado na Prefeitura, sendo escolhidas as chaves e procedido aos sorteios.

Para o voleyball masculino, com quatro participantes - BOTAFOGO F.R., Atlético Mineiro, Minas T. C. e C. A. Paulistano, ficou estabelecido um turno simples e para o feminino com dez participantes -  BOTAFOGO F. R., América F.C., A. A. B. B., C. R. Flamengo e Tijuca T. C. do Rio; Minas T.C., Mackenzie e Atletíco Mineiro, de Belo Horizonte; C. A. Paulistano, de São Paulo e Corumbaense F.C., de Corumbá (não compareceu), torneio em dupla eliminatória.

As  16 horas, efetuou-se o Torneio de Apresentação Feminino, em set único, cabendo-nos enfrentar o Paulistano para o qual perdemos por 15x12, formando nossa equipe: Marise, Valéria, Lúcia (Merces), Margarida (Ingeborg), Sara (Celi) e Géo.

20 DE ABRIL -  SEGUNDA-FEIRA

Às 8 e trinta da manhã estreámos no torneío feminino, derrotando sensacionalmente uma das melhores equipes do Brasil, a do Máckenzíe, de Belo Horizonte, com sua formação completa. Após dramática luta, nossas meninas impuzeram-se por 2x1 (14x16 - 15x9 - 15x12), atuando com Ivany, Margarida, Mercês (Celi), Géo, Elma e Ingeborg (Marise).


Em marcha pelas ruas de Cambuquira

Ingeborg torceu um pé, sendo substituída por Marise, voltando posteriormente. No meio do 2o  set,  Marise retornou em lugar de Ivâny e Celi substituiu Mercês que, no final, retornou em substituição a Margarida.

Pela manhã, nova vitória do feminino, dessa vez sôbre o Minas T.C. e com relativa facilidade, consignando a contagem de 2x0 (15x4 - 15x12) e atuando Marise, Margarida, Elma (Valéria), Ingeborg, Celi e Geo.

Iniciamos bem a jornada, ao consignarmos pela manhã, a terceira vitória consecutiva da equipe feminina, que se impôs categoricamente ao poderoso qüadro da C.A. Paulistano por 2x0 (15x8 -  15x13), formando com Marise, Margarida (Ivany), Elma (Mercês), Ingeborg, Cali e Geo.

Fizemos um primeiro set magnífico, tendo a equipe caido assustadoramente no segunda set, quando chegou a ester perdendo por 11x4, mas reagiu em tempo, com esplêndida virada e Ing impressionante nos sagues americanos. 

Finda a partida, levamos ao consultório do médico Dr. Antonio de Oliveira que, na véspera à noite, nos atendera de uma hemorragia nasal os atletas Roque, Elma e Margarida Seibel, que foram fidalgamente atendidos pelo mesmo que em gesto excepcional nada cobrando, colocou-se inteiramente à disposição de nossa delegação, para qualquer acidente ou doença que ocorresse fazendo, assim, jús à nossa gratidão.

23  DE ABRIL - QUINTA-FEIRA

À tarde dêsse dia, enfrentamos, no feminino, o C. R. Flamengo e após dura luta maxima no primeiro set, perdemos por 2X0 (16x14 - 15x8), tendo atuado Marisa, Margarida (Mercês), Elma (Valeria), Íngeborg, Celi (Ivany) e Georgia.

Tivemos falta de chance nêsse prélio no qual a veteraníssima Margarida foi a mais aguerrida da quadra.

24 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA

Nossa equipe feminina viveu, nesse dia, sua jornada máxima, pois, tendo passado para a chave de perdedores, teve de enfrentar, pela manhã, o forte quadro da A.A.B.B., impondo-se magistralmente por 2x1 (11x15 - 15x2 - 15x6),  com Marise, Margarida. Mercês (Çeli), Geo, Elma (Ivany) e Ingeborg.

E à tarde, mercê da vitória, voltou a defrontar-se com o poderoso esquadrão do Flamengo, abatendo-o sensacionalmente por 2x1 (I2x15 - 15x3 e 15x9) e empatando a decisão do torneio.

Formamos  com Marise, Margarida, Ivany (Mercês), Geo, Celi (Elma) e Ingeborg se, infelizmente sofremos prejudicial baixa: a valorosa Ivany foi vítima de dolorosa torção, tendo o pé imediatamente engessado.

E à noite, no Elite, com um grande jantar, festejamos o natalício da Sra. Seibel, mãe de nossa atleta Margarida Seibel e as duas memoráveis vitórias.

25 DE ABRIL - SABADO

Dia decisivo dos mais torneios é que, infelizmente, nos foi aziago, pois, com pouca chance e devido a várias circunstâncias, tívemos de nos contentar com um duplo Vice-Campeonato.

Pela manhã, a equipe feminina enfrentou bravamente a do Flamengo e poderia ter vencido por 2x0, não fosse um êrro do esplêndido juiz Lima, do Paulistano no decorrer do segundo set. Perdemos por 2x1 (16x18 - 15x10 - 15x11), tendo atuado Marise, Mercês, (Valeria-Sara), Margarida (Margarida II), Géo, Celi e Ingeborg.

Após o almoço, seguiram para o Rio, Brito e Marise, no avião da Real que de lá nos trouxe, a chamado nosso, o excelente atleta Henning von Staa.

À noite, em plena quadra, por ocasião do torneio de basketball, o Prefeito de Cambuquira fez a entrega das medalhas que couberam aos atletas vice-campeões, tendo Lúcia e Lulú as recebido em nome das moças e dos rapazes - 12 para cada equipe, havendo assim, uma sobra do masculino (onze integrantes) que, de acordo com antiga Sugestão de nosso prezado companheiro o diretor Cidia Carneiro, oferecemos ao Clube, para o seu relicário de troféus.

26 DE ABRIL - DOMINGO 

À 7 e trinta da manhã, no mesmo ônibus da Saturin, deixamos Cambuquira com as mesmas pessoas que fizeram a viagem de ida, exceção do juiz Chapinha e da srta. Flora, substituidos pelo juiz Glenio e senhora, atleta Henning e consócio Mario Miranda, tendo regressado de automóvel, Aldo, Kekel e senhora, Lulu, Mario e Quaresma.

Às 9, paramos ligeiramente em Caxanbú e às 11 e quarenta, em Engenheiro Passos onde, na fazenda Três Pinheiros, finemos excelente almoço, seguindo às trêze e trinta, com mais dois viajantes, os juizes de basketball Dilermando José de Castro e Aldo Montenegro, aos quais demos "carona", para, após esplêndida viagem, chegarmos às dezessete horas à nossa sede de Venceslau Braz, encerrando uma ótima excursão, na qual o BOTAFOGO colheu resultados de valia, maxima com a sua equipe feminina que, integrada de todos os seus valores, isto é, com as moças que estão competindo oficialmente e as que estão em estágio, demonstrou o seu poderio, preliando nada menos do que oito vezes em sete  dias para colher cinco vitórias belíssimas sôbre grandes e famosos adversários.

E aqui consignamos os nossos sinceros agradecimentos a todos os integrantes da delegação - dirigentes, atletas e simples acompanhantes, que, com o seu irrestrito apoio, muito facilitaram a noissa missão.


Lucia, Celi e Ingeborg

DADOS TÉCNICOS

Feminino - Jogos 8. Vitórias 5. Derrotas 3

Jogaram: Margartida, Marise, Ingeborg, Celi e Georgia 8 vexes; Mercês 7; Elma 6; Ivany 5; Valéria 4; Sara 2; Margarida II e Lúcia, uma vez. Total 12 atletas

Saudações Atenciosas

Alceu Mendes de Oliveira Castro - Diretor do Departamento de Comunicações

Fonte: Boletim Oficial do Botafogo FR  no 150 de maio de 1959 

Nenhum comentário:

Postar um comentário