Seguidores google+

sexta-feira, 13 de março de 2020

OS INTERESTADUAIS DE 1906 A 1916 - 8º JOGO

 OS INTERESTADUAIS DE 1906 - 1916

Foi assim descrito o nosso 8º jogo — Botafogo x Palmeiras — Data: 2 de outubro de 1909 — Local — Rio. Resultado: Botafogo, 2 x 1. Ambos os encontros foram jogados no “ground” da rua Voluntários da Pátria e obtiveram , de per si, o seguinte resultado: 

Palmeiras — Botafogo — Os "teams" destes clubes entraram em campo às 4 horas. Coube a saída ao Palmeiras, que a fez mal, perdendo logo o "ball", que andou de lodo a lado, em belo jôgo, até bater aos pés de Deodoro, de onde em bons passes, correu todo o campo contra o "team" carioca, que opôs forte defesa; porém Deodoro, da extrema-esquerda, deu forte "shoot" aninhando o balão na rêde do Botafogo. Palmas e bravos estrugiram vitoriando este feito.  

No centro a bola, saiu o Botafogo rapidamente, mas o "team" paulista não fraqueou na defesa, empurrando a bola aos pés de Lulú Rocha, que a perde paro M. Egydio, que marcou o 2º "goal" contra o Botafogo, mas o refere não marcou este ponto, pois M. Egydio estava "off-side". Foi registrado o primeiro "corner" contra o "team" carioca, que, embora magistralmente tirado, não teve resultado. 

Começou, então, um jogo extraordinário por parte de ambos os contendores, permanecendo a bola em constante vai-vem no meio do campo, devido aos rápidos ataques e às ótimas e seguras defesas. Mais dois "corners" contra o Botafogo e um contra o Palmeiras, também sem proveito. Em dado momento ficou muito apertado o ataque na parte do "team" paulista, e, depois de heróica defesa, Lulú calma e magistralmente marcava o primeiro goal do Botafogo. Indescritivel foi o entusiasmo da assistência numerosíssima aplaudindo êste feito. Coube de novo a saída ao Palmeiras, que continuou firme no seu ataque, mas o relógio do referee marcou o fim do primeiro half com o resultado de: Botafogo, um, Palmeiras um. De novo no campo, o Botafogo teve a saída, tendo tirado proveito dele, sendo Deodoro obrigado a dar um hand para evitar um gool contra seu team, porém retardou tão somente, porque Flávio marcou em seguida o goal do Botafogo, que muito justamente considerado off-side. 

Neste tempo, José Rubião retirou-se do campo seriamente adoentado. De um corner contra o Palmeiras, M. Egydio fez um foul que punido com um free-kick tirado por Lulu vai de pé em pé cair nos de Mimi Sodré qual quando shootou, estava off-side, não tendo mesmo feito o goal. Rapidamente a correu o campo, indo aos pés de Deodoro, fez o 3º goal do Palmeiras, também off-side3. Continuou o jogo forte de parte a parte muito emocionante, cavando cada adversário o desmpate. Coube ao Botafogo que, a o último goal marcado por Flavia Ramos,  a vitória pelo resultado de dois contra um.

Os teams estiveram assim organizados: 

BOTAFOGO: A. Werneck, Dinorah e Octavio; Rolando, Lulú e Pullen; G. Hime, Flávio Abelardo, Mimi e E. Sodré. 

PALMEIRAS: Orlando, Rubião e Urbano,  Salvio, Collet e O. Egydio; lrineu, Godinho, Mazine, M. Egydio e Deodoro. 

NOTA — Foi nossa primeira vitória sôbre o grande quadro do Palmeiras, campeão paulista do ano. 

Alceu Mendes de Oliveira Castro

Acervo particular: Alceu de Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 79 de abril de 1949


Nenhum comentário:

Postar um comentário