X Jogos da Primavera
Para a disputa do X Jogos de Primavera de "O Jornal dos Sports", a Diretoria do Botafogo F. R. nomeou uma comissão dirigente, integrada pelos desportistas Angelino C. Simões, Alceu Mendes de Oliveira Castro, Margarida Teresa Nunes Leite, Claudio Pontual da Costa Ribeiro, Wilcker Moreira Carneiro e Charles Borer. Desfile — O grande desfile inicial realizou-se no domingo, 21 de setembro, no estádio do Fluminense, tendo o Botafogo apresentado um grupo de vinte e uma atletas, que conduziu dezenove bandeiras, com Maria Regina Pereira Simões, a minúscula baliza, arrebatando, como sempre, todo o público presente, que prorrompeu em aplausos delirantes a sua encantadora figura.Daisy Miguel abriu a coluna, com o letreiro do Botafogo; Margarida Leite foi a porta-bandeira, querida de sempre, sendo as tradicionais bandeiras dos antigos C.R. Botafogo e Botafogo F. C., portadas pelas volorosas atletas Lúcia de Oliveira Castro e Ivany Benita Rivera.O Botafogo ofereceu, por intermédio de Maria Regina, uma flâmula ao Exmo. Sr. Presidente da República, dr. Juscelino Kubitschek, que abraçou e beijou nossa inegualável garotinha, colocada em segundo lugar com 44 pontos, entre nove outras balizas mais velhas.
Aliás, nosso contingente de bandeiras obteve também o segundo lugar em garbo, classificando-se Margarida em sexto, entre dezesseis porta-bandeiras.
Volley-Ball — em qualquer classe, nossa equipe, muito desfalcada, não foi feliz, perdendo na noite de 24 de setembro, na quadra do Flamengo, para o Mackenzie, de Belo Horizonte, por 2 X 0 (15 X 5 — 15 X 4), quando jogaram Margarida, Ilse, Ivany, Celi, Valéria, Yara e Ana Celia.
Já as principiantes estrearam vitoriosamente ao vencerem, na noite de 23, no Clube Municipal, a equipe da A.A.B.B., por 2 X 0 (15 X 1 15 X 11), atuando com Vera Ely, Leny, Maria Antonia, Guita, Marilda (Lúcia Raposo) e Regina.
Mas a 30, no Instituto de Surdos Mudos, perderam para o Flamengo por 2x0 (15x1 15x10), formando com Vera Ely, Maria Antonia, Leny, Guita, Regina, Marilda, Gleide e Lúcia Raposo.
Arco e flecha - Na competição de arco e flecha, efetuada a 27 de setembro, no parque do Palacio Guanabara, o Botafogo participou da categoria de principiantes, com Margarida Leite, que fez 6 pontos e Elizabeth Pereira Simões.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 143 de outubro de 1943
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Prosseguiram com com grande animação os jogos femininos da primavera promovidos pelo "Jornal dos Sports", tendo o Botafogo obtido a quinta colocação na classificação geral. Foram estes os resultados finais:
Tenis de mesa — Nos jogos individuais, nossas atletas alcançaram os seguintes resultados: Em 17-10 Glicinia perdeu para Isa Meirelles, do Instituto de Educação, por 2x0 e Romacild venceu W.O. Em 24-10 -- Yvette venceu Eveline Mushat (Flamengo), W. O. e perdeu para Sabine Graetzer (Flamengo), por 2x0. Romacild perdeu para Isa Meirelles por 2 x 0.
Tenis — As atletas inscritas em tenis foram divididas por equipes com as denominações de flores. Yvette Mariz, nossa unica representante, fez parte da equipe "Camélia", formando dupla com Sandolina Pinto do Tijuca e obtendo o vice-campeonato. Foram estes os resultados obtidos pela dupla: Em 18-10 — Contra Odaleia Midosi e Dinah Figueiredo (6x3 4x6 6x3). Em 20-10 — Contra Elza Arrais-Maria Santos (4x6 3x6). Em 24-10 — Contra Clarisse Mutehier - Miriam Schernedler (6x2 6x3).
Volley-ball - Com o quadro muito desfalcado, o Botafogo não pôde fazer grande figura, atuando da seguinte forma: Em 27-10 — Contra o Tijuca. Quadra do Colegio Batista. Tijuca, 2x1 (13x15, 15x12, 12x15). Equipe: Oswaldira, Norma, Roma, Acyr, Yvone, Yvette, Nilza. Em 31-10 — Contra o Flamengo. Quadra da Escola Técnica. Botafogo, 2 x 1 (13x15 15x3, 15x9). Equipe: Oswaldira. Norma, Roma, Acyr, Yvone (Nilza) e Yvette. Em 1-11 — Contra o Icarai — Quadra da A. A. Banco do Brasil. Icarai, 2x0 (7x15, 2 x 15). Equipe: Nilza, Norma, Oswaldira, Elite, Roma e Yvette.
Basket-ball - Embora não houvesse tempo para treinar, o nosso quadro de basket, quasi sempre dirigido pela ex-traordinária Yvette Mariz, brilhou, obtendo o vice-campeonato, sendo que, no jogo final, foi vencido pelo Tijuca, apenas pela diferença de uma cesta.
No jogo de 19 de outubro, contra o mesmo clube, houve um fato inqualificavel que não podemos deixar de comentar: a covarde agressão praticada por Pequenina contra nossa querida atleta Margarida, atacada inopinadamente quando antes do termino do jogo, sozinha no vestiario, se penteava. Sem que nada justificasse sua atitude. Pequenina desferiu um pontapé no estomago de Margarida, que tombou semi-desfalecida, e só não prosseguiu sua agressão porque foi contida por duas, companheiras, fugindo em seguida. Carinhosamente medicada pelo Dr. Nilton Motta, presidente do Grajaú, logo que pôde caminhar, Margarida, acompanhada de seu advogado, Dr. Alceu de Oliveira Castro, nosso diretor, e de todas suas companheiras, compareceu a delegacia do 18º Distrito, onde apresentou queixa contra sua agressora, sendo instaurado o necessário inquérito, que foi remetido à Justiça. O fato, a unica nota lamentavel do jogos da primavera, provocou completa revolta no Botafogo, que recebeu um nobre ofício do Tijuca desaprovando-o e Margarida teve de toda a família alvi-negra as maiores provas de estima e de solidariedade. Além do primeiro jogo vencido contra a Escola de Educação e já noticiado a número anterior, foram estes os resultados alcançados pelo Botafogo. — Contra o Tijuca --- Em 19 de outubro. Quadra do Grajaú T. C. — Tijuca. 20x11. Equipe: Yvette (4) e Elice, Margarida. Dirce e Otilia (2), Oswaldira (1), Yvone (4) e Ilma. --- Contra a Escola de Educação Fisica - - Em 3 de novembro. Quadra do Fluminense F. C. Botafogo. 22x12. Equipe: Margarida (5), Otilia (3), Yvone (7), Dirce (1), Yvete (6), Ilma, Elice, Glicinia e Romacild. — Contra o Tijuca — Em 11 de novembro. Quadra do Club Municipal. Tijuca, 28x26. Equipe: Yvette (9), Oswaldira (6), Yvone (5), Elice, Otilia, Ilma (2) e Dirce. Observações gerais — É interessante ressaltar que quasi todas as nossas atletas praticaram varios desportos nos jogos da Primavera, como se verifica na seguinte lista:
Yvette — Atletismo, vela, natação, volley, basket, tenis, de mesa e tenis — 7.
Margarida --- Atletismo, vela, natação, basket, tenis de mesa e ciclismo — 6.
Romacild — Natação, voley, basket, tenis de mesa e ciclismo —5.
Elice — Atletismo, vela, voley, basket e tenis de mesa — 5.
Otilia - Vela, voley, basket e tenis de mesa — 4.
Glicínia – Atletismo, voley, basket e tenis de mesa — 4.
Acervo particular:^Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 87 de dezembro de 1949
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Estão em plena realização os IV Jogos da Primavera, a explêndida Olimpíada Feminina promovida anualmente pelo "Jornal dos Sports". Como sempre, as valorosas Atletas do Botafogo acorreram às mesmas sob a direção de uma comissão chefiada pelo Dr. Alceu de Oliveira Castro e composta das dedicadas diretoras Margarida Leite e Romilda Roma e do eficiente técnico Edmilson Rogério de Araujo. Os jogos iniciaram-se a 13 de Setembro, com o tradicional desfile de concorrentes, clubes e colégios, no estádio do Fluminense, desfile êste de aspecto majestoso e que constituiu uma verdadeira apoteose à mulher desportista brasileira, apesar do tempo inclemente e da chuva copiosa que tombou quase ininterruptamente. Nossa representação, bastante desfalcada, devido ao mau tempo, ainda assim contou com a presença de 49 atletas, que apresentaram-se magnificamente, destacando-se pelo aspecto correto e exclusivamente esportivo pois que não usam fantasias nem alegorias. Precedida da balisa, a jovem Marina, já consagrada nos Jogos Infantis, surgiu conduzindo o glorioso pendão alvi-negro, a figura querida de nossa multi-campeã Margarida Leite, trajando o casaco cinza e calças pretas, seguida de uma guarda — constituída por Fátima, Alda e Marise, envergando o tradicional uniforme alvi-negro, como também as ciclistas, chefiadas por Maria Lúcia. Linda, encantadora, tôda de branco, sob aplausos gerais, apareceu, então, nossa Princesa de 1952, Ernestina Obadia, a querida Tininha. Seguiram-se, com os agasalhos negros, conduzindo remos, três atletas, entre as quais Ula Hedwig, e de shorts e agasalhos brancos, as tenistas, entre as quais Gilda Salles e Sonia Mamed. Por último, desfilaram com grande garbo, três pelotões, na seguinte ordem: casaco cinza e calças negras (Alice, Ivani e Ivone Rivera, Lucia O. Castro, Marlene, Fernanda e Suzete) uniforme de fustão branco (Terezinha Moraes, Gina, Nelmen, Odete, Onergelina, Jacira e outras) ; uniforme de blusa branca e calção negro (Celina, Ami, Raquel Obadia, Mariza Cotrim, Eliana, Dôrias, Angélica e outras).
PORTA-BANDEIRAS E PRINCESAS
É interessante relembrar aqui as porta-bandeiras e princesas do Botafogo, nas quatro olimpíadas femininas efetuadas pelos jogos da Primavera.
PORTA-BANDEIRAS
1949 — Romacild Maria Roma
1950 — Romacild Maria Roma
1951 Ivette Mariz
1952 — Margarida Tereza Nunes Leite.
Como se vê, o nosso pendão foi garbosamente conduzido pelas três maiores atletas botafoguenses, de todos os tempos, sendo que esta honra coube merecidamente por duas vezes a abnegada Romacild.
PRINCESAS
1949 — Ivone de Araujo Santos (3º lugar)
1950 — Ana Maria de Moraes Lobo (4º lugar)
1951 — Jeanette Donato Tendler (3º lugar)
1952 — Ernestina Obadia.
Esperamos que a linda Tininha obtenha, senão a primeira, excelente colocação.
Os jogos foram iniciados na semana seguinte, tendo o Botafogo estreado em volley-ball, esporte em que, como sempre, brilhou e que será descrito na seção competente. Nossa participação nas demais modalidades tem sido o seguinte:
CICLISMO
As provas de ciclismo foram efetuadas na tórrida manhã de domingo, 28 de Setembro, em Copacabana, do posto 6 à rua Figueiredo Magalhães. Em máquinas de passeio, duas voltas, Eliana Soares de Paula, embora sem treino, obteve um apreciável 7º lugar, chegando em 9º Ernestina Obadia, a Tininha que, como inúmeras concorrentes, sentiu-se mal, pelo grande esfôrço despendido. Em máquinas de corrida (três voltas) o Botafogo foi representado por Arei Monteiro e Marilena Mamed, que empregaram-se com coragem mas, devido à falta de preparo, desistiram do percurso antes da última volta.
ESGRIMA
Efetuaram-se as provas de esgrima, no salão nobre do Botafogo, na tarde de 4 de Outubro e competimos na classe de estreantes, representadas por duas atiradoras — Ivette Ana Gevaerd, que obteve um bonito terceiro lugar, e Raquel Obadia.
TENIS DE MESA
Esta competição foi efetuada no ginásio do Flamengo, na noite de 9 de Outubro e nossa representação foi vencida pela do Icarai por 3 x 0, com as seguintes contagens:
Neméa (Ica.) venceu Raquel (Bot.) por 2 x 0 (21x8 21x17)
Gilza (Ica.) venceu Célia (Bot.) por 2 x 0 (21 x 13 — 21 x 6)
Duplas: Gilza e Neméa (Ica.) venceram Ernestina (Tininha) e Raquel Obadia por 2 x 0 (21 x 13 — 21 x 9) .
ATLETISMO
As provas de atletismo foram realizadas na tarde de sábado, 11 de Outubro, sendo o Botafogo representado por uma pequena equipe de seis atletas, quase todos estreantes. Teresinha Augusta de Moraes, menina que revelou fibra e futuro, obteve dois 4º lugares de estreantes, em saltos, marcando em distância, 4 mts. e 33 e, em altura, 1 mt. e 35. Integrou, ainda nossa equipe de revezamento de 4 x 100, estreantes, com as irmãs Obadia (Raquel. e Tininha) e Alda Andrade, obtendo o sexto lugar. Amy Monteiro competiu como estreante em pêso e disco, logrando um sexto lugar nesta última prova e Yvette Gevaerd foi nossa única veterana, competindo em dardo e disco.
BASKET-BALL
Os prélios de bola ao cesto iniciaram-se a 14 de Outubro, no Ginásio do Anglo-Americano, cabendo à nossa equipe, enfrentar a do Flamengo, esta quase que exclusivamente constituída pelos consagrados elementos do Vasco: Diciola, Carmen, Celma e Sonia. Após intensa luta, o Botafogo foi vencido por 29 x 17, contagem insignificante para um quadro que, em virtude do racionamento de luz, não ensaiava há dois meses. A nossa equipe foi constituída por: Elice (4), Margarida (7), Raquel, Marise (5), Fernanda (1), Suzete, Fátima, Tininha, Amy e Angêlica,
NOS JOGOS DA PRIMAVERA
Tivemos magnífica atuação nos Jogos da Primavera, na parte de natação Piedade Coutinho venceu com categoria o duelo com Ana LúCia, do Fluminense e ainda foi vencedora da prova de 400 metros, onde Orlanda Vergara, também da nossa equipe formou poderosa dupla. Ana Maria Lobo, em nado de costas venceu brilhantemente a uma nadadora como Isa Teixeira de Almeida, do Fluminense, e ainda o nosso revezamento de 4 x 50 metros, composto de Lia Gutsch, Orlanda Vergara Pais Leme, Ana Maria Lobo e Piedade Coutinho impos-se ao revezamento tricolor, ganhando da mesma forma que na temporada passada. Cabe acrescentar que a nossa equipe na classe de adultas fez mais pontos que os demais concorrentes aos Jogos da Primavera, na parte de natação levando a pior nas provas de meninas infantis, e juvenis e de estreantes.
Marcaram pontos para o Botafogo:
100 metros - Qualquer classe Nado livre: 1º lugar: Piedade Coutinho da Silva Tavares, em 1'11"4 5º lugar: Raimunda Dibe.
200 metros — Qualquer classe — Nado de peito: 4º lugar: Gisela Lassner.
100 metros — Qualquer classe —Nado de costas: 1º lugar: Ana Maria Moraes Lobo, em 1'24"3.
50 metros — Estreantes — Nado livre: 4º lugar: Georgina Costa.
50 metros — Meninas infantis — Nado de peito: 4º lugar: Marivone Silva.
400 metros Qualquer classe — Nado livre: 1º lugar: Piedade Coutinho da Silva Tavares, em 5'53"8.
2º lugar: Orlanda Vergara Paes Leme, em 6'8"7.
50 metros — Estreantes — Nado de Costas: 5º lugar: Fortunée Caboudy.
6.º lugar: Georgina Costa.
50 metros: — Meninas infantis — Nado de costas: 5º lugar: Fortunée Caboudy.
50 metros — Estreantes — Nado de peito: 3º lugar: Tereza Andrade. 4º lugar: Fortunée Caboudy.
Revezamento — 4 x 50 — Qualquer classe; 1º lugar: Botafogo (Ana Maria Moraes Lobo, Lia Gutsch, Orlando Vergara Paes Leme e Piedade Coutinho), em 2'15"5.
Contagem final da natação: 1º lugar: Fluminense — 182 pontos
2ºlugar: Icarai — 111 pontos 3º lugar: BOTAFOGO — 95 pontos 4º lugar: Bangú — 35 pontos, e outros com menor número de pontos.
COLABORARAM AINDA...
Nestas provas competiram mais pelo nosso clube as nadadoras Ernestina Obadia (Tininha), Raimunda da Costa Dibe, Sonha Gama Abreu, Sonia Memed, Vera Fontenele, Georgina Marques e Teresa Andrade, e os nadadores José Jorge Silva, Carlos Torres, Carlos Ebert etc... Cabe ainda ressaltar nos Jogos da Primavera a atuação de Fortunée Caboudy, nas provas de infantis, Imira M. Cruz, Marilú e Marivone Ribeiro da Silva, Celha Marques Oliveira, etc...
Volley-Ball
Brilhou o nosso jovem quadro de volley-ball, sob o comando dedicado de Margarida Leite e a excelente orientação técnica de Afonso Caminha, nos jogos da Primavera.
Estreando na noite de 23 de Setembro, na quadra do Sírio e Libanês as meninas do Glorioso obtiveram contra tôda a expectativa, uma grande vitória sôbre o forte quadro do América, reforçado pelas três melhores jogadoras do Vasco — Sonia, Calma e Edil.
Vencemos por 2 x 0 (15 x 10 e 16 x 14), tendo o quadro jogado admiràvelmente, com Margôt magistral nos bloqueamentos sôbre Anita, a perigosa cortadora Rubra, que foi completamente anulada por nossa grande campeã.
Sôbre nosso quadro, disse "Jornal dos Sports": — "Levou a melhor a equipe do Glorioso por 2 x 0, apresentando um padrão do jôgo bem melhor que a representação de Campos Sales. Na equipe vencedora ressaltamos o trabalho de Marise, Margarida e Maria Lucia, enquanto que na vencida, temos a destacar o trabalho de Celma e Sonia".
A 30, no ginásio do Anglo-Americano, totalmente lotado, o Botafogo enfrentou épicamente o formidável e categorizado conjunto do Fluminense, que se apresentou com todos os seus grandes valores, ou sejam, Marli, Efigênia, Helena, Hilda Lassen, Lilian, Hilda Amaral e Maria Luiza.
Como no primeiro encontro, o Botafogo jogou com Ludy, Margarida, Maria Lucia, Marise, Idalina, Terezinha Leite da Silva, Ivany e Tininha, causando sensação, embora vencido por 2 x 1, sua magnífica e vibrante atuação.
Vencemos ao primeiro set em magistral virada, por 15 x 11, depois de termos contra contagens de 4 x 0 — 8 x 2 e 11 x 8.
Nos sets restantes acabou predominando a maior classe de nosso Valoroso e experimentado adversário, que marcou as contagens de 15 x 7 e 15 x 9.
O Botafogo foi crucialmente prejudicado, nesses sets, pela atuação verdadeiramente parcial do árbitro Wilson Lima, que provocou a indignação veemente do grande público que se comprimia no ginásio.
Não queremos dizer que o valoroso Fluminense precisava de seu auxílio para vencer a luta, mas a verdade é que o Botafogo foi manietado em momentos importantíssimos, como sucedeu na "negra", quando S. S. deixou de marcar dois pontos magistrais de Margarida, considerando uma bola no fundo, como tendo batido fora da quadra e outra como tendo passado pela lateral da rêde, quando todos viram a bola correr sôbre a parte superior desta e tombar no campo tricolor.
As defesas de nossas meninas, até de sôco, eram consideradas condução e, no entanto, Lilian trazia a bola desde a metade da rêde até sôbre sua cabeça cortava e... o ponto valia!
De qualquer maneira, nossas meninas provocaram o entusiasmo e a simpatia de todos, deixando o campo da luta de cabeça erguida. Não queremos destacar nomes, pois tôdas se houveram com fibra, coração e eficiência, mas seria injustiça se não salientássemos a bela atuação da cortadora Terezinha Leite da Silva, que provocou entusiasmo.
Contribuiram para a nossa campanha embora não chegassem a atuar, as valorosas atletas Suzete, Alice, Terezinha Moraes e Ivette Gevaerd.
Entusiasmado com a atuação heróica de nosso quadro, o grande botafoguense Julio Azevedo, fez questão de homenageá-lo com um simpático lunch na Americana, da rua Paissandú, quando também comemorou-se alegremente o aniversário de Afonso Caminha, nosso dedicado técnico; que transcorria naquela noite e que estava plenamente satisfeito com a bela atuação de suas pupilas.
Finalmente, o que enaltece a atuação brilhante de nosso jovem conjunto, queremos frisar que o poderoso quadro tricolor levantou o torneio após abater as famosas equipes do Atlético Mineiro e do Flamengo.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 98 de novembro de 1952
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 98 de novembro de 1952
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Terminaram já os Jogos da Primavera, nos quais o Botafogo obteve a 6ª colocação, bastante razoável entre 25 concorrentes, principalmente levando-se em conta as dificuldades nos ensaios devido ao racionamento de luz, que impede exercícios noturnos ao ar livre, o que inutiliza a nossa quadra . As provas finais, às quais concorreram nossas meninas, ofereceram estes resultados:
A regata da Primavera foi efetuada na enseada de Botafogo, na manhã de 19 de Outubro, tendo o Botafogo se classificado em sexto lugar, graças a igual colocação de Sonia de Almeida Mamed, em, baleeira a um.
Fatima Ferreira e Ernestina Obadia correram em yole a dois e, as mesmas e Ula Nogueira Biether e Anny Monteiro de Almeida, em yole a quatro .
RAINHA
No concurso para Rainha da Primavera, realisado na A .B.I., na noite de 4 de Novembro, foi PriNcesa do Botafogo, a gentil e valorosa atleta Ernestina Obadia (Tininha) .
ENCERRAMENTO
O encerramento dos Jogos da Primavera verificou-se a 8 de Novembro, tendo sido premiadas as seguintes campeãs do Botafogo, todas elas da gloriosa secção de natação: Piedade Coutinho Tavares, com a taça "Celia Rodrigues" (400 metros, nado livre) e três medalhas de vermeil; Ana Maria de Moraes Lobo, com duas medalhas de vermeil e Orlanda Vergara Paes Leme e Lia Ribeiro Gutsch, com uma medalha cada uma.
Finalisando as notas sobre os Jogos da Primavera, o Boletim felicita as gentis Senhoritas, queridíssimas atletas do Botafogo, pela abnegação, sacrifício e força de vontade que apresentaram, demonstrando possuir verdadeiro espírito esportivo, na defesa do Pavilhão da Estrela Solitária. A todas pois o nosso sincero parabens.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 99 de dezembro de 1952
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
O BOTAFOGO NOS JOGOS DA PRIMAVERA DE 1954
Jogos da Primavera
Com grande animação vem se efetuando os Jogos da Primavera de
1955, tendo o Botafogo a seguinte atuação:
VOLLEY-BALL — Pode ser classificado de boa a atuação da equipe
vice-campeã carioca, pois que conseguiu duas grandes vitórias no certame da
Primavera. O Botafogo estreou na noite de 22 de setembro, no ginásio antigo do
Tijuca, derrotando em boa luta, por 2 x 0 (15 x 10 - 15 x 7) a voluntariosa
equipe do Barbará, de Cachoeira do Itapemirim (E. Santo), tendo formado com Yara,
Margarida, Yvone, Marise, Ivany e Roma. A 24, no Ginasio novo do mesmo Tijuca„
o glorioso conseguiu urna de suas maiores vitórias de todos os tempos, ao
derrotar sensacionalmente a equipe multi-campeã mineira do Mackenzie E.C.,
considerada uma das melhores do Brasil que este ano já nos vencera duas vezes em
abril, em Cambuquira e em julho, em Belo Horizonte.
A luta teve características empolgantes e o nosso quadro,
inicialmente com Yara, Margarida, Yvone, Marise, Ivany e Roma começou perdendo
o 1º set por 9 x 0, mas reagiu com
coragem, equilibrando as ações. Terezinha Leite substiuiu Marise e o 1º set
terminou favorável ao Mackenzie por 15 x 12. O 2º set teve um transcurso emocionante,
chegando o Mackenzie 13 x 9. Marise retorna ao quadro, no lugar de Roma e Yvone
Santos, com assombrosos saques americanos empata o set que parecia perdido e
que se eterniza em 13 x 13 11 x 14, levando ao paroxismo a emoção da torcida,
para afinal consumar-se por 16 x 14 a favor do glorioso. "Negra"
impressionante, disputada palmo a palmo, mudando os quadros de lado com 8 x 5
favorável ao Mackenzie. Do fundo de nosso campo e defendendo de soco, Yara
obtem um ponto estupendo e o team reage com fibra, para vencer maravilhosamente
por 15 x 10, após três violentas cortadas de Marise, as duas primeiras miraculosamente
defendidas pelas mineiras a ultima, o da vitória, irresistivel.
Foi, repetimos, um grande trinfo, com valor de revanche, tendo
nossa equipe jogado muito bem, sendo de justiça, porém, salientar a chave da
vitória Yvone Santos que estava simplesmente assombrosa. A 26, da quadra do
Anglo-Americano, com a equipe excessivamente cansada, com Yvone sendo massageada
para poder entrar em campo, perdemos para o Fluminense por 2 x 0 (15 x 9 - 15 x
11 ) , em um jogo de saques, no qual as tricolores estiveram mais certas tendo
atuado Ivany, Roma, Yara, Margarida, Yvone, Marise, Terezinha, Guiomar e Ana Maria.
Fomos, assim, desclassificados, mas, de qualquer maneira a
vitória sobre o Mackenzie valeu o volley da Primavera.
ATLETISMO — O Botafogo concorreu à competição de atletismo,
efetuada a 1º de outubro na pista do Fluminense, com apenas sete atletas, cinco
de "qualquer classe" e duas estreantes que, embora, sem treino algum,
sob o comando de Ernani Costa, marcaram os seguintes resultados:
Qualquer Classe 80 metros com barreiras — 3º lugar, Margarida
Tereza Nunes Leite.
Salto em distância — 4º lugar, Nelmen Tereza d'Almeida
Vilhena, 4,66m; Yvone de Araujo Santos, 4,51.
Dardo — 5º lugar, Guiomar Gomes de Sá, 23,76m.
Peso — 6º lugar, Margarida T. Leite, 7.38m, tendo participado
Yvone Santos.
Salto em altura — 1º lugar, Guiomar Gomes de Sá, 1,35m.
Revezamento de 4 x 100 — 4º lugar, equipe do Botafogo, com Aymara
de Paula, Guiomar Gomes de Sá, Yvone de Araujo Santos e Nelmen Tereza d'Almeida
Vilhena.
ESTREANTES
Peso – 4º lugar, Ana Maria Wendel Cerqueira Leite, 8,70m.
75 metros rasos — Participou Lélia Melo de Iacovo.
Salto em distância -- Participou Lélia Melo de Iacovo.
Na classificação geral, entre oito clubes concorrentes, o
Botafogo obteve o quarto lugar, com 21 pontos.
Basket-ball — A 10 de outubro, no ginásio do Fluminense,
nossa equipe não foi feliz, sendo vencida pelo poderoso quadro do Ipiranga, de
São Paulo, por 40 x 38. Nossas valorosas atletas, exaustas pela pratica de
quasi todos os esportes, em defesa do clube e de seus colégios, não
desenvolveram sua habitual atuação, mas ainda assim já com a bandeira amarela na mesa,
quando perdiam por dez pontos de diferença, encetaram formidável reação, vindo
a perder pela diferença de dois pontos apenas. Defenderam nossas cores: Neucy
(2), Yvone (10), Eugenia (3), Wilma (5), Marlene (17), Lais (1) e Aymára,
ficando na reserva Maria do Carmo e Dircy.
Remo — Na manhã chuvosa de 16 de outubro, na enseada de Botafogo,
realizou-se a regata da Primavera, disputada em seus quatro pareos, todos eles
de quinhentos metros, por sete clubes, tendo o Botafogo competido valorosamente
e sofrido revoltante injustiça, no primeiro pareo, de yoley a quatro.
Efetivamente, a "bela" atuação de um
"belo" arbitro, permitiu que o barco do C. E. Almirante Barroso, de
Recife, saisse antes do tempo de escapada e fechasse durante o percurso, o
nosso quatro que ia ultrapassa-lo e que assim perdeu o primeiro lugar por meio
barco apenas, irregularidades estas presenciadas pelo "belo" arbitro
e por ele proclamadas, com ameaça de uma desclassificação em caso de repeticão,
quando o fato impunha desclassificação imediata.
O Botafogo protestou energica-ente, como protestaram as valorosas
guarnições do Fluminense (3º colocado), Vasco da Gama, Flamengo e Nautico (de
Recife), igualmente prejudicados na saída, mas em pura perda.
Foram estes os nossos resultados:
Yole a 4 — 2º lugar, " Antares", com João da Costa
Côrtes (patrão), Lucia Mendes de Oliveira Castro, Margarida Tereza Nunes Leite,
Neuma Cunha e Eliana Gloria Soares de Paula.
Baleeira — 5º lugar, "Alga", coa Virginia de
Almeida.
Yole a 2 — 6º lugar, "Nelson Wagner", com João da Costa
Côrtes (patrão), Sonia Lilia A. Magalhães e Léa Reis Marcondes.
Yole a 8 — 3º lugar, "Procyon", com João da Costa
Côrtes (patrão), Eliana Gloria Soares de Paula, Lucia Mendes de Oliveira
Castro, Sonia Lilia A. Magalhães, Neuma Cunha, Margarida Tereza Nunes Leite,
Gilda Dias dos Santos, Lelia Yone do Nascimento e Adenir Avila de Souza.
Finda a regata, o Dr. Alceu de Oliveira Castro ofereceu em
sua residéncia e em homenagem à valorosa Margarida, cujo natalicio transcorria,
um almoço, ao qual compareceram o benemerito direto de remo, Clovis Soares
Dutra e sua exma. família, as nossas bravas remadoras e os atletas Edgar Dutra
Filho, João da Costa Côrtes, Marise Macedo Ribeiro, Ivany e Yvone Rivera e
Guiomar Gomes de Sá transcorrendo tudo animadamente.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Junsgsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 109 de novembro de 1955
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Clamorosamente prejudicados no páreo de yoles a quatro da regata Primavera, como uma satisfação suas valorosas atletas e embora ignorando serem inapeláveis as decisões dos arbitros, o Botafogo formulou o protesto, abaixo transcrito e não recusou (esta seria do indeferimento do protesto) à direção dos jogos da Primavera do Jornal dos Sports", que, entretanto, julgando-o como tal, negou-lhe provimento e de acôrdo com o § 4º do art. 40 do Regulamento Geral, aplicou ao clube a perda de 5 pontos. Entretanto é interessante constar que o Botafogo nada pleiteou no chamado "recurso", nem a desclassificação de seu adversário, nem a colação do páreo, e assim, ao seu protesto — de feição exclusivamente moral — um único despacho poderia ser dado — Não se tomou conhecimento, arquive-se.Mas já que voltamos ao assunto, para ciência do quadro social, vamos detalhar a "proeza" do famoso timoneiro Moacyr Neves, do C. E. Almirante Barroso, de Recife, lamentàvelmente apoiado pela indiferença do arbitro Belo e de seus companheiros.
Saiu antes do tempo, forçando nova saída . Da segunda vez, ao sinal de "Atenção", com a maior disfaçatez, mandou "largar" e assim fez, enquanto as guarnições do Botafogo, do Fluminense e de outros, sairam ao soar do tiro, como de direito e as do Flamengo e do Vasco da Gama permaneciam imóveis, aguardando, com toda razão, nova anulação da saída, o que absurdamente não se verificou .
Não contente com isso, quando o nosso valoroso quatro, no final do percurso ia ultrapassá-lo, o "nobilíssimo" timoneiro Moacyr, fechou-o escandalosamente, chegando assim em primeiro lugar, ante geral repulsa de todos os demais concorrentes, que não contiveram os mais veementes protestos perante o palanque de chegada, onde a grande atleta Marly Gama Alvares, vóga do quatro do Fluminense, terceiro colocado, esclamou que o Botafogo fora o vencedor e o valoroso timoneiro - do Náutico, referindo-se ao seu conterraneo, declarou que ele era por demais conhecido no Recife pelos seus golpes desleais e ante-esportivos. Portanto, "Clamat, ne cessat, clamat".
Eis o nosso protesto:
— Em 17 de outubro de 1955. — Ofício nº 588 — 1955
Ilmo. Sr. Diretor Geral dos "JOGOS DA PRIMAVERA" (Sector de Remo) :
Em nome do Sr. Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas e por seu representante e Diretor abaixo assinado, vimos protestar com a maior energia contra o resultado do 1º páreo-yole, a quatro remos, da regata da Primavera, quando a nossa guarnição, com as de outros coirmãos, foi indisfarçavelmente prejudicada pela do C. E. Almirante Barroso, de Recife, a quem foi atribuida a primeira colocação.
Efetivamente, a referida guarnição saiu antes do tempo, de escapada e, no meio do percurso, fechou positiva e visivelmente o nosso quatro, impedindo a sua passagem assim triunfando por meio barco.
Tais fatos provocaram o enérgico protesto de nosso timoneiro junto ao palanque de chegada, como provocaram veementes reclamações das guarnições do Fluminense, Vasco da Gama, Flamengo e Náutico de Capibaribe, tanto mais que o árbitro constatou as irregularidades, ameaçando o barco pernambucano de desclassificação, caso as mesmas se repetissem, quando o fato impunha imediata desclassificação.
Sabemos ser inócuo o presente protesto, porque, finda a regata, ouvimos a declaração do árbitro Belo, negando suas declarações anteriores por todos os concorrentes ouvidas afirmando que não constatara irregularidade alguma, mas sentimo-nos no indeclinável dever de formulá-lo. como desagravo às nossas dedicada e valorosas atletas, que competiram lealmente, dignificando, como sempre o fizeram, o verdadeiro espirito esportivo e o fulgor dos "Jogos da Primavera".
ATENCIOSAMENTE, (Alceu M. de Oliveira Castro Diretor do Departamento de Comunicações)
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 110 de dezembro de 1955
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Nenhum comentário:
Postar um comentário