DESFILE OLIMPICO
A pesar da tarde ameaçadora e extremamente fria para a época, alcançou invulgar sucesso o grande desfile inaugural da IV Olimpíada Botafoguense a 29 de outubro , sábado, no estádio de General Severiano.
As 15 horas e trinta penetrou na cancha a banda marcial da Polícia Militar, seguida das lindas balizas Maria Regina Simões e Ana Maria d'OrneIas e da faixa olímpica , garbosamente portada por Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Volnei Mendes e Ivon Pitel Miguel.
O Pavilhão Nacional surgiu esplêndido, nas mãos de nosso Grande-Benemérito Henrique Carlos Meyer, com guarda de honra formada pelas atletas Celi, Elizabeth e Valéria, portando, também, bandeiras brasileiras, e a valorosa secção de esgrima.
Em seguida, as bandeiras queridas, a atual com José Pessoa Machado e a dos antigos C.R.Botafogo e Botafogo F.C., com os veteranos e consagrados Eméritos Eliezer Magalhães Filho e Lauro Sodré Filho, este, o grande extrema esquerda campeão de 1910, acompanhadas pelas bandeiras das entidades e pelas filas atléticas do Clube, com um grande contingente de alunas das escolas da Prefeitura, lançando pétalas de rosas sobre o Presidente Paulo Azeredo.
Feito alto nó centro do gramado , foram executados o Hino Nacional e o do Clube, sendo chamados frente à mesa dirigente, para o Prêmio Honra à Fidelidade, os Bravos atletas Nadim Severo Marreis, Domingos Cesar Câmara e Efrãnio Caboudy, aos quais o Dr. Alceu de Oliveira Castro dirigiu as seguintes palavras:
"Botafoguenses"
Dentro de sua mais pura tradição, honrando a fidelidade de seus valorosos atletas amadores, o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS galhardoa hoje, com a medalha de ouro de 15 temporadas sucessivas, seu grande defensor Nadim Severo Marreis, o atleta atômico mais vitorioso de todos os tempos, com 29 títulos de campeão e 14 records.
E, com a medalha de prata, de 10 temporadas, o veterano Domingos César Câmara, o querido Mingote do remo, natação e polo aquático e o jovem Efrânio Caboudy, da natação e do basketball, que sempre defenderam valorosamenfe as cores alvinegras.
Parabens, Nadim, Mingote e Efrãnio e obrigado.
E, sob palmas estrepitosas, o Presidente Paulo Azeredo procedeu à entrega das medalhas, dirigindo carinhosas palavras aos homenageados, que mal continham suas justas emoções.
Com o fogo simbólico, ingressou na cancha, dando a volta olímpica, com graça e beleza, nossa grande atleta Marise Ribeiro Brito Freire, que iluminou a pira no preciso momento em que o Presidente Paulo Azeredo , declarava aberta a IV Olimpíada Botafoguense, ao mesmo tempo em que eram soltas centenas de bolas, espocavam foguetes e executavam lindas alegorias gregas, as alunas da Professora Mida Maria Pacheco, em inesquecível espetáculo de invulgar beleza.
Julien prestando juramento
Mesa dirigente do desfile
Julien Gomes de Oliveira, nosso bravo cestobolista, com voz segura firme, proferiu o Juramento Olímpico, efetuando-se, a, seguir, o desfile de retorno, para dar lugar à sensacionais demonstrações de arte , dança e ginástica moderna.
O Presidente Paulo Azeredo cumprimenta Nadim
Efetivamente, para encantamento dos presentes, sucederam-se Jograes, da Professora Regina Carvalhal, banda de música de garotas dos colégios da Prefeitura, demonstração de danças portuguesas e esplêndida apresentação de ginástica feminina, por centenas de alunas das Professoras Angélica Barroso Beltrão, Fernanda Barroso Beltrão e Maria Emília Vewloet, da Escola Normal Carmela Dutra e Ginásio Estadual Visconde de Cairú.
Seguiu-se, sob a arbitragem de Sandro Moreira, o tradicional match de futebol de veteranos, no qual as equipes assim se apresentaram:
O Dr. Henrique Meyer conduz o Pavilhão Nacional
"Glorioso" - Amaury, João Cetali, Paulo Amaral, Ivon Pital, Danilo e Richard, Bicudo, Nilzo, Manoel Marinho Alves (Maneca) , Orlando Viana e Edmilson Rocha.
"Estrela Solitária' - Arizio, Marinho, Thomé, Antonio José, Luiz Thomé e Honorato, Mauro Martins, Moacyr Vinhas, Octávio, Jader Rodrigues da Costa (João dos Santos) e René.
Como se vê, para tapar os "buracos", entraram vários de fora, como o pai do zagueiro Cetali, Maneca (do Vasco), o juvenil Nilzo e outros.
Venceu a equipe do Glorioso por 4x1, goals de Richard, Bicudo, Orlando ( Pingo de ouro) e Nilzo, marcando para a E. Solitária, Thomé.
Orlando shootou um penalty para fora e Amaury defendeu um outro, batido por René Mendonça.
E assim, encerrou-se ma tarde memorável, cujo impressionante fulgor foi, ainda uma vez, devido às invulgares qualidades de dirigente de nossa abnegada benemérita Margarida Tereza Nunes Leite, um nome que é uma bandeira desfraldada no Glorioso.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 169 de dezembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Nenhum comentário:
Postar um comentário