Seguidores google+

sexta-feira, 13 de março de 2020

FUTEBOL DE MESA OU FUTEBOL DE BOTÃO



Geraldo Décourt: o papa do futebol de mesa


Digitalizado de A Noite (26-09-30) por Claudio Falcão

Geraldo Cardoso Décourt nasceu em Campinas, a 14 de Fevereiro de 1911, e faleceu a 27 de Maio de 1998, tendo sido pintor, compositor, ator e, sobretudo, o inventor do futebol de mesa, razão pela qual se tornou conhecido em todo o país.

Considerado um dos primeiros pintores abstracionistas do Brasil, Geraldo Décourt foi premiado no Salão Paulista de Arte Moderna com uma medalha de bronze (1961), uma medalha de prata (1962) e o Prêmio Aquisição (1963). Também participou em nove filmes e foi autor da letra e da música do Hino do Botonista, em 1982.

A dedicação ao ‘botonismo’ durante toda a sua vida acabou por determinar a oficialização do dia do seu nascimento como o ‘Dia do Botonista’, instituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 2001,

“Lei Nº 10.833, de 2 de julho de 2001
Institui o “Dia do Botonista”
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – Fica instituído o “Dia do Botonista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 14 de fevereiro.
Palácio dos Bandeirantes, 2 de julho de 2001.
GERALDO ALCKMIN”


O ‘Papa do Botonismo’ começou por jogar com botões de cueca e depois com botões de calça do uniforme escolar, surgindo daí o jogo de botões que haveria de se consagrar em todo o país.

Digitalizado de A Noite (27-12-30) por Claudio Falcão

Origem

Dois jogos podem ter originado o futebol de mesa: o ‘jogo da pulga’ e o jogo das ‘três tampinhas de garrafa’.

O jogo da pulga, muito praticado na Europa, consistia em pressionar uma ficha contra outra, fazendo esta saltar e acertar um alvo – o gol – que podia ser um recipiente de vidro, madeira, plástico ou papelão sobre uma superfície lisa coberta por um tecido. O Príncipe Charles foi um dos maiores jogadores do seu tempo. O jogo das três tampinhas de garrafa o dedo da mão fazia uma tampinha passar entre duas outras, por três vezes, sem esbarrar nas demais, até chegar ao seu alvo – o gol.

Mas o futebol foi o grande inspirador para a criação do futebol de mesa: botões de qualquer tipo de roupa, casacos e camisas, foram as primeiras peças utilizadas. Os botões maiores eram zagueiros e menores eram atacantes. Jogava-se nas calçadas, riscava-se com giz o desenho do campo, mas o problema do não deslizamento levou o jogo para pisos de cerâmica ou mármore, até se chegar às mesas.

O material utilizado para confecção das mesas hoje é chamado de aglomerado e os botões passaram a ser feitos de coco, tampas de relógio, osso, plástico, fichas de pôquer, galalite, até se chegar ao acrílico ou madrepérola sob medida.

Os goleiros no passado sempre foram improvisados com caixas de fósforo nas quais eram colocados materiais pesados (barro, chumbo, pilhas…). Posteriormente cobria-se o goleiro com fitas crepes ou isolantes, que atualmente também é feito com o mesmo material utilizado nos botões.

As traves utilizavam madeira e, atualmente, utiliza-se também o arame feito de ferro galvanizado, pintado de branco. As redes são feitas de filó. As palhetas passaram a ser as fichas de póquer e são feitas de acrílico ou madrepérola. A bola, inicialmente um botão mais pequeno, evoluiu para materiais de feltro ou plástico sob medida, também de acordo com cada regra, podendo ser esféricas ou achatadas.

No Brasil

Por volta de 1929, com dezenove anos de idade, Décourt deu ao jogo o nome de ‘Celotex’, que era o material usado para a confeção das mesas, e lançou o primeiro livro de regras, tornando-se também bicampeão carioca de futebol de mesa em 1929 e 1930.

Décourt divulgou e organizou torneios e eventos de futebol de mesa em diversos estados brasileiros, popularizando o esporte. Criou clubes e soube administrá-los, semeando entre os que rodeavam o companheirismo. Em 1975 fundou o ‘Botunice’ e em julho de 1982 criou o Hino do Botonista.

Entretanto, a designação ‘Celotex’ foi substituída por ‘Futebol de Mesa’ e as regras foram mudadas. Na sua autobiografia intitulada ‘Aconteceu, sim’, publicada em 1987, Décourt reservou um capítulo exclusivo ao futebol de mesa, que foi reconhecido como esporte pelo CND desde 1987 e praticado em todo o país.


Regra de Décourt

A primeira regra de futebol de mesa escrita por Geraldo Décourt foi noticiada pelo jornal ‘A Noite Esportiva’ em 1930 (e posteriormente aprimorada):

“O Football Celotex é um sport de mesa, no qual, em cada jogo, tomam parte dois amadores, que por sua vez representam dois teams formados por onze botões, assim distribuídos: um guardião, dois zagueiros, três médios e cinco deanteiros.
Como se vê, o número de botões é idêntico ao número de players do Football Association. Para ser iniciado cada match é necessário que os vinte e dois botões estejam nas respectivas posições em mesa e, então, o desfavorecido pelo “toss” dará o “kick-off”, com o centro avante, o qual estenderá um passe para um dos lados, onde um outro botão do mesmo team impulsionará a bola, dando assim início ao jogo.

Como se vê, enquanto um segundo botão do team favorecido com a saída inicial não tocar na bola, não valerá goal. Procedida a saída, o outro amador, chamado de B, jogará com um de seus botões uma vez e assim, sucessivamente, um de cada vez até que seja registrada alguma falta. A única ocasião em que cada amador poderá jogar duas vezes seguidas é, pois, no momento da saída do centro. Depois de cada goal a bola deverá ser colocada no centro da mesa, e o team que tiver sido vasado dará a saída. No Football Celotex considera-se foul quando um botão do team A roçar noutro do team B, sem que antes tenha “tocado” na bola.


Considera-se hands (coisa raríssima) quando um botão do team A ficar sobre a bola. Neste caso, se for o guardião o infractor proceder-se-á ordenando um “carring”, valendo goal direto. No foul e no hands valem goals directos, e se as respectivas penalidades forem consignadas dentro da área perigosa ordena-se um penalty. O “out-ball” é batido no lugar onde sair a bola, sendo que para ser valido um goal, procedente desta pena, é preciso que a bola toque em qualquer outro botão, antes de entrar na linha de goal. Nas saídas de goal ou, melhor, nos goal kicks, não será consignado o ponto proveniente da referida falta diretamente, mas sim depois que a bola tenha sido tocada propositalmente. Sempre que houver qualquer falta, os botões poderão ser removidos ou colocados pelas mãos dos patrões em lugares da mesa que este julguem convenientes. Os botões-guardiões só impulsionam a bola nos goal-kicks, e fora disso eles poderão ser colocados pelos patrões em qualquer momento da partida, mas antes que seja desferido o tiro a goal e não depois do tiro ser dado.

O tamanho oficial da mesa é de 1m,20 de largura por 2m,40 de comprimento. Essas medidas são de dentro do campo, sendo que a parte que ficar externando a marcação quanto maior for melhor será. As mesas devem ser feitas com um material americano feito das fibras do bagaço da cana-de-açúcar ou, então, de madeira coberta com um pano verde, próprio para cobrir mesas de jogo. Aconselho estes dois exemplos pelo fato de ser necessário que a superfície não seja escorregadia.”

Hino do Botonista

Letra e Música: Geraldo Cardoso Décourt (agosto/1982)

Esta partitura foi encomendada ao músico Sérgio de Oliveira de Moraes, em 1995, exclusivamente para o livro Botoníssimo, de Ubirajara Godoy Bueno. O MIDI foi gravado pelo músico Hermes Monteiro, de São Bernardo do Campo – SP.

“Botonista eu sou com justo orgulho
Boto muita fé no meu botão
Botonista eu sou com muita honra
Isto é verdade, eu não me arrependo não
Botonista eu sou com persistência
Jogo a qualquer hora com prazer
(Pois jogando em qualquer regra! Eu vou praticando o meu lazer) -bis-
Eu jogo limpo, jogo sério sem esbulho,
Pois prá mim adversário considero como irmão
(Aviso logo para quem jogar comigo que somente me vencendo poderá ser campeão) -bis-”


Fonte: mundobotafogo 19 01 2017
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Botafogo Futebol de Mesa
O futebol de botão, também conhecido como futebol de mesa, é um jogo de futebol simulado, que se pratica com botões apropriados, os quais representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta.

Conta-se que foi o brasileiro Geraldo Décourt que inventou o jogo em 1930, utilizando os botões do seu próprio uniforme escolar. Em 2001 o governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, oficializou o dia 14 de Fevereiro, dia do nascimento de Geraldo Décourt, como o ‘dia do botonista’.

Décourt foi um grande divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, propiciando o desenvolvimento do desporto junto de milhões de jovens. Várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões e superfícies de deslizamento dos botões, até que nasceu o famoso ‘estrelão’, mesa de jogo sem cavaletes produzida pela fábrica estrela durante a década de 1970.

Aos ‘botões de osso’ das vestimentas seguiram-se as ‘capas de relógios’ e, mais tarde, os botões industrializados de plástico com adesivos colados ao centro, contendo os escudos dos clubes ou as caras dos jogadores. Os goleiros eram caixas de fósforos recheadas de chumbo e adesivos em toda a sua extensão.

Mais tarde surgiram os ‘Bolagol’, botões que vinham em caixas com equipas completas, tendo-se reproduzido cerca de 130 equipas. Entretanto, também apareceu o ‘Onze de Ouro’, nascido para homenagear os escretes canarinhos de 1958 e 1962 e os maiores clubes da época: América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, e Corinthians, Palmeiras, Portuguesa de Desportos, Santos e São Paulo, de São Paulo. Após o ‘Onze de Ouro’ foram lançadas as séries ‘Craques da Pelota’, ‘Ídolos do Futebol’ e ‘Gulliver’.

O futebol de mesa foi oficialmente reconhecido como desporto através da Resolução N.º 14, de 29 de Setembro de 1988, mediante a qual o Conselho Nacional de Desportos reconhece a modalidade como desporto de salão, tal como o xadrez e o bilhar, por exemplo. O futebol de mesa é praticado em três oficiais (Disco, Bola 12 Toques, Bola 3 Toques) e duas experimentais (Dadinho 9x3 e Pastilha). A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa regula e orienta a prática desse modalidade.

Acervo pessoal do botonista Claudio Marinho Falcão [ver mais futebol de mesa em O Salão Botafoguense de Marcos Venicius (I)

Entretanto, o Botafogo também pratica futebol de mesa. No entanto, existe pouca informação sobre a matéria. A pesquisa em 2008 identificou apenas a disputa da Taça Rio de Futebol de Mesa, modalidade Dadinho 9x3, série Prata da categoria Adulto, que decorreu em Setembro nas instalações do Esporte Clube Maxwell.

Concorreram 32 atletas e a final foi disputada entre Regis Martins da AABB Tijuca e Daniel Lin do E. C. Maxwell, Em dois jogos muito bem disputados Regis conquistou a taça para a equipa tijucana e posicionou-se na frente da classificação para conquistar uma vaga na série Ouro.

A medalha de bronze foi conquistada pelo Botafogo, através de Marcão, e o 4º lugar ficou com o River, representado por Alexandre Proença.

Fonte:

Pesquisas de Cláudio Marinho Falcão e Rui Moura – blogue mundo botafogo 15 12 2008
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.´


O campeão botafoguense Carlos Kuhn

Carlos Alberto Fontura Kuhn é recordista de títulos de futebol de mesa em terras gaúchas, apresentando-se, desde há vários anos, com a equipa do Botafogo de Futebol e Regatas.

Oportunamente, Carlos Kuhn e a sua equipa botafoguense de futebol de mesa foi alvo de um artigo no nosso blogue, intitulado Botafogo campeão do futebol de mesa gaúcho.

Entretanto, o técnico de futebol de mesa tornou-se ‘seguidor’ do blogue e, por solicitação nossa, enviou-nos o seguinte texto:

"Conforme solicitação, e a título de colaboração, informo meus 16 títulos internos do Departamento Futebol de Mesa do Grêmio Porto Alegrense, na regra brasileira, sempre fardando a gloriosa camisa do Botafogo.

2003 – 1º Ranking
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa do Brasil

2004
Copa Fernando Kroeff
Copa Mosqueteiro
Copa Tricolor Gaúcho

2005 – 1º Ranking
Copa Grêmio
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

2007 – 1º Ranking
Copa Mimo
Troféu Grêmio
Troféu Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

2008 – 1º Ranking
Copa Mimo
Copa Grêmio
Copa Tricolor Gaúcho
Copa dos Campeões

Anexo envio foto de um dos meus times do Botafogo (modalidade liso), uma verdadeira relíquia que possuo desde 1993. Os "pins" de metal são originários da lojinha do Botafogo, encomendados do Rio de Janeiro e mandados embutir.

Os goleiros, pela ordem da esquerda para a direita, são: Ubirajara, Flávio Ramos (homenagem ao idealizador, 1º presidente) e Manga."

Das vitórias de 2008 possuo duas notas acerca dos feitos de Carlos Kuhn e da equipa botafoguense. Vejamos as sínteses de dois momentos épicos:

Campeão da Copa Grêmio 2008

A Copa reuniu 14 equipas e na 1ª fase classificaram-se, pela chave A, o Botafogo de Kuhn e o Coritiba de Saul. Eis os derradeiros jogos:

Semifinal
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x0 Real Madrid (Luís Márcio)

Final
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x1 Milan (Roberto Moreira)

Na final, Zagallo inaugurou o marcador e o Milan precisava virar a partida, porque o Botafogo iniciou a jogo com a vantagem do empate. No segundo tempo o Milan pressionou e empatou através de Seedorf, mas o Botafogo de Kuhn resistiu até ao fim e sagrou-se campeão da Copa Grêmio 2008.

Campeão da Copa Mimo 2008

Na Copa Mimo 2008 o Grêmio era considerado o mais forte candidato ao título, mas o título ficou para o Botafogo. O blogue Manchester FM relata assim o título:

“O que já se tornou rotina em nosso departamento é o festejo da torcida do Botafogo com gritos de "…é campeão, é campeão". E neste domingo não foi diferente pois, treinado pelo excelente Carlos Alberto Fontura Kuhn, o maior vitorioso no departamento até o momento, técnico de uma quantidade de títulos invejavel, o "Fogão", (…) acabou sagrando-se campeão da Copa Mimo, primeira competição oficial da temporada do Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio, modalidade cavado. [http://manchesterfm.blogspot.com/search?q=kuhn]

A Copa reuniu 18 equipas. Eis os derradeiros jogos:

Semifinal
» Botafogo (Carlos Kuhn) 2x1 Grêmio (Roberto Azambuja)

Final
» Botafogo (Carlos Kuhn) 1x0 Nacional (Foschiera)

Na final, o Botafogo fez um espetacular golaço de cruzada pela ponta esquerda, quase sem ângulo, com a bola a embater no poste oposto antes de entrar. Foi a primeira competição da temporada do ano passado, que culminou em quatro títulos do Botafogo de Kuhn e o 1º lugar no ranking anual.

Fonte: blogue mundobotafogo -  18 de setembro 2009 por Ruy Moura
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

   O Futebol de Mesa do Botafogo começou por iniciativa da Diretoria de Esportes, em conjunto com o Sr. Rogério Nunes (Rogerinho) em 2016, com a filiação do clube a FEFUMERJ - Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (www.fefumerj.com.br). A equipe foi montada por atletas oriundos do Clube Ginástico e Desportivo e Esporte Clube Rio São Paulo, consolidando as modalidades de Bola 12 Toques, Disco e posteriormente Dadinho, todas regras oficiais. A coordenação geral das modalidades ficando a cargo do próprio Rogerinho, na modalidade Bola 12 Toques, do Sr. Marcos Moysés, na modalidade Disco, e Sr. Adriano Moutinho, na modalidade Dadinho. Dentro das equipes temos atletas campeões brasileiros, estaduais e de diversas etapas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro
  No primeiro ano de filiação do Botafogo, em 2016, ainda sem local definido para jogos e treinos, foram utilizadas as dependências do Clube Ginástico e Desportivo e da Associação Atlética Light para treinos, campeonatos internos e jogos oficiais. No início do ano de 2017, no Estádio Nilton Santos, o departamento conseguiu o seu Centro de Treinamento que se chama Enzo Gabriel da Silva Luiz. Atualmente com a maior e a melhor estrutura do país, contamos com 260m2 para a prática de Futebol de Mesa que atende a todas as modalidades Nacionais e Internacionais.

Fonte: Site Oficial do Botafogo FR
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Competições nacionais

3 Campeonato Brasileiro pela UNIFA: 1989, 1992, 2011
2 Supercopa do Brasil pela UNIFA: 2000, 2011
2 Copa do Brasil pela UNIFA: 2000, 2011
11 Taça Brasil (campeonato brasileiro) categoria bola 12 toques pela BFA: 1990/1991, 1996, 2000, 2002, 2004/2005/2006/2007/2008, 2011
2 Torneio Início da Taça Brasil (campeonato brasileiro) categoria bola 12 toques pela BFA: 1991/1992
2 Copa do Brasil categoria bola 12 toques pela BFA: 2005/2016
1 Campeonato Brasileiro Série Prata na modalidade bola 12 toques pela FEFUMERJ: 2017
1 Campeonato Brasileiro Individual categoria Sectorball com Weber Gomes: 2019
1 Copa do Brasil categoria Disco Cavado Especial com Robson Marfa: 2019

Competições interestaduais

1 Torneio Rio-São Paulo pela UNIFA: 2010
1 Copa Sudeste pela UNIFA: 2015-2016
1 Torneio da Amizade categoria pastilha pela BFA: 1990
Rio de Janeiro Competições estaduais
3 Campeonato Carioca pela UNIFA: 1999, 2008, 2015
1 Campeonato Estadual de Clubes categoria ‘Bola 3 Toques’: 2019
1 Campeonato Estadual Individual categoria Bola 3 Toques – com Elinto Pires: 2018
1 Campeonato Estadual Individual categoria Bola 3 Toques – Série Ouro com Diego Américo: 2019
1 Campeonato Estadual Individual Sênior categoria Disco Cavado com Marcos Moysés: 2019
1 Campeonato Estadual Individual categoria ‘Sectorball’, Série Prata com Robson Marfa: 2019
1 Taça Guanabara de Clubes categoria Bola 3 Toques, 1º turno do Campeonato Estadual de Clubes: 2019
1 Copa Guanabara categoria Bola 12 Toques, 2ª Etapa do Campeonato Estadual Individual adulto – Série Ouro com Alessandro Byk: 2019
1 Copa Guanabara categoria Bola 12 Toques, 3ª Etapa do Campeonato Estadual Individual adulto – Série Ouro com Alessandro Byk: 2019
1 Copa Rio categoria Bola 12 Toques, 3ª Etapa do Campeonato Estadual Individual master – Série Prata com Cau Mendes: 2019
1 Copa da Federação de Clubes categoria Disco Cavado, 1ª Etapa do Campeonato Estadual: 2019
1 Copa Rio de Clubes categoria Disco Liso, 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Clubes: 2019
1 Troféu Astyages Brasil categoria Bola 3 Toques: 2019
1 Taça Glorioso categoria Bola 3 Toques: 2019
1 Taça Manoel Gomes Tubino categoria ‘Bola 12 Toques’, 4ª Etapa do Campeonato Estadual - - Individual adulto com Alessandro Luiz: 2019
1 Taça Cidade do Rio de Janeiro categoria ‘Dadinho’, Sub-18: 2019
1 1ª Etapa do Campeonato Estadual Individual categoria ‘Dadinho’ Sênior Série Ouro com Alessandro Byk : 2018
1 2ª Etapa do Campeonato Estadual Individual categoria ‘Dadinho’ Sênior Série B com João César : 2018
1 5ª Etapa do Campeonato Estadual categoria ‘Dadinho’, Sub-18, Série Ouro: 2019
1 Copa Maracanã (5ª Etapa Campeonato Estadual) modalidade bola 12 toques pela FEFUMERJ: 2017
1 Master of the Universerse modalidade pastilha pela BFA: 1993
1 Torneio Cidade do Rio de Janeiro modalidade bola 12 toques pela BFA: 1997
1 Troféu Geraldo Décourt modalidade bola 12 toques pela BFA: 2005
2 Campeonato Carioca modalidade bola 12 toques pela BFA: 2011/2012
1 Liga Metropolitana de Foot-ball do Rio de Janeiro modalidade bola 12 toques pela BFA: 2012
1 Taça Enzo Gabriel da Série Ouro modalidade bola 12 Toques pela FEFUMERJ: 2017
1 Campeonato Estadual Sênior modalidade Disco 1 Toque pela FEFUMERJ: 2017
1 Etapa Estadual da Série Bronze modalidade Disco pela FEFUMERJ: 2017

Fonte: WikipédiA
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

BOTAFOGO VENCE A COPA DA FEDERAÇÃO DE CAVADO 2019

 27 de abril de 2019

   Foi disputada neste sábado (27/04/2019),na sede do Botafogo Futmesa, a Copa da Federação, primeira etapa para o Estadual por Equipes, na categoria Cavado.
  Com jogos muito equilibrados,onde os detalhes, definiram os resultados, predominou a eficiência daqueles que souberam aproveitar as oportunidades.
  Participaram do Torneio as seguintes Associações: A.A. Light, Botafogo F.R., A.A. Portuguesa e AFUMIG.
  Após as partidas realizadas, tivemos as seguintes colocações finais:

Botafogo F.R. - Equipe campeã da Copa da Federação de Cavado 2019
Botafogo F.R. – Equipe campeã da Copa da Federação de Cavado 2019
Campeão: Botafogo F.R.
Vice-campeão: A.A. Portuguesa
3°Lugar: AFUMIG
4°Lugar: A.A. Light

No dia 18/05/2019, teremos a segunda etapa classificatória (Copa Rio), quando três equipes irão se classificar para o Estadual da categoria.

Fonte: www.fefumerj.com.br /Marco Aurélio Berthold | Diretor de Comunicação Disco | FEFUMERJ
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

No último sábado, o Futebol de Mesa do Botafogo foi ao Social Ramos Clube para disputar a fase decisiva do Campeonato Estadual da Modalidade Disco-Cavado e saiu com o vice-campeonato. A equipe alvinegra foi composta por José Waner, Hércules, Leonan, Róbson Marfa, Weber e Marcos Moysés.

Por ter vencido a Taça Guanabara, o Botafogo iniciou a disputa com um ponto extra, assim como a AFUMIG, que venceu a Copa Rio. Os alvinegros empataram os dois primeiros jogos, venceram a Portuguesa por 2 a 0 no terceiro, mas voltaram a empatar com a AFUMIG no último duelo. Os resultados colocaram o Glorioso como vice-campeão estadual.

Fonte: site oficial BFR 03 09  2019
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-




Nenhum comentário:

Postar um comentário