Seguidores google+

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

XVII JOGOS ABERTOS DE CAMBUQUIRA

 XVII JOGOS ABERTOS DE CAMBUQUIRA 

Senhor Presidente: 

Tendo recebido de V. Sa. e Diretoria a incumbência de, com amplos e ilimitados poderes, organizar e chefiar a delegação de basket e volleyball femininos, aos XVII Jogos Abertos de Cambuquira, agimos em conformidade, e, na manhã chuvosa de sábado, 6 de abril, em ônibus especial da Empresa de Turismo Saturin Ltda., às 8,30 horas, deixamos a séde do Clube, rumo àquela cidade mineira, com a delegação assim constituída: Chefe, Dr. Alceu Mendes de Oliveira Castro; dirigentes, José e Romacild Carneiro Felippe e Dr. Altair Fonseca, acompanhantes, Senhoras Maria Carneiro Matos de Macedo avó de Marise e Lívia Silyleira (mãe de Wilma); masagista, Jorge Coutinho; atletas: Yvette Mariz, Margarida Teresa Nunes Leite, Marise Macedo Ribeiro, Guiomar Gomes de Sá, Yara Rodrigues Fernandes, Yvone de Araújo Santos, Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Ana Maria e Maria Lúcia Wendel Cerqueira Leite, Marlene José Bento, Wilma de Souza Silveira, Daisy Miguel, Dircy Santos Ferreira, Aymara de Paula, Walkiria Andrade Oliveira, Norah Assumpção e Shirley Terezinha Botelho, acompanhando a embaixada a senhora Lolita Fernandes dos Santos, José Brito Freire, José Fernandes, Antonio Anibal Gomes, Eduardo de Castro, o jornalista Victor Garcia e as meninas Yara e Elizabeth Regina, filhinhas, respectivamente, dos casais José Fernandes e José Carneiro Felippe. Almoçamos na Fazenda Tres Pinheiros, em Engenheiro Passos, das 13 às 14,30 horas, e, embora sob chuva, a viagem decorreu bem até Caxambú, onde chegamos às 18 horas; mas, dessa cidade em diante, principalmente próximo a Conceição do Rio Verde, encontramos a estrada de barro quase impraticável, com caminhões atolados e tombados, motivando a paralisação do nosso ônibus por quase duas horas e a sua passagem, no trecho mais difícil, inteiramente vazio, acompanhado a pé, perto de trezentos metros, por todos nós. 

Finalmente, exaustos, às 23,30 horas, chegamos a Cambuquira, onde, no nosso querido Elite Hotel, aguardávamos o Sr. Jary, que, com a melhor das boas vontades, acomodou a delegação, após uma certa confusão, motivada pela falta de quartos para todos os acompanhantes. 

No dia seguinte, 7, para o habitual desfile das delegações pelas ruas da cidade, às 8 horas da manhã, deixamos nossas atletas exaustas à vontade, para desfilar ou não, mas, ante a pressão da comissão organizadora, que nos fez ver que considerava uma desfeita o pequeno número que se apresentou - 6 – (Marise, Lúcia, Guiomar, Anah, M. Lúcia e Dircy), conseguimos, à última hora quatorze atletas, tendo conduzido nosso pavihão, com notável garbo, a valorosa Marise. E, desde logo, queremos aqui ressaltar o espírito de sacrifício e abnegação, de nossa extraordinária atleta Yvone de Araújo Santos, que, tendo viajado em péssimas condições físicas, sob violenta intoxicação alimentar, vendo a dificuldade que sobre nós tombara, foi, espontâneamente, envergar o seu uniforme e desfilar contra nosso próprio desejo. 

As 13,30 horas, na Prefeitura, efetuou-se o congresso dos clubes, para o sorteio dos jogos, ao qual comparecemos com Carneiro Felippe e Yvette Mariz, ficando decidido que no volleyball, dada a sua condição de vice-campeão de 56, o Botafogo seria "by", assim como o Minas T. C. (dez concorrentes) e que no basket, só hatendo dois competidores -  Botafogo e Pinheiros, de S. Paulo - o titulo seria disputado, em melhor de três". 

A tarde, após forte chuva, realizaram-se os jogos de volley de apresentação, em set único de dez pontos, tendo o Botafogo, sob a orientação técnica de sua grande campeã Yvette Maris perdido para o Atlético Mineiro, por 12 x 10, atuando com Yvone, Margarida, Yara, Marise, Guiomar e Anah.

No dia seguinte, 8, não tivemos jogos, tendo Yvette dado um treino de volleyball, do qual participou também nossa veterana e consagrada Romacild tendo as meninas ficado entusiasmada, com a orientação técnica de Yvette. 

A tarde, chegaram do Rio o técnico Charles Borer, em seu chevrolet e as atletas Eugenia Borer e Neucy Ramos da Silva, e, na terça-feira retornou a esta capital o Dr. Altair Fonseca, chegando por sua vez, a atleta Leny Gonçalves. 

A 9, terça-feira, deu-se a nossa estréia nos jogos, com bastante infelicidade, pois, pela manhã, no volley, perdemos para a A.A.B.B. por 2 x 1 (2 x 15 - 16 x 14 - 15 x 13), contribuindo para esse inesperado resultado a parcial e revoltante atuação do árbitro Walter Alves, contra o qual protestamos violentamente, com o veemente apôio de Carneiro Felippe, Romacild, Yvette, Margarida e Neuci. 

Sua “arbitragem” escandalizou a tôdas as delegações, que, posteriormente, recusaram-no inúmeras vêzes para juiz e a opinião unânime foi a de que o Botafogo fôra pura e simplesmente espoliado.

 Nessa partida, na qual a valorosa Neuci fez a sua tão desejada estréia em nosso volleyball, apresentámos a seguinte equipe: Yvone, Margarida, Yara, Marise, Neuci e Guiomar (Anah). No jantar comemorou-se o natalício da atleta WaIkiria, com o clássico bolo de velinhas e às 20 horas, fomos novamente infelizes, no basketball, perdendo para o Pinheiros, que contou com Coça,Cida, Nair, Marta e Hungara, por 47 x 43, formando a nossa equipe com Marlene (12), Wilma (9), Eugênia (4), Daisy (4), Neuci (14), Shirley e Yvone. 

Sensacional foi na manhã de quarta-feira, 10 de abril, a rentrée de Yvette Mariz, a incomparável ATLETA-PADRÃO, afastada das quadras desde 1951, que, atendendo ao caloroso apêlo de sua pupilas, voltou a vestir a gloriosa camiseta alvi-negra, com a sua técnica e a sua fibra tradicionais, derrotando por 2x1 (17x15 - 5x15 - 15x8), a equipe do Pinheiros, onde pontificava a grande Coca, tendo o Botafogo formado com Yvone, Margarida, Yara, Marise, Guiomar (Anah) e Yvette. 

Às 14 horas, na Prefeitura, realizou-se o concurso para Rainha dos Jogos, tendo sido o Botafogo representado pela sua linda atleta Wilma de Souza Silveira e à noite, após forte chuva, conseguimos adiar o basketball, contra os desejos do Pinheiros, pois estávamos com duas de nossas maiores defensoras — Neuci e Marlene — sèriamente machucadas. 

Na manhã seguinte, às 8 horas, efetuou-se o encontro e a nossa equipe, ainda muito ressentida, embora lutasse valentemente, foi vencida por 52x47, atuando com Eugênia (13), Wilma (6), Daisy (7), Neuci (7), Marlene (12), Walkiria e Yvone (2).

Logo a seguir, feriu-se o encontro de volley com o homogêneo e forte conjunto do C. A. Paulistano e Yvette, já estando desclassificado o badsket , aproveitou Neuci e Marlene, que atuaram esplêndidamente. 

E vencemos com galhardia, por 2x1 (15x7 - 5x15 - 15x11), formando a equipe com Yvone, Margarida, Yara, Marise (Guiomar), Neuci e Marlene. 

As 14 horas dêsse dia, em concurso efetuado na piscina, nossa linda e elegantíssima atleta Daisy Miguel, foi proclamada sob aplausos estrondosos, Miss Objetiva, título a que fez juz pelas suas inconfundíveis qualidades de beleza, linha e fina educação. 

Na sexta-feira, 12, ainda pela manhã, fomos desclassificados do volleyball, ao perdermos do Mackenzie, de Belo Horizonte, por 2x0 (15x6 - 15x13). A equipe com Yvone, Margarida (Anah), Yara, Marise (Guiomar), Neuci e Marlene, chegou a estar vencendo o 2º set por 13x7, mas, com vários elementos machucados, caiu bruscamente de produção, colocando-se, afinal, em 3º lugar, entre dez concorrentes, já que o primeiro ficou empatado entre o Flamengo e o Minas, ambos proclamadas campeães e o segundo coube ao Mackenzie. 

A tarde, atendendo a um gentil convite do desportista Moupir Monteiro, da Comissão Organizadora, levamos o nosso basketball a Três Corações, para representar os Jogos de Cambuquira, em uma partida de pólo, disputada por oficiais da E. S. A. (Escola de Sargentos das Armas), tendo nossa valorosa atléta Eugenia, corajosamente, montada a cavalo, feito a entrega da taça à equipe vitoriosa. 



Para a exibição de basketball, resolvemos apresentar contra a equipe atual, uma equipe de veteranas do Botafogo, às quais denominámos Veranistas, contando, para isso, com Yvette, Dircy, Nivea, Glicinia, Yvone e Abgali, mas, como as duas últimas não puderam atuar, utilizamos três reservas do Pinheiros. 

O jogo, disputado em dois meios-tempos, de quinze minutos cada um, findou com a vitróia do Botafogo por 26x22, atuando Eugenia (4), Marlene (11), Wilma (6), Daisy (4), Walkiria, (1) e Shirley contra as veteranas Nivea (8), Yvete (4), Glicina (4), Dirce (3), Yara (2), Odete (1) e Eunice. 

No sábado, com toda a delegação, comparecemos à festa de encerramento efetuada na boite do Hotel Silva, onde tivemos a satisfação de abraçar nossos eminentes amigos Deputado Geraldo Starling Soares e Canor Simões Coelho, Presidente e Secretário do C.N.D., respectivamente, que foram especialmente a Cambuquira para a cerimônia da entrega dos prêmios. 

E no domingo, às 7,40 horas, dia 14 de abril, no onibus da Saturin, deixamos Cambuquira, encantados com a acolhida que tivemos e à qual nossa delegação soube corresponder plenamente e, desta vez, após almoço em Três Pinheiros e esplêndida viagem chegámos ao Clube às 17,30 horas, encerrando-se, assim, uma excursão, na qual nossas valorosas atlétas, como sempre, souberam galhardamente defender o pavilhão alvi-negro, não conseguindo melhores resultados por motivos alheios aos seus anseios. 

O dedicado técnico Charles Borer viajou em seu carro com Eugenia, Wilma, Marlene e a Senhora Livia Silveira, que muito nos auxiliou na fiscalização das meninas, e Neuci também regressou em seu carro, em companhia de seus queridos progenitores, chegados a Cambuquira na sexta-feira. 

Encerrando êste relatório, queremos ressaltar ainda que nomeamos nossa Secretária Tesoureira particular, a extraordinária campeã Margarida Leite, que se houve com a mais completa eficiência, sendo mesmo o nosso braço direito o que de nosso diretor de volley-ball Wilcker Moreira Carneiro, presente em Cambuquira, como membro da Comissão Organizadora dos jogos, recebemos a mais decidida assistência. 

DADOS TÉCNICOS 

VOLLEYBALL — Jogos, 5 vitórias, 2; derrotas, 3. Jogaram: Yvone, Margarida, Yara, Marise e Guiomar, 5 jogos; Anah, 4; Neuci, 3; Marlene, 2 e Yvette, 1. Total: 9 atlétas.

BASKETBALL — jogos, 3; vitória, 1; derrotas, 2. Pontos: pró, 116; contra, 121. Jogaram e marcaram: Marlene, 3 jogos e 35 pontos; Wilma e Eugenia, ambas com 3 jogos e 21 pontos, Neuci, 2 jogos e 21 pontos; Daisy, 3 jogos e 15 pontos; Yvone, 2 jogos e 2 pontos; Walkiria, 2 jogos e 1 ponto; Shirley, 2 jogos. Total: 8 atlétas. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 126 de maio de 1957

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Nenhum comentário:

Postar um comentário