Seguidores google+

domingo, 18 de fevereiro de 2024

A GRANDIOSA OLIMPIADA BOTAFOGUENSE

 A Grandiosa Olimpiada Botafoguense 

No domingo ensolarado de 6 de outubro, no estádio de General Severiano, teve início com grandioso desfile, a I Olimpíada Interna Botafoguense, dirigida por dedicada Comissão Executiva, composta pelos consócios Angelino Cauto Simões, presidente; José Carneiro Felipe Filho, Alceu Mendes de Olivieira Castro, Cidio da Silveira Carneiro, Margarida Tereza Nunes Leite, Sandro Moreyra; Yvone de Araujo Santos, Sylvio José Gomes e Carlos José Renault. 

Cêrca das 15 horas e trinta, ingressou na cancha a brilhante banda da Polícia Militar, seguida da minúscula e encantadora balisa — Maria Regina Simões - graciosíssima e da faixa anunciando a Olimpiada, conduzida pelos atlétas Ana Maria Cerqueira Leite, Ney Roberto Mota Paes e Murilo Castilho Gomes, logo surgindo o Pavilhão Nacional, portado admiravelmente pela máscula figura de nosso Grande-Benemérito Carlos Martins da Rocha, seguido de garbosa guarda de honra formada pelos atletas Marise Macedo Ribeiro, Lúcia de Oliveira Castro, Luiz Serpa Coelho Junior, Edgard Soares Dutra Filho e Gelson Moreira Carneiro. 

Logo após, a linda Sandrinha, outra minúscula balisa e as bandeiras botafoguenses, a do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, nas mãos do Presidente Paulo Azeredo; a do C. R. Botafogo, nas mãos do Vice-Presidente Dr. Ibsen De Rossi e a do Botafogo F. C. nas do Dr. Flávio da Silva Ramos, seu grande fundador.

Como guarda de honra às três gloriosas bandeiras, Yvone de Araujo Santos, Ivany Benita Rivera e Pantaleão Rinaldi, seguindo-se imponente grupamento de bandeiras alvi-negras, os atletas premiados com a "Honra à Fidelidade", a Seção de Halterofilismo, tri-campeã carioca, com sua bandeira nas mãos do diretor e campeão Adolpho Maranhão e os campeões infanto-juvenis de futebol de 1957. 

Em seguida, em longas colunas, com atletas de ambos os sexos e de tôdas as idades, as duas equipes em que se divide o Clube para a disputa da Olimpíada — a da Estrela Solitária, sob o comando de seu patrono, o benemérito Clovis Soares Dutra, acompanhado de sua linda Mis Daisy Miguel e a do Glorioso, sob a direção de seu patrono, o prestimoso e dedicado João Citro, acompanhado também da sua Miss, a não menos linda Ana Célia Lowndes.

Feito alto no centro do campo, face à Tribuna de Honra, foram executados os Hino Nacional e do BOTAFOGO, concedendo, a seguir, o Dr. Sergio Darcy, Presidente em exercício, a palavra ao Dr. Alceu de Oliveira Castro que, pelo microfone, convocou os seguintes atletas: Adhemar Cecilio Manes, Margarida Thereza Nunes Leite, Fernando Pinto Dias, Armando Caetano, Nuno Alvares Linhares Veloso, Nadim Severo Marreis, Manoel Adolpho Pereira Gomes Filho e Ricardo Osborne Manso da Costa (os dois últimos ausentes desta capital), dirigindo-lhes as seguintes palavras:

"Botafoguenses! 

Neste inolvidavel momento, honrando a fidelidade, a Diretoria do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS fará a entrega dos prêmios a que fazem jús, a oito de seus mais dedicados e eficientes atletas que, através os anos, vêm defendendo desassombradamente as suas côres, nas boas e nas más ocasiões, sempre com inabalavel fé e invariavel ardor. 

Com 15 impressionantes temporadas de lutas, receberão medalhas de ouro: Margarida Tereza Nunes Leite que, nos mais variados desportos, deu ao BOTAFOGO a fabulosa soma de 62 títulos, 27 vezes campeã e 35 vezes vice-campeã, honra e orgulho de sua prata de casa e verdadeiramente a Atleta Símbolo do GLORIOSO, que lhe deve as mais notáveis iniciativas, como esta I Olimpíada Interna da qual vem sendo a mais dinâmica realizadora; Adhemar Cecilio Manes; com 40 triunfos, o mais vitorioso timoneiro botafoguense de todos os tempos, glória e segurança das embarcações que sob a Estrela Solitária, singram impavidamente os mares e Fernando Pinto Dias, coberto de vitórias, na natação e no remo, dedicação personificada ao nosso pavilhão!


 Com 10 temporadas, receberão medalhas de prata, três herois de nosso Water-polo — Armando Caetano, Nuno Alvares Linhares Veloso e Manoel Adolpho Pereira Gomes Filho que, embora já há três anos sem piscina, prosseguem sua dedicada luta pela nossa bandeira; Nadim Severo Marreis, nosso mais vitorioso atleta de todos os tempos e Ricardo Osborne Manso da Costa, valoroso representante de nosso basketball que sempre contou com o seu entusiástico apôio! 


Glória a êles e Glória ao BOTAFOGO Indomavel e Eterno!" 

A seguir, o Dr. Sergio Darcy promoveu a entrega das medalhas aos nossos fiéis e heroicos defensores, confiando ao Dr. Alceu de Oliveira Castro, a missão de colocar a da abnegada e inegualavel Margarida e aos fundadores Augusto Fontenelle, Jacques Raymundo e Miguel Raphael de Pino a de seus destemidos companheiros, todos ovacionadíssimos. 

Foi anunciada simpática surpreza - uma linda medalha gentilmente oferecida pela A.C.D. ao mais antigo atleta do desfile e que coube, de fato e de direito, ao benemérito fundador Dr. Flávio da Silva Ramos, nosso primeiro meia-direita. 

Em seguida, o atleta Celso Juarez de Lacerda, nosso destacado campeão do remo, proferiu o compromisso olímpico, nos seguintes termos: "Prometo competir com lealdade, ardor e cavalheirismo, respeitando os juizes, dirigentes, companheiros e adversários, contribuindo assim para a maior glória do BOTAFOGO e do Brasil". 

E o presidente em exercício Dr. Sergio Darcy, declarou aberta a Olimpíada, em formidavel improviso, saudando com a sua impressionante palavra, as novas gerações botafoguenses, o futuro grandioso do Clube. 

Encerrado o desfile e sob a arbitragem do Coronel Saddock de Sá, seguiu-se o tão ansiado encontro de futebol entre os cracks do passado, que assim se alinharam: — "GLORIOSO" — Arizio (Ary); Bibi e Aloysio Bastos, Richard, Danilo e Pamplona (Octavio Romano e Antonio Rindeika), Gustavo Fernades (Paulo Amaral), Geninho, Carvalho Leite (Charles Bore e ainda C. Leite), Nilo e Pedro Ivo Tovar. 


"ESTRELA SOLITÁRIA" — Germano, Paraguaio e Renato Estelita (C. Rangel), João Saldanha, Rodrigo Tovar e Joãozinho, Sandro Moreyra, René, Odak Paulo Tovar e Pirica, entrando ainda, Antonio Martins Filho e Valed Perry. 


Aos cinco minutos da primeira faze Nilo Murtinho assinalou o 1º goal com um de seus assombrosos tiros de outrora e, aos trinta, Danilo aumentou a contagem terminando o 1º tempo, de quarenta minutos, com o score de 2x0 favoravel ao Glorioso. 

No segundo tempo, que durou vinte minutos, Carvalho Leite consignou dois goals magnificos para o Glorioso, intercalados pelo tento de honra da Estrêla Solitária, obtido por João Saldanha com um penalty muito bem batido, findando o inesquecível encontro, que tanto emocionou nosso veterana torcida, com a vitória do Glorioso por 4x1.

Causou sensação o goal do grande Nilo, com irresistivel e bem colocado sem pulo e sua excelente atuação, bem como as de Pamplona, Carvalho Leite, Geninho, Danilo, Paulo Tovar, Paraguaio (embora na zaga) e outros, que demostraram sobejamente que quem foi rei nunca deixa de ter magestade, encerrando-se, assim, esta tarde inolvidavel. 

DIÁRIO OLIMPICO 

7 DE OUTUBRO  - Segunda Feira 

VOLLEYBALL 

MENINOS DE 10 A 14 ANOS 

Quatro equipes, às 18 horas, enfrentaram-se com grande animação, sendo que no primeiro jôgo, a Estrela Solitária "B" venceu o Glorioso "B" por 20x12; no segundo cotejo, a Estrela Solitária 'A" derrotou o Glorioso "A" por 20x16 e, no match decisivo, entre os quadros da E. Solitária, triunfou o "B" por 20x15, tornando-se campeão. Eis as equipes: E. Solitária "B" Durval de Lima caldeira, Carlos Daniel Gamboa, Luiz Felipe Reis Martins de Barros, Luiz Humberto de Figueiredo, Leonel M. Rezende e Luiz Carlos Torres. E. Solitária "A" — Roberto Mac Dowell, Victor Serpa Coelho Sobrinho, José Almiro Prado, Marco Antonio Reis Martins de Barros, José Artur Donat Medeiros e Luiz Carlos Pereira. 

Glorioso "A" — Mario Romeu de Novaes Mendonça, Afonso Brito Pereira, Paulo Cesar de Oliveira, Paulo de Tarso N. Larini, Pedro M. Aguiar, Nelson Mareio Silva e Henrique Ventura. Glorioso "B" — Paulo Roberto de S. Pereira, Paulo Roberto Torres, Armando Arthur R. Leitão, Francisco Alves Pereira/Luiz Augusto de Castro Neves e Paulo Antonio Guimarães. 

Juiz: Luiz Serpa Coelho; fiscal, Lúcia de Oliveira Castro e apontador, Margarida Leite.

8 DE OUTUBRO — Terça Feira. 

VOLLEYBALL FEMININO 

QUALQUER CLASSE

Perante grande assistência realizou-se o volleyball feminino, triunfando brilhantemente a equipe da Estrela Solitária "B", capitaneada pela valorosa Marise, que foi, realmente, o quadro mais eficiente.

No primeiro cotejo, o Glorioso "B", com Wilzete, Guiomar (capitã), Ivany, Margarida Coelho, Naila e Dalva derrotou por 2x0 (10x8 10x8), a Estrela Solitária "A", com Suzete, Margarida, Romacild, Yvette (capitã), Leny e Daisy, servindo de árbitro José Fernandes; de fiscal, Ney Mota Pais e de apontador, Luiz Serpa Coelho.

No segundo encontro, o Estrela Solitária "B", com Joelma, Marise (capitã), Lúcia, Jaira, Maria Lúcia e Yara, abateu o Glorioso "A", com Anah, Yvone Rivera, Ana Célia, Yvone Santos (capitã), Maria do Carmo e Acyr, por 2x1  (10x7 8x10 10x1), atuando como árbitro, Ney; fiscal, Lulú e apontador, Margarida Leite.

Na peleja decisiva, a Estrela Solitária "B" abateu o Glorioso "B" por 2x1  (9x11 10x2 10x7), atuando as mesmas equipes e sendo árbitro, Gelson Carneiro, fiscal, Ney e apontador, Lulú.

Como nota de destaque, salientamos a presença na quadra das queridas veteranas Yvette Mariz, Romacild Carneiro Felippe, Acyr Teillon Falcão e Suzete Craveiro Costa, que mataram as saudades da bola branca.

9 DE OUTUBRO — Quarta-feira. 

BASKETBALL 

MENINOS DE 15 a 17 ANOS (Curiosos)

Esta competição foi vencida pela equipe da Estrela Solitária A. No primeiro jôgo, o E. Solitária A, com Joathas Geraldo, 21; Pedro Augusto Gomes, Eduardo Alberto Murtinho, 2 e Sergio Machado Rezende, 8, derrotou o Glorioso A por 31x4, atuando por êste Sylvio França Morand; Antono Luiz Jorge Duarte, 4; Roberto Guimarães e Léo Giffoni Martinez, e sendo árbitros Dato e Julien e apontador Nadim Marreis.

Na segunda peleja, o E. Solitária B, com Paulo Roberto Tavares, 3; Luiz Felipe Meninéa, 3; Alberto M. Oliveira, 2 e Milton P. Bastos, abateu o Glorioso B por 8x7, jogando Alberto Francisco, 2; Valter da Rocha, 3; Helio Antonio G. Nobre e Arnaldo de Souza Pereira, 2 e sendo árbitros João da Costa Côrtes e Oscar Moura da Cruz e apontador Carlos Alberto Serra. 

Na peleja decisiva, após prorrogação, o E. Solitária A derrotou o B por 18x17, atuando Sergio 5, Eduardo, Joathas 10, Pedro e Roberto Silva Di Martino 3 contra Décio Mauro Rodrigues da Cunha 9, Paulo Roberto 6, Milton. Luiz Felipe, Alberto e Roberto Braz Rodrigues 2, sob a arbitragem de Oscar Zelaya, João da Costa Côrtes e tendo Carlos Alberto como apontador. 

10 DE OUTUBRO — Quinta-feira. 

VOLLEYBALL FEMININO MENINAS DE 10 a 15 ANOS 

Disputado em melhor de cinco sets, a equipe do Glorioso, com Liliane Magalhães, Ana Lúcia B. de Souza, Marilda Dias de Azevedo, Lúcia Elena Ro-ha Serra, Walma Soares Solano, Ana Maria da Costa Cruz, Marilda Araujo Gonçalves e June Figueiredo Silva, derrotou a da Estrela Solitária, com Maria Antonia de Abreu Cezar, Mathilde Henriques, Heloisa Helena F. Alvarenga, Dulce Teixeira Barreto, Lenita Modalk., Joelza Figueiredo Silva, Suely Madureira Freire e Josette Figueiredo Silva, por 3x2 (8x10 10x2 10x3 9x11  10x6). 

11 DE OUTUBRO Sexta-feira. 

FUTEBOL DE BOTÃO MENINOS ATÉ 14 ANOS 

1º lugar — Alberto Galvão (Glorioso); 2º — Luiz Felipe (E. Solitária); 3º — Sergio Madeira (Glorioso); 4º — Luiz Araujo (E. Solitária). 

Alberto Galvão venceu Luiz Fernando por 6x2, Sergio Madeira por 3x2 e Luiz Felipe por 4x3, na prorrogação Luiz Felipe venceu Jorge Mondar 3x2 e Luiz Araujo também por 3x2 e êste derrotou Alcindo por 4x2. 

TÊNIS DE MESA 

RAPAZES DE 15 a 17 ANOS 

1º lugar — Roberto Carlos A. Reis (Glorioso; 2º — Luiz G. Santana (E. Solitária); 3º — Jorge Peçanha (Glorioso); 4º — Sergio Rezende (E. Solitária). 

Roberto Carlos venceu Bruno Mendonça por 21x8, Antonio Duarte por 21x12 e Jorge Peçanha por 21x12; Luiz G. Santana venceu Marcos Caboudy Reis (Glorioso); 2º — Luiz G. Santana por 21x17 e Sergio Rezende por 21x4; Jorge Peçanha derrotou Joaquim Carlos por 21x19 e êste venceu Arnaldo Pereira por 21x9; Antonio Duarte derrotou  Atanagildo Indio por 21x16; Sergio Rezende venceu Milton Bastos por 21x17 e Homero Alvim por 21x18 e êste derrotou Paulo Gustavo por 21x17, tendo Marcos Caboudy vencido Edvaldo Nunes por W.O. 

HOMENS 

1º lugar — Oscar Cruz (E. Solitária), 2º Gil Saa vedra (Glorioso), — Carlos José Renault (E. Solitária), 4º - Angelino Couto Simões (Glorioso); Oscar Cruz venceu José Lemos por 21x16, Carlos Renault por 21x17 e Gil Saavedra por 24x22; êste derrotou Arizio Marçal da Cruz por 21x12 e Angelino Couto Simões pelo mesmo score, tendo êste derrotado Cláudio Pontual por 21x19; Carlos Renault venceu Antonio - por 22x20. 

MOÇAS 

1º lugar — Liliane Chaves de Castro Magalhães (Glorioso), 2º — Lenita (E. Solitária), 3º — Marilda (E. Solitária), 4º — Guiomar Gomes de Sá (Glorioso). Liliane venceu Ana Lucia por  21x15, Guiomar por 21x8 e Lenita por 21x10; esta, abateu Heloisa por 21x8 e Marilda por 21x19, que, por sua vez, sobrepujou Valma por 21x10, tendo Guiomar derrotado Marise por 21x18. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 132 de novembro de 1957


Nenhum comentário:

Postar um comentário