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domingo, 29 de maio de 2022
PARCEIROS DO BLOG
terça-feira, 31 de agosto de 2021
AUTOMOBILISMO
Botafogo, pioneiro de automobilismo
O Botafogo de Futebol e Regatas foi o primeiro clube brasileiro de futebol a competir em provas de automobilismo, na extinta Fórmula 2000.
Efetivamente, o Glorioso patrocinou o carro da piloto Suzane Carvalho, em 1991, e o escudo da Estrela Solitária abrilhantou as competições de Fórmula 2000 italiana daquela época.
Suzane Carvalho nasceu no Rio de Janeiro a 26 de Dezembro de 1963 e é uma conhecida botafoguense, que além de corredora em veículos de quatro rodas fez carreira no teatro, no cinema e na televisão.
Filha da atriz Lia Farrel e irmã da atriz Simone Carvalho, Suzane iniciou-se nessas lides com um ano e meio em propaganda de televisão. Mais tarde fez carreira com muitos sucessos, destacando-se, entre outras presenças, no teatro com as peças O Analista de Bagé, Bocage e Férias Extra Conjugais; no cinema com os filmes Sábado Alucinante, Profissão Mulher, Fêmeas em Fuga e Perdidos no Vale dos Dinossauros; na televisão com as novelas O Homem Proibido, Champagne e Vereda Tropical, bem como diversos espetáculos musicais e humorísticos. Apesar de ser filha de salgueirense Suzane também desfilou durante 25 anos pela escola de samba Beija Flor de Nilópolis, e ocasionalmente pela São Clemente.
Porém, o sonho de Suzane eram as corridas, tendo começado a correr em 1989 no Kart e depois na Fórmula 3, Fórmula 1600, Fórmula Ford, Fórmula 2000 (Canadá) e Fórmula 2000 (Itália).
Iniciada em 1989, foi campeã brasileira nesse mesmo ano em Kart e no ano seguinte sagrou-se campeã carioca na mesma modalidade.
Em 1991 tornou-se a primeira piloto brasileira a utilizar o distintivo de um clube de futebol em carros de corrida – o escudo da Estrela Solitária do Botafogo de Futebol e Regatas.
No ano seguinte, em 1992, foi campeã brasileira e sul-americana da categoria B da Fórmula 3, tornando-se a primeira mulher da história do automobilismo mundial a conquistar um título de Fórmula 3 e entrando para o Guiness Book e para a Enciclopédia Barsa.
Apesar disso, Suzane não teve patrocínio em 1993 e em 1996. Em 1997 tornou a obter patrocínios e em 1998 rumou à Inglaterra disputando a Palmer Audi e o Vectra Challenge. Em 1999, regressada ao Rio de Janeiro, correu na Indy Lights e em 2000 fez cinco etapas na Indy Lights. Em 2001 surgiu a Copa Clio, a piloto tornou a correr com o escudo do Botafogo no campeonato carioca Ford Fiesta Feminino e em 2002, por falta de verbas, Suzane Carvalho deixou de competir.
Suzane publicou um manual de Kart com imenso sucesso, recebeu diversas premiações e homenagens e atualmente dirige um centro de formação de pilotos, fundado por ela em 2004, bem como faz testes em veículos de duas rodas e de quatro rodas ligeiros e pesados, e tendo tornado a correr em 2011 na Fórmula 3, disputando a etapa do Rio de Janeiro da Fórmula 3 Sul-Americana na classe Light. Uma mulher fantástica!
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo) e Marcos Machado (colaborador do blogue Mundo Botafogo)
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AS MISSES BOTAFOGO
OLGA BERGAMINI DE SÁ - 1929
Em fins dos anos de 1920, uma novidade surgida no ambiente cultural carioca ecoou nas principais cidades do país: jovens senhoritas da sociedade dedicaram-se à prática do violão, levando a público um repertório de canções típicas brasileiras. Se esse momento foi marcado pelo intenso processo de renovação tecnológica, que resultou na incorporação de novíssimos hábitos à vida cotidiana, essa atitude, em contrapartida, demonstrou o engajamento dessas mulheres à ideia de restabelecer a tradição, o compromisso refletido no anseio de trazer para a ordem do dia as coisas nossas, bem brasileiras, que refletiam a “verdadeira alma da nação”.
As senhoritas tocavam violão, mostravam as pernas e assumiam uma nova forma física fruto de práticas esportivas e da ginástica que começava a ser divulgada. Os jornais do período exibiram as façanhas empreendidas pelas mulheres modernas como miss Gertrude Ederle. Foi a primeira mulher a atravessar a nado o canal da Mancha, tornando-se campeã olímpica e, em seguida, a mais ágil nadadora do mundo, recorde mundial feminino em várias distâncias e provas. A mesma miss Ederle revelou-se também a mais perfeita caçadora da América; dona de uma pontaria invulgar, tornou-se a primeira a abater desde as feras mais bravas aos patos silvestres às margens do rio Potomac.
Em novembro de 1928, o jornal A Noite anuncia a grande novidade do final do ano. Promoverá o concurso de Miss Brasil e levará ao certame de Miss Universo, evento realizado na cidade de Galveston, no Texas, a brasileira vitoriosa. Foi um processo que durou aproximadamente seis meses e que envolveu todos os estados do país na seleção de suas representantes.
Temos que ter em mente que Olga foi a primeira representante brasileira no concurso de Galveston e, não menos importante, a primeira sul-americana.
Naturalmente o povo brasileiro seria sensível à iniciativa, que significaria uma reação às imposições da vida moderna, então voltada essencialmente à ordem material e, sobretudo, à ciência e tecnologia. Os concursos de beleza representariam nesse contexto a elevação do espírito do povo ao nobre sentimento de beleza.
A organização estabeleceu a realização de concursos preliminares em todos os municípios do país, nos quais cada cidade escolheria sua representante; havia preocupação especial em contemplar o maior número de votantes, para que o resultado final pudesse expressar de fato a vontade popular. Terminadas as seleções, deveria realizar-se, na capital de cada uma das 22 unidades federativas, o julgamento que designaria a representante do estado, exatamente como ocorria nos Estados Unidos. Essas 22 representantes iriam ao Rio de Janeiro, onde seria eleita Miss Brasil aquela que levaria as cores do país aos Estados Unidos.
A eleição de Miss Rio de Janeiro foi realizada no domingo, 24 de março, no campo do Fluminense; o júri, composto pelo escultor Correa Lima, diretor da Escola Nacional de Belas-Artes, pelo pintor Eliseu Visconti, pela pintora Sara Vilela de Figueiredo, pelo dr. José Mariano Filho e pelo sr. Francisco Serrador. Enquanto retiraram-se para decidir sobre o voto final, as Bandas da Escola Militar, gentilmente cedida pelo Ministro da Guerra, a banda do Corpo de Bombeiros e a Banda do Batalhão Naval, cedida pelo Ministro da Marinha, além da orquestra Brunswich, alternaram-se na execução da parte musical. Após duplo desfile, o júri deu o veredito final consagrando Miss Botafogo com o título de Miss Rio de Janeiro. Olga Bergamini de Sá foi surpreendida pela decisão do júri. Recebeu a faixa das mãos de Sarah Vilela e, ao lado do diretor de A Noite, emoldurada pelo ruidoso som da aclamação popular, deu no estádio a volta triunfal, descrevendo um largo círculo olímpico.
Terminada a eleição surgiu finalmente a primeira oportunidade de conhecer um pouco a preferida do público carioca. Olga Bergamini começou agradecendo ao jornal e, naturalmente, ao povo que a elegeu. Informou não ter feito sua inscrição no concurso, mas ter sido surpreendida pela presença de seu nome entre as eleitas; passou, então, a acompanhar o pleito pela simples curiosidade de saber quantos votos alcançaria. Ainda que surpresa, levou a vida cotidiana como de hábito, e quando estava veraneando em Petrópolis soube da primeira convocação às misses à qual não pôde comparecer. A senhorita Olga Bergamini de Sá “não é apenas uma bela carioca, é uma carioca de educação primorosa, flor encantadora de distinção, desabrochada em ambiente amável de pureza”. Satisfeitas as primeiras curiosidades sobre a bela carioca, o jornal renovou o fôlego e passou à promoção do evento em sua dimensão nacional sempre com a manchete: “Miss Brasil, florão de uma raça”.
Inicialmente Miss Botafogo, transformada em Miss Rio de Janeiro e aclamada Miss Brasil, Olga Bergamini de Sá recebeu a consagração popular.
Na primeira página de A Noite, foi estampada generosa fotografia de Olga com seu violão em punho, constando abaixo os dizeres: “Miss Brasil ama o violão e a música nacional”. Filha do comerciante Francisco Marques Correia de Sá e de Luiza Bergamini, Olga nasceu na rua do Catete, n. 92, casa 12. O primeiro colégio que cursou foi o Sacré-Coeur, viajou com os pais para a Europa por um ano e ao regressar entrou para o colégio Burlamaqui, matriculando-se em seguida no Andrews. Falava um pouco de inglês e arranhava o francês, o espanhol e o italiano. Seus 18 anos seriam cumpridos no dia 8 de maio de 1929, data de sua partida para os Estados Unidos.
Quando veio à janela do salão de honra do clube para despedir-se rumo ao concurso de Miss Universo] e em seguida sair, toda a multidão foi tomada de delírio; surpreendeu a todos o enorme contingente de pessoas que ocuparam o bairro:
“As ruas Guanabara e Álvaro Chaves eram como rios humanos. Escoavam-se em ondas de gente constituídas em sua maioria de senhoras e senhoritas, em trajes vaporosos e de variadas cores, que emprestavam ao desfile um estranho encanto, escoavam-se para todos os lados. Os bondes, os automóveis, foram então tomados pela multidão. Todos os veículos, até o largo do Machado, pela grande afluência de povo, só puderam trafegar em marcha vagarosíssima.”
Era tal o entusiasmo em torno do carro da senhorita Olga Bergamini que o veículo teve que ser escoltado por quatro praças da Polícia Militar.
Uma ilustração de Di Cavalcanti publicada na revista Para Todos fornece uma boa chave para a compreensão do momento: “Lições para ser ‘século-vinte’: lição de tango, lição de violão, lição de box e, claro, lição de amor!”. Esbanjando sensualidade, a presença da mulher sobressai em todos os cenários: na dança do momento, empunhando o instrumento da moda, a postos para encarar o sport moderno e envolvida pelo cinema, movimento, acima de tudo. A lição de violão é dada por um galante professor mulato a uma jovem senhorita, que traja um vestido leve e apresenta-se com as pernas cruzadas, exibidamente à mostra.
Ser “século-vinte” é, finalmente, ser moderno!
Fonte: Taborda, Marcia. ‘Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro’. Revista Crítica.
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VÂNIA PINTO
Vânia Pinto, paulista de Campinas (SP), Miss Botafogo e Miss Distrito Federal (Rio de Janeiro), foi eleita Miss Brasil no dia 26 de janeiro de 1939, no Cassino da Urca. Em 2º lugar ficou Esilda Lisboa do Rio Grande do Sul e em 3º lugar Cleyde Escobar de São Paulo.O top 5 foi formado por Vânia Pinto do Distrito Federal, Neyde Tinco do Estado do Rio, Maria Thereza Valença Cavalcanti de Pernambuco, Esilda Lisboa do Rio Grande do Sul e Cleyde Escobar de São Paulo. Participaram 17 candidatas.
“A guerra atrapalhou a eleição de Vânia Pinto em 1939. Tinha 15 anos e um rosto que até agora mostra a mulher de rara beleza. Ela faz questão de esclarecer: - Não desfilei de maiô, o concurso era diferente dos que se realizam hoje. A guerra impediu que saísse do Brasil para a prova final nos Estados Unidos.” (Revista Manchete, Ano 8, Número 429, 09/07/1960)Em 1939, não houve Miss Universo em Galveston, Texas, Estados Unidos, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, que só terminaria em 1945.
É muito escasso o material de pesquisa sobre a trajetória de Vânia Pinto, Miss Brasil 1939. “Representou o Botafogo no Miss Distrito Federal e pode ser considerada a primeira modelo profissional brasileira”, eis o que li, faz algum tempo, na internet.
As últimas fotos de Vânia Pinto, feitas antes de sua morte, foram publicadas nas revistas Manchete (18.05.1985) e Veja (15.05.1985), graças a um evento famoso. No dia 4 de maio de 1985, o publicitário goiano Waldir Viana, já falecido, organizou um encontro na casa de Adalgisa Colombo (1940-2013), Miss Botafogo, Miss Distrito Federal, Miss Brasil e Vice Miss Universo 1958, no bairro do Joá, Rio de Janeiro, que contou com a presença de doze Misses Brasil e uma Miss São Paulo.Estiverem presentes as seguintes três Miss Botafogo, Miss Rio de Janeiro e Miss Brasil: Vânia Pinto (1939), Adalgisa Colombo (1958) e Gina Macpherson (1960).
O Jornal do Brasil, em sua edição de 05/05/1985, deu destaque ao encontro. Não postou imagem de Vânia Pinto, mas assim destacou sua presença: "Vânia Pinto, Miss Brasil 1939, demonstrou uma audácia própria para a época, posou para uma foto daquele ano vestindo um sóbrio vestido de fazenda xadrez, mas com uma piteira preta entre os dedos da mão esquerda até próxima do rosto. Bela naquele tempo, mantinha a beleza ainda, embora já não consegue enxergar muito bem em ambientes fechados. Uma sobrinha a auxiliava a encontrar a bolsa e outros pequenos pertences espalhados pela sala colorida e aconchegante de Adalgisa Colombo.”
Publicado 14th May 2021 por Ruy Moura
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ADALGISA COLOMBO
Na primeira noite, Adalgisa consagrou-se Miss Distrito Federa. Carioca legítima, nascida no próprio bairro de Botafogo, a 11 de janeiro de 1940, é filha do distinto casal Eduardo-Percília Colombo.
De tez clara, cabelos negros e olhos castanhos, Adalgisa tem as seguintes medidas: altura, 1,69; pêso, 56 quilos; cintura, 62 cm.; busto, 90 cm.; quadris, 91 cm.; coxa, 56 cm.; tornozelo, 21,5 cm.; sendo uma moça finamente educada, falando perfeitamente inglês e francês.
Sôbre a vitória espetacular, que arrazou o despeito de uma malta de cafajestes, assim se expressou “O Jornal”, sobre a noite de 14:
– “Muito linda no seu tipo de morena brasileira, voltou-se para uma senhora que estava perto e, chorando de alegria ao abraçá-la, disse: “Mamãe, nem acredito!” Ela acabava de ser a vitoriosa entre vinte e cinco outras jovens não menos belas, na festa que teve lugar às últimas horas de ontem, às primeiras horas de hoje, no Maracanãzinho, importante etapa do Concurso Miss Brasil – Miss Universo, promovido pelos Diários Associados sob o patrocínio exclusivo do “Leite de Rosas”, em todo o país”.
Mas, a suprema noite foi a de 21 quando Adalgisa, Miss Distrito Federal, entre 23 jovens representantes de estados e Territórios, impôs sua invulgar formosura e sua plástica notável, consagrando-se sob a chuva de flores e ovações delirantes, Miss Brasil.
O BOTAFOGO inteiro, sempre presente em todas as jornadas, com o Dr. Sergio Darcy, seu presidente em exercício, à frente, vibrou intensamente com a consagração de sua excepcional representante como protótipo da beleza da Mulher Brasileira, torcendo calorosamente para o seu sucesso em Long Beach.
Nota do Mundo Botafogo: Adalgisa Colombo Teruzkin nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro de 1940 e faleceu na mesma cidade no dia 17 de janeiro de 2013. Em Long Beach sagrou-se Vice Miss Universo 1958 e renunciou durante o mandato para contrair matrimônio, mantendo-se oficialmente Miss Brasil. Em 1956 atuara no filma Com Água na Boca, no papel de Teresinha, posteriormente foi apresentadora da TV Rio durante a década de 1960 e em 2004 foi homenageada pelo portal ‘Misses do Brasil’ como a “Miss Brasil Inesquecível”.
Fonte: Blog mundobotafogo Ruy Moura
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RIO - Símbolo de elegância, misturada a uma boa dose de ousadia, Adalgisa Colombo, Miss Brasil 1958, manteve a aura do título em toda sua vida. A moça, que cresceu em Botafogo e foi educada no Liceu Francês de Laranjeiras, era habitué de concursos de beleza e dos desfiles da Casa Canadá desde os 15 anos. Antes de se sagrar Miss Brasil como candidata do Distrito Federal — feito alcançado aos 18 anos — ela havia sido a Miss Botafogo. No concurso de 1958, ela desbancou as concorrentes do resto do país com uma ousadia que entrou para a história da disputa: depois de ter as pernas cobertas por pancake pelo maquiador do Miss Brasil, como as demais candidatas, ela correu ao banheiro, tirou tudo e se cobriu de óleo, dando à pele um brilho sensual nunca antes visto pelo júri.Na foto acima, as mais belas do Brasil, da esquerda para a direita: Erica Bertha Lirkus (Miss São Paulo, 8º lugar), Vanja Nobre Jacob (Miss Amazonas, 7º lugar), Edda Logges (Miss Rio Grande do Sul, 5º lugar), Maria Edilene Torreão (Miss Pernambuco, 3º lugar); Gina MacPherson (Miss Guanabara, 1 º lugar), Magda Renate Pfrimer (Miss Brasília), 2ºlugar), Mercedes Elizabeth del Carmen Carrascosa Von Glehn (Miss Minas Gerais, 4º lugar), Marzy Moreira (Miss Estado do Rio, 6º lugar).
sábado, 3 de abril de 2021
Falecimentos
É com imenso pesar e muita tristeza que acusamos o falecimento no dia 02 de abril p.passado do grande ídolo e jogador de voley do Botafogo Jean Luc Rosat o Suíço vitima de complicações da Covid 19. Tive o imenso prazer de acompanhar ao vivo vários jogos daquele timaço que foi undecacampeão carioca. Jogava com garra, disposição e muita técnica.
domingo, 14 de março de 2021
ABC alvinegros
Alvinegros de coração. Estou contanto com a ajuda e colaboração de todos no sentido de quem tenha algum contato com ex-atletas da equipe de Aeromodelismo por favor entre em contato comigo pois minha intenção é promover uma reunião dos referidos ex-atletas e gravar um vídeo onde eles possam contar suas experiência na época, como estão agora etc etc...
Futuramente vou intensificar minhas pesquisas para tentar localizar ex-atletas de outras modalidades em que o Clube participou ao longo dos anos.
Meu contato: zap:(21) 99248-3941
email: angeloseraphini44@gmail.com
Como diz o ditado bíblico: "temos que trazer à memória aquilo que nos dá esperança" Lamentações 3:21
Diante de tanta frustração por mais uma queda do time de futebol para 2a divisão, temos e devemos nos remeter ao passado glorioso do nosso amado Clube, tão recheado de vitórias e conquistas nas mais variadas atividades desportivas ao longo dos anos. Esse passado em hipótese nenhuma deve ser esquecido e é a razão desse blog, para resgatar tal hitória.
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Remador do Botafogo, Lucas Verthein garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio
Brasileiro conquistou a vaga no Pré-Olímpico das Américas de remo, que foi disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e foi o único barco brasileiro a carimbar o passaporte.
O Brasil tem mais um atleta garantido na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem neste ano. Se trata do remador Lucas Verthein, do Botafogo, que assegurou vaga na disputa do single skiff nesta sexta-feira (05/03/2021) através do Pré-Olímpico das Américas de remo.
Com Lucas, o Brasil passa a ter 181 atletas garantidos na principal competição poliesportiva do mundo, que acontece em 2021 após um adiamento por conta da pandemia da Covid-19.
Futsal: Sub-11 do Botafogo/Casa de España vence Flamengo por 4 a 1 e conquista Estadual
Fonte: Site FogaoNet
terça-feira, 17 de março de 2020
AEROMODELISMO DECADA DE 60
A história do aeromodelismo começou com Alphonse Penaud. Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular e então obrigado a usar muletas. Começou então e estudar e resolver problemas relacionados a voos.
Em abril de 1870 ele inventa o motor a elástico com tiras retorcidas, que utilizava tiras elásticas para girar uma hélice e movimentar o aparelho. No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora simples montada após “os estabilizadores automáticos” (como ele chamava a engrenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais. Lembrando que isso foi ANTES da invenção do avião.
O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o “Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.
As Modalidades de Aeromodelos
As principais modalidades do aeromodelismo são:
VCC – Voo Circular Controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. O aeromodelista faz então movimentos circulares e manobras através dos cabos.
Voo livre – Nessa modalidade, o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Rádio controlado – O aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Embora modalidades clássicas como o voo livre e o voo circular controlado ainda sejam praticadas por alguns admiradores, a grande maioria utiliza o rádio controlado aonde os aeromodelos são controlados por controle remoto possibilitando uma grande gama de opções de aviões, equipamentos e manobras.
Fonte: site aeromodelobrasil.com
Dentre as grandes vitórias conseguidos pelo Botafogo nos diversos setores, incontestavelmente, o aeromodelismo, operando com as suas pequeninas, mas altaneiras águias, pela circunstância de ser um esporte praticado no ar, foi quem, orgulhosamente, elevou mais alto o glorioso pavilhão alvinegro em competições desportivas, cumprindo ainda, a útil finalidade, altamente educativa e cívica, do aeromodelismo para a nossa pátria, que é a de forjar, com a sua pratica, a mentalidade aeronáutica.
Contando com a valiosa ajuda do nosso dedicado consócio Dr. Carlos Joaquim de Castro Barbosa, o nosso Haroldo Felicíssimo da Silva Campos, tresdobrado nas funções de formidável diretor, grande técnico e notável mecânico, foi o incansável e zeloso comandante desta jornada.
Graças as magníficas atuações dos nossos denodados atletas Fabio, Claudio, Clovis, Wally, Francisco José, Christian, Antonio Carlos Borrel, Maeda, Nick, Antero e José Renato, conseguimos este acervo de vitórias no esporte-ciência.
Os seus triunfos marcaram uma página resplandecente e inesquecível em nossa história.
Parabéns, a vocês nossos pujantes defensores, que completaram no Ar, as nossas retumbante vitórias conquistadas em Terra e no Mar.
ATLETAS LAUREADOS
CAMPEÕES DO RIO DE JANEIRO
Antero de Oliveira
Antonio Carlos Braz
Antônio Cláudio de Azevedo Campos
Christian Kofoed Hausen
Clovis Azeredo Travassos
Fabio Crespi
Francisco Jose Domingues
José Renato Paiva Cunha
Matsuo Maeda
Nick Rogers
Roberto Martinez Borrel
CAMPEÕES JUVENIS
Antônio Carlos Braz
Christian Kofoed Hansen
Francisco José Domingues
Wally Brandy Perkins
BI-CAMPEÕES INFANTIS
Antonio Cláudio de Azevedo Campos
Clóvis Azeredo Travassos
Fabio Crespi
Vice Campeões Livres
Antero de Oliveira
José Renato Paiva Cunha
Matsuo Maeda
Nick Rogers
Roberto Mastinez Borrel
CAMPEÕES INDIVIDUAIS JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - ACROBACIA
Empatados
Fabio Crespi e Francisco José Domingues
CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR - ACROBACIA
Antônio Cláudio da Silva Campos
CAMPEÃO INDIVIDUAL JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)
Wally Brady Perkins
CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)
Fábío Crespi
VICE-CAMPEÃO INDIVIDUAL JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)
Christian Kofoed Hansen
VICE-CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)
Antônio Cláudio de Azevedo Campos
BI-CAMPEÕES DOS JOGOS INFANTIS
Antônio Cláudio de Azevedo Campos
CarIos de Azevedo Campos
João Paulo Medina Barbosa
A nossa atuação nos campeonatos regionais foi a seguinte:
2ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Tean-Racing)
Data: 11-3-62 - Iocal: A.C.A. - Regulamento F.A.I. - Classe única
1ª - Colocada - Equipe: "Anglo Americana” - B.F.R. - Piloto: Nick Rogers – Mecânico Wally Brady Perkins 8m 44s - Avião: "Papa Taças"
Motor: ETA 15 - Diesel.
2ª - Colocada - Equipe “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Borrel - 100 voltas em 8m 46s - Avião: Tornado II - Motor: Super Tigre 620.
4ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” - B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hausen.
5ª - Colocada - Equipe: “Triângulo” - B.F.R. - Piloto: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: José Renato Paiva Cunha.
Contagem de Pontos
Individual:
1º Nick Rogers e Wally Brady Perkins – 13 pontos
3º Fabio Crespi e Roberto Martinez e Borrel – 8 pontos
7º Antônio Cláudio de Azevedo Campos e José Renato Paiva Cunha – 2 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 52 pontos.
3ª PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 18-3-62. Local: A.C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe Infantil
1º Colocado: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - B.F.R.
1º Colocado: Fábio Crespi - B.F.R. -
Contagem de Pontos
1º Antonio Cláudio de Azevedo Campos – 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.
Classe Juvenil lndividual:
1º Fábio Crespi - 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.
4ª PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 13-5-62. Local: A.C.A.
Classe Juvenil
1º Colocado: Francisco José Domingues
Classe Livre
2º Colocado: Roberto Borrel - 5 pontos
Contagem de Pontos
Classe Juvenil - Individual:
1º Francisco José Domingues – 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 13 pontos
Classe Livre - Individual:
3º Roberto Borrel - 5 pontos
Clubes:
2º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 5 pontos.
5ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Racing)
- Data: 27-5-62 - Local: ACA. - Regulamento: Classe única - F.A.I.
1ª - Colocada - Equipe: “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Matsuo Maeda - 100 voltas em 7m 57s - Avião: Tornado - Motor: Super Tigre 6-20.
3ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” – B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hansen.
Contagem de Pontos – Individual
1º - Fábio Crespi e Matsuo Maeda – 13 pontos
5º - Clóvis Azevedo Travassos e Christian Kofoed Hansen - 5 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS, 36 pontos.
6ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing) - Data: 2-9-62. Local: A. C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe única
2ª - Colocada - Equipe: “Triangulo” - B. F. R.- Piloto: Antonio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: Roberto Martinez Borrel - 100 Voltas em 9m 52s 5/10 - Avião: "Papa Taças Wally” - Motor: Liber Streapk - 15 Diesel.
3ª - Colocada - Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi- Mecânico: Matsuo Maeda - 70 voltas em 10m - Observação: Acidentou-se.
4ª - Colocada - Equipe: “Cometa” - B.F.R. - Piloto": Antônio Carlos Braz, Mecânico: Antero de Oliveira – 63 voltas em 10m - Observações: Acidentou-se.
Contagem de Pontos - Individual
3º - Antônio Cláudio de Azevedo Campos e Roberto Borrel – 8 pontos
5° - Fábio Crespí e Matsuo Maeda – 5 pontos
7º - Antônio Carlos Braz e Antero de Oliveira - 3 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 32 pontos.
7ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Rancing) - Data: 16-9-62 - Local: A.CA. - Regulamento: A.M.A. – Classe Única
2ª Colocada - Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Martinez Borrel e Matsuo Maeda.
Contagem de Pontos - Individual
4º Fábio Crespi, Roberto Martinez Borrel, Matsuo Maeda - 8 pontos.
Clubes:
2º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 24 pontos
Contagem Geral
Classe infantil - Individual:
1º Fábio Crespi - 47 pontos;
2º Antônio Cláudio de Azevedo Campos, 23 pontos;
3º Clóvis Azeredo Travassos, 8 pontos.
Classe Juvenil:
1º Wally Brandy Perckins, 13
1º Francisco José Domingues, 13
5º Christian Kofoed Hausen, 8
7º Antonio Carlos Braz, 3
Classe Livre:
3º Roberto Martinez Borrel, 29,
4º Matsuo Maeda, 26;
7º Nick Rogers, 13;
13º Antero de Oliveira, 3;
14º José Renato Paiva Cunha, 2.
Clubes: Classe Infantil.
1° Campeão - BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.
Classe Juvenil:
1º Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 37 pontos
Classe Livre:
2º Vice-campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.
Resultado Final - Individual:
Vôo Circular Controlado - Acrobacia
Juvenil:
1º Campeões (empatados)
Fábio Crespi e Francisco José Domingues - 13 pontos.
Infantil:
1º Campeão - Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 13 pontos.
Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing)
Juvenil:
1º Campeão: Wally Brandy Perkins - 13 pontos
2º Vice-Campeão – Christian Kofoed Hansen - 8 pontos.
Infantil:
1º Campeão: Fábio Crespi - 34 pontos.
2º Vice-Campeão: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 10 pontos.
Clubes:
1° Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 188 pontos
Do boletim numero 5 de dezembro de 1962 da Associação Brasileira de Aeromodelismo extraímos o seguinte trecho:
“Estamos nos despedindo de 1962, ano de grandes realizações para o aeromodelismo brasileiro. Cada um dos clubes, de cada um dos Estados, por menor que seja, deu sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento do aeromodelismo em nosso país. As células do aeromodelismo nacional são diversas. Assim como existem os grandes clubes, devidamente organizados e com personalidade jurídica, encontram-se, também, os pequenos núcleos, com vontade de progredir. Formado por jovens de um mesmo bairro, um mesmo colégio ou um mesmo clube social ou desportivo, esses grupos de aeromodelistas ampliam, consideravelmente, o raio de ação das entidades coordenadoras. Vimos, ainda em 1962, a penetração do esporte-ciência em grandes clubes brasileiros, de larga fama e tradição, principalmente na Guanabara, onde o Botafogo de Futebol e Regatas lidera esse setor”.
Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 195 de fevereiro de 1963
A nossa atuação nos campeonatos regionais foi a seguinte:
2ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Tean-Racing)
Data: 11-3-62 - Iocal: A.C.A. - Regulamento F.A.I. - Classe única
1ª - Colocada - Equipe: "Anglo Americana” - B.F.R. - Piloto: Nick Rogers – Mecânico Wally Brady Perkins 8m 44s - Avião: "Papa Taças"
Motor: ETA 15 - Diesel.
2ª - Colocada - Equipe “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Borrel - 100 voltas em 8m 46s - Avião: Tornado II - Motor: Super Tigre 620.
4ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” - B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hausen.
5ª - Colocada - Equipe: “Triângulo” - B.F.R. - Piloto: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: José Renato Paiva Cunha.
Contagem de Pontos
Individual:
1º Nick Rogers e Wally Brady Perkins – 13 pontos
3º Fabio Crespi e Roberto Martinez e Borrel – 8 pontos
7º Antônio Cláudio de Azevedo Campos e José Renato Paiva Cunha – 2 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 52 pontos.
3ª PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 18-3-62. Local: A.C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe Infantil
1º Colocado: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - B.F.R.
1º Colocado: Fábio Crespi - B.F.R. -
Contagem de Pontos
1º Antonio Cláudio de Azevedo Campos – 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.
Classe Juvenil lndividual:
1º Fábio Crespi - 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.
4ª PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 13-5-62. Local: A.C.A.
Classe Juvenil
1º Colocado: Francisco José Domingues
Classe Livre
2º Colocado: Roberto Borrel - 5 pontos
Contagem de Pontos
Classe Juvenil - Individual:
1º Francisco José Domingues – 13 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 13 pontos
Classe Livre - Individual:
3º Roberto Borrel - 5 pontos
Clubes:
2º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 5 pontos.
5ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Racing)
- Data: 27-5-62 - Local: ACA. - Regulamento: Classe única - F.A.I.
1ª - Colocada - Equipe: “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Matsuo Maeda - 100 voltas em 7m 57s - Avião: Tornado - Motor: Super Tigre 6-20.
3ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” – B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hansen.
Contagem de Pontos – Individual
1º - Fábio Crespi e Matsuo Maeda – 13 pontos
5º - Clóvis Azevedo Travassos e Christian Kofoed Hansen - 5 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS, 36 pontos.
6ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing) - Data: 2-9-62. Local: A. C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe única
2ª - Colocada - Equipe: “Triangulo” - B. F. R.- Piloto: Antonio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: Roberto Martinez Borrel - 100 Voltas em 9m 52s 5/10 - Avião: "Papa Taças Wally” - Motor: Liber Streapk - 15 Diesel.
3ª - Colocada - Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi- Mecânico: Matsuo Maeda - 70 voltas em 10m - Observação: Acidentou-se.
4ª - Colocada - Equipe: “Cometa” - B.F.R. - Piloto": Antônio Carlos Braz, Mecânico: Antero de Oliveira – 63 voltas em 10m - Observações: Acidentou-se.
Contagem de Pontos - Individual
3º - Antônio Cláudio de Azevedo Campos e Roberto Borrel – 8 pontos
5° - Fábio Crespí e Matsuo Maeda – 5 pontos
7º - Antônio Carlos Braz e Antero de Oliveira - 3 pontos
Clubes:
1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 32 pontos.
7ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Rancing) - Data: 16-9-62 - Local: A.CA. - Regulamento: A.M.A. – Classe Única
2ª Colocada - Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Martinez Borrel e Matsuo Maeda.
Contagem de Pontos - Individual
4º Fábio Crespi, Roberto Martinez Borrel, Matsuo Maeda - 8 pontos.
Clubes:
2º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 24 pontos
Contagem Geral
Classe infantil - Individual:
1º Fábio Crespi - 47 pontos;
2º Antônio Cláudio de Azevedo Campos, 23 pontos;
3º Clóvis Azeredo Travassos, 8 pontos.
Classe Juvenil:
1º Wally Brandy Perckins, 13
1º Francisco José Domingues, 13
5º Christian Kofoed Hausen, 8
7º Antonio Carlos Braz, 3
Classe Livre:
3º Roberto Martinez Borrel, 29,
4º Matsuo Maeda, 26;
7º Nick Rogers, 13;
13º Antero de Oliveira, 3;
14º José Renato Paiva Cunha, 2.
Clubes: Classe Infantil.
1° Campeão - BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.
Classe Juvenil:
1º Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 37 pontos
Classe Livre:
2º Vice-campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.
Resultado Final - Individual:
Vôo Circular Controlado - Acrobacia
Juvenil:
1º Campeões (empatados)
Fábio Crespi e Francisco José Domingues - 13 pontos.
Infantil:
1º Campeão - Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 13 pontos.
Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing)
Juvenil:
1º Campeão: Wally Brandy Perkins - 13 pontos
2º Vice-Campeão – Christian Kofoed Hansen - 8 pontos.
Infantil:
1º Campeão: Fábio Crespi - 34 pontos.
2º Vice-Campeão: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 10 pontos.
Clubes:
1° Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 188 pontos
Do boletim numero 5 de dezembro de 1962 da Associação Brasileira de Aeromodelismo extraímos o seguinte trecho:
“Estamos nos despedindo de 1962, ano de grandes realizações para o aeromodelismo brasileiro. Cada um dos clubes, de cada um dos Estados, por menor que seja, deu sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento do aeromodelismo em nosso país. As células do aeromodelismo nacional são diversas. Assim como existem os grandes clubes, devidamente organizados e com personalidade jurídica, encontram-se, também, os pequenos núcleos, com vontade de progredir. Formado por jovens de um mesmo bairro, um mesmo colégio ou um mesmo clube social ou desportivo, esses grupos de aeromodelistas ampliam, consideravelmente, o raio de ação das entidades coordenadoras. Vimos, ainda em 1962, a penetração do esporte-ciência em grandes clubes brasileiros, de larga fama e tradição, principalmente na Guanabara, onde o Botafogo de Futebol e Regatas lidera esse setor”.
Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 195 de fevereiro de 1963