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terça-feira, 17 de março de 2020

AEROMODELISMO DECADA DE 60

 


Clicar no link abaixo e assistir video sobre essa modalidade


história do aeromodelismo começou com Alphonse Penaud. Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular e então obrigado a usar muletas. Começou então e estudar e resolver problemas relacionados a voos.



Em abril de 1870 ele inventa o motor a elástico com tiras retorcidas, que utilizava tiras elásticas para girar uma hélice e movimentar o aparelho. No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuía uma hélice propulsora simples montada após “os estabilizadores automáticos” (como ele chamava a engrenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais. Lembrando que isso foi ANTES da invenção do avião.

Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos, sendo então o primeiro aeroplano que efetuou um voo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi o precursor das máquinas de voar.

O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o “Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência.

As Modalidades de Aeromodelos
As principais modalidades do aeromodelismo são:

VCC – Voo Circular Controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. O aeromodelista faz então movimentos circulares e manobras através dos cabos.
Voo livre – Nessa modalidade, o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Rádio controlado – O aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Embora modalidades clássicas como o voo livre e o voo circular controlado ainda sejam praticadas por alguns admiradores, a grande maioria utiliza o rádio controlado aonde os aeromodelos são controlados por controle remoto possibilitando uma grande gama de opções de aviões, equipamentos e manobras.


Fonte: site aeromodelobrasil.com 
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Dentro de sua nova fase  de  expansão em todos os setores, o BOTAFOGO vem de convidar, para dirigir sua Secção de Aeromodelismo, nosso associado Haroldo F. da Silva Campos, um dedicado e entusiasta desse  desporto, que vem empolgando a juventude do mundo e que tem servido para que muitos de seus praticantes escolham como sua carreira, a Aeronáutica, quer no campo civil como  no militar.
Assim sendo, esperamos que os nossos associados prestigiem essa nossa iniciativa .
Contaremos,  além  de técnicos próprios, com a  mais estreita  colaboração da Associação Carioca de Aeromodelismo e da Associação Brasileira de Aeromodelismo, a quem nos filiaremos. Esperamos já no próximo número poder apresentar o nosso programa de trabalho, com detalhes das  principais finalidades do novo Departamento, assim como, o modo de seu funcionamento  dentro do nosso Departamento Técnico.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 166 de setembro de 1960
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SEMANA DA ASA DE 1960

Novembro  -

Dentro da programação oficial do Ministério da Aeronáutica para comemorar a passagem de mais uma Semana da Asa, foi  organizado um "show"  aéreo  na  praia de Copacabana, incluindo uma exibição de Aeromodelismo à cargo da Associação Carioca de Aeromodelismo  em combinação com a nossa  Seção,   recentemente  criada dentro do Glorioso.
Foi um sucesso. Em pista armada em plena areia , toda confeccionada em madeira  forrada  com  "duratex", constituiu êxito absoluto, além de  ter  sido a primeira exibição feita em todo mundo;  e sua armação ficou  a  cargo  da  3ª   Zona  Aérea   fator que muito contribuiu para o êxito.

Comparecemos,   incorporados  à equipe  da  ACA  nos  dias  16  e  23,   cumprindo o   programa   que   incluiu o  reboque de faixas,  combates aéreos, acrobacias isoladas e em conjunto e finalmente, vôos com avião escala a jato puro   modelo  Panther com 3,5 quilos e turbina de 8,5 ks. de tração, tipo Dyna-Jet.
O nosso consócio aeromodelista, Antonio Cláudio, presente em todas as fotos, abrilhantou com suas exibições pessoais, todo o programa desenvolvido  pela  ACA.

No dia 4 de dezembro por ocasião do encerramento das nossas Olimpíadas, organizaremos, em combinação com a ACA, uma exibição em nosso campo de futebol, estando previsto o início para às 9 horas da manhã.
Mais uma vez conclamamos nossos consócios para prestigiarem mais essa iniciativa do nosso Botafogo, fazendo sua inscrição na seção própria,  onde lhe serão prestadas todas as informações necessárias; também pelo telefone 26 1035, do Departamento Técnico, serão dados maiores esclarecimentos.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 169 de dezembro de 1960
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Apesar do nosso pouco tempo de funcionamento, a seção de Aeromodelismo não quiz deixar de prestigiar a nossa 4ª Olimpíada e impossibilidade de competir, organizou uma demonstração nos mesmos moldes da que participamos durante a Semana da Asa, na praia de Copacabana em colaboração com a ACA (ver reportagem Revista de Novembro). 
No dia 4 de Dezembro, ás 9 horas, iniciamos o seguinte programa: 
1º -  reboque de faixa alusiva à 4ª Olimpiada — Antonio Cláudio A. Campos avião "Cadete"; 
2º — vôo elementar acrobacia — Paulo Guilherme — avião "Chiefsman".
3º — acrobacia de precisão Cezar Gama bi-campeão brasileiro e Sul-Americano — avião "Thunderbird". 
4º — reboque de faixa saudando a ACA Antonio Claudio A. Campos. 
5º — 1º combate — Cristian x Thomaz -- não concluído por acidente na decolagem; 
6º — acrobacia em conjunto  não realizada por ter faltado um piloto escalado; 
7º — 2º combate — Fabio Crespi x Borell não realizado. 
8" — vôo de jato escala — Cezar Gama — avião "Panther" com turbina "dyna jet". 
Todo o programa foi cumprido dentro do horário e constituiu para os assistentes que nos prestigiaram, em autentico sucesso, arrancando aplausos de entusiasmo nas manobras mais difíceis. Como ponto alto do nosso programa, destacamos a presença do bi-campeão brasileiro e sul-americano, Cezar Gama, que no vôo acrobático de precisão reviveu para nós, tôdas as difíceis manobras que o consagraram campeão no recente campeonato brasileiro e sul-americano, e no vôo jato escala, impressionante de sua turbina, emocionou os presentes. 
Finalizando o programa, distribuimos a todos os pilotos que tomaram parte na demonstração, flamulas do "Glorioso" e na palavra do nosso chefe do Departamento Técnico, Sr. Walter Santos, saudamos a todos e agradecemos a colaboração que nos foi prestada, na pessoa do Sr. Celso, diretor técnico da ACA e do Sr. Paulo Negreiros, presidente da ACA e da ABA. 

Acervo particular: Alceu Oliveira Castro Jungested
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 170 de janeiro de 1961
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RELATÓRIO DA EXCURSÃO A SÃO PAULO 
Atendendo convite da União Paulista de Aeromodelismo, organizamos uma equipe para disputar as "1.000 voltas do Ibirapuera", prova de seu calendário aprovada pela Associação Brasileira de Aeromodelismo. 
No dia 20 dêste mês, deslocamo-nos para a Capital paulista, com a seguinte equipe constituída dos sócios: Direção técnica — sub - diretor Haroldo Campos. Pilto Antônio Cláudio Campos. Pilôto reserva — Paulo Guilherme Salvado.
1º mecânico — José Renato. 
2º mecânico — Frederico Chavantes. 
Levamos dois aeromodêlos, um de propriedade do sócio Antônio Cláudio (Vendaval) e outro da nossa seção, FALCÃO TR 2; um se destinava ao treinamento no local e outro para a competição propriamente dita. Todo o material necessário seguiu junto conosco, inclusive ferramentas para qualquer eventualidade. 
Constituía a prova de 1.000 voltas num total de 106 Kms. com 2 eliminatórias, concorrendo de cada vez, 4 equipes e na final 5 equipes juntas; o regulamento para a prova e os aeromodêlos foi adotado o critério norte-americano AMA. Nos dias 20 e 21, treinamos intensivamente com o modêlo reserva (T R 2) obtendo ótimos tempos de vôo (velocidade de 140 kms. p/hora) assim como 10" para os reabastecimentos; nossa equipe era encarada como séria candidata a vencer a prova. 
Tivemos inicialmente dificuldades com a pista que sendo de asfalto, forçava muito os modêlos, prejudicando sua estrutura, rompendo-a às vêzes.
No dia 22, na parte da manhã, participamos da 1ª eliminatória (prova de qualificação), em 200 voltas com obrigatoriedade de 3 reabastecimentos: infelizmente, no primeiro pouso após 34 voltas, nosso modêlo sofreu as consequências da pista dura — rompeu o trem de aterrisagem, impossibilitando continuarmos, apesar de nossos esforços em reparar o avião. 
Cabe aqui ressaltar a ótima impressão que nossa equipe causou, não só pelo índice técnico apresentado como também por seu uniforme que constituiu o ponto alto da reunião das 14 equipes participantes, 4 cariocas e 10 paulistas, o nosso piloto era o mais jovem (11 anos) quando os demais oscilavam entre 18 e 30 anos, demonstrando assim, a agresssividade de que íamos possuídos. Dos cariocas o melhor classificado ficou em 5º lugar, não provando isto superioridade flagrante dos paulistas e sim melhor adaptação à pista dura, treino nas condições climatéricas variáveis de S. Paulo, que influem grandemente na regulagem e rendimento dos motores. 
A próxima competição dêste tipo será aqui no Rio e esperamos melhor sorte para as nossas côres. 
Regressamos no dia 23 certos de termos nos esforçados para bem representar o "Glorioso" e trazendo maiores conhecimentos para nossa recém criada seção.

Rio, 31 de janeiro de 1961 
Haroldo de Souza Campos

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial nº 171 de fevereiro de 1961
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Campeonato Carioca de Aeromodelismo 
No dia 23 de abril p.p., tomamos parte da lá prova do calendário oficial da Associação Carioca de Aeromodelismo, na prova de corridas em Conjunto – “Team Racing AMA”, obtendo o 3º lugar na classificação geral e 1º, na infantil. 
Participamos com a seguinte equipe: pilôto — Antônio Cláudio A. Campos; 2º   Mecânico - Antônio Sérgio Monteiro Barros. 
Usamos, tanto no treinamento, como na competição, aviões de propriedade do Sócio Cláudio; o modêlo pertencente ao clube está, no momento, sem motor para êsse tipo de corridas. 
Não obtivemos melhor classificação por ocasião dos treinos para aferição, devido a ter sido acidentado, por ocasião dos treinos para aferição do motor, o nosso melhor aeromodêlo; competimos com o reserva e, mesmo assim, lutamos de igual para igual, com as equipes adversárias, tôdas muito bem treinadas constituidas de aeromodelistas com mais de 5 anos de prática. 
Nossa Associação vem conquistando, no seio do Aeromodelismo, posição de destaque, não só pela sua agressividade e dedicação, como, também, pela organização que estamos demonstrando. 
Necessitamos e estamos fazendo campanha no sentido de despertar no seio do nosso quadro social, interêsse por nossa secção, fornecendo-nos elementos jovens que venham engrossar nossas fileiras. 
Dando prosseguimento ás provas do campeonato, participamos da 2ª prova do calendário da Federação Carioca, realizada no dia 14 de maio, no Campo dos Afonsos, “Prova João Neiva", para planadores ”Nordic A 1", regulamento F. A. I. 
Participamos com 5 equipes, utilizando para 4 concorrentes, material próprio de nossa secção, o que valoriza nossa participação. 
O transcurso da prova foi normal e nossos elementos, apesar da pouca prática, obtiveram boas colocações, devido à sua dedicação aos treinos e cumprimento das instruções dadas. 
O resultado geral da prova, foi o seguinte:
Categoria Infantil – 1º lugar, António Cláudio A. Campos (B. F. R.); 2º, Frederico Queiroz Chavantes (B. F. R.).
Categoria Juvenil — 1º, Associação Carioca Aeromodelismo; 2º, idem, 3º, Antônio Sérgio M. Barros (B. F. R.).
Categoria Livre — 1º, A. C. A.; 2º, idem; 3º, idem; 4º, Carlos Alberto de Souza (B. F. R.); 5º, José Renato C. Paiva (B.F.R.). 
O resultado técnico de nossa equipe, para uma primeira participação, foi ótimo, pois o campeão dos Jogos Infantis, Antonio Cláudio A. Campos, repetiu sua façanha, dentro do regulamento F. A. I., obtendo 408 pontos, contagem Inferior de somente 8 pontos do campeão juvenil do último Sul Americano em Buenos Aires, Roberto Garcia (A. C. A.). 
Os demais classificados tiveram contagens regulares, dentro do padrão geral da prova.
Além das medalhas (ainda não entregues), o sócio Antonio Cláudio, vencedor da categoria infantil, juntamente com os ganhadores das outras, ganhou como prêmio, oferecido pelo patrocinador, uma viagem à fábrica de aviões "Paulistinha”, na cidade de Botucatu, São Paulo, do qual o Brigadeiro João Neiva é o presidente. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 175 de junho de 1961
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Campeonato Carioca de Aeromodelismo

3ª PROVA -  DIRETORIA DE  AERONÁUTICA CIVIL -

Dando prosseguimento a calendário do campeonato de 1961, foi realizada a 28 de maio, a prova • V.C.C. - Combate A.M.A. 
Em Manguinhos, às 9,30 horas, perante grande número de assistentes e autoridades do D.A.C., foram iniciadas as disputas  por categorias:  1º a Livre;  depois,  a  Juvenil e,  por último a Infantil.
As nossas equipes estavam assim constituídas:
Livre - Paulo Guilherme Salvado
Infantil - Antonio Claudio Azevedo Campos e Thomas Badrian.
Mecânicos - Frederico Queiroz Chavantes, José Renato de Paiva Cunha e Carlos Azevedo Campos.
O sócio-aeromodelista Paulo Guimarães Salvado, que deveria disputar a categoria juvenil, num gesto de desportividade, concordou em concorrer, por falta de disputante, na categoria livre, superior, portanto, à sua e ficou em 2º lugar, após ter sido derrotado pelo concorrente da A.C.A, elemento mais entrosado nesse tipo de prova, inclusive integrante da equipe brasileira no ultimo sul-americano. Foram 8 pontos a mais para nossas cores.
Na categoria infantil, a disputa foi feita no sistema triangular (AMA), apresentando  os seguintes resultados:
1º lugar - Campeão - Antonio Claudio A. Campos; 4º Thomaz Badrian.
O quadro geral do Campeonato Carioca até sua terceira prova (inclusive) é o seguinte:

CONTAGEM DE PONTOS

a) Individual 
   Classe Infantil - 1º Antonio Claudio, 31 pontos; 3º Frederico Chavantes, 8; 5º   
    Thomaz Badrian, 3.
    Classe Juvenil - 4º Antonio Sérgio, 8 pontos; 5º José Renato, 5.
     Classe livre - 5º Haroldo Campos, 5 pontos.
b) Por Clubes
    Classe Infantil - 1º lugar, Botafogo F.R., 39 pontos
    Classe Juvenil - 2º lugar, BOTAFOGO F.R., 13 pontos.
    Classe Livre - 2º lugar, BOTAFOGO F.R., 8 pontos.
c) Por Equipes
  1º lugar - Equipe Nocaute, A.C.A., 34 pontos; 2º BOTAFOGO F.R., 26; 3º Delta A.C.A. 8.

DEMONSTRAÇÃO DE 3 DE JUNHO

Em nosso campo, foi efetuada, em exíguo tempo, a demonstração de combate, assim narrada pelo diretor Haroldo da Silva Campos:

1º - Demonstração de combate
       Pilotos - Antonio Claudio A. Campos - B.F.R.
       Fábio Crespi - A.C.A.
       Celso Viana - Dir. Téc. da A.C.A.
Demos o início ao combate com os dois primeiros pilotos; o primeiro, é campeão carioca na classe infantil e, o segundo, vice-campeão nessa modalidade; após 3 minutos dessa primeira fase, decolou o Sr. Celso, representando um bombardeiro que seria atacado pelos dois caças. Correspondeu plenamente essa primeira parte entusiasmando o bom público presente, não só pela alta velocidade dos modelos, como, também, pela precisão das manobras efetuadas.
Logo em seguida à primeira parte, que terminou sem "vitimas", apresentamos a segunda fase, que constituiu na demonstração de modelo a jato "Gruman Panther" com turbina Dyna Jet pilotado por José Braga Junior, da A.C.A.; esse vôo emocionou, pela beleza do modelo e o ensurdecedor barulho do jato.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 176 de julho de 1961
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Relatório da competição de 06 de Agôsto

Tenho a satisfação de levar ao conhecimento de V. Sas. os resultados obtidos por nossas equipes, na última competição realizada no Estado da Guanabara: 1.000 voltas da Guanabara, patrocinada pela firma Hobylandia, sob a supervisão da Associação Carioca de Aeromodelismo. 
1º lugar — Equipe Marte — São Paulo; 2º — Equipe Nocaute — ACA — Guanabara; 3º Equipe Tornado ---BOTAFOGO F.R., 4º, Equipe Able — UPA — S. Paulo; 5º, Equipe Triângulo — BOTAFOGO F.R. 

Descrevo abaixo como é e foi realizada esta prova, que foi criada realizada pela 1ª vez em 1959, em São Paulo, constituindo, atualmente, prova regular do calendário de diversos países, tais como: Austrália, Inglaterra, Itália; é conhecida como «1.000 voltas brasileiras», utilizando o regulamento AMA, com algumas modificações. 
A prova final de 1.000 voltas é realizada, em conjunto, pelas 5 equipes melhor classificadas nas eliminatórias que precedem e constituem de 200 voltas com 4 equipes de cada vez. 
Apresentaram-se, para a prova do dia 6, 4 equipes de S. Paulo, 4 equipes da ACA (Guanabara) e 3 equipes do BOTAFOGO; realizadas as eliminatórias, ficaram classificadas para a final (1.000 voltas), as seguintes equipes: Equipe Marte, Nocaute, Torn-do (BFR), Able, Arapuan e, na reserva, na ordem de melhor tempo, as equipes Triangulo (BFR), Delta (ACA), Relâmpago (BFR); às 1.000 voltas foram iniciadas com as 5 primeiras equipes. Após 167 voltas, por motivo de acidente, retirou-se a equipe Arapuan (favorita e vencedora de todas as corridas já realizadas), entrando em seu lugar, a equipe Triângulo (BFR), que esperou decorrerem os 15 minutos de tolerância para reparo do avião (o que não conseguiram); essa equipe Triângulo, que antes, nas eliminatórias, foi infeliz, pois teve que trocar 2 hélices, depois do vencedor (volta em 3"6/10), foi a que conseguiu melhor tempo (3»9/10), inclusive recuperou quase 200 voltas das 320 voltas que os outros 4 remanescentes já haviam completado, quando iniciou sua corrida. 
Finalmente, podemos resumir o resultado geral, da seguinte maneira: 
1º lugar, Equipe Marte — UPA 1.000 voltas em 56»; 2º, Equipe Nocaute — ACA — 731 voltas em 56»; 3º, Equipe Tornado — BFR — 623 voltas em 56»; 4º, Equipe Able — UPA — 525 voltas em 56»; 5º, Equipe Triângulo GFR — 516 voltas em 21", inclusive seu avião explodiu, faltando 15 voltas para o término da prova, perdendo o 3º lugar; 6º, Equipe Delta. ACA - 0 voltas; 7º, Equipe Relâmpago BFR 0 voltas. 
Constituiu essa disputa a melhor até agora realizada, pois inclusive, o primeiro colocado, Equipe Marte, bateu o recorde mundial da prova, até então em poder dos australianos. Finalizo, dando a constituição de nossas equipes: Equipe Tornado — 3º colocado — Adilson Guimarães, José Mateus Colano e Silvio. Equipe Triângulo — 5º colocado — Antonio Cláudio A. Campos, José Renato de Paiva e Paulo Guilherme Salgado. Congratulo-me com êsses atletas que, mais uma vez, levaram o bom nome do «Glorioso» para o meio dos esportistas que praticam um dos es-ortes mais modernos e difíceis, e deram uma demonstração do que, realizamos e podemos realizar, na nossa secção. a) Haroldo da Silva Campos —Diretor da Secção de Aeromodelismo 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 179 de outubro de 1961
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Chegamos   ao   fim   de   mais   uma temporada desportiva, cujos resultados impõem um alto conceito  aos  dirigentes  e  atletas  botafoguenses pela   viva    fé nas nossas  cores, em todos os momentos de ação.
Estamos evoluindo a passos largos e há no ambiente GLORIOSO uma verdadeira inclinação atlética, fortalecida pela esperança de produção mais   evidente no corrente ano, muito embora o findante tenha sido construtivo, favorecendo-nos ensinamentos amplos e variados, tanto nos setores   amadoristas   como  no profissional.
É um  conforto   verificar  a   marcha   dos números  no  apanhado  que  se  segue,  facultando-nos  comprovar   a   inabalável  crença   dos atletas botafoguenses de todas as categorias, cuja fibra  corresponde  plenamente às   diretrizes traçadas pelos dirigentes.
Bons resultados evidenciam saúde, preparo integral, perseverança, disciplina, dedicação "inteligência, fatores esses comuns ao conjunto de atletas em perfeita correspondência com a firmeza da Administração do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS nos mais simples problemas.

PARABÉNS GLORIOSO!

AEROMODE LISMO

Primeira Competição do Campeonato Carioca - Prova  Team  Racing  - A.M.A. - Infantil - vencedor.
Segunda Competição do Campeonato Carioca - Prova João Neiva - Infantil.  (equipe) - vencedor.
Segunda Competição do Campeonato Carioca Prova João Neiva - Infantil individual) - vencedor.
Terceira Competição do Campeonato Carioca - Prova Diretoria de Aeronáutica Civil, Infantil  (individual)  - vencedor.
Terceira Competição do Campeonato Carioca - Prova Diretoria de Aeronáutica Civil - Infantil   (equipe)  - vencedor.
Terceira Competição do Campeonato Carioca - Prova Diretoria de Aeronáutica Civil - Juvenil  (equipe)  - 2º lugar.
Terceira Competição do Campeonato Carioca - Prova Diretoria de Aeronáutica Civil - Classe Livre (equipe) 2º lugar.
Terceira Competição do Campeonato Carioca - Prova Diretoria de Aeronáutica Civil Geral  (equipe)  - 2º lugar.
Quarta Competição do Campeonato Carioca - Prova Team Racing F.A.I. - Infantil (individual) - 2º lugar.
Quarta Competição do Campeonato Carioca - Prova Team  Racing F.A.I.  - Infantil (equipe) - vencedor.
XI  Jogos  Infantis  (equipe) - campeão.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 184 de março de 1962
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Comunicações

Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 1962

Assunto: Relatório de atividades em 1961 e previsões para 1962.

Sr. Presidente.

Inicialmente desejo em meu nome próprio e de todos os consócios da Seção de Aeromodelismo, apresentar nossos agradecimentos por todo o apoio moral e financeiro que recebemos da Diretoria do B. F. R. até a presente data e a certeza de tudo fazermos para continuar a merecê-lo.

Sucintamente relaciono abaixo os resultados obtidos por nossos atletas, nas competições externas, durante o ano de 1961:

JANEIRO. - "II Mil Voltas de Ibirapuera" -  S. Paulo - Comparecemos com uma equipe que foi eliminada (quebra do aparelho) nas provas eliminatórias.

ABRIL - Jogos Infantis - Jornal dos Sports - Prova planadores:
Campeão individual - Antonio Claudio Campos 
Campeões por equipe -Troféu "Ministério da Aeronáutica".

AGÔSTO  -  "I Mil Voltas da Guanabara" -  Prova Hobylandia - Rio

Nossas 3 equipes que concorreram obtiveram a seguinte classificação:

3º lugar - Equipe Tornado
5º lugar - Equipe Triangulo
Desclassificada - Equipe Relâmpago

CAMPEONATO CARIOCA - Obtivemos as seguintes classificações:

CLASSE INFANTIL:

Campeão - Antonio Claudio A. Campos, B. F. R. 31 pontos.
4º  lugar - Frederico Chavantes, B. F. R. 8 pontos.
6º  lugar- Thomas Badrian, B. F. R. 3 pontos. 

CLASSE JUVENIL:

5º  lugar - Paulo Guilherme Salvado, B. F. R. 8 pontos.
5º  lugar - Antonio Sergio M. Barros, B. F. R. 8 pontos
8º lugar - José Renato C. Paiva, B. F . R. 5 pontos.
8º  lugar - Carlos Alberto Braz, B. F. R. 5 pontos.

CLASSE LIVRE:

8º lugar - José Renato Paiva Cunha, B.F.R. 3 pontos.
11º lugar - Vicente de Souza Moreira, B.F.R. 5 pontos.

CAMPEONATO CARIOCA  1961 

Resultado final:

Por Clube - Classe Infantil

CAMPEÃO - B. F. R. 50 pts.
Vice-Campeão - A. C. A. 39 pts.

Classe Juvenil

Campeão - A. C. A. 147 pts.
Vice-Campeão -  B.F.R. 26 pts.

Classe Livre 

Campeão - A. C. A. 193 pts.
Vice-campeão -  B. F. R. 21 pts.

Por equipe:

Campeão -  Triangulo - B. F. R.  47 pontos
Vice-campeão - Equipe Nocaute  A. C. A.  42 pontos.
3º  lugar - Equipe Delta - A. C. A. 29 pontos
4º  lugar - Equipe Estrela Solitária – B.F.R. 5 pontos.

Pelo resumo acima, poderá V. S. aquilatar os bons resultados obtidos para um primeiro ano de competições externas, principalmente na parte Infantil, onde nossos atletas dominaram, conquistando para o nosso Glorioso além de grande repercussão promocional, situação de grande destaque no âmbito nacional.

Para 1962 - Previsões e datas das provas em que pretendemos concorrer:

ABRIL - 8 - "III Mil Voltas de Ibirapuera" - São Paulo.

18 - 22 - IV Campeonato Brasileiro - Rio.

JULHO - "III Campeonato Sul Americano" - S. Paulo.

Fevereiro-Dezembro - Nas provas de seleção das equipes cariocas.

Nessas equipes já vêm treinando com dedicação e muita fé em boas colocações, principalmente no Campeonato Brasileiro e posteriormente, no Sul Americano.

Antes de terminar este resumo, por justiça e baseado nos resultados e números de provas que competiu com sucesso, devo ressaltar e eleger como nosso Grande Campeão, o consócio Antonio Cláudio A. Campos; aos demais atletas, o nosso agradecimento pela grande parcela de suas contribuições para as colocações e destaque que objetivemos em 1961.

Com meus agradecimentos, subscrevo-me

Atenciosamente
Haroldo F. da Silva Campos

Prezado senhor

No dia 20 de Janeiro pp., organizada por nossa seção e com a supervisão da A.C.A. efetuamos a 1a prova interna, aberta aos demais clubes filiados á A. B. A.

Em homenagem inata e merecida, a prova foi patrocinada por nosso Presidente, Dr. Paulo Azeredo que gentilmente acedeu em ser o patrono da mesma, comparecendo pessoalmente, prestigiando assim, juntamente com seus familiares e Dr. Sergio Darcy, essa promoção nossa.

Foi um autêntico sucesso. Conseguimos paralelamente à prova fazermos diversas demonstrações de aeromodelos especiais, inclusive, contamos com a presença do bi-campeão Sul Americano em acrobacia, que demonstrou mais uma vez, os seus méritos.

Contamos com grande público que entusiasticamente, acompanhou até o seu final, toda a nossa festa que teve a cobertura total da revista "Manchete", "O Globo", TV-Rio e o Canal 100.

No final da prova, já com os refletores acesos. o Dr. Sergio Darcy, nosso vice-presidente em nome do Dr, Paulo Azeredo que retirou-se por compromissos inadiáveis entregou aos vencedores medalhas com a seguinte inscrição: "Prova Combate-AMA - Dr. Paulo A. Azevedo - BFR - 1962.

O resultado geral foi o seguinte:

Classe infantil:

Campeão -  Clovis Travassos Filho B.F.R.
2º  lugar - Robert Tompson B.F.R.
3º  lugar - Carlos A. Campos B.F.R.

Classe livre:

Campeão - Helio Rodrigues A.C.A.
2º  lugar - José Braga Junior A.C.A.
3°  lugar - Paulo Guilherme Salvado B.F.R

Além das medalhas, foram ofertados prêmios em material de aeromodelismo pelas casas Hobylandia e Botafogo Hoby Center.

Atenciosamente
Haroldo F. da Silva Campos

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 185 de abril de 1962
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AEROMODELISMO

Rio de Janeiro, 10 de Abril de 1963

Ao Sr. Diretor do Departamento Técnico

Do Diretor da Seção de Aeromodelismo

Assunto: Resultado da competição em São Paulo.

Conforme estava programado e atendendo convite da União Paulista de Aeromodelismo, seguimos no dia 6 último, às 23,30 horas, em ônibus fretado pelo Club, com destino à São Paulo, conduzindo nossas 4 equipes que iriam disputar as "III 1.000 voltas de Ibirapuera", prova de corrida em conjunto, segundo o regulamento AMA (modificado para essa prova criada no Brasil; essa competição já é considerada internacional, tendo sido disputada por duas vezes na Inglaterra e uma na Austrália.

Chegamos a São Paulo às 8,30 da manhã, hospedando-se toda a delegação de 18 pessoas no Hotel Manchester; após pequeno descanso e almoço, fomos ao Ibirapuera tomar contacto com a pista onde seria disputada a prova. Por motivo de estar a mesma em preparação, somente às 16 horas foi possível testar os aviões, as misturas e as equipes. Os primeiros testes foram promissores e tinhamos bastante experiência para aquílatar a nossa responsabilidade de defender as nossas cores e principalmente, contra equipes altamente aclimatadas ao clima, altitude e variações violentas da pressão e umidade do ar, que influem grandemente no rendimento dos motores

No domingo, dia 8, às 7,30 horas da manhã já estávamos á postos aguardando o início das provas de seleção das 5 equipes que »disputariam a prova final de 1.000 voltas; as eliminatórias são feitas em conjunto de 4 equipes que deverão, dar 200 voltas no menor espaço de tempo. Terminada essa parte, tivemos a satisfação de colocar uma equipe em 6º lugar e outra em 7º; as outras não obtiveram bons resultados.

Para essa primeira parte, apresentaram-se 12 equipes, sendo 5 de São Paulo, 3 de S. Bernardo do Campo e 4 do Rio de Janeiro, representando o Botafogo de Futebol e Regatas.

Iniciaram a prova final, 3 equipes de S. Paulo e 2 de S. Bernardo do Campo, ficando as 2 equipes do Botafogo de reserva para entrarem tão logo fosse eliminada alguma das iniciantes, começando desse momento, a contagem de suas 1.000 voltas, portanto em desvantagem com as equipes remanescentes, devendo fazer redobrado esforço para alcançá-las.

Na altura das 200 voltas, houve um choque entre dois modelos, que inutilizados, foram eliminados da prova, permanecendo 2 equipes de S. Paulo e 1 de S. Bernardo do Campo e foram convocadas as equipes do Botafogo classificadas em 6º e 7º lugar nas eliminatórias.

Já nessa altura, sob forte soI de 35° a sombra, umidade fortíssima, os motores já não rendiam o previsto, superaquecendo aumentando o consumo de combustível e os reabastecimentos (média de 25 em 1.000 voltas), tornavam-se demorados; como mecânico e chefe das equipes, preferi não forçar muito os motores, deixando-os bem ricos e isto tornou nossos reabastecimentos muito rápidos. O da equipe Triangulo, por exemplo, gastou em média, somente 3 segundos em cada reabastecimento o que possibilitou completar 540 voltas e garantir para si o 4° lugar na classificação final. Para dar uma idéia do acerto dessa medida, basta mencionar que a equipe colocada em 2º lugar completou 760 voltas em 1 hora e 23 minutos de corrida (tempo total da corrida) e a equipe Triangulo começou sua contagem de 540 voltas quando ela já tinha feito 210 voltas.

A colocação final das "III Mil voltas de Ibirapuera", foi:

1º lugar - 1.000 voltas - Equipe Arapuan de UPA. de S. Paulo.

2º lugar - 760 voltas - Equipe Recuperados de S. Bernardo do Campo.

3º lugar - 670 voltas - Equipe Marte da Ú.P.A. de São Paulo.

4º lugar - 540 voltas - Equipe Triangulo do B.F.R. do Rio

5º lugar - 505 voltas - Equipe Nocaute do B.F.R. do Rio.

O tempo de corrida das 3 primeiras equipes foi de 1 hora e 23 minutos e os da Equipe Triangulo e Nocaute, de 55 minutos somente.

Este resultado exprime bem as dificuldades que se apresentaram a todos os os concorrentes, inclusive aos cariocas; no ano passado, quando realizamos as I 1.000 voltas da Guanabara, o recorde mundial foi obtido com o tempo de 56 minutos para as 1.000 voltas.

Desejo ressaltar o espírito esportivo de nossos atletas que com grande espírito de sacrifício, tudo fizeram para honrar nossas cores e aproveito a oportunidade para, mencionando-os nominalmente, dar-lhes um voto de louvor e o meu muito obrigado pela correção de seus comportamento social e esportivo durante essa excursão:

Equipe Triangulo: Antonio Claudio A. Campos - Haroldo Campos - José Renato Paiva - Carlos Azevedo.

Equipe Nocaute: José Braga Junior - João Henrique Maia - Ary Dikelmen.

Equipe Abe: Valkir, Silvio e Vicente (Paulo Guilherme).

Equipe Tornado: Didi, Adilson e Vicente.

Termino com minhas considerações a respeito do "bonito" que nossas equipes fizeram nessa prova, chamando a atenção de todos quanto ao espírito de combatividade, organização, uniformes e apresentação. Os resultados podemos considerar como ótimos, levando em conta os índices apresentados

Atenciosamente

HAROLDO F. DA SILVA CAMPOS

Diretor

Acervo particular Ângelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 186 de maio de 1962
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Continuam brilhantes nossos amadores de aeromodelismo



Para conhecimento do quadro social transcrevemos o relatório do diretor Haroldo, sobre o que foi a atuação da equipe do Botafogo no ultimo certame brasileiro.

É com o maior prazer e entusiasmo que levo ao vosso conhecimento os brilhantes resultados que nossos atletas obtiveram no último Campeonato Brasileiro, realizado aqui no Rio, no período de 17 a 22 deste.

O nosso BOTAFOGO brilhou intensamente e seus atletas que defenderam as cores do Estado da Guanabara, foram os seguintes:

CLASSE INFANTIL

ANTONIO CLAUDIO AZEVEDO CAMPOS -  2º colocado em "TEAM RACING" F.A.I. e 3º em MORDIC A2 F.A.I.

CARLOS AZEVEDO CAMPOS - 3° colocado em combate, A.M.A. e  4º  em MORDIC AZ.

FÁBIO CRESPI - 1º colocado em combate A.M.A.

CLASSE LIVRE

ROBERTO BOREL - 2º colocado em Velocidade F.A.I.

ADILSON GUIMARÃES - 4º colocado em "TEAM RACING" F.A.l.

ARY DINKELMAN - 3º colocado em WAKEFIELD».

Participaram,  portanto, 6 atletas do "GLORIOSO" e todos conseguiram classificação para a representação Brasileira no próximo Campeonato Sul Americano de Aeromodelismo, a realizar-se em S. Paulo, de 15 a 22 de julho próximo.

O atleta "MIRIM" CARLOS AZEVEDO CAMPOS, o mais jovem dos 78 inscritos no Campeonato (9 anos), classificou-se em duas provas, ambas difíceis, o que demonstra seu espírito aguerrido e desprendimento em competir com adversários mais velhos; no ano de 1962 foi classificada: como a "REVELAÇÃO INFANTIL" do Campeonato Carioca.

Estamos, pois, de parabéns e desejo de todo o coração, com os meus melhores agradecimentos, solicitar a Diretoria um voto de louvor a esses atletas que dentre os 8 inscritos pelo Estado da Guanabara, tudo fizeram para honrar as tradições do BOTAFOGO.

Sr. Diretor, não posso deixar de agradecer todos o apoio que recebi da Diretoria do Clube para organizar a prova de "COMBATE A.M.A.", feita em nosso estádio, tendo como patrono o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS que ofertou troféus e medalhas aos vencedores.

Interessante fato devemos ressaltar é que o único Troféu (prêmio da equipe) ganho pelo Estado da Guanabara, o foi pela equipe infantil de combate do BOTAFOGO, recebendo portanto, o prêmio ofertado pelo "GLORIOSO".

Ao Dr. MANOEL MARIA DE PAULA RAMOS, nosso querido Vice-Presidente, representando o Dr. PAULO AZEREDO, os nossos agradecimentos pelo prestígio ele sua presença continua a festa, dando mostras de um entusiasmo contagiante e incentivo aos nossos atletas por ocasião da entrega dos prêmios, além de brilhante alocução, demonstrou com suas palavras, o carinho que o BOTAFOGO dedica aos seus atletas. Foi consagrador esse final.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim oficial BFR nº 187 de junho de 1962
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IV CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE AEROMODELISMO

Conforme é do conhecimento de todos, realizou-se  no período de 13 a 22 de julho, em São Paulo, o IV Campeonato Sul Americano de Aeromodelismo. No dia 12, à noite, partimos em condução própria com destino a São Paulo com a seguinte delegação de atletas nossos, integrando a equipe brasileira: Chefe - Sub-Diretor Haroldo F. da Silva Campos; atletas - Antonio Cláudio de Azevedo Campos, Carlos Azevedo Campos, Roberto Borell e Ary Dilckman.

A atuação individual de cada um, dentro do desenrolar do Campeonato, foi a seguinte:

ANTONIO CLÁUDIO A. CAMPOS

Campeão Sul Americano na Prova Norde A 2 (infantil)

4º colocado na prova "Team Racin F. A. I." - piloto

3° colocado na prova "500 voltas R. A. I." - piloto

CARLOS AZEVEDO CAMPOS

3º colocado na Prova Velocidade F.A.I.
campeão por equipe

ROBERTO BORELL
 
3° colocado na Prova Velocidade F. A. I. - recordista brasileiro  158 kms por
hora.

4º colocado na Prova Team Racing F. A. I." - mecânico.

ARY DILCKEMAN 

Não obteve classificação na Prova “Wakefield F.A.I." -

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 190 de setembro de 1962
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SHOW DE AEROMODELISMO

Tem sido bem intensas as atividades aeromedelísticas dos elementos que compões a Seção de Aeromodelismo deste Club ultimamente.
No dia 20-10-62, às 3 horas da tarde no Estádio do nosso  grêmio, realizou-se o "Show" de Aeromodelismo perante numeroso público, com o qual o B.F.R. homenageou a Semana da Asa 1962 e a Aviação Brasileira. É preciso frisar que no Estado da Guanabara, o nosso Club, foi o único a promover essa manifestação de aeromodelismo para ajudar a abrilhantar aqueles festejos aviatórios, aos quais está o aeromodelismo diretamente ligado. Intenso trabalho de organização foi desenvolvido pelos dirigentes da Seção de Aeromodelismo do Club, para que tudo .corresse na disciplina e inicio na hora -exata determinada, o que concorreu para o sucesso completo do "Show" onde se viu; vôo da "escolinha" de aeromodelismo alvinegra, com os vôos dos aeromodelistas principiantes assistidos por seus respectivos instrutores. Seguiram-se “combate-aéreo", demonstração de “velocidade", vôo de "acrobacia”, com variada e completa manobrabilidade do aeromodelo no ar, do tri-campeão sul-americano, de aeromodelismo, Cesar Aguiar Gama, da modalidade de acrobacia, vôo de "bi-motor" (cópia exata de aviação da Aviação Militar Brasileira) atingindo o espetáculo seu apogeu, com o vôo de modelo aéreo a jato "panther" que atingiu a impressionante velocidade de 230 kms.
Encerrando o espetáculo, o Dr. Paula Ramos em nome da Diretoria do Club, salientou o significado cívico daquela brilhante jornada aeromodelistica da Semana da Asa botafoguense de 1962, e, disse do empenho do Club em sempre prestigiar cada vez mais o aeromodelismo em seu seio, por si tratar de um esporte altamente educativo e útil à Pátria.  Estavam presentes, além das autoridades, radialistas, cinegrafistas, jornalistas, entre os quais destacamos o Sr. Luiz Vieira Souto, antigo aeromodelista e atual aviador e famoso redator de assuntos aeronáuticos.
A direção do “Show", esteve entregue aos srs. Haroldo F. Campos, diretor desta modalidade no nosso Club, o Dr. Carlos J. de Castro Barbosa, diretor-substituto da mesma seção e o Prof. Celso Fernandes Vianna, que foi o responsável pela parte técnica. Após o "Show" de Aeromodelismo, o B.F.R. ofereceu aos presentes, uma sessão de cinema ao ar livre no próprio local do vôo (no campo do Club) com os seguintes filmes:

a) Exposição aérea de Farnborough;
b) Dois desenhos animados para a petizada presente;
c) uma película de aeromodelismo; 
d) filme de esportes motorizados;
corrida de automóveis o "Grand-Prix da Inglaterra” .

Em síntese, um êxito complete essa promoção da nossa Seção de Aeromodelismo conforme opinião unânime dos que o presenciaram e onde o B.F.R. demonstrou mais uma vez, sua fidalguia na hospitalidade aos presentes, oferecendo inúmeras flâmulas do Club, revistas nossas e revistas altamente especializadas e jornais de aviação contendo colunas de aeromodelismo.
Dia 21-10-62 - Domingo pela manhã, seguiu uma delegação de aeromodelistas cariocas em condução especial para Volta Redonda, Estado do Rio) onde perante enorme assistência, realizam uma demonstração aeromodelistica que impressionou vivamente à população local tomando parte saliente das mesmas, aeromodelistas do B.F.R. principalmente o piloto Francisco José que executou variadas espécies de "acrobacias" de aeromodelismo, vibrantemente aplaudidas pelos presentes. A demonstração foi encerrada às 16 horas.
Dia 4-11-62 "MIL VOLTAS DA GUANABARA" com início às 9 horas da manhã, em Manguinhos, foi efetuada esta prova tradicional do Calendário de Aeromodelismo do Rio de Janeiro, sendo hasteadas no local várias bandeiras, inclusive a do B.F.R. A prova durou o dia inteiro e foi encerrada às 16.30 horas da tarde, com também, grande público presente, além de jornalistas, radialistas, cinegrafistas, fotógrafos e operadores de televisão.
O sr. Moysés Simas da Rádio Continental fez a cobertura da prova e o Cte. Vieira Souto o acompanhou na parte jornalística como figuras de maior prestígio naqueles meios de publicidade.
A principal equipe do B.F.R. e uma das favoritas da prova, exclusivamente por falta de sorte, pois houve um defeito técnico no aeromodelo, que causou o embaraço no cabo de controle manual do piloto, classificando-se, assim mesmo, e, depois de ter que abandonar a prova, em 5º lugar, sendo assim composta: Pilôto-aeromodelista Antonio Cláudio Campos; Mecânico: José Mateus; Abastecedor: José Renato Cunha. Esta equipe do Club correu com o nome de “Triangulo”, representou o Estado da Guanabara e conquistou alguns prêmios, troféus, plaquetas e medalhas e prêmio em dinheiro: Crs 1.000,00. O curioso da prova, é que a outra equipe do “Glorioso”, mais fraca devido ao seu aeromodelo ser um pouco velho, foi justamente a que obteve um ótimo 3º lugar, com 541 voltas, pois teve, ainda, a circunstância contrária do seu piloto ter sido acidentado com os cabos de controle que  foram empurrados na sua vista por outro concorrente, o que o impossibilitou de'ver momentaneamente. O conjunto era assim composto: Piloto aeromodelista  Helio Rodrigues; Mecânico:  Ary Dinkelman; Abastecedor: João Hednrique Maia.
A equipe se chamava NOCAUTE e conquistou taças, plaquetas e prêmios em dinheiro no valor de Cr$ 2.000,00.
Concluindo, relativamente em face das circunstancias adversas com a falta de chance ou de fatores independentes da vontade dos aeromodelistas alvinegros que concorreram, deduz-se que, foi boa a atuação das equipes de aeromodelismo na importante competição agora focalizada.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR n° 193 de dezembro de 1962
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Num dos domingos do mês de novembro passado, saiu da sede do Clube, em condução especial, uma delegação da nossa Secção de Aeromodelismo, sob a chefia do diretor Sr. Haroldo F. Campos, com destino ao Campo do Bonsucesso F. C.

A comitiva era composta dos seguintes elementos: assessor do Diretor: Dr. Carlos J. de Castro Barbosa; assistente, José Parreira Lucena e mais os aeromodelistas Francisco José, Uldiano Campanguer Filho (o Mino), José Renato de Paiva Cunha (mecânico oficial do Clube, da parte de Aeromodelismo),  Antonio Cláudio Azevedo Campos, Carlos Azevedo Campos.

Naquele dia, patrocinado pela "Emissora Continente" e o jornal especializado em esportes motorizados denominado "Azes e Motores", em combinação com o Departamento Social do Bonsucesso F.C., realizou-se, pela manhã, no estádio desse Clube, à avenida Teixeira de Castro 54, em Bonsucesso, perante numeroso público um "show" de aeromodelismo que contou com a participação de aeromodelistas da A.C.A. e do B.F.R., que teve como principal objetivo, o do lançamento do aeromodelismo no seio do simpático e prestigioso clube rubro-anil que, alem de disputar campeonatos entre os grandes clubes do Rio de Janeiro, completará no próximo ano, 50 anos de existência, daí a importância do lançamento deste esporte neste Clube, pois o mesmo, com o seu prestigioso nome, amparará o aeromodelismo, inicialmente em toda a zona leopoldinense, conforme um plano pré-estabelecido pelos dirigentes do aeromodelismo guanabarino para expansão da chamada aviação pequena em todos os bairros desta cidade.

Para a assistência presente foram efetuados magníficos vôos de modelos aéreos em várias modalidades inclusive acrobacia individual e de conjunto e vôo da "Escolinha", para principiantes, cabendo salientar que a equipe do Botafogo F.R., a melhor do Rio de Janeiro, no momento, muito colaborou em todos os sentidos, impressionando aos presentes, pela magnífica forma técnica geral que exibiu, acrescida de rígida disciplina e alta educação no comportamento de todos os seus componentes nas dependências daquele grêmio da Leopoldina.

Antes do início do "show" de aeromodelismo, o Dr. Carlos J. de Castro Barbosa lembrou oportunamente ao Sr. Tulio Pierrotí, Presidente do Bonsucesso que, quando foi inaugurado o estádio do BOTAFOGO F. R., há muitos anos, o Bonsucesso foi um dos primeiros clubes do Rio de Janeiro a manifestar sua amizade sincera ao clube alvi-negro, doando uma placa de bronze, que até hoje se acha lá, em General Severiano e que, assim sendo, os aeromodelistas do BOTAFOGO vinham, agora, ajudar a abrilhantar o "show" de aeromodelismo do estádio de Teixeira de Castro, para com isso reforçar, ainda
mais, a tradicional amizade entre os dois clubes, que foi traduzida, inicialmente,
com a citada placa de bronze acima referida.

Estiveram presentes, ainda, o Sr. Moysés Medeiros Simas, famoso radialista e
jornalista especializado em esportes motorizados, diretores do Bonsucesso F. C., Sr. Celso Fernandes Vianna, que funcionou como diretor-técnico do "show"
de aeromodelismo, Sr. S. Morimoto, da Casa Hobilândia, de artigos de aeromodelismo, jornalistas, radialistas, operadores de televisão e cinema, fotógrafos e etc.

O sr. Júlio Pierroti, que recebeu com fidalguia a todos, assegurou que o aeromodelismo será prestigiado em todos os sentidos no grêmio que preside, já tendo tomado as primeiras providências para a instalação do Departamento de Aeromodelismo no Bonsucesso F.C., oferecendo, também, aos presentes refrigerantes e salgadinhos.

Assim, o BOTAFOGO F.R., mais uma vez, concorreu de modo decisivo para ajudar o desenvolvimento do aeromodelismo no Rio de Janeiro, comparecendo com uma equipe, se bem que não fosse completa, que exibiu magnífico adestramento e alto nível técnico, no estádio do Bonsucesso, esperando-se que após este "show", o aeromodelismo se propague em toda a zona leopoldinense, daí a importância de nossa ajuda e disso estamos certos que cumprimos bem a nossa parte e os nossos deveres de botafoguenses.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 194 de janeiro de 1963
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Glorificando maravilhoso trabalho nossas equipes de aeromodelismo vem de levantar o título máximo da cidade.
Num ano trabalhoso, além das conquistas nos campeonatos oficiais da cidade, nossos aeromodelistas foram os bi-campeões dos Jogos Infantis brilhando, intensamente, também nos campeonatos brasileiro e sul-americano, conquistando laureis nacionais e internacionais.

Dentre as grandes vitórias conseguidos pelo Botafogo nos diversos setores, incontestavelmente, o aeromodelismo, operando com as suas pequeninas, mas altaneiras águias, pela circunstância de ser um esporte praticado no ar, foi quem, orgulhosamente, elevou mais alto o glorioso pavilhão alvinegro em competições desportivas, cumprindo ainda, a útil finalidade, altamente educativa e cívica, do aeromodelismo para a nossa pátria, que é a de forjar, com a sua pratica, a mentalidade aeronáutica.

Contando com a valiosa ajuda do nosso dedicado consócio Dr. Carlos Joaquim de Castro Barbosa, o nosso Haroldo Felicíssimo da Silva Campos, tresdobrado nas funções de formidável diretor, grande técnico e notável mecânico, foi o incansável e zeloso comandante desta jornada.

Graças as magníficas atuações dos nossos denodados atletas Fabio, Claudio, Clovis, Wally, Francisco José, Christian, Antonio Carlos Borrel, Maeda, Nick, Antero e José Renato, conseguimos este acervo de vitórias no esporte-ciência.

Os seus triunfos marcaram uma página resplandecente e inesquecível em nossa história.

Parabéns, a vocês nossos pujantes defensores, que completaram no Ar, as nossas retumbante vitórias conquistadas em Terra e no Mar.

ATLETAS LAUREADOS

CAMPEÕES DO RIO DE JANEIRO

Antero de Oliveira
Antonio Carlos Braz 
Antônio Cláudio de Azevedo Campos
Christian Kofoed Hausen
Clovis Azeredo Travassos
Fabio Crespi
Francisco Jose Domingues
José Renato Paiva Cunha
Matsuo Maeda
Nick Rogers
Roberto Martinez Borrel

CAMPEÕES JUVENIS

Antônio Carlos Braz
Christian Kofoed Hansen
Francisco José Domingues
Wally Brandy Perkins

BI-CAMPEÕES INFANTIS

Antonio Cláudio de Azevedo Campos
Clóvis Azeredo Travassos
Fabio Crespi


Vice Campeões Livres

Antero de Oliveira
José Renato Paiva Cunha
Matsuo Maeda
Nick Rogers
Roberto Mastinez Borrel

CAMPEÕES INDIVIDUAIS JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO -  ACROBACIA


Empatados

Fabio Crespi e Francisco José Domingues

CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR - ACROBACIA

Antônio Cláudio da Silva Campos

CAMPEÃO INDIVIDUAL JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)

Wally Brady Perkins

CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)

Fábío Crespi

VICE-CAMPEÃO INDIVIDUAL JUVENIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO -  CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)

Christian Kofoed Hansen

VICE-CAMPEÃO INDIVIDUAL INFANTIL DO VÔO CIRCULAR CONTROLADO - CORRIDA DE CONJUNTOS (TEAM-RACING)

Antônio Cláudio de Azevedo Campos


BI-CAMPEÕES DOS JOGOS INFANTIS

Antônio Cláudio de Azevedo Campos
CarIos de Azevedo Campos
João Paulo Medina Barbosa

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial BFR nº 195 de fevereiro de 1963
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TEMPORADA DE 1962

A nossa atuação nos campeonatos regionais foi a seguinte:

2ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Tean-Racing)
Data: 11-3-62 - Iocal: A.C.A. - Regulamento F.A.I. - Classe única

1ª - Colocada - Equipe: "Anglo Americana” - B.F.R. - Piloto: Nick Rogers – Mecânico Wally Brady Perkins 8m 44s -  Avião: "Papa Taças"
Motor: ETA 15 - Diesel.

2ª -  Colocada - Equipe “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi -  Mecânico: Roberto Borrel - 100 voltas em 8m 46s -  Avião: Tornado II - Motor: Super Tigre 620.

4ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” - B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hausen.

5ª - Colocada  - Equipe: “Triângulo” - B.F.R. - Piloto: Antônio Cláudio de Azevedo Campos -  Mecânico: José  Renato Paiva Cunha.

Contagem de Pontos

Individual:

1º Nick Rogers e Wally Brady Perkins – 13 pontos
3º Fabio Crespi e Roberto Martinez e Borrel – 8 pontos
7º Antônio Cláudio de Azevedo Campos e José Renato Paiva Cunha – 2 pontos

Clubes:

1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 52 pontos.

3ª PROVA -  Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 18-3-62. Local: A.C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe Infantil

1º Colocado: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - B.F.R. 
1º  Colocado: Fábio Crespi - B.F.R. -

Contagem de Pontos
1º Antonio Cláudio de Azevedo Campos – 13 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.

Classe Juvenil lndividual:

1º  Fábio Crespi - 13 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.

4ª  PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 13-5-62. Local: A.C.A.

Classe Juvenil

1º  Colocado: Francisco José Domingues

Classe Livre

2º  Colocado: Roberto Borrel -  5 pontos

Contagem de Pontos

Classe Juvenil -  Individual:

1º  Francisco José Domingues – 13  pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 13 pontos

Classe Livre - Individual:

3º  Roberto Borrel - 5 pontos

Clubes:

2º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 5 pontos.

5ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Racing)
- Data: 27-5-62 -  Local: ACA. - Regulamento: Classe única - F.A.I.

1ª - Colocada - Equipe: “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Matsuo Maeda - 100 voltas em 7m 57s - Avião: Tornado - Motor: Super Tigre 6-20.
3ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” – B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hansen.

Contagem de Pontos – Individual

1º -  Fábio Crespi e Matsuo Maeda – 13 pontos
5º -  Clóvis Azevedo Travassos e Christian Kofoed Hansen - 5 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS, 36 pontos.

6ª -  PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing) - Data: 2-9-62. Local: A. C.A. -  Regulamento: F.A.I. - Classe única

2ª -  Colocada - Equipe: “Triangulo” - B. F. R.- Piloto: Antonio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: Roberto Martinez Borrel - 100 Voltas em 9m 52s 5/10 - Avião: "Papa Taças Wally” - Motor: Liber Streapk - 15 Diesel.
3ª -  Colocada - Equipe: "Três Azes" -  B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi- Mecânico: Matsuo Maeda - 70 voltas em 10m - Observação: Acidentou-se. 
4ª - Colocada - Equipe: “Cometa” - B.F.R. - Piloto": Antônio Carlos Braz, Mecânico: Antero de Oliveira – 63 voltas em 10m - Observações: Acidentou-se.

Contagem de Pontos - Individual

3º -  Antônio Cláudio de Azevedo Campos e Roberto Borrel – 8 pontos
5° -  Fábio Crespí e Matsuo Maeda – 5 pontos
7º -  Antônio Carlos Braz e Antero de Oliveira - 3 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 32 pontos.

7ª -  PROVA -  Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Rancing) - Data: 16-9-62 - Local: A.CA. -  Regulamento: A.M.A. – Classe  Única
2ª  Colocada -  Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Martinez Borrel e Matsuo Maeda.

Contagem de Pontos - Individual

4º  Fábio Crespi, Roberto Martinez Borrel, Matsuo Maeda - 8 pontos.

Clubes:

2º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 24 pontos

Contagem Geral

Classe infantil - Individual:

1º  Fábio Crespi - 47 pontos;
2º  Antônio Cláudio de Azevedo Campos, 23 pontos;
3º  Clóvis Azeredo Travassos, 8 pontos.

Classe Juvenil: 
1º  Wally Brandy Perckins, 13
1º  Francisco José Domingues, 13
5º Christian Kofoed Hausen, 8
7º Antonio Carlos Braz, 3

Classe Livre: 

3º Roberto Martinez Borrel, 29,
4º  Matsuo Maeda, 26;
7º   Nick Rogers, 13;
13º  Antero de Oliveira, 3;
14º  José Renato Paiva Cunha, 2.


Clubes: Classe Infantil.

1° Campeão - BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.

Classe Juvenil:

1º  Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 37 pontos

Classe Livre:

2º  Vice-campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.

Resultado Final - Individual:

Vôo Circular Controlado - Acrobacia

Juvenil:

1º  Campeões (empatados)
Fábio Crespi e Francisco José Domingues - 13 pontos.

Infantil:

1º  Campeão - Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 13 pontos.

Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing)

Juvenil:

1º  Campeão: Wally Brandy Perkins  - 13 pontos
2º Vice-Campeão – Christian  Kofoed Hansen - 8 pontos.

Infantil:

1º  Campeão: Fábio Crespi - 34 pontos.
2º  Vice-Campeão: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 10 pontos.

Clubes:

1°  Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS -  188 pontos

Do boletim numero 5 de dezembro de 1962 da Associação Brasileira de Aeromodelismo extraímos o seguinte trecho:

“Estamos nos despedindo de 1962, ano de grandes realizações para o aeromodelismo brasileiro. Cada um dos clubes, de cada um dos Estados, por menor que seja, deu sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento do aeromodelismo em nosso país. As células do aeromodelismo nacional são diversas. Assim como existem os grandes clubes, devidamente organizados e com personalidade jurídica, encontram-se, também, os pequenos núcleos, com vontade de progredir. Formado por jovens de um mesmo bairro, um mesmo colégio ou um mesmo clube social ou desportivo, esses grupos de aeromodelistas ampliam, consideravelmente, o raio de ação das entidades coordenadoras. Vimos, ainda em 1962, a penetração do esporte-ciência em grandes clubes brasileiros, de larga fama e tradição, principalmente na Guanabara, onde o Botafogo de Futebol e Regatas lidera esse setor”.


Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 195 de fevereiro de 1963


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Campeão de Terra, Mar e Ar

O ano de 1962 que assinalava vinte anos da realização da maior aspiração botafoguense, que foi a fusão, o destino quis marcá-Io como o mais vitorioso da história do Botafogo.

 Jamais, em toda a vida, o Botafogo despertou, como no ano de 1962 mais forte do que nunca, mais coeso do que sempre e mais vitorioso do que em todos os tempos.

Se voltarmos, uma a uma, as páginas da agenda botafoguense de 1962, encontraremos sobejos motivos de júbilo e de reconhecimento.

Cuidando do aperfeiçoamento esportivo de nossa juventude no Aeromodelismo, no Arco e Flecha, no Atletismo, no Basquetebol, no Escotismo, na Esgrima, no Futebol, no Halterofilismo, no Judô, na Natação, no Pólo-Aquático, no Remo, no Volibol e no Xadrez, o Botafogo, teve altamente compensado o seu esforço, pois, foram 365 dias de lutas e vitórias, em que batemos vários recordes e conquistamos muitos campeonatos, torneios e provas clássicas, em todos os esportes, fazendo tremular o pendão alvinegro no mastro da vitória com nossos irresistíveis triunfos no espaço, nos “stands”, nas pistas, nas quadras, nos “campings”, nas pranchas, nos gramados, nos tablados, nos dojôs nas piscinas, nos mares e nos tabuleiros.

No entanto, foi necessário o esforço, a perseverança, e a cooperação dos botafoguenses, para podermos paralelamente as vitórias consolidar-nos financeiramente; para que o patrimônio moral do Clube estivesse sempre incólume, e o material melhorado e acrescido; foi necessária a concórdia, em que a família alvinegra, aumentada, de várias centenas de pessoas, congregando-se em torno da causa comum, concorresse para maior prestígio do nosso pavilhão; foi necessário a cordialidade social-esportiva, em que mantivemos as nossas relações amistosas com todos os co-irmãos, sem renunciar ao dever de perseverar os direitos do Botafogo, quando estes estiveram em litígio; foi necessário, finalmente, o sacrifício e a renúncia de todos pelo bem do Botafogo.

O Botafogo foi a preocupação permanente dos que pela Estrela Solitária propugnaram. Todos estiveram com ele, diariamente, no pensamento, procurando realizar e acertar, sem vaidades e estardalhaços.

Glorificou-se o Botafogo;  com brilhantes resultados obtidos em  bem coletividade, sem arredar-se de sua linha irrepreensível de conduta moral.

Conquistando os campeonatos de Futebol, que simboliza o de Terra, o de Remo, que é o de Mar e o de Aeromodelismo, no Ar, o Glorioso, marcou inédito em todo o mundo. 

Quando nos preparamos para o labor de outra temporada, encarando o sol que nasce, bonançoso, é preciso não esquecer que, com os resultados obtidos no ano que passou, a responsabilidade de todos é maior.

Mas marcharemos com a inabalável confiança nos destinos gloriosos do Botafogo, que entra em nova caminhada, mais em condições de eternizar-se mais do que nunca e com os firmes propósitos de ver a Estrela Solitária reluzir cada vez mais fulgurosa e ainda, cônscio do dever de conservar o prestigioso e original título de Campeão de Terra, Mar e Ar.


Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 195 de fevereiro de 1963
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Visando repetir os feitos da última temporada, já se acham em pleno treinamento, sempre sob a direção de Haroldo da Silva Campos, os nossos campeões Antero, Antônio Carlos, Claudio, Carlinhos, Christian, Clovis, Fábio, Francisco José, João Paulo, José Renato, Maeda e Borrel.

Nossos campeões, Nick Rogers e Wally Brady Perkyns fixaram residência, em São Paulo e nos U.S.A., respectivamente, com isto, vem o BOTAFOGO, de perder dois de seus mais atuantes aeromodelistas.

 Vem funcionando com grande intensidade, sob a supervisão do diretor Haroldo da Silva Campos, a nossa "Escolinha de Aeromodelismo", que têm como instrutores de pilotagem, os nossos campeões, Roberto Borrel e Matsuo Maeda, contando ainda com a assistência mecânica de nosso campeão José Paiva Cunha.

Registramos, que, infelizmente ainda existem aeromodelistas que teimam em querer deixar entrar pessoas estranhas ao esporte, no gramado, durante o treinamento, só por serem seus amigos e se esquecem que existe determinação expressa do diretor da seção dizendo justamente o contrário.

É pensamento do nosso diretor Haroldo da Silva Campos, tomar assinaturas de três revistas, especializadas em aeromodelismo, uma norte americana, uma inglesa, havendo ainda a possibilidade de assinatura da revista francesa "Le Modele Reduit d'Avion".

Paralelamente a outros, melhoramentos pretende o BOTAFOGO, num futuro próximo, ativar o setor de hidro-aeromodelismo que viria resolver, definitivamente, o problema da falta de local.

O nosso diretor Haroldo da Silva Campos, acaba de receber uma carta de nosso amigo distante Walli Perkins, afirmando que o Botafogo será convidado à participar com duas equipes Team-Racing, uma para competir sob o regulamento F.A. I. e outra nas normas do regulamento A. M. A., no Nat's de 1963 dos U. S. A. patrocinado pela U. S. Navy, à realizar-se na Califórnia em julho vindouro.

Sentimos com muita satisfação, que com a volta das grandes figuras antigas e 
de novos entusiastas com ótimos planos, a A. C. A., berço do aeromodelismo na Guanabara, pouco a pouco, volta a ser o que era.

O C. R. Flamengo e o Bonsucesso F. Clube estão tomando providências, de caráter ,prático, para o perfeito funcionamento de suas seções de aeromodelismo. Com isto, muito lucrará o esporte-ciência.

Nova exibição de aeromodelismo foi levada a efeito, no dia 15-12-62, sob os auspícios da Federação Paraense deste movimentado esporte. Somente campeões disputaram as várias provas acrobáticas e de "rant-racing", no Largo de Nazaré, que, infelizmente, não foram concluídas em face do mal tempo.

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 196 de março de 1963
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TEMPORADA DE 1962

A nossa atuação nos campeonatos regionais foi a seguinte:

2ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Tean-Racing)
Data: 11-3-62 - Iocal: A.C.A. - Regulamento F.A.I. - Classe única

1ª - Colocada - Equipe: "Anglo Americana” - B.F.R. - Piloto: Nick Rogers – Mecânico Wally Brady Perkins 8m 44s -  Avião: "Papa Taças"
Motor: ETA 15 - Diesel.

2ª -  Colocada - Equipe “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi -  Mecânico: Roberto Borrel - 100 voltas em 8m 46s -  Avião: Tornado II - Motor: Super Tigre 620.

4ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” - B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hausen.

5ª - Colocada  - Equipe: “Triângulo” - B.F.R. - Piloto: Antônio Cláudio de Azevedo Campos -  Mecânico: José  Renato Paiva Cunha.

Contagem de Pontos

Individual:

1º Nick Rogers e Wally Brady Perkins – 13 pontos
3º Fabio Crespi e Roberto Martinez e Borrel – 8 pontos
7º Antônio Cláudio de Azevedo Campos e José Renato Paiva Cunha – 2 pontos

Clubes:

1º BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 52 pontos.

3ª PROVA -  Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 18-3-62. Local: A.C.A. - Regulamento: F.A.I. - Classe Infantil

1º Colocado: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - B.F.R. 
1º  Colocado: Fábio Crespi - B.F.R. -

Contagem de Pontos
1º Antonio Cláudio de Azevedo Campos – 13 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.

Classe Juvenil lndividual:

1º  Fábio Crespi - 13 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS - 13 pontos.

4ª  PROVA - Vôo Circular Controlado - Acrobacia - Data: 13-5-62. Local: A.C.A.

Classe Juvenil

1º  Colocado: Francisco José Domingues

Classe Livre

2º  Colocado: Roberto Borrel -  5 pontos

Contagem de Pontos

Classe Juvenil -  Individual:

1º  Francisco José Domingues – 13  pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 13 pontos

Classe Livre - Individual:

3º  Roberto Borrel - 5 pontos

Clubes:

2º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 5 pontos.

5ª - PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Racing)
- Data: 27-5-62 -  Local: ACA. - Regulamento: Classe única - F.A.I.

1ª - Colocada - Equipe: “Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Matsuo Maeda - 100 voltas em 7m 57s - Avião: Tornado - Motor: Super Tigre 6-20.
3ª - Colocada - Equipe: "Escabum-BumBá” – B.F.R. - Piloto: Clovis Azeredo Travassos - Mecânico: Christian Kofoed Hansen.

Contagem de Pontos – Individual

1º -  Fábio Crespi e Matsuo Maeda – 13 pontos
5º -  Clóvis Azevedo Travassos e Christian Kofoed Hansen - 5 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL DE REGATAS, 36 pontos.

6ª -  PROVA - Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing) - Data: 2-9-62. Local: A. C.A. -  Regulamento: F.A.I. - Classe única

2ª -  Colocada - Equipe: “Triangulo” - B. F. R.- Piloto: Antonio Cláudio de Azevedo Campos - Mecânico: Roberto Martinez Borrel - 100 Voltas em 9m 52s 5/10 - Avião: "Papa Taças Wally” - Motor: Liber Streapk - 15 Diesel.
3ª -  Colocada - Equipe: "Três Azes" -  B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi- Mecânico: Matsuo Maeda - 70 voltas em 10m - Observação: Acidentou-se. 
4ª - Colocada - Equipe: “Cometa” - B.F.R. - Piloto": Antônio Carlos Braz, Mecânico: Antero de Oliveira – 63 voltas em 10m - Observações: Acidentou-se.

Contagem de Pontos - Individual

3º -  Antônio Cláudio de Azevedo Campos e Roberto Borrel – 8 pontos
5° -  Fábio Crespí e Matsuo Maeda – 5 pontos
7º -  Antônio Carlos Braz e Antero de Oliveira - 3 pontos

Clubes:

1º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 32 pontos.

7ª -  PROVA -  Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjuntos (Team-Rancing) - Data: 16-9-62 - Local: A.CA. -  Regulamento: A.M.A. – Classe  Única
2ª  Colocada -  Equipe: "Três Azes" - B.F.R. - Piloto: Fábio Crespi - Mecânico: Roberto Martinez Borrel e Matsuo Maeda.

Contagem de Pontos - Individual

4º  Fábio Crespi, Roberto Martinez Borrel, Matsuo Maeda - 8 pontos.

Clubes:

2º  BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 24 pontos

Contagem Geral

Classe infantil - Individual:

1º  Fábio Crespi - 47 pontos;
2º  Antônio Cláudio de Azevedo Campos, 23 pontos;
3º  Clóvis Azeredo Travassos, 8 pontos.

Classe Juvenil: 
1º  Wally Brandy Perckins, 13
1º  Francisco José Domingues, 13
5º Christian Kofoed Hausen, 8
7º Antonio Carlos Braz, 3

Classe Livre: 

3º Roberto Martinez Borrel, 29,
4º  Matsuo Maeda, 26;
7º   Nick Rogers, 13;
13º  Antero de Oliveira, 3;
14º  José Renato Paiva Cunha, 2.


Clubes: Classe Infantil.

1° Campeão - BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.

Classe Juvenil:

1º  Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 37 pontos

Classe Livre:

2º  Vice-campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, 73 pontos.

Resultado Final - Individual:

Vôo Circular Controlado - Acrobacia

Juvenil:

1º  Campeões (empatados)
Fábio Crespi e Francisco José Domingues - 13 pontos.

Infantil:

1º  Campeão - Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 13 pontos.

Vôo Circular Controlado - Corrida de Conjunto (Team-Racing)

Juvenil:

1º  Campeão: Wally Brandy Perkins  - 13 pontos
2º Vice-Campeão – Christian  Kofoed Hansen - 8 pontos.

Infantil:

1º  Campeão: Fábio Crespi - 34 pontos.
2º  Vice-Campeão: Antônio Cláudio de Azevedo Campos - 10 pontos.

Clubes:

1°  Campeão: BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS -  188 pontos

Do boletim numero 5 de dezembro de 1962 da Associação Brasileira de Aeromodelismo extraímos o seguinte trecho:

“Estamos nos despedindo de 1962, ano de grandes realizações para o aeromodelismo brasileiro. Cada um dos clubes, de cada um dos Estados, por menor que seja, deu sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento do aeromodelismo em nosso país. As células do aeromodelismo nacional são diversas. Assim como existem os grandes clubes, devidamente organizados e com personalidade jurídica, encontram-se, também, os pequenos núcleos, com vontade de progredir. Formado por jovens de um mesmo bairro, um mesmo colégio ou um mesmo clube social ou desportivo, esses grupos de aeromodelistas ampliam, consideravelmente, o raio de ação das entidades coordenadoras. Vimos, ainda em 1962, a penetração do esporte-ciência em grandes clubes brasileiros, de larga fama e tradição, principalmente na Guanabara, onde o Botafogo de Futebol e Regatas lidera esse setor”.


Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do Botafogo no 195 de fevereiro de 1963


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O BOTAFOGO estuda a possibilidade de enviar equipes aeromodelistas aos U.S.A. 
• • • Clovis Lemos, um dos quatro melhores em acrobacia em nosso pais está inclinado a defender as nossas cores. Sem dúvida, se isto ocorrer será de grande valia, pois não nos encontramos muito desenvolvidos na referida modalidade. 
• • • Nosso campeão Roberto Borrei, um dos instrutores da "Escolinha" de Aeromodelismo, sofreu um acidente em Manaus, onde se achava em gozo de férias. Felizmente após internação em hospital já se encontra em plena fase de recuperação. 
• • • Dentre os planos para êste ano, pretende o BOTAFOGO ao que tudo indica ativar as modalidades de hidro-aeromodelismo, acrobacia, vôo livre e elástico, pistão e rádio-controle. 

• • • Matsuo Maeda, que é o maior mecânico aeromodelistico em atividade no Brasil, está inclinado a dedicar-se também ao automodelismo; estando estudando a possibilidade de organizar um grande "show". 
••• Será realizado brevemente, em data, hora e local a serem indicados, um interessante "show" de modelismo naval (barcos, submarinos e hidroaero-modelos). O BOTAFOGO participará do espetáculo dando inclusive assistência técnica ao mesmo. 
O engenheiro H. Bricio, organizador do "show", por nosso intermédio, solicita a todos que desejarem inscrever-se no evento procurá-lo a Av. N. S. de Copacabana, 363 — 9º andar — apt. 902 ou pelo telefone: 57-0668. 
• • • Embora ainda estejam sem local e hora, já estão marcadas pelo campeonato carioca para 14 de abril as provas de Planador A-2 e para 28 do mesmo, as de Wakefidd e Rádio-Controle. 

Acervo particular Angelo Antonio Seraphini
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 197 de abril de 1963











AUTOBOL



Autobol é um tipo de esporte coletivo disputado por alguns clubes do Rio de Janeiro durante a década de 70. Foi o médico Mário Marques Tourinho que criou esse esporte. Na época o médico era diretor do serviço médico do América Football Club e também médico da Associação Carioca de Volantes de Competição. No final da década de 60, Tourinho, fã de futebol e automobilismo, teve então a ideia de juntar as duas coisas.

Equipes de América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco foram formadas e disputaram o Campeonato Carioca de Autobol, e alguns jogos de autobol tiveram a sua bilheteria esgotada, tendo assim em alguns casos mais torcedores que os jogos de futebol. A maior parte dos jogos foi disputada no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma, e também no Campo do Colégio Santo Inácio.
O objetivo do jogo era acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em traves oficiais de futebol. O veículo mais usado era o Dauphine que, além de barato tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.
Com a crise do petróleo a competições automobilísticas no Brasil foram severamente prejudicadas, sendo o autobol proibido. Por isso, o esporte deixou de ser praticado.

Campeonato Carioca de Autobol

O sucesso dos primeiros jogos foi tamanho que, em 1973, foi instituído o Campeonato Carioca de Autobol, disputado por equipes representando Fluminense, America, Flamengo e Vasco. No ano seguinte, o Botafogo entrou no lugar do America. Os carros eram pintados com as cores dos clubes, e possuíam os escudos e os números, como se fossem as tradicionais camisas do futebol.
Com o estouro da grave crise mundial do petróleo, a fase do Milagre Econômico acabou, as competições automobilísticas sofreram severas restrições no Brasil, e a prática do Autobol cessou definitivamente.

Vencedores
1973 - Fluminense
1974 - Botafogo

Fonte: Wikipedia




RIO DE JANEIRO – Foto e relíquia compartilhada pelo Dú Cardim no Facebook. Campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, anos 70: Fluminense x Botafogo, o mais antigo clássico do futebol brasileiro – tanto que é chamado de “Clássico Vovô” – disputado na modalidade Autobol, popularíssima naqueles tempos.
Sem autódromo (igualzinho a hoje, só que numa situação até mais privilegiada porque havia onde construir um) e em tempos de Maracanã quase sempre lotado, o carioca se divertia em prosaicas partidas do violento esporte bretão transformado em partidas com carros comprados no ferro-velho. As coqueluches eram os Renault Gordini e os VW Zé do Caixão, porque segundo se dizia na época, os carros com frente quadrada conduziam melhor a enorme bola de couro disputada a parachoque, como se vê pelo instantâneo.
O Fluminense e o Botafogo tinham como rivais, além do Vasco e do Flamengo, o América. Os jogos – disputadíssimos e cheios de gols, aliás – chegaram a ser transmitidos na televisão e a reunir bom público. Alguns escretes, como o do Flu, tinham o requinte de possuir em campo o lendário Willys Interlagos. O Campeonato Carioca de Autobol infelizmente durou pouco, mas o tricolor das Laranjeiras foi pioneiro até na modalidade em quatro rodas: ganhou o primeiro título em 1973 e só não repetiu a dose no ano seguinte – já que o Botafogo foi o campeão – porque a partir de 1975, por conta da crise do Petróleo, não houve mais campeonato.
Esse tal de Autobol… podia voltar, hein? Que fosse no interior, mas podia voltar.

Fonte: rodrigomattar.grandepremio.com.br
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A ideia do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Tourinho, que juntou num só desporto o futebol e o automobilismo.
Formaram-se diversas equipas que se reuniam num gramado meio destruído do América e no campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Os carros tentavam acertar numa bola de 1,20 metros e com 12 quilos, conduzindo-a ao gol. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato, tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as manobras necessárias.
Claro que, como se observa na foto, os automóveis acabavam bem amassados, mas o desporto era muito divertido.
O Botafogo conquistou invicto os três turnos da competição, marcando 32 gols e sofrendo apenas 13. Após vencer o 1º turno, o Botafogo conquistou também o 2º turno no dia 26 de agosto de 1974 ao vencer o Fluminense de goleada por 4x1.
O Botafogo alinhou com Paulo Alvarenga, Antônio José, José Luís e Ronaldo César Coelho (irmão do conhecido árbitro de futebol). O Fluminense apresentou-se com Fernando David, Ivan Santana, Alfredo e Paulo Jorge.
O 3º e último turno realizou-se a 17 de Novembro de 1974, sagrando-se o Botafogo campeão carioca de autobol – não oficial – ao derrotar o Fluminense por 3x1 no campo dos Funcionários do Horto Florestal.
O Botafogo alinhou com Zé Luís (dois gols), Paulo Alvarenga, Marcelo e Ronaldo César Coelho (1 gol). O Fluminense apresentou-se com Iva Sant’anna, Alfredo, Paulo Jorge e Fernando Davi.

Fonte: blog mundobotafogo