PRIMAVERA DE 1957
Sob a direção de uma comissão composta pelos dedicados botafoguenses Angelino Couto Simões, Alceu de Oliveira Castro, Margarida Tereza Nunes Leite, Marise Macedo Ribeiro, Claudio Pontual da Costa Ribeiro, Wilcker Moreira Carneiro e Charles Borer, o BOTAFOGO participou dos IX Jogos da Primavera do "jornal dos Sports", com a seguinte atuação: DESFILE: — Teve lugar a 13 de outubro no estádio do Fluminense, tendo o BOTAFOGO apresentado um contingente pequeno de vinte e seis atletas que, porém, brilhou extraordináriamente, pela sua tradicional formação olímpica, sem fantasias e macacadas, destacando-se o garbo e a beleza de seus uniformes e pavilhões.
Seguia-se uma "coisinha linda", a minúscula Maria Regina Simões, a menor baliza do mundo, cuja graça e decisão poz de pé, em delírio, todo o estádio e que o Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek fez questão de abraçar e beijar, quando Daisy Miguel a levou à Tribuna de Honra: foi a maior vitória do BOTAFOGO na memorável jornada.
Com a bandeira do Clube, linda, empolgada e maior do que nunca Margarida Tereza Nunes Leite, acompanhada por uma esplendida guarda de honra, constituída pela "prata da casa': Lúcia de Oliveira Castro, Ivany Benita Rivera e Marise Macedo Ribeiro, primeira e a última, portando garbosamente os pavilhões dos tradicionais C. R. Botafogo e Botafogo F. C. E por fim, nossas valorosas atletas admiravelmente uniformizadas e portando outras bandeiras alvi-negras.
VOLLEYBALL
Iniciou-se na noite de 21 de outubro, na quadra do América, série de principiantes, quando nossa jovem equipe, magnificamente dirigida por Margarida derrotou a do Olaria por 2 x 0 (15 x 4 -- 15 x 9), formando com Liliane, Marilda, Maria Antonia, Sara, Mathilde e Wilzette e entrando, posteriormente, Heloisa, Walma e Marilda Dias de Azevedo.
Na noite seguinte, 22, no Anglo Americano, perdemos para o Flamengo, em grande luta, por 2 x 0 (15 x 17 --13 x 15), atuando Liliane, Sara Wilzete, M. Antonia, Marilda, Mathilde Heloisa.
Em qualquer classe estreamos a 26, à tarde, quando, no Anglo Americano, vencemos por W.O. o Ginástico, de Juiz de Fora, alinhando Lúcia, Margarida, Ana Célia, Guiomar, Yvone Rivera e Maria do Carmo, para, à noite, no ginásio do Tijuca derrotarmos por 2 x 0 (15 x 2 — 15 x 8), o Serrano, de Petrópolis, jogando Daisy, Margarida, Miara, Marise, Ivany (Guiomar) e Anah.
A 4 de novembro, entretanto, no Anglo Americano, em disputado jogo, perdemos para o América por 2 x 1 (7 x 15 — 15 x 11 — 15 x 13) apresentando Daisy (Guiomar), Margarida, Yara, Marise, Ivany e Anah (Ana Célia).
GINASTICA
Realizou-se a bonita exibição de ginástica na noite de 8 de novembro, no Anglo Americano, tendo o Botafogo, dedicada e eficientemente comandado pela professora Marise Macedo Ribeiro, nossa querida Marisinha, logrado a quarta colocação no, cômputo geral, com 163,92 pontos e vice-campeonato na prova de conjunto, com 16',37 pontos contra 17,37 ao primeiro colocado, o C.D.G. 1909, resultado este que consideramos profundamente injusto, pois a equipe vencedora errou varias vezes, ao passo que a nossa agiu com grande graça e harmonia.
Nossos uniformes, pretos para as provas individuais, quando fomos defendidos por Marise, Guiomar, Anah, Simei Bilio de Castro, Nena Augusta de Moraes (5º lugar em trave) e Lucira Oliveira de Souza, e brancos para as de conjunto, causaram sensação pela sua beleza.
A equipe vice-campeã de conjunto foi constituida por Marise Macedo Ribeiro, Margarida Tereza Nunes Leite, Guiomar Gomes de Sá, Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Ivany Benita Rivera, Maria Antonia de Abreu Cesar, Simei Bilio de Castro, Leila Yone do Nascimento, Euse Emildes do Nascimento, Marilia Vasconcelos Avelar, Marna Melo Coelho e Heloisa Woisky Gonçalves, que merecem os maiores parabens.
BASKETBALL
A 9 de novembro, no Maracanã, vencemos W. O. o Sírio, de São Paulo, apresentando Vilma, Maria do Carmo, Neuci, Walkiria e Marlene.
A 10, frente ao forte quadro dar S.E.R.T., de São Paulo, perdemos por 41 x 38, atuando a nossa equipe com Marlene 9, Neuci 11, Vilma 6, Walkiria 6, Daisy 6, Maria do Carmo, Leny e Joaninha, devendo-se salientar que Marlene saiu com cinco faltas e que Neuci e Wilma jogaram em péssimas-condições físicas.
LANCE-LIVRE
Levantamos lindamente, a 19 de novembro, o torneiro de Lance-Livre, com Wilma totalizando os 4 arremêssos, sendo, também, a campeã. Individual, Maria do Carmo 3, Neuci 2, Leny 2 e Daisy 29 em um total de 13 em 20 pontos.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 133 de dezembro de 1957
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Para a disputa do X Jogos de Primavera de "O Jornal dos Sports", a Diretoria do Botafogo F. R. nomeou uma comissão dirigente, integrada pelos desportistas Angelino C. Simões, Alceu Mendes de Oliveira Castro, Margarida Teresa Nunes Leite, Claudio Pontual da Costa Ribeiro, Wilckerder Moreira Carneiro e Charles Borer.
Desfile —O grande desfile ini-cial realizou-se no domingo, 21 de setembro, no estádio do Fluminense, tendo o Botafogo apresentado um grupo de vinte e uma atletas, que conduziu dezenove bandeiras, com Maria Regina Pereira Simões, a minúscula baliza, arrebatando, como sempre, todo o público presente, que prorrompeu em aplausos delirantes à sua encantadora figura. Daisy Miguel abriu a coluna, com o letreiro do Botafogo; Margarida Leite foi a porta-bandeira, querida de sempre, sendo as tradicionais bandeiras dos antigos C. R. Botafogo e Botafogo F. C., portadas pelas valorosas atletas Lúcia de Oliveira Castro e Ivany Benita Rivera.
O Botafogo ofereceu, por intermédio de Maria Regina, uma flâmula ao Exmo. Sr. Presidente da República, e Sr. Juscelino Kubitschek, que abraçou e beijou nossa inegualável garotinha, colocada em segundo lugar com 44 pontos, entre nove outras balizas mais velhas.
Aliás, nosso contingente de bandeiras obteve também o segundo lugar em garbo, classificando-se Margarida em sexto, entre dezesseis porta-bandeiras.
Arco e flecha — Na competição de arco e flecha, efetuada a 27 de setembro, no parque do Palácio Guanabara, o Botafogo participou da categoria de principiantes, com Margarida Leite, que fez 6 pontos e Elizabeth Pereira Simões.
Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial nº 143 de outubro de 1958
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Fonte: Boletim Oficial do BFR no 157 dezembro de 1959
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
XVII JOGOS DA PRIMAVERA
COMISSÃO - Ficou assim organizada a comissão botafoguense aos Xll Jogos da Primavera - Alceu Mendes de Oliveira Castro, Cláudio Pontual da Costa Ribeiro, Margarida Tereza Nunes Leite, Genecylo d' Ornelas, Sylvio José Gomes e Walter José dos Santos.
DESFILE - O desfile inaugural teve lugar no domingo, 25 de setembro, no estádio do Fluminense e brilhou a representação botafoguense, logrando a terceira colocação.
Nossa bonita formação teve Alzira de Almeida, levando o letreiro com o nome do Clube; Maria Regina Simões como extraordinária baliza, cujas evoluções provocaram os maiores aplausos da tarde e que foi vice-campeã com 252 pontos; Lúcia Mendes de Oliveira Castro, porta-bandeira excelente, que obteve a terceira colocação com 39 pontos , na realidade a segunda, já que outras duas empataram no primeiro posto; três bandeiras do Brasil, a principal conduzida por Carmem Valéria Carvalho Gama e, as duas outras, por Sônia Maria Fonseca e Yolanda de Lacerda Cosenza; as antigas bandeiras portadas, a do regatas, por Marilda Araujo Gonçalves e a do futebol, por Solange Augusto Verol, desfilando entre as duas, a pequena Ana Maria d'Ornelas, também em traje de baliza, tudo seguido pelos pelotões em agasalho cinza do atletismo e agasalho negro do volley, com belíssimas bandeiras e flâmulas do Clube e dos grêmios coirmãos.
O Clube somou 655 pontos, tendo sido terceiro em uniforme (260) pontos, vice-campeão em número de bandeiras (45), terceiro em número de atletas e décimo em garbo (93).
Além das atletas já citadas, desfilaram: Eloisa Regina Cesar, Ana Maria da Silva Pereira, Vania Antônio Barbosa Cavalcanti Soares, Maria Helena Rienda de Souza, Nazareth Solen, Rosa Maria da Fonseca, Sônia Maria Firmino, Mirtus Basílio Lopes do Nascimento , Maria de Lourdes de Santana, Regina Célia da Rocha Serrano, Vania Maria Marques, Regina Célia Pereira da Silva, Marisa Lopes, Esther Matheus Silva, Tania Maria Vergara, Regina Lúcia Matias de Paula, Maria Isabel da Silva, Rosemery da Rocha Serrano, Vera Maria Soares, Sonia Maria de Souza, Vera Maria Gomes Bastos, Suely Caldas Bar cellos, Tânia Cavalcanti de Albuquerque, Maria Teixeira, Sandra Magalhães Leal, Marilene Alves Machado, Beatriz Helena Carvalho Bonfim, lêda Cavalcanti de Albuquerque, Isabel Eunice Dantas, Cristina Maria Portela dos Santos, Carmem Lúcia Brasil Figueiredo, Norma Cerqueira Bittencourt, Maria Elza Guimarães, Zilma Sampaio Silveira, Lucimar Ribeiro, Maria José Queiroz, Maria da Conceição Dias, Vera Lucia Teixeira, Sonia Falcão e Eloisa Maria da Fonseca.
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 168 de novembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Nossa equipe de qualquer classe, sob o comando técnico de Margarida Leite, enfrentou na noite de 14 de outubro, no ginásio do Clube Municipal, a A.A. B. B., perdendo por 3x0 ( 15x5 - 16x14 - 15x7), com a seguinte formação: Elma, Marise, Márcia (Lúcia Marqarida), Géo (Marilda), Valéria e Mercês (Celi).
Houve uma grave anormalidade: vencemos o segundo set por 15x13, mas a incrível incapacidade da mesa apontadora transformou a contagem em 14x14, daí resultando nosso revés.
Na categoria de principiantes, também no Municipal, perdemos a 23 de outubro, à tarde, para o Piedade T.C. por 2x0 (15x4 - 15x12), tendo atuado Yolanda (Cyrene ) , Maria Helena , Sônia Fonseca (Teresa Martins), Beatriz Bonfim, Yêda e MariaLucia.
Fonte: Boletim oficial BFR nº 169 de dezembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
ATLETISMO
Na competição, de atletismo, efetuada a 16 de outubro, no estádio Célio de Barros, o BOTAFOGO logrou um bonito vicecampeonato, com 182 pontos e os seguintes resultados técnicos:
ESTREANTES
75 metros rasos - 1° lugar : Esther Matheus Costa, 10,7s; 2º Tânia Maria Vergata, 10,9s.
Altura - 2º lugar: Alzira de Almeida, 1,30m; 3º Heloisa Regina César, 1,25m.
Distância - 1º lugar: Esther Matheus Costa 4,24m (Tânia Maria Vergara teve que abandonar a prova no 1º salto, por ter se machucado).
Peso - 2º lugar: Alzira de Almeida, 8,28m; 3º Vera Maria Soares 8,24m. Revezamento - 4x75 metros - 2º lugar: Esther Matheus Costa, Vera Maria Soares, Heloisa Regina César e Sônia Maria Firmino , 45,2s.
PRINCIPIANTES
75 metros rasos - 3º lugar: Mirtes Basílio Lopes do Nascimento, 11,6s; 4º, Maria de Lourdes Santana, 11,8 s.
Altura - 2° lugar: Mirtes Basílio Lopes do Nascimento, 1,30m; 6º Regina Lúcia de Paula, 1,20m.
Distância - 3º lugar: Regina Célia Pereira da Silva, 4,06m; 4º, Maria de Lourdes Santana, 4,05m.
Peso - Esta prova foi anulada pelo juiz e a nossa atleta Sônia Falcão, tinha conseguido o 4º lugar.
Revezamento - 4x75 metros - 2º lugar Maria de Lourdes Santana, Regina Célia Pereira da Silva, Marina de Campos Mello e Mirtes Basílio Lopes do Nascimento, 43,2s.
QUALQUER CLASSE
80 metros c/barreiras - 2º lugar: Elizabeth Pereira Simões, 13,8s.
100 metros rasos - 1º lugar, Cyrene Teixeira Gomes, 13,6s; 7º Suely Madureira Freire, s/t.
200 metro rasos - 2º lugar: Cyrene Teixeira Gomes, 28,2s.
Distância - 3º lugar: Elizabeth Pereira Simões, 1,69 m.
Peso - 2º lugar: Erica Konrad, 9,88m.
Disco - 1º lugar: Erica Konrad 28,07m.
Revezamento 4x100 metros - 2º lugar: Suely Madureira Freire, Elizabeth Pereira Simões, Erica Konrad e Cyrene Teixeira Gomes , 54,9s.
ARCO E FLECHA
Na competição de Arco e Flecha, realizada a 22 de outubro, no parque do Palácio Guanabara, apresentamos várias equipes, consagrando-se vice-campeã a Equipe "B" e campeã individual de principiantes, nossa pequena e valorosa atleta Maria Helena Rapôso.
A secção, praticamente com 3 semanas de existência, está, portanto. de parabéns, nas pessoas de seu diretor Genecvlo d'Ornelas, do dirigente técnico Wandir Couto Machado e de suas valorosas participantes.
Eis os resultados técnicos:
EQUIPE "B" - VlCE-CAMPEÃ
Qualquer Classe - Marilda Araújo Gonçalves, 28 pontos; Maria Isabel da Silva, 16: Erica Konrad, 8.
Principiantes - Zilma Silveira Mendes, 31 pontos; Maria Helena Rienda de Souza, 24; Maria Helena Raposo, 32. Total: 139 pontos.
EQUIPE "A"
Qualquer classe - 3º lugar, Elizabeth Pereira Simões, 5 pontos; Maria Dalva Bandeira Cavalcanti, 33; Celi Verran Pimentel, 31.
Principiantes - Rosimeri da Rocha Serrano, 15; Solange Teresa Salgueiro, 18; Lucimar Ribeiro, 19. Total: 121 pontos .
EQUIPE "C" - 5º lugar
Somente Principiantes - Vânia Maria Marques, 19 pontos; lêda Cavalcanti de Albuquerque, 0; Sônia Maria Fonseca, 16. Total: 35 pontos.
DECATLO
No decatlo, para apuração da Atleta Mais Eficiente, realizado no Fluminense, a 4 e 5 de novembro, nossa jovem e grande defensora Elizabeth Pereira Simões foi a mais eficiente da série de clubes e terceira colocada na classificação geral.
Elizabeth marcou os seguintes resultados:
Dia 4
Dardo - 6º lugar: 4,70.
Salto em altura - 1º lugar: 1,30.
Ciclismo - 4º lugar: 2,20.2.
50 metros rasos - 1º lugar: 7-1.
Arco e flecha - 3º lugar, 9 pontos.
Total: 26 pontos.
Dia 5
Natação - 5º lugar.
Saltos ornamentais - 5º lugar, 2 pontos.
Ginástica - 4º lugar: 7,5.
Lance Livre - 1º lugar: 10 pontos.
Tiro ao alvo - 4º lugar: 89 pontos.
Total : 45 pontos.
ENCERRAMENTO - A festa de encerramento efetuou-se a 12 de novembro, no ginásio do Anglo-Americano, tendo nossa grande e linda atleta Elizabeth Pereira Simões recebido, como a Mais Eficiente dos Clubes, os seguintes prêmios: medalha de ouro Milo, taça Prolar e caneta Optimat.
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 169 de dezembro de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
XIII JOGOS DA PRIMAVERA
XIII Jogos da Primavera
COMISSÃO — O Presidente Paulo Azeredo designou a seguinte comissão para representar o Clube nos XIII Jogos da Primavera: Alceu Mendes de Oliveira Castro, Cláudio Pontual da Costa Ribeiro, Genecylo d'Ornelas, Jayme Aguiar, Jersey Pinheiro Guimarães, Jose Pessoa Machado, Sylvio José Gomes, Octavio Fernandes dos Santos e Walter José dos Santos tendo o Dr. Alceu de Oliveira Castro, que dirigiu nossa representação nas doze Primaveras anteriores, se excusado, por falta de tempo.
DESFILE — O notável desfile inaugural efetuou-se no estádio do Fluminense, a 23 de setembro, tendo o BOTAFOGO obtido a quinta colocação, com 654 pontos. Maria Regina Pereira Simões foi terceiro lugar em balizas, com 196 pontos; sua irmã, a grande atleta Elizabeth, quarto lugar como porta bandeira, na realidade terceiro, já que outras duas empataram a primeira colocação, consignando 38 pontos, obtendo o BOTAFOGO mais as seguintes colocações: 2º lugar em uniforme, 275 pontos; segundo em garbo, com 118; terceiro em número de atletas, 5 pontos e quarto em número de bandeiras, 22 pontos.
Nossa representação foi dirigida por Cláudio Pontual e Genecylo d'Ornelas, com a colaboração de Octavio Fernandes dos Santos, Licurgo Martins, Carlos Eduardo Lopes d'Ornelas e Maria Rita.
Sua formação foi a seguinte: Tabuleta, com o nome do BOTAFOGO — Tânia Maria Colainho; Balisa (oficial), Maria Regina Pereira Simões; Porta-Bandeira, Elizabeth Pereira Simões; Balisa - Ana Maria Lopes d'Ornelas; Bandeira do Brasil (Oficial) Alzira de Almeida; Bandeira do Brasil — Maria José Q. Almeida, Yolanda Cozenza, Tereza Clay e Lucimar Ribeiro; Bandeira do BOTAFOGO F. R. — Maria Dalva Cavalcanti; do Botafogo F. C. --- Marilda Gonçalves; do C.R. Botafogo Ruth Marciano; bandeiras das entidades e coirmãos Georgina Barbosa, Maria Helena Rienda, Zilma S. Mendes, Yeda C. Albuquerque, Maria Helena Raposo, Helena M. L. Cançado, Jalmir F. Ferreira, Jacyra Alves Correia, Leonor Serrano, Sônia Fonseca Leonor C. Nogueira, Rosimeri Serran e Charlotte C. Nogueira; flâmulas do B. F. R. — Tânia Cavalcanti, Cristina Alvarenga, Regina Lúcia M. Paula, Ana Maria, Regina Célia, Tania Maria, Esther Matheus Costa, Lucia Helena Serra, Ana Lúcia Chaves, Eunice. Rocha Henrique, Luzia Gouveia da Silva, Sonia Maria G. Santos e Edevilda Barbosa da Silva; carregando um arco e frecha — Vera Lúcia Medeiros, Terezinha G. Miguez, Ana Maria Silva Pereira, Clania Maria P. Almeida, Mariza Lopes, Sonia Maria Firmino, Mirtes Basilio L. Nascimento, Luiza de Almeida Siqueira, Lucia Maria Mello, Heloisa Maria da Fonseca, Mariza Mendonça Passos, Nely da Silva Mello, Solange Lazoski. Total de atletas: 51.
UM POUCO DE HISTÓRIA — É curioso recordar que o BOTAFOGO sempre confiou, nos treze desfiles de Primaveras já realizados, a sua bandeira, a atleta mais antiga da representação. Como consequência, somente cinco atletas até hoje, tiveram a honra de conduzir o Pavilhão da Estrela Solitária, no tradicional e monumental desfile inaugural da Primavera. Foram elas: em 1949 e 50, Romacild Maria Roma; em 1951, Yvette Mariz; em 1952, 53, 54,55,56,57,58 e 59, Margarida Tereza Nunes Leite, em 1969, Lúcia Mendes de Oliveira Castro e, em 1961, Elizabeth Pereira Simões.
CAMPEÃO DE BASKETBALL — O BOTAFOGO levantou magistralmente a competição de basketball, verdadeiro campeonato brasileiro inter clubes, impondo-se ás poderosas equipes paulistas. Inicialmente vencemos W.O. o XV de Piracicaba, para, a 7 de outubro, no ginásio do Club Municipal, em dramática peleja, derrotarmos a S. E. Palmeiras por 53x51, quando apresentamos Marly 16, Luci 15, Marta 10, Neuci 7, Marlene 3 e Renate 2. Finalmente a 9, no mesmo local, levantamos o titulo, ao abatermos sensacionalmente o C. A. Votorantin, de Sorocaba, que era o tri-campeão da Primavera, pela contagem de, 55x45, atuando Marlene 10, Neuci ,20, Marly 12, Luci 3, Marta 10, Wilma, Suely, Marina e Márcia. Nossa torcida vibrou com esta esplêndida vitória, promovendo formidável manifestação às valorosas campeãs.
CAMPEÃO DE LANCE-LIVRE — Levantamos, igualmente, a competição de Lance-Livre, com 18 lances assinalados a 7 de outubro por Marly 4, Luci 4, Neuci 4, Marlene 3 e Marta 3, contra 15 de Votorantin; 13 do Flamengo, na primeira série e 17, na segunda; 13 do Palmeiras, na primeira e 14, na segunda; 9 do Estrada de Sorocaba; 8 do Jacarepaguá e 6 do Olaria.
Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 180 de novembro de 1961
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
VOLLEYBALL — Atuando com três equipes, duas de «qualquer classe» e uma de principiantes, o BOTAFOGO foi o vice-campeão daquela categoria.
Nosso quadro «A» atuou a 17 de outubro, no ginásio do Satélite, perdendo para a equipe principal do Fluminense por 3x0 (15x0 16x14 — 15x4) e apresentando Márcia, Charlotte, Lêda, Marly, Ana Célia, Solange, Yvone Santos, Leonor e Lúcia O. Castro.
A equipe «B», que era a principal, estreou a 19, no Municipal, vencendo o Flamengo, que não se apresentou em campo, por W.O., presentes Marilda, Marise, Sonsa, Ingeborg, Adolira, Elma, Geo e Mercês.
Nova vitória W.O., por antecipação, sobre o BOTAFOGO, de Sabará, partida decisiva e emocionante a 23, no Municipal, com o Fluminense, que perdemos, embora atuando esplêndidamente, por 3x1 (15x11, 13x 15, 15x12, 16x14), quando atuaram Valéria, Marilda, Ingeborg, Marise, Sônia, Adolira, Mercês e Elma.
A equipe de Principiantes estreou a 18 de outubro, sobrepujando o Fluminense por 2x0 (15x11 15x7), com M. Helena Raposo, Helena, Alzira Sônia Fonseca, Cristina, Nazira e Leonor C. Nogueira, para, a 20, no ginásio do Municipal, perder para a equipe local por 2x0 (15x11 — 15x5), com Cristina, Teresa, Sônia, M. Helena, Nazira, Leonor, Helena, Yolanda e Alzira.
ATLETISMO — Logramos um bonito vice-campeonato, a 22 de outubro, no estádio Célia de Barros, com os seguintes resultados: Qualquer Classe
80 metros, barreiras — 1º lugar, Elizabeth Pereira Simões, 13»1/10.
Pêso — 2º lugar, Érica Konrad, 9,50m.
100 metros rasos — 6º lugar, Maria de Lourdes Santana.
Altura — 3º lugar, Mirtes Basilio Lopes do Nascimento, 1,30. Dardo — 2º lugar, Wilma Regina Gantert, 21,90.
Revezamento 4x100 — 3º lugar, equipe do B.F.R., com Elizabeth Pereira Simões, Maria de Lourdes Santana, Érica Konrad e Mirtes Basilio, Lopes do Nascimento, em 56s4.
Distância — 3º lugar, Elizabeth Pereira Simões, 4,63m; 6º, Maria de Lourdes Santana, 4,19.
Disco — 4º lugar, Érica Konrad, 24,63m; 6º, Wilma Regina Gantert, 23,61.
Principiantes
Distância — 2º lugar, Esther Matheus Costa, 4,32m.
75 metros rasos — 1º lugar, Esther Matheus Costa, 10»6; 6º, Regina Lúcia M. Paula.
Altura — 1º lugar, Heloisa Regina Cesar, 1m30; 2º, Regina Lúcia M. Paula, 1m30.
Pêso – 1º lugar, Alzira de Almeida, 9,32m.
Dardo — 5º lugar, Alzira de Almeida, 21m88.
Revezamento 4x15 — 2º lugar, equ-pe do B.F.R., com Esther Matheus Costa, Alzira de Almeida, Regina Lúcia Mathias de Paula e Heloisa Regina Cesar, em 42s4.
Estreantes
75 metros rasos — 4º lugar, Regina Célia Pereira da Silva.
Distância — 2º lugar, Regina Célia Pereira da Silva, 3m95; 5º, Ana Maria Silva Pereira, 3,59.
Revezamento 4x75 — 3º lugar, equipe do B.F.R. com Regina Célia Pereira da Silva, Ana Maria Silva Pereira, Sonia Maria Firmino e Maria Lúcia Feitosa, em 46s2.
Contagem final — 1º lugar, Fluminense, 269,S pontos; 2º, BOTAFOGO, 152; 3º, Flamengo, 148; 4º, Olaria, 65,5; 5º, A. A. Maca Esteves, 39; 6º, Fluminense F. C. (Brasília), 13.
Nossas atletas conquistaram 23 medalhas e foram dirigidas pelo jovem auxiliar técnico Jayme Dutra da Silveira.
ARCO E FLECHA — Nossa equipe «A» levantou lindamente o título de principiantes, na competição efetuada a 4 de novembro, tendo a atleta Eliane Siqueira batido o record, com 50 pontos. Foram êstes os resultados técnicos:
Equipe «A» — Principiantes — CAMPEÃ — Ana Regina Coutinho, 35 pontos; Eliane Siqueira, 50 pontos (recorde); Tânia Maria Calainho, 37 pontos.
Equipe «B» Jalmir Farias Ferreira, 27 pontos; Lucimar Ribeiro, 16 pontos; Rosimeri Rocha Serrano, 28 pontos.
Equipe «C» — Gilda Maria P. Geraci, 13 pontos; Teresinha Gomez Miguez, 2 pontos.
Equipe «A» — Qualquer Classe — Marly Costa Morgado, 27 pontos; Maria Dalva B. Cavalcante, 23 pontos; Ruth Alencar Marciano, 36 pontos.
Equipe «B» — Maria Thereza K. Erill, 24 pontos; Solange Teresa Salgueiro, 18 pontos; Zenita Silva Soares, 30 pontos.
Nossa equipe B foi vice-campeã.
DECATLO -- Elizabeth. Pereira Simões só disputou a primeira parte do Decatlo, efetuada a 6 de novembro e não foi feliz, ficando na classificação geral em oitavo lugar, com 6,3 pontos. Seus resultados foram os seguintes: Ginástica (solo), 4º lugar, média 6,75; Natação (50 metros livres), 6º lugar; Saltos ornamentais, 7º lugar; Tiro ao Alvo, 4º lugar, com 58 pontos; Lance livre. 7º lugar, com 7 pontos.
ENCERRAMENTO — Efetuou-se e 11 de novembro, no ginásio do Anglo-Americano tendo o BOTAFOGO recebido, como campeão de basketball, lance livre e arco e flecha, três troféus Primavera, de «Jornal dos Sports», de posse definitiva e a Taça Macife e o Trofeu Palanca Negra, de posse transitória e relativas ao arqueirismo. Maria Regina, nossa querida baliza, recebeu uma medalha de bronze Primavera, correspondente à terceira colocação.
Acervo particular Roberto Castro Barbosa
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 181 de dezembro de 1961
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Eis como é relatada a participação do BOTAFOGO, pelo Dr. Alceu de Oliveira Castro, chefe da delegação, nos XX Jogos Abertos de Cambuquira:
25 de abril de 1960. Senhor Presidente:
Ainda uma vez foi o BOTAFOGO honrado com o convite da Prefeitura Municipal de Cambuquira para participar, com as suas equipes masculina e feminina de volleyball, dos tradicionais Jogos Abertos daquela encantadora cidade, completando, agora, seu vigésimo aniversário. Infelizmente, com o embarque já determinado para o dia 16, fomos obrigados, à última hora, a cancelar a parte masculina, já que não poderiam viajar seis de nossos melhores atletas.
Coube-nos a honra de chefiar a delegação botafoguense e cumprindo nosso dever, oferecemos o seguinte relatório sôbre a magnífica excursão:
16 de abril, sábado
Deixamos a sede do Clube às 7 horas da manhã, em ônibus da Emprêsa de Turismo Saturin Ltda., com a seguinte delegação: Chefe, Alceu Mendes de Oliveira Castro; sub-chefe, Cláudio Pontual da Costa Ribeiro; técnico, Hekel de Miranda Rapõso; atletas, Margarida Tereza Nunes Leite, Marise Ribeiro Brito Freire, Ivany Benita Rivera. Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Yvone de Araujo Santos, Ingeborg Ingrid Crause, Mercês Vieira Santos, Elma da Costa Martins, Celi Verran Pimentel e Norma Gantert; acompanhantes. Senhora Erica Crause, Senhora Lili da Costa Martins, José Brito Freire Sobrinho e Senhora Lolita Fernandes dos Santos. Cedemos ainda as vagas do ônibus à delegação de ballet aquático e agua-loucos da E.N.E.F.D.. chefiada pelo Dr. Waldemar Areno, que se féz acompanhar de sua exma. senhora e ao jornalista Victor Garcia, do Jornal do Brasil" e exma. senhora, pelos preços constantes de nossa prestação de contas em anexo.
As 8 e 25 paramos no Belveder para um café, seguindo às 8 e 50. Ás 11 e 15 nova parada, em Três Pinheiros, para o almôço, seguindo às 12 horas, correndo a viagem excelentemente até Pouso Alto, onde paramos ligeiramente às 13,30. Infelizmente, por volta das 14 horas, rutura do tubo de óleo, forçou a parada do ônibus por meia hora e, após a nossa chegada à Caxambu, às 15 horas, por duas horas, para os indispensáveis reparos.
Em Caxambu, tivemos um "assalto apavorante" de três gaúchos a cava-lo, nêles reconhecendo, após o "susto", nosso querido diretor Cidio da Silveira Carneiro, senhora e filha, todos três vestidos a caráter, com ponchos e chapéus desabados e que nos culminaram de gentilezas. Margarida não perdeu a ocasião e cavalgou pelas ruas de Caxambu na garupa do cavalo de Ana Lúcia Carneiro. As 17 seguimos para Cambuquira, onde finalmente chegamos às 18 e 50, recebidos no Elite Hotel pelo querido casal José e Romacild Carneiro Felippe, que já antecipara todo o nosso trabalho de distribuição de quartos; Wilcker e Wlander Carneiro, nossos diretores de volleyball e membros de destaque da comissão organizadora dos jogos e Mário Miranda, considerado o melhor apontador de nosso volleyball.
17 de abril — domingo —
As 8 e 30, concentração em frente ao Hotel Silva, para o desfile inaugural pelas ruas da cidade, que o BOTAFOGO venceu de maneira magnífica, com Yvone Santos de porta-bandeira; a garotinha Elizabeth Regina, filhinha do casal Carneiro Felippe, de mascote, conduzindo a bola, ladeada por Celi e Ivany e uma fileira esplendidamente sincronizada, formada por seis atletas — Marise, Lúcia, Mercês, Elma, Ingeborg e Margarida.
Após o almôço, nosso técnico Hekel Rapôso compareceu à reunião onde foram sorteadas as tabelas, prevalecendo, como sempre, o sistema de dupla eliminatória para o volleyball feminino, que teve a participação dos seguintes clubes: BOTAFOGO, Flamengo, Fluminense, Tijuca e A.A,B.B. do Rio; C.A. Paulistano, de S. Paulo; Minas T.C., Atlético Mineiro e Mackenzie, de Belo Horizonte e Santa Rita, de Sapucai.
Às 15 e 30 efetuou-se o Torneio de Apresentação, em set único de quinze pontos e participamos logo do primeiro encontro, sob terrível sol, derrotando o Mackenzie por 15 x 7, com Ivany, Marise, Celi, Margarida, Elma e Ingeborg.
18 de abril, segunda-feira —
Às 15 horas, sob o mesmo terrível sol, estreamos no torneio propriamente dito, perdendo para a A.A.B.B., em dramática partida, por 2 x 1 (10 x 15 — 15 x 7 — 15 x 12) . Com Ivany, Marise, Celi, Margarida, Mercês e Inbegorg, começamos bem, vencendo com autoridade o 1º set, mas, no segundo, jogando contra o sol, nossas meninas cairam de produção, tendo Yvone e Elma substituido Margarida e Marise. O intervalo para a negra foi dramático; Margarida teve de levar um balde dágua pela cabeça e Mercês sentiu-se mal, com ameaça de insolação, sendo carinhosamente socorrida pelo Dr. Waldemar Areno e forçando a entrada definitiva de Elma, que febril e com angina, são se encontrava em condições de jôgo.
A equipe formou nesse set com Ivany, Marise, Celi (Lúcia), Margarida, Elma e Ingeborg e jogando ainda contra o sol, até o oitavo ponto, começou mal, para reagir quando mudou de lado, empreendendo linda rea ção que levou a contagem de 6x14 a 12 x 14, reação que, iniciada mais cedo, teria dado resultado, prejudicada também pela atuação do árbitro, que não deu uma bola visivelmente conduzida pela atleta Marlene Rosa e que seria nosso 13º ponto.
19 de abril, têrca-feira —
Passando para a chave de perdedores, o BOTAFOGO enfrentou e venceu, às oito horas da manhã, o team do Atlético Mineiro, por 2 x 0 (15 x 13 - 15 x 7), atuando com Ivany (Lúcia), Marise, Celi, Margarida (Yvone), Elma e Ingeborg. Começamos mal o primeiro set, perdendo por 7 x 1, mas o técnico Hekel resolveu tentar o tradicional sistema de três-três, substituindo Margarida por Yvone e acertou a equipe, que reagiu e venceu com categoria.
Após o jogo, na piscina, realizou-se o Concurso Miss Objetiva, magnificamente levantado por nossa representante, uma linda lourinha — Norma Gantert, aluna da E.N.E.F.D., irmã de nossa atleta Wilma Gantert e escolhida por Margot para portar as nossas cores e que homenageamos, à hora do almôço, com uma flâmula e um escudo do Clube.
Às 15 horas, de ónibus, chegou do Rio nossa atleta Georgia Vieira Santos, para integrar a equipe e à noite, de trem, exausta e com a sua mão esquerda ainda engessada, a querida Neuci Ramos da Silva, especialmente convidada pela comissão para uns dias de descanso e que ficou conosco no Elite, sendo mesmo, nossa companheira de mesa.
20 de abril, quarta-feira –
Único dia chuvoso da temporada, que forçou o adiamento da tarde para a noite, de nosso jogo com o Tijuca T . C. Às 14 e trinta, também de ónibus, chegou do Rio, nossa jovem atleta Carmen Valéria Carvalho Gama, completando-se, assim, a delegação. Às 21 e trinta, em noite gelada e úmida, enfrentamos e perdemos para o Tijuca por 2 x 1 (10 x 15 — 15x11 --- 15 x 6) ficando à margem do torneio. Vencemos com relativa facilidade o primeiro set mas para o segundo, Hekel substituiu Valéria, que se queixava de forte dor de ouvidos, por Georgia que, em noite de grande infelicidade, deu vários pontos ao adversário: a equipe desentrosou, foram feitas inúmeras trocas, com recurso, inclusive, à Elma, que continuava doente e tomando terramicina, mas, desgraçadamente, nada mais deu resultado.
A equipe, em resumo, formou com Valéria (Georgia-Yvone), Ivany, Marise (Mercês-Elma), Margarida, Celi e Ingeborg, tendo havido várias outras saídas e voltas de atletas.
21 de abril quinta-feira –
A zero hora do histórico dia da inauguração de Brasília, repicaram os sinos em Cambuquira e estrugiram os foguetes. Passamos o dia assistindo as competições de volley e basketball e pela primeira -vez, as meninas compareceram à boite do Hotel Silva, sob o comando de Margarida.
22 de abril, sexta-feira –
Às 14 horas acompanhamos nossa atleta Celi Verran Pimentel, linda e com belo vestido de passeio, ao Concurso Rainha dos jogos, no qual representou condignamente o BOTAFOGO, tendo sido vitoriosa a não menos linda atleta do Fluminense F .C., Lygia de Alencar Azevedo.
Na mesma ocasião, efetuou-se na piscina a grande novidade dos Jogos a exibição do ballet aquático e aqualoucos da E.N.E.F.D., que alcançou extraordinário sucesso, sob o comando de nossa benemérita, a Professóra Margarida Leite, tendo integrado o lindo corpo de ballet, nossa atleta Alice Borel Gomes e a turma de aqualoucos, nosso antigo remador João Carlos de Oliveira Barbosa (China).
23 de abril, sábado —
Pela manha foi encerrado o volleyball, com as vitórias do Fluminense, no feminino e da Seleção, de Volta Redonda, no masculino.
Com a quadra vaga, à tarde, as móças resolveram efetuar uma "pelada" de basketball, completando as nove participantes, com o atleta Johnny do Flamengo. E, tendo como apontador e cronometrista nossos diretores Carneiro Felippe e Cláudio que receberam as deno-duas equipes que receberam as denominações de "Bossa Nova" e "Ginga Velha".
Venceu "Bossa Nova" por 55 x 46, com Ivany 31, Irany 3, Norma Vaz, 4, Abigail 5 e Johnny 12, contra Neuci 12, Luci 24, Yvone 6, Doramita 2 e Heleninha 2. Neuci, com a mão esquerda engessada, mostrou o quanto vale assim mesmo; Luci encestou esplendidamente e ã grata surprêsa, foi a veterana Yvone Santos, que não praticando o basket já há vários anos, foi a maior figura da quadra, exibindo-se com a mais absoluta categoria.
À noite, por ocasião do jôgo decisivo de basketball masculino, no qual a equipe da FU.M.E. derrotou a do Flamengo, houve a entrega de prêmios em plena quadra.
Recebemos, em nome do BOTAFOGO lindo medalhão e diploma, como campeões femininos do desfile e homenageamos o Prefeito, Sr. Arnaldo Lemos Siqueira e o Cambuquira Ténis Clube, com flâmulas de nosso Clube, tendo Norma Gantert, nossa Miss Objetiva, recebido, igualmente, medalha e diploma.
24 de abril, domingo –
Todos, cedo, prontos para a viagem de retorno, marcada para às 7 horas. Estretanto, como às 7 e 30 o ônibus ainda não aparecera, a pedido nosso. Romacild telefonou para o Rio, onde a Saturin informou que, por engano de seus escritórios, o ônibus só chegaria à Cambuquira ao meio-dia, o que, para nós foi um contra tempo, mas para muitos, uma boa diversão, como, por exemplo, para Lúcia, Valéria e Ingeborg, que deram bons passeios a cavalo.
No meio tempo, seguiram para o Rio, em um automóvel, Wlander Carneiro, Mario Miranda, Hekel e Neuci e, em outro, Yvone Santos, Romacild e Carneiro Felippe.
Almoçamos às 11 horas, ainda no Elite e, com a chegada do ônibus, deixamos Cambuquira às 13 horas, com ligeiras paradas em Caxumbu, às 15 e Rezende, às 18, entrando em nosso querido Rio, que deixáramos ainda Distrito Federal e que encontramos Estado da Guanabara, às 21 e quinze, para chegar ao Clube, após várias paradas para deixar alguns dos viajantes, pouco depois de 22 horas.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 163 de junho de 1960
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
VOLLEYBALL — Atuando com três equipes, duas de «qualquer classe» e uma de principiantes, o BOTAFOGO foi o vice-campeão daquela categoria.
Nosso quadro «A» atuou a 17 de outubro, no ginásio do Satélite, perdendo para a equipe principal do Fluminense por 3x0 (15x0 16x14 — 15x4) e apresentando Márcia, Charlotte, Lêda, Marly, Ana Célia, Solange, Yvone Santos, Leonor e Lúcia O. Castro.
A equipe «B», que era a principal, estreou a 19, no Municipal, vencendo o Flamengo, que não se apresentou em campo, por W.O., presentes Manilda, Marise, Sonia, Ingeborg, Valéria, Adolira, Elma, Geo e Mercês.
Nova vitória W.O., por antecipação, sôbre o BOTAFOGO, de Sabará, partida decisiva e emocionante a 29, no Municipal, com o Fluminense, que perdemos, embora atuando esplêndidamente, por 3x1 (15x11, 13x15, 15x12, 16x14), quando atuaram Valéria, Marilda, Ingeborg, Marise, Sônia, Adolira, Mercês e Elma.
A equipe de Principiantes estreou a 18 de outubro, sobrepujando o Fluminense por 2x0 (15x11 15x7), com M. Helena Raposo, Helena, Alzira Sônia Fonseca, Cristina, Nazira e Leonor C. Nogueira, para, a 20, no ginásio do Municipal, perder para a equipe local por 2x0 (15x11 — 15x5), com Cristina, Teresa, Sônia, M. Helena, Nazira, Leonor, Helena, Yolanda e Alzira.
ATLETISMO — Logramos um bonito vice-campeonato, a 22 de outubro, no estádio Célio de Barros, com os seguintes resultados: Qualquer Classe - 80 metros, barreiras — 1º lugar, Elizabeth Pereira Simões, 13»1/10.
Pêso — 2º lugar, Érica Konrad, 9,50.
100 metros rasos — 6º lugar, Macia de Lourdes Santana.
Altura — 3º lugar, Mirtes Basílio Lopes do Nascimento, 1,31.
Dardo — 2º lugar, Wilma Regina Gantert, 21,90.
Revezamento 4x100 — 3º lugar, equipe do B.F.R., com Elizabeth Pereira Simões, Maria de Lourdes Santana, Érica Konrad e Mirtes Basilio Lopes do Nascimento em 56s4.
Distância — 3º lugar, Elizabeth Pereira Simões, 4,63m; 6º Maria de Lourdes Santana, 4,19.
Disco — 4º lugar, Érica Konrad, 24,63m; 6º, Wilma Regina Gantert, 23,61.
Principiantes Distância — 2º lugar, Esther Matheus Costa, 4,32m.
75 metros rasos — 1º lugar, Esther Matheus Costa, 10»62; 6º, Regina Lúcia M. Paula.
Altura — 1º lugar, Heloisa Regina Cesar, 1m30; 2º, Regina Lúcia M. Paula, 1m30.
Pêso — 1º lugar, Alzira de Almeida, 9,32m.
Dardo — 5º lugar, Alzira de Almeida, 21m88.
Revezamento 4x15 — 2º lugar, equipe do B.F.R., com Esther Matheus Costa, Alzira de Almeida, Regina Lúcia Mathias de Paula e Heloisa Regina Cesar, em 42s4.
Estreantes 75 metros rasos — 4º lugar, Regina Célia Pereira da Silva.
Distância — 2º lugar, Regina Pereira da Silva, 3m95; 5º Ana Maria Silva Pereira, 3,59.
Revezamento 4x75 – 3º lugar, equipe do B.F.R. com Regina Célia Pereira da Silva, Ana Maria Silva Pereira, Sonia Maria Maria Firminio e Maria Lúcia Feitosa, em 46s2.
Contagem final — 1º lugar, Fluminense, 269,5 pontos; 2º, BOTAFOGO, 152; 3º, Flamengo, 148; 4º, Olaria, 65,5; 5º, A. A. Mace Esteves, 39; 6º, Fluminense F. C. (Brasília), 13.
Nossas atletas conquistaram 23 medalhas e foram dirigidas pelo jovem auxiliar técnico Jayme Dutra da Silveira.
ARCO E FLECHA — Nossa equipe «A» levantou lindamente o título de principiantes, na competição efetuada a 4 de novembro, tendo a atleta Eliane Siqueira batido o record, com 50 pontos. Foram êstes os resultados técnicos:
Equipe «A» -- Principiantes — CAMPEÃ — Ana Regina Coutinho, 35 pontos; Eliane Siqueira, 50 pontos (recorde); Tânia Maria Calainho, 37 pontos.
Equipe «B» Jalmir Farias Ferreira, 27 pontos; Lucimar Ribeiro, 16 pontos; Rosimeri Rocha Serrano, 28 pontos.
Equipe «C» — Gilda Maria P. Geraci, 13 pontos; Teresinha Gomez Miguez, 2 pontos.
Equipe «A» — Qualquer Classe — Marly Costa Morgado, 27 pontos; Maria Dalva B. Cavalcante, 23 pontos; Ruth Alencar Marciano, pontos.
Equipe «B» — Maria Thereza K. Erill, 24 pontos; Solange Teresa Salgueiro, 18 pontos; Zenita Silva Soares, 30 pontos. Nossa equipe B foi vice-campeã.
DECATLO - Elizabeth Pereira Simões só disputou a primeira parte do Decatlo, efetuada a 6 de novembro e não foi feliz, ficando na classificação geral em oitavo lugar, com 6.3 pontos. Seus resultados foram os seguintes:
Ginástica (solo), 4º lugar, média 6,75; Natação (50 metros livres), 6º lugar; Saltos ornamentais, 7º lugar; Tiro ao Alvo, 4º lugar, com 58 pontos; Lance livre, 7º lugar, com 7 pontos.
ENCERRAMENTO — Efetuou-se e 11 de novembro, no ginásio do Anglo-Americano tendo o BOTAFOGO recebido, como campeão de basketball, lance livre e arco e flecha, três troféus Primavera, de «Jornal dos Sports», de posse definitiva e a Taça Macife e o Trofeu Palanca Negra, de posse transitória e relativas ao arqueirismo. Maria Regina, nossa querida baliza, recebeu uma medalha de bronze Primavera, correspondente á terceira colocação.
Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 181 de dezembro de 1961
Nenhum comentário:
Postar um comentário