Seguidores google+

sábado, 25 de maio de 2024

JOGOS ABERTOS DE SÃO LOURENÇO

 Jogos abertos de São Lourenço 

Eis o relatório do Dr. Alceu de Oliveira Castro sobre a participação o volleyball feminino nos I jógos Abertos de São, Lourenço: 

Senhor Presidente: 

A 30 de março último, a Prefeitura Municipal de São Lourenço, endereçou gentil convite, Iogo aceito, para que o nosso volleyball feminino participasse, no período de 1º a 10 de agosto, de I Torneio Aberto daquela cidade. 

Sucede que, atrazando-se a excursão ao Perú, vimo-nos na alternativa de cancelar a excursão a São Lourenço ou comparecer para corresponder à fidalguia do convite, com uma equipe improvisada, com as atletas que pão viajaram para o exterior. 

Opinamos pela segunda solução, una vez que São Lourenço proporcionar-nos-ia todas as despesas de transporte e estada e contava decisivamente com a presença do BOTAFOGO para a realização de seus jogos, já que o principal promotor dos mesmos, o verdadeiro gentleman e grande desportista botafoguense convicto, Carlos Afonso Kastrup, confiara ao nosso técnico Hekel Raposo, a missão de reunir os clubes cariocas e levá-los a São Lourenço. 

Hekel, embarcando para o Perú; fez-se substituir por nosso diretor José Carneiro Felippe Filho, que, com o auxílio decisivo de sua senhora, nossa destacada campeã Romacild, conseguiu a adesão do C. R. Flamengo e o apôio do América F. C. e Tijuca T. C., em substituição aos dois outros grêmios primitivamente convidados e que se excusaram à última hora. 

Assegurado o apoiode tres atletas da categoria — Margarida, Yvone Santos e Marise, resolvemos, então, apoiar a excursão e, para evitar críticas que as vezes surgem em nosso Clube e gastos do desporto amador, resolvemos, como é do conhecimento de V. Sa., assumir todas as despesas decorrentes da excursão, não compreendidas nas asseguradas pelos promotores e que, de acordo com demonstracão em anexo somaram a importância de Cr$ 9.593,00, que temos a satisfação de doar ao Clube. 

Seguimos a 2 de agõsto, domingo; às seis e vinte e cinco da manhã, em ónibus especial da Evanil, em companhia da delegação do C. R. Flamengo, com a seguinte constituição: Chefe, Alceu Mendes de Oliveira Castro; delegado, José Carneiro Felippe Filho; Técnico, Romacild M. Roma Carneiro Felippe; jornalisa, Arthur Oscar; de "Jornal dos Sports"; atletas, Margarida Tereza Nunes Leite, Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Carmem Valéria Carvalho Gama, Sara Maria Mac Dowell de Brito Pereira, Lélia Iacovo de Souza Costa, Marilda Araujo Gonçalves e Maria Helena Ferreira Veloso; acompanhantes, Senhora Hilda Araujo Gonçalves; Senhora Isa de Melo, avó de Lélia e as meninas Elizabeth Regina Carneiro Felippe e Cristina de Souza Costa.

Já havíamos passado de Rezende, às 10 horas da manhã, quando nosso onibus sofreu um desarranjo, que forçou o regresso àquela cidade a transferência das duas delegações para o onibus em que viajava sózinha a delegação do América, que, assim ficou superlotado. 

Às 12, paramos em Pouso Alto, onde almoçamos, seguindo sómente 13 e 15, devido à mudança de um pneu, chegando a São Lourenço 14 e trinta, ficando otimamente instalados no Hotel Metrópole. 

A tarde comparecemos à quadra do S. C. São Lourenço, onde realizar-se-iam os jogos, para assistir ao em -saio das seleções brasileiras de voleeyball ao Pan-Americano, que, desde alguns dias, se encontravam em São Lourenço e tivemos a satisfação de reencontrar nossos atletas convocados — Ingeborg Ingrid Crause Carlos Quaresma que, diga-se desde já, em todos os seus momentos de folga.

Após o jantar, em companhia de Carneiro Felipe, Romacild e Margarida, comparecemos ao Grande Hotel, onde realizou-se a reunião dos clubes presentes para estabelecer o regimento dos jogos, sendo aprovado pelos demais — Flamengo, América e Paulistano, o nosso ponto de vista, para a realização de um turno simples, sendo a tabela subordinada à chegada do Tijuca, marcada para quarta feira e ao desejo do Paulistano de encontrar-se em São Paulo no sábado.

No dia seguinte, segunda-feira. 3, as 9 horas, Margarida retornou ao Rio, para tratar de assunto urgente de seu interêsse particular levando missão de trazer, pelo menos, duas das jogadoras prestes a retornar ao Peru. 

Na mesma manhã, efetuamos um bom ensaio com o Flamengo, atuando, Lúcia, Valéria, Sara, Lélia M. Helena e Marilda, que venciam a "negra'', quando uma ligeira chuva interrompeu a prática da qual, infeIizmente, Lélia e Maria Helena saíram levemente  ressentidas, sendo levadas ao Parque, onde receberam as massagem adequadas. 

À noite, iniciou-se o torneio, com a vitória do Paulistano sobre o América por 2x1, na quadra do Clube Acaiada.

Na terça-feira, 4 de agosto, passamos a manhã no maravilhoso parque das águas, com todas as suas diversões colocadas gratuitamente à disposição da delegação e as meninas divertiram-se com as canoas, os pedalinhos, o golfinho e tiro ao alvo. 

Do Rio chegou o Sr. Carlos Afonso Kastrup que, dias antes, passara pelo rude golpe de perder seu venerando pai, o que não o impediu de nos cumular de gentilezas inesquecíveis.

Aguardava-mos a chegada Marise, no avião que deixaria o Rio as 11 e 45, mas na Real fomos informados que, até às 14 horas, devido ao temporal que caía sôbre a cidade, o avião não pudera alçar vôo. Entretanto, sendo interrompidas as comunicações pelo rádio, comparecemos ao aeroporto, onde, às 16 e trinta, chegou a notícia do cancelamento do voo, confirmado pouco depois por telefonema de Marise que  devido a esse contratempo, não pode viajar, deixando-nos privados de seu valioso auxílio. Romacild procurou obter do técnico Samy, da seleção nacional, a cessão de nosso atleta Quaresma para  ditigir a equipe, o que lhe foi negado sem motivo plausível, sendo, entretanto, permitido que o mesmo se sentasse em nosso banco. 

E, à noite, com os seis elementos presentes, Lucia, Valéria, Sara, Marilda, Maria Helena e Lélia, enfrentamos com coragem a poderosa equipe do C. A. Paulistano que triunfou por 2x0 (15x6), sendo que, na oportunidade, homenageamos o Sr. Kastrup e o nosso adversário, com flâmulas. 

A 5 de Agôsto, quarta-feira, reunião dos clubes pela manhã, visando uma modificação na tabela, devido ao atrazo do Tijuca, que não consultava aos nossos interesses e aos do Flamengo e que impugnamos, prevalecendo, finalmente, com apóio do Flamengo, uma nova tabela, feita pelo nosso diretor Carneiro Felipe. 

Às 14 e trinta, regressou do Rio, Margarida e à noite, não havendo jogos do torneio, foi efetuada uma partida entre duas seleções dos clubes presentes, que receberam os nomes de Carlos Afonso Kastrup e Emílio Abdort Póvoa, Prefeito local, tendo Lúcia e Valéria, com quatro atletas do Paulistano, integrado esta última, que foi vencida por 2x0 (15x13 —15x5).  Homenageamos o Prefeito, Dr. Emílio Abdon Póvoa e regressamos ao hotel, de onde nos comunicamos para o Rio com Marise, procurando obter reforços, sendo que, à meia noite, conseguimos falar a Ivany, que chegara do Perú àquele dia, às 17 horas e prometeu embarcar no dia seguinte, às seis da manhã, com Yvone Santos e Celi. 

Na quinta-feira 6, pela manhã, fomos ao botafora da seleção que regressava à concentração de Volta Redonda, sendo acompanhados por tôda a delegação, que levou o especial abraço alvinegro à Ingerborg sempre encantadora e Quaresma, sempre correto. 

Ás 3 horas, tivemos a satisfação de ver entrar no hotel nossa valorosa Yvone Santos, vinda em avião e às 15 1/2 recebemos no ônibus, Ivany e Celi, completando-se, assim, a delegação com o gesto abnegado dessas atletas, maximé das duas últimas que regressavam exaustas da longa excursão ao Perú. 

Após o jantar, recebemos a visita do Sr. Cláudio Antônio de Aguiar, Presidente da L. D. São Lourenço e chefe da torcida botafoguense que, entusiasmada com a coragem das meninas que haviam enfrentado o Paulistano, ofereceu ao Clube um troféu com os seguintes dizeres: "Às novas do BOTAFOGO, dos botafoguenses de São Lourenço — 6-8-58", confirmando, com este belo gesto, o seu telegrama da véspera, que dizia: "Torcida botafoguense local confia reação nossas atletas. Queira transmitir jovem quadro nosso integral apôio. Avante BOTAFOGO. Saudações Torcida Sanlourenciana". 

A seguir, o Sr. Cláudio Aguiar levou-nos à sede da entidade local, que preside com tanto carinho e de que tivemos excelente impressão.

A 7 de agôsto, pela manhã, após chuva que atrazou o começo do jôgo, enfrentamos o Flamengo em dura peleja. Vencemos o primeiro set por 15x12, em boa reação, depois de estarmos perdendo por 10x-2; perdemos o segundo, por 15x6 e perdíamos a "negra" por 8x4, quando chovendo novamente, foi o jôgo adiado par o dia seguinte. 

A 8, ainda pela manhã, após exaustivos trabalhos para a secagem da quadra, terminamos o jôgo aludido, perdendo por 15x9 e logo após, enfrentamos o América, perdendo, também por 2x1, em peleja disputadíssima, na qual sentimos a falta insanável de uma terceira cortadora. 

Logo após, recomeçou a chuva ininterruptamente até o nosso regresso ao Rio, pelo que, decidido já o torneio com a vitória do Paulistano, concordamos com o cancelamento da última partida que era a nossa com o Tijuca T.C. 

A noite, em companhia da delegação, comparecemos ao baile oferecido pelo Prefeito, às delegações, quando Romacild Carneiro Felippe foi homenageada pelo Sr. Kastrup, em nome da comissão organizadora, pelo muito que fez pelo sucesso do certame. 

No dia seguinte, domingo, 9 de agosto, às 9 e trinta, deixamos São Lourenço, viajando novamente pela "Evanil", em companhia da delegação rubro-negra, que foi sempre estreitamente unida à nossa, almoçando em Rezende e desembarcando na Rodoviária às 15 horas e quinze, tristes com o insucesso técnico, mas satisfeitos com a inesquecível acolhida que tivemos em São Lourenço e com a linha absoluta demonstrada por todos os integrantes de nossa delegação, a quem apresentamos nossos sinceros agradecimentos. 

DADOS TÉCNICOS 

1º jôgo — Contra o Paulistano - Resultado: Paulistano 2x0 (15x2 15x6) Equipe: Lúcia, Valéria, Sara, Marilda, Maria Helena e Lélia. 

2º jôgo — Contra o Flamengo — Resultado: Flamengo 2x1 (12x15 15x6 15x9). Equipe: Lúcia (Sara), Celi, Valéria, Yvone, Ivany e Margarida (M. Helena). 

3º jôgo — Contra o América - Resultado : America, 2x1 (15x9  13x 15 15x12). Equipe: Ivany, Valéria, Yvone, Celi, M. Helena (Lúcia) e Margarida. 

Jogaram : Lúcia, Valéria e Maria Helena, 3 jogos; Sara, Margarida, Ivany, Celi e Yvone Santos, 2; jogos; Marilda e Léli um. Total: 10 atletas. 

Alceu Mendes de Oliveira Castro. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 154 de setembro de 1959

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


Nenhum comentário:

Postar um comentário