Seguidores google+

sábado, 31 de agosto de 2024

XXI JOGOS ABERTOS DE CAMBUQUIRA


Sôbre a esplêndida proeza de nosso volleyball feminino, eis o relatório do chefe da delegação, Dr. Alceu de Oliveira Castro: 

25 de abril de 1961 
Senhor Presidente: 
É com a mais viva satisfação que comunicamos que, sob a honrosa missão que V. Sa. nos confiou, o BOTAFOGO conquistou, brilhantemente, um dos mais ambicionados títulos do desporto amadorista nacional — o de Campeão Invicto de Volleyball Feminino dos tradicionais Jogos Abertos de Cambuquira, em sua XXI disputa. 
E, desde logo, realcemos que a nossa equipe apresentou-se desfalcada de duas de suas maiores estrêlas, as scratchwomen Ingeborg Ingrid Crause e Sônia Freire de Araujo — e de seu dedicado técnico Hekel Raposo, seguindo apenas com oito atletas, uma das quais, reserva da equipe juvenil e, portanto, sem experiência de grandes cotejos. 
Solucionámos a direção técnica com a entrega da mesma à nossa consagrada campeã do passado — Romacild Carneiro Felippe que, assim como conseguira o titulo de 1948, em campo, como grande jogadora que foi, soube magnificamente, nêsse difícil posto de emergência, levar ao triunfo a bandeira alvi-negra, conseguindo implantar um invencível espírito de união e camaradagem entre todas as atletas, que fizeram da equipe uma armação irresistível. 
Feito êste indispensável preâmbulo, passemos á descrição cronológica da memorável temporada. 

15 de abril, sábado — Às 7 horas da manhã deixamos a sede do Clube, em ônibus de 25 lugares, da Emprêsa de Turismo Saturin, com a seguinte delegação: Chefe, Alceu Mendes de Oliveira Castro; assistentes da chefia, Cláudio Pontual da Costa Ribeiro, José Carneiro Felippe Filho e Adolpho Schermann; técnico, Romacild Roma Carneira Felippe; atletas, Marise Ribeiro Brito Freire, Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Georgia Vieira Santos, Carmen Valéria Carvalho Gama, Elma da Costa Martins, Mercês Vieira Santos, Adolira Balacho Colen e Yolanda de Lacerda Cosenza. 
Acompanharam a delegação a senhora Lili Martins, José Brito Freire Sobrinho, José Isidro Teixeira Leite, a menina Elizabeth Carneiro Felippe e outras três pessoas que pagaram o preço, estabelecido para a viagem sendo justo desde logo observar que o signatário e os srs. Carneiro Felippe e Adolpho Schermann, viajaram e hospedaram-se em Cambuquira, às suas próprias expensas, já que o convite só concedia estadia a um dirigente, um técnico e oito atletas. A viagem, apesar do calor reinante, decorreu excelentemente, com parada às 8,40, no Belveder; almoço das 11 às 12 horas em Itatiaia; café ás 15, em Caxambu, e chegada, às 17, em Cambuquira, onde fomos hospedados, pela nona vez consecutiva, no querido Elite Hotel, de nosso grande amigo Jary de Oliveira. 
A noite após o jantar, fizemos, em companhia do casal Carneiro Felippe, Adolpho Schermann e Cláudio Pontual uma visita de cortesia ao, Prefeito João Silva Filho, o benemérito organizador dos jogos Abertos de Cambuquira, a e sua Exma. Senhora e, delegação coirmã da A.A.B.B., no hotel Sil onde, desde logo, foram localizadas com os dirigentes e árbitros, as primeiras medidas para o desfile inaugural.
Mercês; Valéria; Elma; Adolira; Marise; Valéria; Lúcia; Geo e a mascote Elizabeth Regina

16 de abril domingo — Às 8 e trinta da manhã seguimos, com nossas atletas, a concentração, frente ao Hotel Silva, para o grande desfile que, marcado para às 9 horas, teve inicio uma hora mais tarde, devido ao atraso com que chegou a banda militar. 
Em pleno desfile, Carneiro Felippe e Schermann

Conforme ficára deliberado, desfilaram logo após o Pavilhão Nacional, altas autoridades de confederações e federações e, entre as quatro presentes, duas nos pertenciam Adolpho Schermann, Vice-Presidente da C.B.V. e José Carneiro Felippe, Vice-Presidente da F.M. de Remo. 
Nossas atletas, com a valorosa e veterana Marise como porta-bandeira e a futurosa Elizabeth Regina como mascote, desfilaram magnificamente, envergando seus agasalhos negros e sendo aplaudidíssimas. 

Às 14 horas, na Prefeitura Municipal, realizou-se o Congresso dos clubes, ao qual comparecemos com José e Romacild Carneiro Felippe e Adolpho Schermann, ficando estabelecida que, sendo seis os concorrentes a volleyball feminino, seria o mesmo disputado em partidas de melhor de três sets, em turno único, sendo proclamado campeão, em caso de empate entre dois participantes, o vencedor da partida entre os mesmos efetuada, e, em caso de empate entre mais de dois, pelo set average. 
Na mesma reunião, foi criada uma Comissão de Disciplina e para ela nomeado nosso Superintendente Adolpho Schermann e solicitado aos Clubes, apresentassem sugestões para reforma e melhoria do regulamento para 1962. 

17 de abril, segunda feira - Estreámos as 9 horas da manhã, vencendo com absoluta autoridade o valoroso quadro do Minas Tênis Clube por 2x0 (15x7 — 15x13), tendo atuado Valéria, Géo, Mercês (Lúcia), Adolira, Elma e Marise, sob a capitanea de Géo. 

18 de abril, têrça-feira - Pela manhã, assistimos provas do torneio de tênis, onde inscrevemos nosso valoroso atleta de volleyball Décio Mauro Rodrigues da Cunha, em simples e em duplas, com Octavio Ferreira. 
Às 14 horas, nova reunião do congresso dos clubes, a qual comparecemos com Schermann e Carneiro Felippe e às 19 e trinta, grande jôgo contra o poderoso quadro do C. A. Paulistano, em que, com Valéria, Géo, Mercês, Adolira, Elma e Marise, vencemos sensacionalmente por 2x1 (13x15 15x13 15x3), no melhor prélio efetuado em Cambuquira. 
A equipe, bem comandada pela calma e pelos conhecimentos de Romacild, jogou otimamente. Teve o 1º set ganho e, com pequenas falhas, veio a perder. Ganhou o segunda em eletrizante virada e, o terceiro, de forma arrasadora, empolgando nossa entusiástica torcida dirigida por Mário Miranda.

19 de abril, quarta-feira — Após ligeira chuva, o tempo melhorou e, mantida a programação, às 19 e trinta, enfrentámos e vencemos a A.A.B.B. por 2x1 (15x8 10x15 15x1.0), em partida nervosa e duríssima, na qual, ainda uma vez, alinhámos Valéria, Géo, Mercês, Adolira, Elma e Marise. 
20 de abril, quinta-feira — Pela manhã, entregamos á Comissão Dirigente, as sugestões para a reforma do regulamento, magnificamente elaboradas por Adolpho Scherman, sendo que o BOTAFOGO foi o único grêmio que atendeu ao apêlo formulado para êsse fim. A tarde chuvosa recuou a programação, ficando o nosso jôgo contra o Sparta V. C., de Belo Horizonte, boa equipe, atrasado das 19 e 30 para 21 e 30. 
Vencemos por 2x1 (5x15 15x10 15x9), após um péssimo primeiro set, no qual o nosso adversário conseguiu sua contagem em saques, mas reagimos bem, com Mercês também arrasadora nos saques, tendo atuado Valéria, Géo, Mercês, Adolira, Elma (Lúcia) e Marise, sendo que Lúcia entrou com sucesso voltando Elma no final do 30 set. 
Findo o encontro, nossas meninas, que ignoravam o regulamento, ficaram assombradas quando souberam que já eram campeãs, pois se perdessemos o último encontro, só poderíamos empatar com o Paulistano ou a A.A.B.B., ambos já por nós derrotados nas partidas anteriores. A façanha foi comemorada com esplêndida ceia, na qual as novas campeãs ergueram os mais ruidosos hurrahs ao BOTAFOGO, á Romacild e ao sempre presente Cláudio Pontual. 

21 de abril, sexta-feira — Dia todo de chuva miuda, sem competições de volleyball, tendo Adolpho Schermann participado da caravana do Prefeito João Silva Filho, por especial convite do mesmo visitou a E.S.A. em Tres Corações. 
À noite, comparecemos com tôda a delegação, à sessão de cinema especial promovida pela direção, para exibição de um filme sôbre o Mundial de Volleyball. 
Valéria cortando, Lúcia e Geo na expectativa

22 de abril, sábado — Pela manhã após três vitórias, nosso valoroso atleta Décio Mauro deu mais um titulo ao BOTAFOGO, consagrando-se Campeão Masculino de Simples, sendo que, com Octavio, obteve o terceiro lugar em duplas. 
Às 13 e trinta, na Prefeitura, realizou-se a sessão de encerramento, onde, como sempre, tivemos a assistência de Schermann e Carneiro Felippe.
E, às 15, encerrámos, com chave de ouro — CAMPEÃO INVICTO — o torneio de volleyball, quando nos impusemos ao Mackenzie E. C., de Belo Horizonte, por 2x0 (15x13 154), apresentando Valéria (Yolanda), Géo Mercês Lúcia, Adolira, Elmo e Marise. Foram, pois, 5 jogos e 5 vitórias, com 8 atletas que assim participaram Valéria, Geo, Mercês Adolira, Elma e Marise, 5 jogos; Lúcia 3 e Yolanda, 1. À noite, às 23 horas, o querido Prefeito João Silva Filho, em plena quadra, procedeu à entrega das medalhas às nossas denodadas campeãs e ao campeão Décio Mauro. 
Pelo microfone, usamos da palavra, agradecendo a fidalga hospitalidade recebida e oferecendo à Prefeitura, a medalha comemorativa do Cinquentenário do Clube e á Exma. Senhora João Silva Filho, uma flâmula de sêda, que lhe foi entregue pela nossa grande Romacild. 
Na mesma noite, tivemos a satisfação de ver nossa jovem atleta Valéria indicada para o selecionado dos Jogos Abertos, pelos votos dos técnicos presentes, tendo as meninas, a seguir, comparecido à boite, em companhia de Cláudio Pontual. 

23 de abril, domingo — Deixamos a querida Cambuquira como Campeões Invictos, as 8 horas da manhã, em ônibus da Saturin, de 37 lugares e trouxemos, como especial convidado, o simpático jornalista Oswaldo Lopes de Castro, do "Diário de Notícias». 
Às 9 e 45, parámos ligeiramente em Caxambu; das 13 às 14 horas, almoçámos em Rezende e, após magnífica viagem, às 17 horas, chegámos á sede do Clube, encerrando esplêndida excursão, na qual o Clube cobriu-se de louros, com uma delegação de exemplar conduta, que soube retornar invicta, dentro das mais salutares normas desportivas. 
Nossos sinceros agradecimentos, portanto, às oito valorosas atletas, ao jovem campeão Décio, à nossa querida Romacild que soube comandar com a mesma fibra com que jogava, a equipe vencedora; a Cláudio Pontual, sempre assistindo suas pupilas; a Carneiro Felippe, nosso assessor em todos os momentos e, por último, a êste brilhante desportista que é Adolpho Schermann, que foi o nosso braço direito, como tesoureiro da delegação e como representante nos congressos realizados. 
Com os protestos de nossa alta estima e consideração, subscrevemo-nos, Alceu Mendes de Oliveira Castro 
Dir. do Dep. de Comunicações

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted
Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 174 de maio de 19691

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-