Seguidores google+

segunda-feira, 29 de julho de 2024

XX JOGOS DE CAMBUQUIRA

 XX Jogos Abertos de Cambuquira 

Eis como é relatada a participação do BOTAFOGO, pelo Dr. Alceu de Oliveira Castro, chefe da delegação, nos XX Jogos Abertos de Cambuquira: 

25 de abril de 1960. Senhor Presidente: 

Ainda uma vez foi o BOTAFOGO honrado com o convite da Prefeitura Municipal de Cambuquira para participar, com as suas equipes masculina e feminina de volleyball, dos tradicionais Jogos Abertos daquela encantadora cidade, completando, agora, seu vigésimo aniversário. Infelizmente, com o embarque já determinado para o dia 16, fomos obrigados, à última hora, a cancelar a parte masculina, já que não poderiam viajar seis de nossos melhores atletas. 

Coube-nos a honra de chefiar a delegação botafoguense e cumprindo nosso dever, oferecemos o seguinte relatório sôbre a magnífica excursão: 

Frente ao palanque desfilam Marise, Lucia, Mercês, Elmaq, Inge e Margot

16 de abril, sábado 

Deixamos a sede do Clube às 7 horas da manhã, em ônibus da Emprêsa de Turismo Saturin Ltda., com a seguinte delegação: Chefe, Alceu Mendes de Oliveira Castro; sub-chefe, Cláudio Pontual da Costa Ribeiro; técnico, Hekel de Miranda Rapõso; atletas, Margarida Tereza Nunes Leite, Marise Ribeiro Brito Freire, Ivany Benita Rivera. Lúcia Mendes de Oliveira Castro, Yvone de Araujo Santos, Ingeborg Ingrid Crause, Mercês Vieira Santos, Elma da Costa Martins, Celi Verran Pimentel e Norma Gantert; acompanhantes. Senhora Erica Crause, Senhora Lili da Costa Martins, José Brito Freire Sobrinho e Senhora Lolita Fernandes dos Santos. Cedemos ainda as vagas do ônibus à delegação de ballet aquático e agua-loucos da E.N.E.F.D.. chefiada pelo Dr. Waldemar Areno, que se féz acompanhar de sua exma. senhora e ao jornalista Victor Garcia, do Jornal do Brasil" e exma. senhora, pelos preços constantes de nossa prestação de contas em anexo. 


Campeãs do desfile - Yvone, Celi, Lucia, Inge, mascote Elizabeth Regina, Marise, Mercês, Ivany, Elma e Margot

As 8 e 25 paramos no Belveder para um café, seguindo às 8 e 50. Ás 11 e 15 nova parada, em Três Pinheiros, para o almôço, seguindo às 12 horas, correndo a viagem excelentemente até Pouso Alto, onde paramos ligeiramente às 13,30. Infelizmente, por volta das 14 horas, rutura do tubo de óleo, forçou a parada do ônibus por meia hora e, após a nossa chegada à Caxambu, às 15 horas, por duas horas, para os indispensáveis reparos.

Em Caxambu, tivemos um "assalto apavorante" de três gaúchos a cava-lo, nêles reconhecendo, após o "susto", nosso querido diretor Cidio da Silveira Carneiro, senhora e filha, todos três vestidos a caráter, com ponchos e chapéus desabados e que nos culminaram de gentilezas. Margarida não perdeu a ocasião e cavalgou pelas ruas de Caxambu na garupa do cavalo de Ana Lúcia Carneiro. As 17 seguimos para Cambuquira, onde finalmente chegamos às 18 e 50, recebidos no Elite Hotel pelo querido casal José e Romacild Carneiro Felippe, que já antecipara todo o nosso trabalho de distribuição de quartos; Wilcker e Wlander Carneiro, nossos diretores de volleyball e membros de destaque da comissão organizadora dos jogos e Mário Miranda, considerado o melhor apontador de nosso volleyball. 


Marise, Lucia, Celi, Mercês, Ivany e Yvone

17 de abril — domingo — 

As 8 e 30, concentração em frente ao Hotel Silva, para o desfile inaugural pelas ruas da cidade, que o BOTAFOGO venceu de maneira magnífica, com Yvone Santos de porta-bandeira; a garotinha Elizabeth Regina, filhinha do casal Carneiro Felippe, de mascote, conduzindo a bola, ladeada por Celi e Ivany e uma fileira esplendidamente sincronizada, formada por seis atletas — Marise, Lúcia, Mercês, Elma, Ingeborg e Margarida. 

Após o almôço, nosso técnico Hekel Rapôso compareceu à reunião onde foram sorteadas as tabelas, prevalecendo, como sempre, o sistema de dupla eliminatória para o volleyball feminino, que teve a participação dos seguintes clubes: BOTAFOGO, Flamengo, Fluminense, Tijuca e A.A,B.B. do Rio; C.A. Paulistano, de S. Paulo; Minas T.C.,  Atlético Mineiro e Mackenzie, de Belo Horizonte e Santa Rita, de Sapucai. 

Às 15 e 30 efetuou-se o Torneio de Apresentação, em set único de quinze pontos e participamos logo do primeiro encontro, sob terrível sol, derrotando o Mackenzie por 15 x 7, com Ivany, Marise, Celi, Margarida, Elma e Ingeborg. 

18 de abril, segunda-feira — 

Às 15 horas, sob o mesmo terrível sol, estreamos no torneio propriamente dito, perdendo para a A.A.B.B., em dramática partida, por 2 x 1 (10 x 15 — 15 x 7 — 15 x 12) . Com Ivany, Marise, Celi, Margarida, Mercês e Inbegorg, começamos bem, vencendo com autoridade o 1º set, mas, no segundo, jogando contra o sol, nossas meninas cairam de produção, tendo Yvone e Elma substituido Margarida e Marise. O intervalo para a negra foi dramático; Margarida teve de levar um balde dágua pela cabeça e Mercês sentiu-se mal, com ameaça de insolação, sendo carinhosamente socorrida pelo Dr. Waldemar Areno e forçando a entrada definitiva de Elma, que febril e com angina, são se encontrava em condições de jôgo. 


Elma, Mercês, Lucia, Inge, Marise, Celi, Margot, Ivany e Yvone

A equipe formou nesse set com Ivany, Marise, Celi (Lúcia), Margarida, Elma e Ingeborg e jogando ainda contra o sol, até o oitavo ponto, começou mal, para reagir quando mudou de lado, empreendendo linda rea ção que levou a contagem de 6x14 a 12 x 14, reação que, iniciada mais cedo, teria dado resultado, prejudicada também pela atuação do árbitro, que não deu uma bola visivelmente conduzida pela atleta Marlene Rosa e que seria nosso 13º ponto. 

19 de abril, têrca-feira —

Passando para a chave de perdedores, o BOTAFOGO enfrentou e venceu, às oito horas da manhã, o team do Atlético Mineiro, por 2 x 0 (15 x 13 - 15 x 7), atuando com Ivany (Lúcia), Marise, Celi, Margarida (Yvone), Elma e Ingeborg. Começamos mal o primeiro set, perdendo por 7 x 1, mas o técnico Hekel resolveu tentar o tradicional sistema de três-três, substituindo Margarida por Yvone e acertou a equipe, que reagiu e venceu com categoria. 

Após o jogo, na piscina, realizou-se o Concurso Miss Objetiva, magnificamente levantado por nossa representante, uma linda lourinha — Norma Gantert, aluna da E.N.E.F.D., irmã de nossa atleta Wilma Gantert e escolhida por Margot para portar as nossas cores e que homenageamos, à hora do almôço, com uma flâmula e um escudo do Clube. 

Às 15 horas, de ónibus, chegou do Rio nossa atleta Georgia Vieira Santos, para integrar a equipe e à noite, de trem, exausta e com a sua mão esquerda ainda engessada, a querida Neuci Ramos da Silva, especialmente convidada pela comissão para uns dias de descanso e que ficou conosco no Elite, sendo mesmo, nossa companheira de mesa. 

20 de abril, quarta-feira –

Único dia chuvoso da temporada, que forçou o adiamento da tarde para a noite, de nosso jogo com o Tijuca T . C. Às 14 e trinta, também de ónibus, chegou do Rio, nossa jovem atleta Carmen Valéria Carvalho Gama, completando-se, assim, a delegação. Às 21 e trinta, em noite gelada e úmida, enfrentamos e perdemos para o Tijuca por 2 x 1 (10 x 15 — 15x11 --- 15 x 6) ficando à margem do torneio. Vencemos com relativa facilidade o primeiro set mas para o segundo, Hekel substituiu Valéria, que se queixava de forte dor de ouvidos, por Georgia que, em noite de grande infelicidade, deu vários pontos ao adversário: a equipe desentrosou, foram feitas inúmeras trocas, com recurso, inclusive, à Elma, que continuava doente e tomando terramicina, mas, desgraçadamente, nada mais deu resultado.

A equipe, em resumo, formou com Valéria (Georgia-Yvone), Ivany, Marise (Mercês-Elma), Margarida, Celi e Ingeborg, tendo havido várias outras saídas e voltas de atletas. 

21 de abril quinta-feira –

A zero hora do histórico dia da inauguração de Brasília, repicaram os sinos em Cambuquira e estrugiram os foguetes. Passamos o dia assistindo as competições de volley e basketball e pela primeira -vez, as meninas compareceram à boite do Hotel Silva, sob o comando de Margarida. 

22 de abril, sexta-feira –

Às 14 horas acompanhamos nossa atleta Celi Verran Pimentel, linda e com belo vestido de passeio, ao Concurso Rainha dos jogos, no qual representou condignamente o BOTAFOGO, tendo sido vitoriosa a não menos linda atleta do  Fluminense F .C., Lygia de Alencar Azevedo. 

Na mesma ocasião, efetuou-se na piscina a grande novidade dos Jogos a exibição do ballet aquático e aqualoucos da E.N.E.F.D., que alcançou extraordinário sucesso, sob o comando de nossa benemérita, a Professóra Margarida Leite, tendo integrado o lindo corpo de ballet, nossa atleta Alice Borel Gomes e a turma de aqualoucos, nosso antigo remador João Carlos de Oliveira Barbosa (China).

23 de abril, sábado — 

Pela manha foi encerrado o volleyball, com as vitórias do Fluminense, no feminino e da Seleção, de Volta Redonda, no masculino. 

Com a quadra vaga, à tarde, as móças resolveram efetuar uma "pelada" de basketball, completando as nove participantes, com o atleta Johnny do Flamengo. E, tendo como apontador e cronometrista nossos diretores Carneiro Felippe e Cláudio que receberam as deno-duas equipes que receberam as denominações de "Bossa Nova" e "Ginga Velha". 


Margot, Lucia, Valeria, Mercês e Romacild

Venceu "Bossa Nova" por 55 x 46, com Ivany 31, Irany 3, Norma Vaz, 4, Abigail 5 e Johnny 12, contra Neuci 12, Luci 24, Yvone 6, Doramita 2 e Heleninha 2. Neuci, com a mão esquerda engessada, mostrou o quanto vale assim mesmo; Luci encestou esplendidamente e ã grata surprêsa, foi a veterana Yvone Santos, que não praticando o basket já há vários anos, foi a maior figura da quadra, exibindo-se com a mais absoluta categoria. 

À noite, por ocasião do jôgo decisivo de basketball masculino, no qual a equipe da FU.M.E. derrotou a do Flamengo, houve a entrega de prêmios em plena quadra.

 Recebemos, em nome do BOTAFOGO lindo medalhão e diploma, como campeões femininos do desfile e homenageamos o Prefeito, Sr. Arnaldo Lemos Siqueira e o Cambuquira Ténis Clube, com flâmulas de nosso Clube, tendo Norma Gantert, nossa Miss Objetiva, recebido, igualmente, medalha e diploma. 

24 de abril, domingo –

Todos, cedo, prontos para a viagem de retorno, marcada para às 7 horas. Estretanto, como às 7 e 30 o ônibus ainda não aparecera, a pedido nosso. Romacild telefonou para o Rio, onde a Saturin informou que, por engano de seus escritórios, o ônibus só chegaria à Cambuquira ao meio-dia, o que, para nós foi um contra tempo, mas para muitos, uma boa diversão, como, por exemplo, para Lúcia, Valéria e Ingeborg, que deram bons passeios a cavalo. 

No meio tempo, seguiram para o Rio, em um automóvel, Wlander Carneiro, Mario Miranda, Hekel e Neuci e, em outro, Yvone Santos, Romacild e Carneiro Felippe. 

Almoçamos às 11 horas, ainda no Elite e, com a chegada do ônibus, deixamos Cambuquira às 13 horas, com ligeiras paradas em Caxumbu, às 15 e Rezende, às 18, entrando em nosso querido Rio, que deixáramos ainda Distrito Federal e que encontramos Estado da Guanabara, às 21 e quinze, para chegar ao Clube, após várias paradas para deixar alguns dos viajantes, pouco depois de 22 horas. 

Acervo particular Alceu Oliveira Castro Jungsted

Fonte: Boletim Oficial do BFR nº 163 de junho de 1960

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-


terça-feira, 9 de julho de 2024

REMO COSTAL

 

ALVINEGRO É PRATA NA COPA AMÉRICA DE REMO COSTAL



O atleta Pedro Henrique Ferreira, do Botafogo, conquistou a medalha de prata na III Copa América de Beach Sprint (Remo Costal), disputada nesta semana em Chorrillos, no Peru.

Ele representou o Brasil ao lado de Fernanda Nunes, do Vasco, na prova do C2xMix.

Kyssia Cataldo, também do Botafogo, ficou com a quarta colocação no single feminino.

O beach sprint, também conhecido como remo costal, estará presente na Olimpíada de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ou seja, nova oportunidade para o Botafogo mandar ainda mais atletas para os Jogos.

Vamos ficar atentos!

Fonte: Boletim Social e Olímpico nº 90 de 26 de abril de 2024

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

QUINTETO DO BOTAFOGO VAI BEM NO MUNDIAL DE REMO COSTAL


Os cinco atletas do Botafogo que disputaram o Mundial de Remo Costal, em Gênova, na Itália, pela Seleção Brasileira, tiveram bom rendimento. Dayanne Pacheco e Pedro Henrique Ferreira, que competiram no barco para quatro pessoas, chegaram às quartas de final. 

Já Kissya Cataldo e seu primo Renato Cataldo chegaram às oitavas de final do torneio. Thalita Rosa foi prejudicada pela organização do torneio e não pôde competir na repescagem, que teve as provas canceladas.

O próximo Mundial de Remo Costal deve ser disputado em 2025 na Praia do Flamengo. A modalidade agora é uma competição olímpica e estará presente nos Jogos de 2028, em Los Angeles, nos EUA.

Fonte: Boletim Social e Olímpico nº 111 de 20 de setembro de 2024

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-



sábado, 6 de julho de 2024

BASQUETE 3X3


 Botafogo vence INVICTO a 2a. etapa da Liga de Verão de Basquete 3x3.

O Glorioso fez uma grande campanha e bateu todos os adversários na competição. Jogando com a sua categoria Sub-16 (a competição é Sub-17), o Alvinegro também foi premiado com o MVP da etapa o pivô: @__erickmedina7.

Parabéns meninos! A temporada 2024 de títulos do Basquete está aberta! 

Fonte: Instagram https://www.instagram.com/p/C4X8cKMuV5V/?igsh=MWJtMmwzNDFoNzJucQ== 11 de março de 2024 

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-